REUNIAO FNHIS DIA 20/09/2012 PARTICIPACAO DA FEDERAÇAO NACIONAL DOS ARQUITETOS – FNA Conselheira sammya cury.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Plataforma do UNICEF para os Centros Urbanos
Advertisements

Nome do Município 00/00/0000 Grupo Votorantim Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
PLANO DE GESTÃO.
A agenda estratégica para a política habitacional
CONSELHO ESTADUAL DO IDOSO RS
Oficina sobre Financiamento da Educação e Combate à Corrupção: o papel do MP e dos Órgãos de Controle Social.
Projeto Contabilista Solidário
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
“Medidores Individuais de Água para Edifícios Antigos”
OFICINA DE GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE
Ministério da Cultura.
Haddad lança Conferência Nacional de Educação O ministro da educação, Fernando Haddad, lançou nesta quinta-feira (23 de abril), em Brasília, a Conferência.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
As Decisões estratégicas da logística, considerada a dinâmica intraorganizacional entre seus elementos básicos 19P021.
Debate Temático 4: Monitoramento das deliberações das Conferências e acompanhamento aos conselhos: como organizar e tornar realidade estas decisões (O.
SISTEMA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO: DESAFIOS
DIREITO PREVIDENCIÁRIO
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
“sou rotaractiano” Qual o MEU papel?.
Monitorando os Controles Internos Johann Rieser Auditor Sênior, Ministério das Finanças, Viena.
CONSELHOS GESTORES E SAÚDE: empoderamento e impacto na gestão pública Águeda Wendhausen Maria Elisabeth Kleba.
Consolidação: Uma Responsabilidade da Igreja Local – Parte 3
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
Gestão Municipal da Habitação
Política Nacional de Habitação
CONCITIBA Advogada Sheila Branco Coordenadora Administrativa do CONCITIBA 1ª REUNIÃO CÂMARA TEMÁTICA DE HABITAÇÃO – CTHAB 26/março/2014 Sala Redonda.
Grupo 2 componentes: Ana Célia Alencar Fonteles Carlos Alberto Eilert Cleise P. da Silva Dalvelina da Costa Leite Joana D´arc Parente dos Reis Maria Carlos.
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação
Convidando e Recebendo Participantes.
Quatro Encontros no final de 2007: -Corumbá/MS -Santana do Livramento/RS -Boa Vista/RR -Foz do Iguaçu/PR.
CONSELHOS - MECANISMO DE CONTROLE SOCIAL
HISTÓRIA Os constituintes de 1934 já previam a adoção de um fundo de reserva do trabalho; O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado pela.
Cidadania.
Atuação dos agentes de Controle Social
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
CONFERÊNCIA DA CIDADE Desenvolvimento Urbano com participação popular Avançando na gestão democrática das cidades.
DIREITO PREVIDENCIÁRIO
Programa Ambiente da gente Gerente do projeto: Danuza Mantuano Patrocinador: Cristiano Barros Reis Data de status: 08/07/2015 Seção de Gestão Socioambiental.
CONCIDADES Conselho Municipal das Cidades
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Composição dos Conselhos de Assistência Social
CIDADE TRANSPARENTE. Cidade Transparente -Avanços e desafios desde a aprovação da Lei de Acesso à Informação (LAI); -Desafios a serem superados no que.
Mesa Redonda: O Real: a identidade e a representação dos segmentos construindo (ou não) a representatividade José Crus Conselheiro CNAS/CPAS.
CIDADANIA O QUE É SER CIDADÃO?.
Programa Ambiente da gente Gerente do projeto: Ludmilla de Souza Patrocinador: Cristiano Barros Reis Data de status: 08/09/2015 Seção de Gestão Socioambiental.
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO FUNDAMENTO DO PACTO FEDERATIVO NO SUAS.
Programa Ambiente da gente Gerente do projeto: Ludmilla de Souza Patrocinador: Cristiano Barros Reis Data de status: 11/12/2015 Seção de Gestão Socioambiental.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES “ PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE FUNDOS MUNICIPAIS.
Dezembro de O IGS e o fortalecimento da Governança Social em MG Termo de Parceria Firmado em Outubro de 2007 entre o Governo do Estado de Minas.
SISMUC E SISMMAC1 HISTÓRICO DAS MOBILIZAÇÕES DO ICS: ► ► Os sindicatos de servidores reivindicaram e conseguiram que em 2006 fosse formado um.
I ENCONTRO DAS COMISSÕES PREPARATÓRIAS ESTADUAIS DA 6ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES.
Audiência Pública na Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, em 7 de julho de 2015 PL 1358/2015, que “Dispõe sobre o Fundo de Garantia.
Município de Guarapuava Secretaria de Habitação e Urbanismo Planejamento Plano Diretor Plano de Ação e Investimentos Atualização
Processos de incidência política em moradia e habitat.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
GIFUS/SP - FUNDO NACIONAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL - FNHIS SISTEMA NACIONAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL FNHIS FUNDO NACIONAL DE HABITAÇÃO.
Fórum Cáritas do Terceiro Setor 16º Encontro Planejamento de 2014: Aspectos Estratégicos e Operacionais relacionados às Qualificações Públicas.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
SETAS Controle Social da Política de Assistência Social.
Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social - CDES Encontro EUROsociAL para a formação de membros das Secretarias de Conselhos Econômicos e Sociais.
CONSULTORA: FRANCIELLE CRISTINA GAERTNER COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CANOINHAS.
Transcrição da apresentação:

REUNIAO FNHIS DIA 20/09/2012 PARTICIPACAO DA FEDERAÇAO NACIONAL DOS ARQUITETOS – FNA Conselheira sammya cury

COMENTÁRIOS ACERCA DA ASSISTENCIA TECNICA A MORADIA INFORMAÇAO AS PREFEITURAS QUANTO AO ACESSO AS LINHAS DE FINANCIAMENTO A AT. AMPLA CAMPANHA EM PARCERIA COM AS ENTIDADES DE CLASSE E MOVIMENTOS SOCIAIS DE DIVULGAÇAO DA AT NOS MOLDES DO PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO. O MINISTERIO TEM VARIAS PUBLICAÇOES DE VARIOS TEMAS E NENHUM TRATA DA AT.

COMENTÁRIOS ACERCA DA ASSISTENCIA TECNICA A MORADIA COMO AS PREFEITURAS PODEM PEDIR ESSES RECURSOS DESTINADOS A AT? INFORMAR A POPULAÇAO DESSE DIREITO E INFORMAR QUE TEM QUE PROCURAR A PM. A CEF TEM CARTAZ EXPLICATIVO PARA VARIAS LINHAS DE FINANCIAMENTO PORQUE NAO SE ENTREGA O CIDADAO QUE VAI FINANCIAR MATERIAL DE CONSTRUÇAO ESCLARECENDO QUE A LEI FEDERAL GARANTE AT E QUE HA RECURSOS FEDERAL PARA ISSO?

COMENTÁRIOS ACERCA DA ASSISTENCIA TECNICA A MORADIA A CAIXA FAZ VARIAS REUNIOES COM OS MUNICIPIOS PORQUE NAO COLOCAR EM PAUTA A ASSISTENCIA TECNICA A MORADIA E CHAMAR AS ENTIDADES COMO FOI FEITO COM OS PLANOS DIRETORES. DESBUROCRATIZACAO PARA A CONTRATAÇAO DA AT NO PAIS, A LEI E SIMPLES E EXISTEM SITUAÇOES EM QUE A CEF PEDE DOCUMENTOS QUE A LEI NAO PREVE BUROCRATIZANDO E MUITAS VEZES INVIABILIZANDO O FINANCIAMENTO.

COMENTÁRIOS ACERCA DA ASSISTENCIA TECNICA A MORADIA OS RECURSOS PARA FINANCIAMENTO E COMPRA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇAO DEVERIAM ESTAR VINCULADOS COM A AT, BEM COMO A REGULARIZAÇAO FUNDIARIA, MUITAS VEZES O CIDADAO PRECISA DE UM PROJETO E NAO SABE QUE ELE PODERIA ESTAR SENDO AJUDADO COM ESSA MAO- DE-OBRA, FALTA INFORMAÇAO.

COMENTÁRIOS ACERCA DA ASSISTENCIA TECNICA A MORADIA E PRECISO MECANISMOS DE IMPLEMENTAÇAO DA LEI DE ASSISTENCIA TECNICA A MORADIA DO CONTRARIO A LEI CORRE O RISCO DO FRACASSO, ESSA INFORMACAO PRECISA SER DADA AO CIDADAO E AOS MUNICPIOS PARA COM ISSO DESCONSTITUIR A FALSA IMPRESSAO DE QUE NAO DE ACESSA O RECURSO POR NAO SER NECESSARIO.

COMENTÁRIOS ACERCA DA ASSISTENCIA TECNICA A MORADIA É PRECISO GARANTIR OS RECURSOS PARA O ANO QUE VEM PARA AT EM VALORES COMPATIVEIS COM A ACAO, NAO SO PARA UMA SISTEMATICA DE ASSISTENCIA TECNICA E SIM PARA AS ACOES POLITICAS DE IMPLEMENTAÇAO, DIVULGAÇAO E INFORMAÇAO DA AT A EXEMPLO DOS PLANOS DIRETORES E DOS PLANOS DE HABITAÇAO.

COMENTÁRIOS ACERCA DA ASSISTENCIA TECNICA A MORADIA TODOS OS ESFORÇOS DO MINISTERIO DAS CIDADES ESTAO VOLTADOS PARA O MCMV, HAJA VISTO O TEMPO QUE ESTE CONSELHO NAO SE REUNE E QUANDO SE REUNE NAO DELIBERA A RESPEITO DE CAUSAS NOBRES E SIM DE ADIAMENTOS E PRORROGAÇOES DE PRAZOS O QUE A MEU VER COMO FNA E FRUSTANTE. E PRECISO DAR A DEVIDA IMPORTANCIA E CONTAR COM ESSE CONSELHO PARA AS DEMAIS ACOES E PROGRMAS DO GOVERNO EM ESPECIAL A AT.

COMENTÁRIOS ACERCA DA ASSISTENCIA TECNICA A MORADIA A FNA ORGANIZOU SEMINARIOS DE ASSISTENCIA TECNICA, E ELES FORAM CRUCIAIS PARA A REGULAMENTAÇAO DA LEI DE AT, ESTAMOS DISPOSTOS AGORA A CRIAR SEMINARIOS DE CAPACITAÇAO TECNICA PARA AT, JUNTAMENTE COM O CAU (CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO) AFIM DE DISMISTIFICAR A QUESTAO DA FALTA DE BONS PROJETOS O QUE PODE ATE CAUSAR A INVIABILIZAÇAO DA LIBERACAO DOS RECURSOS ISSO NAO SO DA AT MAIS DE TODOS OS PROGRAMAS DO MC.

COMENTÁRIOS ACERCA DA ASSISTENCIA TECNICA A MORADIA ESPERAMOS QUE ESSE ASSUNTO SEJA VOTADO E DELIBERADO HOJE NESTE CONSELHO E O MINISTERIO DAS CIDADES CUMPRA O QUE FOR DELIBERADO, ELE PRECISA NOS DAR UM PRAZO PARA QUE ESSAS ACOES SEJAM EFETIVAMENTE IMPLEMENTADAS ACREDITAMOS QUE ASSIM TEREMOS O SUCESSO NA LIBERAÇAO DOS RECURSOS AOS MUNICPIOS E CONSEQUENTEMENTE QUE SE CUMPRA O PAPEL DO MC.