Novas formas de aprender: comunidades de aprendizagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Portal do Professor SEED/MEC
PROJETO VIDA ATIVA PARCERIA SEMED/SEMCAS
Fundação Roberto Marinho
AVALIAÇÃO FORMATIVA: METODOLOGIAS E INSTRUMENTOS
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
Curso Informática Básica
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Escola Estadual Profª. Nair Palácio de Souza apresenta: PROJETO DOS PROFESSORES DA SALA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS I ENCONTRO- PSTE Nova Andradina-MS.
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
Educação Digital Fala-se muito das contribuições positivas do uso da tecnologia digital em sala de aula. Os professores que já experimentaram, no entanto,
NÚCLEO DE TECNOLOGIA GD DAS TICS 2011
Tecnologia da Informação e a Sociedade
EMEF JARDIM BRITÂNIA DRE PIRITUBA
ÉDNA MENDES KLEIN PIRES
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA MÍDIAS NA EDUCAÇÃO.
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
E o futuro assim será..... Ambientes virtuais Por Marcos A. Pisetta O que fazer?
Proposta para aula 1: TV Digital e Educação W2E GT3
@       cada disciplina ou atividade tratará das suas questões sem que a organização do ambiente procurará responder as mesmas rotinas preparadas para.
Fundamentação Teórica
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
Pederneiras- São Paulo
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
Ciberinfante criativo
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
O Aluno a Distância e suas Necessidades
CURRICULO +.
CIDADE DIGITAL.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
Atividades.
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS PEDAGOGIA-GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CRISTINA MATTOS PROFESSORES GILCA VILARINHOS ZEILA MIRANDA.
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
REDE.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
Escola Estadual Profª. Nair Palácio de Souza apresenta: PROJETO DOS PROFESSORES DA SALA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS I ENCONTRO- PSTE Nova Andradina-MS.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional WEBFÓLIO Discente: Daniela Scalia Rodrigues Rosalini Professoras: Gilca dos Santos.
UNIMINAS – União Educacional Minas Gerais Curso de Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação Módulo I – Ética e Cibercultura Alunas:
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
INICIATIVAS INSPIRADORAS na Gestão Estadual da Educação Pública.
Cultura digital na educação:
Informática Aplicada a Educação II Profº Gilca Dos Santos Vilarinho Introdução Educação á Distância III Profº Zeila Miranda Didática doa Meios II Profº.
OFICINA: UTILIZANDO O JORNAL VAMOS APRENDENDO HISTÓRIA
UDESC- UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA Análise e Produção Textual III PECRI-A/Semestre 2014/2 Acadêmicas: Andréia de Souza Gonçalves Flávia de.
ABORDAGENS EDUCACIONAIS
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Inovações tecnológicas
Atividade complementar 04
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS PEAD PÓLO – SÃO LEOPOLDO Profs. Drs.- Dóris Fiss, Leonardo Porto e Jaqueline Picetti.
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DIRETORIA DE ENSINO – RIBEIRÃO PRETO.
Este trabalho foi elaborado pelas alunas do Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Elaine Teodora Jeane Rodrigues Sara Mota Soraya Margareth.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Aluna: Maria Eunice Gennari Silva Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira Setembro/2006.
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
Transcrição da apresentação:

Novas formas de aprender: comunidades de aprendizagem

Nunca houve tanta comunicação escrita e oral entre pessoas que habitam espaços distantes e diferenciados e que jamais tiveram contato presencial.

Existem comunidades virtuais constituídas com a finalidade de compreender as potencialidades da rede nos processos de aprendizagem de alunos e na formação continuada de professores.

São inúmeras as possibilidades que as comunidades virtuais de aprendizagem e as ferramentas da Internet oferecem para o apoio efetivo e em serviço aos professores.

PGM 1: Potencialidades de uma lista de discussão enquanto comunidade virtual O primeiro programa da série tem como intenção mostrar como uma lista de discussão pode reunir pessoas em torno de um objetivo comum e, a partir disso, disseminar informações e experiências, importantes para a formação continuada das mesmas.

PGM 2: Ambientes virtuais que potencializam as relações de ensino-aprendizagem A intenção desse segundo programa é discutir ambientes virtuais de aprendizagem que sustentam ações cooperativas entre grupos de professores e entre alunos.

PGM 3: Blog e Flog como recursos de aprendizagem Neste programa serão apresentadas e discutidas ações desenvolvidas com o uso de Blog e Flog, com objetivos educacionais. Pretende-se discutir a possibilidade de usá-los tanto numa perspectiva individual – o sujeito traçando seu percurso – quanto numa perspectiva social, visando formar novas comunidades virtuais em torno de interesses comuns, mas voltados para atividades pedagógicas.

PGM 4: Ferramentas disponíveis na web que desafiam o desenvolvimento da comunicação Nesse programa, serão discutidas as vantagens na aprendizagem do uso de ferramentas gratuitas, existentes na internet, que podem ser utilizadas pelos professores para desencadear o interesse pela leitura e pela escrita.

FONTE: http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2005/nfa/index.htm