GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
A APRENDIZADEM DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO SISTEMA ALFABÉTICO: POR QUE É IMPORTANTE SISTEMATIZAR O ENSINO?
Letramento: um tema em três gêneros
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
OFICINAS: JOGOS E BRINCADEIRAS.
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
O ensino da língua: complexidade do objeto e articulação entre os objetivos Irandé Antunes.
POR QUE TURMAS DE LETRAMENTO?
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA “A HETEROGENEIDADE.
Programa aluno pesquisador
Tradução e adaptação, Ana Luiza Navas
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
CARACTERÍSTICAS DA SONDAGEM PROPOSTA POR FERREIRO E TEBEROSKY:
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
ALFABETIZAÇÃO EM UM CONTEXTO DE LETRAMENTO
Rotina na Alfabetização:
Professor Auxiliar nas aulas de Língua Portuguesa
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
PROJETO EDUCA + AÇÃO REUNIÃO PEDAGÓGICA 25/04/2008
Jogos e brincadeiras Quais jogos ou brincadeiras foram marcantes na sua vida escolar?
O uso de novas mídias nas escolas
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
OS ERROS ORTOGRÁFICOS MAIS COMUNS NAS SÉRIES INICIAS
Planejamento PNAIC 2014.
Encontro com Professores Coordenadores dos Anos Finais fevereiro de 2014 OBJETIVO: Subsidiar os PCs do Ensino Fundamental - anos finais, quanto a sondagem.
ALFABETIZAÇÃO Joselaine S. de Castro.
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
HETEROGENEIDADE “Diferentes percursos, Direitos iguais”
Profa. Reane Franco Goulart
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
A apropriação do sistema ortográfico
A Metacognição no Currículo do Estado de São Paulo
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
II Seminário de Formação com os Orientadores de Estudo
Análise Pedagógica PAEBES-Alfa Língua Portuguesa e Matemática
Estudo sobre Alfabetização – Programa Ler e Escrever
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014
Ano 2 Unidade 1.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
ESTRATÉGIAS DE LEITURA
NÍVEIS DE EVOLUÇÃO DA ESCRITA ALFABÉTICA
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
PROJETO: LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO INICIAL
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014
PROFª Leila de Souza Ganem
1º ENCONTRO DE 2015 DA EQUIPE LOCAL DO PNAIC COM OS COORDENADORES DO MUNICÍPIO DE SANTANA DO ARAGUAIA.
Etapas de uma sequência didática
ALFABETIZAÇÃO ? NA IDADE CERTA ?
Encontro com professores – Maio /11
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
Secretaria Municipal de educação
PROFª. Leila de Souza Ganem
Domínio da Leitura e Escrita
WEBFÓLIO 18º ENCONTRO MANHÃ.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 1º ANO LEITURA E ESCRITA
ROTINA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAR-LETRANDO
Crítica à concepção de currículo cristalizado
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
ALFABETIZAÇÃO.
Gêneros textuais Professor: Marcel Matias.
Transcrição da apresentação:

GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013 Orientadora: Raquel Eveline da Silva Grupo: Lírios 6º Encontro - 05/07/2013

METACOGNIÇÃO O que eu aprendi? Como aprendi? O que não aprendi? Momento de reflexão...

Entrega dos livros∕cadernos de estudos do Pacto. Recados: UNIDADE 3 Apropriação do Sistema Escrita Alfabética, Consciência Fonológica e Ortografia Entrega dos livros∕cadernos de estudos do Pacto. Recados: Cadastro∕avaliação no SIMEC. Recuperação de faltas. Trabalhos. Cronograma.

UNIDADE 3 Apropriação do Sistema Escrita Alfabética, Consciência Fonológica e Ortografia Retomar: Sistema de escrita alfabética como sistema notacional e quadro de propriedades do sistema de escrita alfabética. Vídeo: Apropriação do sistema de escrita alfabética – Artur Gomes de Moraes – CEEL. Reflexão.

Atividade em grupo e socialização. UNIDADE 3 Apropriação do Sistema Escrita Alfabética, Consciência Fonológica e Ortografia Atividade em grupo e socialização. O ensino do sistema de escrita alfabética: por que vale a pena promover algumas habilidades de consciência fonológica? Grupos mistos. Cada grupo receberá um texto com questões para refletir e discutir pertinentes ao bloco pedagógico – SEA, consciência fonológica e ortografia. Usar textos do cadernos da unidade 3 como apoio.

UNIDADE 3 Apropriação do Sistema Escrita Alfabética, Consciência Fonológica e Ortografia Texto 1 “Desde a década de 1970, pesquisas feitas em diversos países vêm demonstrando que existe uma relação entre o que se passou a chamar consciência fonológica e o aprendizado da escrita alfabética. Mas, afinal, o que é consciência fonológica? Sabemos, hoje, que a consciência fonológica é um vasto conjunto de habilidades que nos permitem refletir sobre as partes sonoras das palavras(...). Sim, além de usarmos as palavras para nos comunicar, podemos assumir diante delas uma atitude metacognitiva, refletindo sobre sua dimensão sonora” ( caderno 1 pag.20). O que seria uma atitude metacognitiva em se tratando da consciência fonológica? Quais seriam as habilidades de consciência fonológica?

UNIDADE 3 Apropriação do Sistema Escrita Alfabética, Consciência Fonológica e Ortografia Texto 2 “Precisamos, portanto, estar atentos para quais habilidades de consciência fonológica uma criança precisa desenvolver a medida que vai se apropriando do SEA. Estudos que acompanharam crianças no último ano da educação infantil ou no primeiro ano do ensino fundamental (...) constataram que, à medida que avançam em direção a uma hipótese alfabética de escrita, as crianças também tendiam a avançar em suas capacidades de refletir sobre as partes sonoras das palavras”. (Cad.1 pag.22) Quais são as habilidades de consciência fonológicas necessárias para a criança chegar à hipótese silábica sem valor sonoro? Quais são as habilidades de consciência fonológicas necessárias para a criança chegar à hipótese silábica com valor sonoro? E para chegar à hipótese alfabética?

UNIDADE 3 Apropriação do Sistema Escrita Alfabética, Consciência Fonológica e Ortografia Texto 3 É preciso levar os alunos a reconhecerem e fazerem uso não só da letra imprensa maiúscula, cujo reconhecimento e traçado são mais simples, mas também da imprensa minúscula – usada em jornais, revistas, livros infantis, no próprio livro didático – e da cursiva maiúscula e minúscula, por meio de situações de leitura e escrita diversas. A letra cursiva é, inclusive, valorizada pelos alunos, sobretudo, quando percebem que a conquista do seu registro próprio passa a ser um ganho pessoal, que revela traços identitários, ou seja, mesmo que todos escrevam em letra cursiva, cada criança terá uma letra diferente de todas as outras. (Cad.2 pag.16 e 17). Conforme o texto, em que momento deve ser “ensinada” a letra cursiva? Em que situações são comuns o emprego da letra cursiva nos dias de hoje? Citar duas atividades que possibilitem o trabalho com diferentes tipos de letras.

UNIDADE 3 Apropriação do Sistema Escrita Alfabética, Consciência Fonológica e Ortografia Texto 4 Atentar para os limites que determinam o início e o final das palavras não se apresenta como uma tarefa fácil para os alfabetizandos. A própria velocidade da fala não contribui para essa delimitação no momento do registro escrito. Dessa forma, analisar os espaços em branco entre as palavras, bem como o início e o fim (oral e escrito) delas, separadamente e dentro de textos, passa a ser uma estratégia necessária para crianças em momento de consolidação da aprendizagem da escrita alfabética e em fase inicial de produção de textos de gêneros diversificados. Cad 2 pag.17. Citar duas atividades que estimulem a habilidade de reconhecer a palavra como uma unidade, sendo que uma das atividades utilize como recurso o computador.

UNIDADE 3 Apropriação do Sistema Escrita Alfabética, Consciência Fonológica e Ortografia Texto 5 “Pesquisas têm demonstrado que o processo de reflexão ortográfica se dá de forma gradativa. O fato de uma criança dominar um tipo de regra não implica o domínio de regras semelhantes, pois parece existir uma complexidade distinta entre regras de um mesmo tipo, tornando algumas mais fáceis de serem aprendidas que outras (...). As crianças devem ser levadas pelo docente a refletir sobre a norma ortográfica, contudo o ensino sistemático da ortografia não deve ser iniciado ante que os alunos compreendam o SEA e tenham dominado a maioria dos valores convencionais das letras. É importante que os aprendizes já sejam capazes de produzir e ler pequenos textos com alguma fluência, para que a ortografia venha a ser tomada como objeto de ensino e aprendizagem mais sistemáticos”. Cad 3, pag 24. Cite três atividades que contribuem para a compreensão das regularidades ortográficas.

UNIDADE 3 Apropriação do Sistema Escrita Alfabética, Consciência Fonológica e Ortografia Texto 6 “As correspondências regulares podem ser de três tipos: diretas, contextuais e morfológicas-gramaticais. A apropriação dessas restrições se dá através da compreensão dos princípios gerativos da norma, isto é, das regras. As correspondências irregulares, por outro lado, não apresentam uma regra que ajude o aprendiz a selecionar a letra ou o dígrafo que deverá ser usado. Apenas um dicionário ou a memorização poderá ajudar nesses casos (...)”. Cad 3 pág. 20. Explique cada um dos casos acima.

INTERVALO

Você troca? – Eva Furnari UNIDADE 3 Apropriação do Sistema Escrita Alfabética, Consciência Fonológica e Ortografia Leitura deleite: Você troca? – Eva Furnari picasaweb.google.com

UNIDADE 3 Apropriação do Sistema Escrita Alfabética, Consciência Fonológica e Ortografia

UNIDADE 3 Apropriação do Sistema Escrita Alfabética, Consciência Fonológica e Ortografia

UNIDADE 3 Apropriação do Sistema Escrita Alfabética, Consciência Fonológica e Ortografia

UNIDADE 3 Apropriação do Sistema Escrita Alfabética, Consciência Fonológica e Ortografia

UNIDADE 3 Apropriação do Sistema Escrita Alfabética, Consciência Fonológica e Ortografia

UNIDADE 3 Apropriação do Sistema Escrita Alfabética, Consciência Fonológica e Ortografia

UNIDADE 3 Apropriação do Sistema Escrita Alfabética, Consciência Fonológica e Ortografia

UNIDADE 3 Apropriação do Sistema Escrita Alfabética, Consciência Fonológica e Ortografia

UNIDADE 3 Apropriação do Sistema Escrita Alfabética, Consciência Fonológica e Ortografia

UNIDADE 3 Apropriação do Sistema Escrita Alfabética, Consciência Fonológica e Ortografia

UNIDADE 3 Apropriação do Sistema Escrita Alfabética, Consciência Fonológica e Ortografia

UNIDADE 3 Apropriação do Sistema Escrita Alfabética, Consciência Fonológica e Ortografia

UNIDADE 3 Apropriação do Sistema Escrita Alfabética, Consciência Fonológica e Ortografia Mapa conceitual

Competência Metalinguística: UNIDADE 3 Apropriação do Sistema Escrita Alfabética, Consciência Fonológica e Ortografia Competência Metalinguística: Conjunto de habilidades que permite ao sujeito raciocinar sobre o próprio uso que faz da língua, ou seja, sobre a forma como emprega ou vê empregados os recursos linguísticos. Aprender a ler e escrever requer o desenvolvimento metalingüístico para que a criança venha estruturar e controlar em cadeia os elementos lingüísticos como sílabas, palavras, frases, e textos levando em consideração o tipo de gênero que virá a ler ou escrever ou seu destino. Desenvolver esta competência requer ensino.

Consciência fonológica: UNIDADE 3 Apropriação do Sistema Escrita Alfabética, Consciência Fonológica e Ortografia Consciência fonológica: Conjunto de habilidades que permite à criança compreender e manipular unidades sonoras da língua, conseguindo segmentar unidades maiores em unidades menores. Tem três níveis que devem ser adquiridos pelas crianças: Consciência silábica Consciência de rimas e aliterações Consciência fonêmica

Consciência silábica: UNIDADE 3 Apropriação do Sistema Escrita Alfabética, Consciência Fonológica e Ortografia Consciência silábica: Habilidade de reconhecimento e manipulação da constituição das palavras por sílabas. Ex. de atividade: memória de sílabas para formar palavras; pintar quadradinhos de acordo com o número de sílabas; separar sílabas em caixinhas; dizer outras palavras com a sílaba inicial...

Consciência de rimas e aliterações: UNIDADE 3 Apropriação do Sistema Escrita Alfabética, Consciência Fonológica e Ortografia Consciência de rimas e aliterações: Habilidade de reconhecimento e produção de semelhança sonora ao final de palavras (rima) e reconhecimento e produção de fonemas semelhantes repetidos no início das palavras ao longo de uma frase ou verso (aliterações – ex: “O rato roeu a roupa do rei de Roma”; Livro “ABC e outros bichos”, de Mario Bag).

Consciência fonêmica: UNIDADE 3 Apropriação do Sistema Escrita Alfabética, Consciência Fonológica e Ortografia Consciência fonêmica: Habilidade de reconhecimento e manipulação dos fonemas – menores unidades sonoras da língua, maior complexidade para a criança. Escrita e leitura de palavras; envolve inicialmente relações fonéticas simples (b,d,t,v,,f...) passando as relações complexas onde um mesmo fonema tem várias grafias (c, g, x, s...). Ex: varal de letras, loteria de palavras, cruzadinhas, completa letras faltante na sílaba, jogo da forca, bingo de palavras, letra intrometida - pato→prato, etc. (Camini e Piccoli, 2012.)

Leitura deleite – Tira Cômica “Radicci”. UNIDADE 3 Apropriação do Sistema Escrita Alfabética, Consciência Fonológica e Ortografia Leitura deleite – Tira Cômica “Radicci”.

Leitura deleite HQ “Turma da Mônica NIDADE 3 Apropriação do Sistema Escrita Alfabética, Consciência Fonológica e Ortografia Leitura deleite HQ “Turma da Mônica

Consciência fonológica: UNIDADE 3 Apropriação do Sistema Escrita Alfabética, Consciência Fonológica e Ortografia Consciência fonológica: jogos que auxiliam no processo. acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) obras complementares livros didáticos

Leitura deleite: As três partes. UNIDADE 3 Apropriação do Sistema Escrita Alfabética, Consciência Fonológica e Ortografia Leitura deleite: As três partes. Em papel colorido façam as três partes. Depois juntem os grupos por ano Produzam algo em conjunto na folha.  Lembrem que as três partes formam o bloco pedagógico e essas adaptações que precisam ser feitas na produção em grupo são as mesmas adaptações que temos que fazer lá na escola!!!! Bom trabalho meninas!

UNIDADE 3 Apropriação do Sistema Escrita Alfabética, Consciência Fonológica e Ortografia

UNIDADE 3 Apropriação do Sistema Escrita Alfabética, Consciência Fonológica e Ortografia Sacola Pedagógica

UNIDADE 3 Apropriação do Sistema Escrita Alfabética, Consciência Fonológica e Ortografia AVALIAÇÃO DOS ENCONTROS GRUPO LÍRIOS/PACTO SÃO LEOPOLDO Orientadora: Raquel Eveline da Silva ( 1 ) Muito bom ( 2 ) Bom ( 3 ) Razoável ( 4 ) Insatisfatório Temática ( ) Metodologia ( ) Dinâmicas/Atividades ( ) Local ( ) Recursos ( ) Clareza ( ) Sugestões:____________________________________________________________ _____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ Obrigada!

UNIDADE 3 Apropriação do Sistema Escrita Alfabética, Consciência Fonológica e Ortografia Obrigada! Grupo Lírios - Raquel