Métodos Numéricos Computacionais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Métodos Iterativos.
Advertisements

8.EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS Parte 3
8.EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS Parte 4
Elementos de Análise Numérica
Cálculo Comprimento de Arco Amintas Paiva Afonso
Analise de Regressão Parte 2.
AJUSTE DE CURVAS 6.1 Introdução 6.2 Método dos quadrados mínimos
Amintas engenharia.
Amintas engenharia.
Cálculo Integração Numérica Amintas Paiva Afonso
Cálculo Numérico Profs.: Bruno C. N. Queiroz J. Antão B. Moura José Eustáquio R. de Queiroz Joseana Macêdo Fechine Maria Izabel C. Cabral Integração Numérica.
Integração Numérica.
EQUAÇÕES POLINOMIAIS Prof. Marlon.
7. INTEGRAÇÃO NUMÉRICA Parte 4
SISTEMAS LINEARES ( AULA 2 ).
Derivação e integração numéricas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE MATEMÁTICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE MATEMÁTICA
Produtos Notáveis 8ª ANO Prof.: Sergio Wagner. Os produtos Produtos notáveis são assim chamados por serem tipos fixos, facilmente reconhecidos, de produtos.
Prof. Roberto Cristóvão
Prof. Roberto Cristóvão
Introdução a Computação e Cálculo Numérico
Introdução a Computação e Cálculo Numérico
Métodos Numéricos Computacionais
Cálculo Numérico / Métodos Numéricos
Cálculo Numérico / Métodos Numéricos
Cálculo Numérico / Métodos Numéricos
Cálculo Numérico / Métodos Numéricos
Cálculo Numérico / Métodos Numéricos
Aula 13 Derivação Implícita, derivadas das funções trigonométricas inversas e derivadas de funções logarítmicas.
Integração Numérica Integração Numérica
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE MATEMÁTICA
Integração Numérica Método de Romberg Felipe Antônio Lacerda
Quadrados Mínimos.
Integração numérica.
Prof. Rafael mesquita Zeros de funções Prof. Rafael mesquita
Amintas engenharia.
Cálculo Numérico Aula 21 – Integração Numérica Prof. Rafael Mesquita
Fontes de Erros Aula 1 Introdução; Erros em processos numéricos;
Equações algébricas e transcendentais
Equações algébricas e transcendentais
Interpolação e Ajuste de Curvas
Equações algébricas e transcendentais
Aproximação de funções
Prof. Guilherme Amorim 07/01/2014
Fórmulas de quadratura Fórmulas de quadratura
Aproximação de funções
Regra do 1/3 de Simpson.
Método de Euler O método de Euler para resolver EDO com condições iniciais é o método numérico mais simples. Ele consiste em aproximar a solução y ( x.
7 Ajuste de Curvas UFSC.PósMCI.FME.Ajuste de curvas. (11.1)
Apresentação. Problemática  Solução aproximadas de problemas de matemática usando métodos numéricos: resolução numéricas de problemas sem solução teórica.
Integração numérica Aula 10 Fórmulas de Newton-Cotes: Trapézios;
1 Considere o seguinte integral: a) determine o número de intervalos necessário para estimar o valor do integral com erro de |E t |  0.01 pela regra de.
Interpolação Polinomial Fórmula de Newton
CÁLCULO NUMÉRICO Aula 5 – Sistema de Equações lineares.
Quadratura de Gauss-Legendre
Métodos numéricos para resolver uma EDO
UNIDADE 2 – ZEROS DAS FUNÇÕES REAIS
Elementos de Análise Numérica
Métodos Numéricos Computacionais
Interpolação Polinomial: Introdução; Lagrange.
CÁLCULO NUMÉRICO. MÉTODO DA BISSECÇÃO Esse método é utilizado para diminuir o intervalo que contém o zero da função. O processo consiste em dividir o.
Solução Numérica de Equações
Interpolação PROF. HERON JR.. Objetivo  Interpolar uma função f(x) consiste em aproximar essa função por uma outra função g(x), escolhida entre uma classe.
Técnicas de Integração (Primitivação)
Inferência 1:Estimação de Parâmetros Relembrando o Teorema Central do Limite Da aula anterior: a) Os estimadores da média e da s 2 são não viciados e de.
Integração Numérica MCEF 2011/12. Cálculo de integrais desempenha um papel importante em muitas aplicações, sendo necessário dispor de ferramentas para.
CÁLCULO NUMÉRICO Aula 8 – Integração Numérica.
Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife
Transcrição da apresentação:

Métodos Numéricos Computacionais Integração Numérica Parte II Regra 3/8 de Simpson Quadratura Gaussiana

REGRA 3/8 DE SIMPSON A 2ª Regra de Simpson é obtida aproximando-se a função por um polinômio interpolador de 3º grau , que interpola nos pontos: segue que

REGRA 3/8 DE SIMPSON Integrando Regra 3/8 de Simpson

REGRA 3/8 DE SIMPSON REPETIDA Considerando todos subintervalos Enfim, o erro cometido pela regra 3/8 de Simpson é Neste caso temos m/3 subintervalos

REGRA 3/8 DE SIMPSON REPETIDA Para a determinação da fórmula composta, deve-se subdividir o intervalo de integração [a, b] em n subintervalos iguais de amplitude h. Fórmula composta: onde .

INTEGRAÇÃO NUMÉRICA Sejam Note que qualquer polinômio de grau 3 é combinação das funções acima. Assim, impomos que a fórmula da quadratura Gaussiana seja exata para estes polinô- mios, segue:

Quadratura Gaussiana Veremos nesta aula a Regra ou Fórmula da Quadratura de Gauss. As fórmulas de Newton-Cotes integram polinômios interpoladores e os erros envolvem a (n+1)-ésima ou (n+2)-ésima derivadas. Assim, elas são exatas para polinômios de grau < n+1 ou <n+2, respectivamente. A Fórmula da Quadratura de Gauss integra exatamente polinômios de grau<2n+2

Característica: Partição não-regular Quadratura Gaussiana Como nos Métodos de Newton-Cotes escrevemos uma integral como onde os coeficientes e os pontos para i=0,1,2,..,n devem ser determinados de modo a obter a melhor precisão possível. Característica: Partição não-regular

Quadratura Gaussiana Note que o Método da Quadratura Gaussiana envolve a determinação de 2n+2 coeficientes e , para i=0,..,n. Como temos 2n+2 parâmetros a ajustar, podemos esperar que este método ajuste exatamente polinômios de graus inferiores a 2n+1.

Quadratura Gaussiana Comecemos o desenvolvimento para dois pontos: Por simplicidade tomemos o intervalo [-1,1]. Note que sempre é possível passar do intervalo [a,b] --> [-1,1] através da transformação:

Quadratura Gaussiana Segue onde os parâmetros devem ser determinados de modo a integral ser exata para polinômios de graus inferiores a 3.

Quadratura Gaussiana como esperado, a fórmula é exata para este polinômios:

Quadratura Gaussiana Considerando podemos determinar as incógnitas através de Que gera um sistema linear 4X4. Vejamos

Quadratura Gaussiana Obtemos o sistema

Quadratura Gaussiana Resolvendo o sistema, obtemos de modo que podemos escrever a Fórmu- la de Quadratura Gaussiana, que é exata para polinômios de graus inferiores a 3, como

Quadratura Gaussiana Para 3 pontos, a fórmula da quadratura gaussiana é exata para polinômios de graus inferiores e iguais a 5. Então, Analogamente, qualquer polinômio de grau 5 pode ser escrito em termos de

Quadratura Gaussiana Agora podemos determinar as incógnitas através do sistema linear 6X6 abaixo: Escrevendo explicitamente o sistema,

Quadratura Gaussiana

Quadratura Gaussiana Resolvendo o sistema, obtemos de modo que podemos escrever a Fórmu- la de Quadratura Gaussiana, que é exata para polinômios de graus inferiores a 5, como

Quadratura Gaussiana Exemplo 1: Calcule utilizando quadratura gaussiana para 2 e 3 pontos. Solução: Temos no intervalo [1,3]. Fazendo a mudança de variáveis

Quadratura Gaussiana Então, seguem os valores exato e apro- ximados para n=2 e n=3 pontos

Quadratura Gaussiana Exemplo 2: Calcule utilizando quadratura gaussiana para 2 pontos. Solução: Temos no intervalo [0,10]. Fazendo a mudança de variáveis

Quadratura Gaussiana Então, seguem os valores exato e aproximado para n=2 são: O erro verdadeiro: O Método do Trapézio necessitaria de n=16 pontos para atingir este erro. Através de Simpson 1/3 seriam necessários n=9 pontos.

Quadratura Gaussiana Conclusão 1: As fórmulas da quadratura gaussiana produzem melhores resultados que aquelas dos métodos de Newton-Cotes com partição regulares (trapézio, Simpson,...) Conclusão 2: Quando aumentamos o número de pontos todos métodos melhoram a precisão. Conclusão 3: Se o intervalo for grande, com no caso Trapézio e Simpson Repetidas, podemos criar subintervalos e aplicar quadratura gaussiana em cada intervalo Problema: Se não tivermos f(x) e sim uma tabela de dados experimentais, então o método da quadratura gaussiana não é aplicável.

Quadratura Gaussiana Exercício 1 : Considere a integral a) Estime I por Trapézio quando h=1/4. b) Estime I por Simpson 1/3 quando h=1/4. c) Estime I por Simpson 3/8 quando h=1/4. d) Estime I por Gauss quando n=2 e n=3. Dado:

Quadratura Gaussiana Exercício 2: Dada a função , definida através da tabela abaixo calcular aplicando: A 1ª Regra de Simpson. A 2ª Regra de Simpson. xi yi 1,0 0,099 1,1 0,131 1,2 0,163 1,3 0,194 1,4 0,224 1,5 0,253 1,6 0,281

Quadratura Gaussiana Exercício 3 - Determinar o valor da integral utilizando a 2ª Regra de Simpson com n = 6 e a Quadratura Gaussiana com 4 pontos. Compare os valores encontrados.