MISTÉRIO DOS SONHOS Vamos sonhar? PESQUISA FGV O jogo Mistério dos Sonhos está sendo usado como base da pesquisa Cognitiva Sócio Emocional realizada.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Selecione cada um e pressione a tecla DELETE.
Advertisements

CURRÍCULO: TEMPOS E ESPAÇOS
EE IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA E SILVA NOVA ANDRADINA - MS
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
A CARTOGRAFIA COMO MEIO DE ENSINO DA GEOGRAFIA
EMEF JARDIM BRITÂNIA DRE PIRITUBA
INTRODUÇÃO RESULTADOS OBJETIVOS METODOLOGIA CONCLUSÂO CAMP JÚNIOR
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Apropriação de resultados SADEAM 2012
Professor Auxiliar nas aulas de Língua Portuguesa
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
“Num mundo como o atual, em que os textos estão por toda a parte, entender o que se lê é uma necessidade para poder participar plenamente da vida social.”
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
O Desenvolvimento de Habilidades e Competências Estudos de Caso Interação com o mundo natural Ciências da Natureza II Prof. M.Sc. André Matassoli.
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Público Escola.
Metodologias Instituto Unibanco
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Uniminas - União Educacional Minas Gerais
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Aluna: Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua Curso : Pedagogia: Gestão e Tecnologia educacional Professora: Gilca Vilarinho 5 de outubro
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PRÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. ¹ SILVA Sayara Alessandra Dahas da (UFPA) ².
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
DIREITOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
Política Educacional Brasileira
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
1 SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA 2011 PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE 9º ANO/8ª SÉRIE.
A sociedade que vivemos, a escola que queremos.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Atividade complementar 04 e 05
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
1ª Formação de Professores Coordenadores
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
Atividade complementar 04
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
O Ensino Médio do Colégio Maria Imaculada possui uma carga horária estendida, superior ao previsto em lei, visando cada vez mais um ensino de excelência.
“Um país se faz de homens e livros”
As novas abordagens sobre Cultura Digital, serão a motivação para a realização do 3º Congresso Regional, promovido pelo Complexo Educacional Dom Bosco,
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Práticas de Manipulação no Ensino de Matemática
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO PNLD 2012 Em 2010, foi publicado o Decreto 7.084, de , que regulamentou a avaliação e distribuição de materiais.
“Recomeçar. hoje é um bom dia para começar novos desafios
PROJETOS A tecnologia como ferramenta nos trabalhos com PROJETOS, visando o desenvolvimento das Múltiplas Inteligências Nilbo Ribeiro Nogueira.
O Brasil que queremos e o Ensino Superior: Desafios e Oportunidades. Isaac Roitman Núcleo de Estudos do Futuro / UnB Comissão Senado do Futuro 28 de novembro.
Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática.
Transcrição da apresentação:

MISTÉRIO DOS SONHOS Vamos sonhar?

PESQUISA FGV O jogo Mistério dos Sonhos está sendo usado como base da pesquisa Cognitiva Sócio Emocional realizada em parceria com a Fundação Getúlio Vargas. Em 2014, dez escolas passaram pela primeira fase. Em 2015 temos outras dez EMEIEF participando. Todas elas responderam ao questionário no início do ano e voltarão a responder ao final do ano letivo. Para tanto, cinco EMEIEF farão uso regular do Mistério dos Sonhos e as outras cinco, não poderão utilizar.

PESQUISA FGV A pesquisa é voltada a alunos e professores do terceiro ano do Ensino Fundamental, mas as Unidades que fazem parte do grupo que não deve utilizar o programa, terão os primeiros e segundos anos impedidos de jogar. Não utilizarão o programa em 2015: EMEIEF Elisabete de Leonardi EMEIEF Madre Teresa de Calcutá EMEIEF Prof Yvonne Zahir EMEIEF Odylo Costa Filho EMEIEF Prof Elaine Cena Chaves Maia Deverão, necessariamente, utilizar o programa: EMEIEF Prof Eufly Gomes EMEIEF Prof Darcy Ribeiro EMEIEF Vinícius de Moraes EMEIEF Prof Mariângela F. Aranda Fuzzetto EMEIEF Arq. Estevão de Faria Ribeiro

XMILE LEARNING Empresa brasileira de educação que usa a tecnologia como meio de promover uma experiência de aprendizagem dinâmica, em sintonia com as demandas da sociedade contemporânea Parceria com a Secretaria de Educação de Santo André

MISTÉRIO DOS SONHOS Plataforma Educacional para crianças do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, formada por três jogos com histórias interativas e interdisciplinares. Se desenrolam ao longo de 160 desafios para cada ano e estruturados a partir de conteúdos que fazem parte das diretrizes do MEC em matemática, língua portuguesa, ciências da natureza e ciências humanas

Os jogos são trabalhados em diferentes ângulos e formas de aprendizado, sendo possível, assim, potencializar o aprendizado e trabalhar nas dificuldades de cada criança individualmente; Desenvolvidos por uma equipe de mais de 40 profissionais, incluindo uma equipe de quase 20 educadores por Maria Isabel Leite, doutora em educação pela Unicamp e PhD em arte-educação pela universidade Roehampton, em Londres.Maria Isabel Leite MISTÉRIO DOS SONHOS

COMO O JOGO É ESTRUTURADO ferramenta analítica Ferramenta educacional voltada a alunos do Ciclo de Alfabetização formada por um jogo com histórias interativas e interdisciplinares e por uma ferramenta analítica (XMS) que permite o acompanhamento individualizado de cada criança. Uma experiência de aprendizagem dinâmica, em sintonia com as demandas da sociedade contemporânea.

COMO A CRIANÇA ENFRENTA OS DESAFIOS Ao participar de um desafio no Mistério dos Sonhos, a criança...  Tem mais de uma chance de resolvê-lo;  É estimulada a pensar sobre suas ações;  Não sofre qualquer tipo de pressão psicológica;  Pode resolvê-lo em seu ritmo;  Não será barrada por não entender os conceitos, pois enfrentará adiante outros desafios equivalentes;  Como tem seu percurso registrado no XMS, pode ser melhor acompanhada pelos professores que acompanham seu desempenho de forma detalhada.

Possui 32 episódios com desafios nos quais a criança é convidada a: - ler, escrever, contar, ordenar, classificar, reconhecer a diversidade do ambiente e dos seres vivos identificando necessidades e cuidados; - identificar ações do Homem que colocam em risco o ambiente natural; - reconhecer atitudes significativas de cuidado e preservação do ambiente; - identificar instrumentos de marcação do tempo e registros históricos.

Possui 32 episódios com desafios nos quais a criança é convidada a: - ler, escrever, contar, classificar, ordenar, interpretar problemas e diferentes textos; - refletir sobre a Língua; - identificar registros históricos; - reconhecer as formas de representação do espaço de convivência e identificar as ações do Homem nesses espaços; - reconhecer a composição e diversidade de ambientes e seres vivos, refletir sobre sustentabilidade.

Possui 32 episódios com desafios nos quais a criança é convidada a: - ler e interpretar diferentes textos; refletir sobre a Língua; - escrever, contar, classificar, ordenar, interpretar problemas; - fazer leitura de gráficos e tabelas, lidar com sistema monetário, somar e subtrair; - refletir sobre os impactos das ações humanas no ambiente e sobre sustentabilidade, além de reconhecer transformações e desenvolver atitudes favoráveis ao equilíbrio ambiental; - identificar registros históricos, a variedade de fontes que representam a diversidade histórica e geográfica; - reconhecer as várias formas de se representar o espaço e identificar ações do homem nesses espaços públicos; - identificar instrumentos de marcação do tempo e a interação entre passado e presente.

MISTÉRIO DOS SONHOS 2015