Introdução à Educação Física Prof. Msc. Paulo José dos S. de Morais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Professor de Educação Física e os
Advertisements

GINÁSTICA Profª. Paula Djane.
AULA SIMULADA LDP.
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
PROJETO DESPORTO ESCOLAR
O QUE SABER.
ATIVIDADE FÍSICA, ESPORTE ESCOLAR, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
Prof. VILMAR CAUS MAZINHO
Benefícios da Atividade Física na Saúde
Qualidade de vida Equilíbrio / Harmonia = Bem estar Plenitude / Felicidade.
O Papel do Exercício no Controle de Peso
Sociologia do Esporte Significados do esporte na sociedade
ATIVIDADE FÍSICA E PROMOÇÃO DA SAÚDE
Currículo /Educação Física
Qualidade de vida com Esporte na Unisul
Carlos Roberto Federici Júnior PCNP – Ed. Física
Deficiência de Desempenho Muscular
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Prof. Me. Robson Cavalcanti Gestão por competências
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA
Atividades Para Educação Física
ATIVIDADE FÍSICA E PROMOÇÃO DA SAÚDE
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Qualidade e Estilo de Vida
Influências e Tendências da Educação Física
ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE Profº Alesson Belo
Ginástica geral Prof. Elaine.
Fisiologia do exercício SDE0096
Profº Wanderson Robson
Introdu ç ão à Educa ç ão F í sica Prof. Msc. Paulo Jos é dos Santos de Morais Curso de Educa ç ão F í sica - CEAP.
PROJETO COMUNITÁRIO.
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
ABORDAGENS/CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Teoria do Desenvolvimento organizacional
Introdução à Educação Física Prof. Msc. Paulo José dos S. de Morais.
Introdução à Educação Física Contextualização Histórica Prof. Msc. Paulo José dos Santos de Morais Curso de Educação Física - CEAP.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP FISIOLOGIA DO EXERCICIO
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Introdução à Educação Física Educação Física; Atividade Física; Exercício Físico Contextualização Histórica Prof. Msc. Paulo José dos Santos de Morais.
Introdução à Educação Física Educação Física; Atividade Física; Exercício Físico Contextualização Histórica Prof. Msc. Paulo José dos Santos de Morais.
CURSO: Licenciatura em Educação Física
Conceitos de cultura Cultura é tudo aquilo que não é natureza, ou seja, tudo o que é produzido pelo ser humano... É o desenvolvimento intelectual do ser.
EDUCAÇÃO FÍSICA TEORIA E PRÁTICA DA GINÁSTICA I Aula I
Prof. José Roberto Medina
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR II
  Democratizar o acesso a Educação Física.   Busca pela Autonomia.   Reflexão Crítica.   A Saúde.   O Lazer.
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
Quais as diferenças entre ATLETAS AERÓBICOS E ANAERÓBICOS?
Profº Ms Pedro Osmar Figueiredo
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Ginastica Geral na escola: Uma proposta metodológica
Avaliando a aptidão física
O ESPORTE COMO UM DIREITO HUMANO PARA TODAS AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO BRASIL Ana Moser.
Aptidão Física Educação Física II.
Aptidão física e saúde 10º ano – 1º.
05/11/2015.
Desenvolvimento motor
CARTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA O Manifesto Mundial da Educação Física da Fédération Internationale D´Education Physique (FIEP), a Educação.
CAPACIDADES FÍSICAS.
O PLANEJAMENTO DO TREINAMENTO
Profa.Ms.Vanessa G. Souza. PRINCÍPIOS PARA ENSINO APRENDIZAGEM a concepção de corpo totalidade; o entendimento do corpo como produto e produtor de cultura;
Atividade Física e Qualidade de Vida
PROF: ALAELTON NOGUEIRA
Professor: Alison Batista
1 Priscila Marconcin Margarida Espanha Doutoranda da FMH Depto. de Desporto e Saúde Faculdade de Motricidade Humana - UL Saúde e Qualidade de Vida Curso.
Alguns Conceitos Daniel Amado Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares Ministério da Saúde.
Expectativa de aprendizagem:
Transcrição da apresentação:

Introdução à Educação Física Prof. Msc. Paulo José dos S. de Morais Educação Física Atividade Física & Exercício Físico Definições Manifestações Sócio-Culturais Introdução à Educação Física Prof. Msc. Paulo José dos S. de Morais

Introdução à Educação Física Definições; Manifestações Sócio-Culturais Prof. Msc. Paulo José dos S. de Morais Atividade Física Qualquer movimento corporal produzido por músculos e que resultem maior dispêndio de energia. (Andersen et.al, 1971; McArdle, Katch & Katch, 1998). Qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que resulta em gasto energético maior que os níveis de repouso. (Caspensen et.al, 1985). Forma de movimento humano, estruturado, não utilitário, ou terapêutico, produzido por músculos esqueléticos resultando em um aumento substancial de dispêndio de energia, usualmente se manifestando em jogos ativos, desportos, ginástica, dança e formas de lazer ativo como cuidar do jardim, rastrear, passear com o cachorro, caminhar, correr, pedalar, nadar, etc. (Faria Jr et al, 1999). Atividade Física é o movimento intencional, voluntário e dirigido para alcançar um objetivo identificável. Isso exclui os movimentos humanos que são involuntários, como os reflexos ou aqueles realizados sem objetivos e propósitos específicos. (Hoffman & Harris, 2002).

Atividade Física Mínima: (A. V. D.) Não programada Esporte Competitivo Introdução à Educação Física Definições; Manifestações Sócio-Culturais Prof. Msc. Paulo José dos S. de Morais Atividade Física Mínima: (A. V. D.) Não programada Esporte Competitivo Fases: treinamento e competição Programada: Preventiva; Terapêutica Frequência; Intensidade; Continuidade (Carazzato, 1995).

Introdução à Educação Física Definições; Manifestações Sócio-Culturais Prof. Msc. Paulo José dos S. de Morais Exercício Físico Atividade física planejada, estruturada, repetitiva e intencional. (McArdle, Katch & Katch, 1998). Qualquer e toda atividade envolvendo a geração de força pelos músculos ativados. O exercício pode ser quantificado mecanicamente como força, torque, trabalho, potência ou velocidade de progressão. É utilizado nos treinamentos físicos. (Foss e Keteyan, 2000).

Esferas da Experiência em Atividade Física Introdução à Educação Física Definições; Manifestações Sócio-Culturais Prof. Msc. Paulo José dos S. de Morais Esferas da Experiência em Atividade Física (Hoffman & Harris, 2002)

Esferas da Experiência em Atividade Física Introdução à Educação Física Definições; Manifestações Sócio-Culturais Prof. Msc. Paulo José dos S. de Morais Esferas da Experiência em Atividade Física Auto-suficiência: Atividades da Vida Diária. Auto-expressão: Gestos. Diferenças Culturais e de Gênero. Dança. Trabalho: Eficiência. Lazer: Amplitude Conceitual. Saúde: Aptidão Física. Competição: Lutar juntos. Educação.

Introdução à Educação Física Definições; Manifestações Sócio-Culturais Prof. Msc. Paulo José dos S. de Morais Educação Física Um tipo de Educação cujo objetivo é a obtenção do nível de desenvolvimento físico do homem, dos conhecimentos especiais, dos hábitos e costumes que permitem, de acordo com os requisitos da sociedade, cumprir as funções socialmente úteis. (Zakharov & Gomes, 2003) Conteúdos Conceituais; Procedimentais;Atitudinais O que se deve saber? (conceito) O que se deve saber fazer? (procedimento) Como se deve ser? (atitude) Influências e Tendências Higienista/Eugênica; Militarista; M.D.G.; Esportivista; Psicomotricidade; Construtivista; Desenvolvimentista; Jogos Cooperativos; Críticas; Saúde Renovada; PCN’S.

Introdução à Educação Física Definições; Manifestações Sócio-Culturais Prof. Msc. Paulo José dos S. de Morais (Hoffman & Harris, 2002)

Dimensão Sócio-Cultural Introdução à Educação Física Definições; Manifestações Sócio-Culturais Prof. Msc. Paulo José dos S. de Morais Dimensão Sócio-Cultural Esporte, Sociedade e Interesses Econômicos; Organização Social, o Esporte e a Violência; Esporte com Intenções de Lazer e da Profissionalização; A História, o Contexto das Diferentes Modalidades Esportivas; A Qualidade de Vida, Atividade Física e Contexto Sócio- Cultural; As Diferenças e Similaridades entre a prática dos Jogos e dos Esportes; As adaptações necessárias para a Prática do Esporte voltado para o Lazer.

Até que a filosofia que torna uma raça superior E outra inferior, seja finalmente, permanentemente Desacreditada e abandonada, haverá guerra. Até que não existam mais cidadãos De 1ª e 2ª classe em qualquer nação Até que a cor da pele de um homem Não tenha maior significado que a cor Dos seus olhos haverá guerra Até que todos os direitos básicos Sejam igualmente garantido para todos, Sem privilégios de raça, terá guerra. Até esse dia o sonho de paz final, Da almejada cidadania e o papel Da moralidade internacional Não será mais que mera ilusão A ser percebida e nunca atingida, Por enquanto haverá guerra. WAR (BOB MARLEY)