É o processo de focalizar os recursos e objetivos de uma organização sobre as necessidades e oportunidades do ambiente global – o planeta Terra é seu.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os grandes sistemas do direito contemporâneo
Advertisements

FORTALECIMENTO DO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EMBRAPA
SAIBA TUDO E MAIS UM POUCO SOBRE ELE.
Organização e Técnicas Comerciais
INSTITUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL E LOCAL
Globalização, integração, Blocos Econômicos e Acordos do Brasil.
O PROCESSO ESTRATÉGICO
Negócios Internacionais
8ª Série Os EUA ao longo de sua história tiveram várias oportunidades para desencadear o seu desenvolvimento econômico e souberam aproveitá-las de forma.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:
IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA
SISTEMA DE ALERTA BIOLÓGICO SAB. SAB Cortina Biológica : controle e alerta prévio de contaminação nas rotas de migração de entrada e saída de aves silvestres,
Planejamento Estratégico Escola de Negócios
CONCEITOS E APLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING.
Projeto Global - Mercado - o Mundo Inteiro
Ambiente Social e Cultural Diferenças no Consumo e nos Desejos
CE_15_Blocos Econômicos Regionais
Movimentos Migratórios e Urbanização
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Dimensões da Globalização
MARKETING INTERNACIONAL
MARKETING INTERNACIONAL
Talentos para Inovação
02/04/2017 Culturas Cultura é um conjunto de regras e códigos que orientam a conduta e o comportamento de um indivíduo e de seu Grupo.
Tema Gestão do Conhecimento:.
Cenários - Componentes do Ambiente Operacional
A REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO MUNDIAL
AMBIENTES SOCIAL E CULTURAL
Tanto as empresas que estão tomando a decisão de se tornarem globais pela primeira vez, quanto as que procuram expandir suas participações nos mercados.
Estratégia Organizacional
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Pensar Globalmente – Agir Localmente
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
Escritório Internacional do Trabalho Departamento de Empresas Multinacionais DECLARAÇÃO TRIPARTITE DE PRINCÍPIOS RELATIVOS ÀS EMPRESAS MULTINACIONAIS E.
ESTRUTURAS DAS ORGANIZAÇÕES Prof. Mauri C. Soares Abril
Prof. MSc. Cláudio Cabral. O Comércio Internacional desenvolveu-se a partir das necessidades das nações de suprirem suas carências. Hoje temos o resultados.
Seminário Avançado - Eletiva A
Gestão de Projetos Prof. Jimmy.
Seminário Avançado - Eletiva A
Sistemas de Informações Gerenciais 2010/01 Prof. Ms. Adriana M. Martins
ECONOMIA PÓS - GUERRA 1ª Guerra Mundial: Houve um crescimento na indústria de aço e motores de combustão interna, eletricidade e petróleo. 1929: Queda.
Tratados comerciais dão o privilégio, não o direito, de exercer atividades de negócios em um outro país que não seja o seu. Eles asseguram que cidadãos.
Ambiente Político, Legal e Regulatório do Marketing Global
A Pequena Empresa e as Exportações de Serviços: O Presente e o Futuro – Algumas Considerações Jorge Arbache UnB ENAServ 2015 São Paulo, 8 de abril de 2015.
A busca das universalidades culturais Apesar da música ser unanimidade cultural, isso não significa que a música do mundo seja uniforme: Os 5 maiores mercados.
É o processo de focalizar os recursos e objetivos de uma organização sobre as necessidades e oportunidades do ambiente global – o planeta Terra é seu.
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
Capítulo 19 O Mercado Global.
O profissional de marketing enfrenta o problema da abundância de informações em países de alta renda e falta delas em países de baixa renda.
INTERNACIONALIZAÇÃO. A INTERNACIONALIZAÇÃO A internacionalização implica em expandir as atividades da empresa para além das fronteiras nacionais. É uma.
Administração Mercadológica IV
AULA 3 Marketing.
Origens e bases do mundo global.
MARKETING Atividade que ajusta a oferta da empresa à demanda do mercado, objetivando atender às necessidades e desejos do consumidor. Sua administração.
Ambiente Social e Cultural As culturas do mundo são caracterizadas tanto por diferenças quanto por similaridades. Portanto, a tarefa dos profissionais.
TURISMO AULA 03. Adotar um planejamento significa que os idealizadores de uma determinada atividade pensam antecipadamente seus objetivos, e que suas.
Ministério das Relações Exteriores MRE. Histórico MRE O Ministério das Relações Exteriores, mais conhecido como Itamaraty, tem três momentos bastante.
Estância Turística de Santa Fé do Sul
O mundo dividido na era da Globalização
 É o processo de focalizar os recursos de uma organização sobre as necessidades e oportunidades do ambiente.  Primeiro foco: produto  Anos 60: foco.
A ECONOMIA GLOBALIZADA
A nova regionalização do mundo
Administração do Terceiro Setor
Brunno Rafael Marini AD8A12 Profº Enzo.  Por que o comércio global é importante para os Estados Unidos e como é avaliado?  Por que as nações.
FATORES DETERMINANTES DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
26/10/2015 Tema:  Estrutura das Políticas Públicas em escala Mundial  Políticas de desenvolvimento do turismo no contextos da OMT, da UE e do Mercosul.
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
A Globalização Globalização: fenómeno que traduz uma
Transcrição da apresentação:

É o processo de focalizar os recursos e objetivos de uma organização sobre as necessidades e oportunidades do ambiente global – o planeta Terra é seu mercado em potencial.

Etnocêntrica: pressupõe produtos que tiveram sucesso no seu país de origem terão sucesso em qualquer lugar. Policêntrica: pressupõe que cada país em que a empresa opera é único. Regiocêntrica: vê as regiões como únicas e tenta desenvolver uma estratégia regional integrada. Geocêntrica: vê o mundo inteiro como um mercado em potencial.

Forças motrizes: tecnologia, acordos econômicos regionais, desejos e necessidades de mercado, melhorias em transporte e comunicações, custos de desenvolvimento de produto, qualidade, tendências econômicas mundiais, alavancagem, empresa global/transnacional. Forças restritivas: miopia gerencial e cultura organizacional, controles e barreiras nacionais

Sistemas econômicos: alocação/dotação por mercados, alocação comandatária e sistema misto. Estágios de desenvolvimento de mercado: países de baixa renda (África Subsaariana), renda média baixa (Indonésia), renda média alta (Brasil), países de alta renda (EUA), casos perdidos (Etiópia, Moçambique).

Alianças comerciais internacionais - graus de cooperação econômica: Área de livre comércio (abole barreiras internas), União alfandegária (estabelecem barreiras externas comuns), Mercado comum (eliminam-se barreiras ao fluxo de fatores, como mão-de-obra), União econômica (moeda única).

Cultura: formas de viver construídas por grupos de seres humanos e transmitidas de uma geração para a outra, no contexto de instituições sociais, que incluem família e instituições educacionais, religiosas, governamentais e empresariais. É a programação coletiva da mente que distingue os membros de uma categoria de pessoas dos de outra.

A cultura está em constante mutação e evolução. Neste século, a convergência de culturas será muito acelerada, com a rápida expansão da Internet como meio de comunicação, marketing, transações e entretenimento.

Cultura de baixo contexto: as mensagens são explícitas, as palavras transmitem a maioria das informações na comunicação. A documentação é muito importante na negociação – são mais burocráticas. Cultura de alto contexto: há menos informações contidas na parte verbal da mensagem. Há menos burocracia – a honra vale mais que uma assinatura.

O domínio de idiomas e relacionamentos pessoais são importantíssimos para o negociante internacional. Alguns MBAs exigem que estudantes conheçam um ou até dois idiomas estrangeiros. Os recrutadores que acham que o conhecimento de outros idiomas permite aos funcionários uma contribuição imediata em seu trabalho no exterior.

Muitas transações de negócios internacionais são resultado de relações estabelecidas por estudantes estrangeiros enquanto freqüentavam escolas em outros países. A pessoa de negócios internacional deve ter um preparo comparável e a boa vontade de, pelo menos, considerar os méritos de enquadrar-se na maneira de fazer negócios na cultura do país de destino.

Ex.: Samsung lançou uma campanha de internacionalização – antes de assumir cargos no exterior, os gerentes freqüentam um “campo de treinamento” de um mês de duração. Outros passam meses no país somente estudando. Outra abordagem são workshops com estudos de casos, interpretação de papéis e outros exercícios elaborados para permitir que os participantes enfrentem situações relevantes, verifiquem quais seriam suas ações em situação similar.

Deve-se estudar o ambiente político, legal e regulatório do país em que pretende comercializar. Analisar o seu risco político, impostos, risco de expropriação e como funciona o registro de marcas e patentes (propriedade intelectual. Se há leis antitruste e se a corrupção prevalece no país.

Alguns países baseia suas leis no direito comum - estabelecido por tradição e por precedentes, que são decisões de casos anteriores, como a Inglaterra e as antigas colônias britânicas. Outros as baseia no código civil, que utiliza normas escritas, complementadas com decisões em julgamento nos tribunais.

Ainda está em evolução: antigamente tratava de guerras, do estabelecimento de paz e de outras questões políticas, como o reconhecimento diplomático de novas entidades e governos nacionais. Regras internacionais complexas surgiram lentamente, cobrindo, por exemplo, a situação das nações neutras.

Características de mercados regionais: Europa Ocidental, Europa Central e Leste Europeu, América do Norte, Ásia-Pacífico (China, Japão, Índia e Austrália), América Latina (Brasil), Oriente Médio, África do Norte, do Sul e Subsaariana.

Modos de pesquisa: observação (visualização e monitoramento) e busca. Fontes de informação: fontes humanas, documentais, na Internet e percepção direta.

Pesquisa formal de marketing: Identificação do problema da pesquisa Desenvolvimento de um plano de pesquisa Coleta de dados Análise de dados Apresentação dos resultados

Obrigado!