RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias ou metodologias?.
Advertisements

Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Ronaldo Correia dos Santos
Pibid Discente bolsista Ana Cristina O Linhares Supervisora: Maria Aparecida Coordenador: prof. George Pinto.
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
PRIMEIRAS PALAVRAS Este pôster registra resultados de uma pesquisa qualitativa em curso que se volta para a análise de produções textuais elaboradas e.
TÍTULO ÁREA TEMÁTICA INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO APOIO
UNIR- Universidade Federal de Rondônia
Universidade Estadual da Paraíba - UEPB Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/UEPB – GEOGRAFIA Escola Estadual de Ensino.
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
I Seminário Interno do PIBID-Física. Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes Maria Cristina Martins Penido (IF-UFBA) (Orientadora). Daniel Elias de Jesus.
Alisson Felinto Trajano, Edinete Rodrigues de Sousa, Leonardo Augusto Silva Leite, Maria Jucineide Araújo, Osmael Márcio de Sena Oliveira, Tatianne Ellen.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
“Blog: diário (de aprendizagem) na rede”
Coordenadora: Josandra Araújo Barreto
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Utilização do Baralho Atômico dos Elementos
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
PORTIFÓLIO.
Subprojeto: Geografia
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Faculdade de Ciências Biológicas Programa de Educação Tutorial - PET PET Biologia INTRODUÇÃO No Brasil, quando.
A cartografia tátil no ensino de geografia: Teoria e prática
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
ESTUDO DO MEIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Viviane Paiva dos Santos – ID
PIBID - SUBPROJETO DE GEOGRAFIA EEEFM ASSIS CHATEAUBRIAND COORDENADORA: DRª JOSANDRA BARRETO DE ARAUJO SUPERVISORA:MSª JULIANA NÓBREGA DE ALMEIDA BOLSISTA:
DIÁLOGO ENTRE A LITERATURA E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA ARTICULAÇÃO ENTRE AS DIVERSAS ESCALAS GEOGRÁFICAS Daniela Santana de Oliveira¹ Josandra Araújo Barreto.
Projeto água aplicado na Escola Municipal Sebastião Mendes
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ESTRATÉGIAS DE CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ILHA DO SUPERAGUI Priscilla Nascimento Amorim, Profº Dr. Roberto Martins de Souza
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência. Pibid Universidade Estadual da Paraíba Sub projeto de Geografia Coordenadora: Josandra A. Barreto.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Autor: Isabelle Leal de Lima¹, Orientador: Roberto Martins de Souza²
PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE
Dissecação Animal e a Aprendizagem Significativa De Ciências
A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DE DOCENTES DA UNEMAT CAMPUS DE LUCIARA-MT
AUTORES : Liliane de Oliveira Rosa Salvador 1 ; Lilian Margareth Biagioni de Lima 2 ; Lilian Guimarães 3 ; Ariana de Melo Borges 4 1,2,3,4 Universidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
MARQUES, E.M.R.;CAETANO,H,C., PINTANELLI,A.C., SILVA,H.G., NOGUEIRA,A.R. Universidade Estadual Paulista-UNESP, Câmpus de Bauru Faculdade de Ciências/Departamento.
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS Departamento de Letras e Artes – DLA V Seminário Institucional do Programa de Iniciação à Docência (PIBID.
Rogério Gentil Bellot, Rogério Toto, Vera Carolina Cambréa Longo
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO REFERÊNCIAS A utilização de um jogo didático deve ser planejada pelo professor como uma atividade diferenciada,
PIBID/UEPB – GEOGRAFIA E. E. E. F. E MÉDIO ASSIS CHATEAUNBRIAND
A FOTOGRAFIA NA ESCOLA: PROJETO INTERDISCIPLINAR DAS ÁREAS DE QUÍMICA, BIOLOGIA E FÍSICA DO PIBID-IFFLUMINENSE Pâmella Jane Ribeiro Pessanha1, Ana Caroline.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA-PIBID SUBPROJETO DE GEOGRAFIA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
 Introdução Referências MONBEIG, Pierre. Papel e valor do ensino da geografia e de sua pesquisa. In:_____.Novos Estudos de Geografia Humana Brasileira,
INTRODUÇÃO A reunião de pais e responsáveis realizada no dia 15 de setembro de 2015, às 19:30hs no Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, pela pedagoga Luiza.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
PROPOSTA DE ATIVIDADE * De acordo com o que pretende o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o objetivo do “Leituras Sociais” é, antes.
Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
COMO ESCREVER PROJETOS ACADÊMICOS Lívia. TÍTULO Conciso + Claro; Qualquer momento; Palavras-chave; Expressar especificamente sobre o que é seu trabalho.
PIBID – Química Pato Branco Mayara Gobetti Fernandes da Silva 1 * (IC), Tatiana Monaretto 1 (IC), Henrique Emilio Zorel Junior 1 (PQ), Sirlei Dias Teixeira.
Transcrição da apresentação:

RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS METODOLOGIAS DE ENSINO: A CONTRIBUIÇÃO E O DINAMISMO DO PIBID NAS AULAS DE GEOGRAFIA  Alícia de Paiva COSTA– EB¹ Sibelle Tarcis N. SANTANA– EB² Alunas da E.E.E.F.M Senador Argemiro de Figueiredo (Polivalente) aliciapaiva1@hotmail.com Sibelle.13@hotmail.com Ana Maria Canuto BANDEIRA Professora supervisora e titular das turmas envolvidas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES/UEPB. anabandeira09@gmail.com RESULTADOS E DISCUSSÃO INTRODUÇÃO As aulas de Geografia, quando centradas de forma excessiva no livro didático acaba desinteressando os alunos em relação aos conteúdos que não se identificam com os mesmos. A Geografia enquanto disciplina escolar, para que seja atuante na área das ciências humanas na formação do cidadão critico/reflexivo necessita que se cumpra algumas exigências, sendo uma delas a postura de professor na sala de aula como mediador do conhecimento e não como único detentor do conhecimento. O objetivo deste trabalho é enfatizar a relevância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) nas aulas da disciplina Geografia nas turmas do 1º ano “B e D” Manha, ensino médio no espaço educacional da escola E.E.E.F.M. Senador Argemiro de Figueiredo (Polivalente), localizado no bairro do Catolé na cidade de Campina Grande - PB. A partir do mesmo foi possível assimilar conteúdos relevantes como (Formas de relevo...) através da construção de Maquetes e Painéis que facilitaram o entendimento e o aprendizado, a fim de dinamizar todo o processo de ensino aprendizagem da disciplina. Os bolsistas pibidianos usaram métodos como a confecção de maquetes (Fig 01) que levou o conteúdo do livro didático ao aluno de maneira mais compreensível por meio da utilização de outros recursos didáticos com atividades que diferenciaram as aulas despertando e motivando a todos a interessar-se um pouco mais pela Geografia. OBJETIVOS Demonstrar a importância da atuação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID Geografia); Reconhecer a importância do painel e cartaz como recurso didático-pedagógico facilitador e motivador do ensino aprendizagem. Figura 01: produção e apresentação das Maquetes. 1º ano “A “ manhã Referindo-se a turma “ D” os bolsistas buscaram inserir metodologias que deixassem as aulas de Geografia mais atrativas como, a produção de painéis temáticos (Fig 3) com imagens representando o conteúdo “formas de relevo” contido no livro didático. METODOLOGIA Localização e caracterização da área de estudo A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador Argemiro de Figueiredo - Polivalente localiza-se na Avenida Elpídio de Almeida, bairro do Catolé, em Campina Grande-PB (Fig 01). MATERIAL E MÉTODO A produção das maquetes e dos painéis iniciou com a reunião dos bolsistas em conjunto com a professora supervisora titular da turma no intuito de fazer o levantamento e seleção dos materiais necessários para confecção e realização do produtos (Figs 1 e 2 ) em sala de aula. Figura 02: exposição dos painéis produzidos. 1º Ano “D” manhã CONCLUSÃO A utilização de maquetes painéis e cartazes como recurso didático não deixa de ser um resgate de material simples a ser reutilizado pelos professores. O trabalho de confecção e exposição de cartazes e painéis juntamente com a construção das maquetes em sala de aula foi de extrema importância para os alunos, professores e bolsistas. Neste contexto é de extrema importância o reconhecimento do uso frequente dos painéis e cartazes e as maquetes como um instrumento didático-pedagógico simples e indispensável para facilitar ensino aprendizagem nas diferentes modalidades de ensino. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BIGOTTO, José Francisco. Geografia: Sociedade e Cotidiano, fundamentos. José Francisco Bigotto, Márcio Abondanza Vitiello, Maria Adailza Martins de Albuquerque. -1ed – São Paulo: Escala Educacional, 2010. – (coleção Geografia: Sociedade e Cotidiano). LESSAN, J. Geografia no ensino fundamental I. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2009. P 139 a 180.  PILETTI, N. Psicologia Educacional. 4º ed. São Paulo:, Àtica,1986,63p.