3° Encontro do GD de TIC 11/06/2015

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
NÚCLEO DE TECNOLOGIA GD DAS TICS 2011
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
E-ProInfo Ana Christina Bringuente
Oficina de Ensino-aprendizagem de Gráfica Digital Plano Plano de Pesquisa.
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Informações sobre o Teleduc
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Questões Estratégicas para o Desenvolvimento da EAD
NTE – Ijuí 36ª CRE. JUSTIFICATIVA O Núcleo de Tecnologia Educacional de Ijuí-NTE/36ª CRE juntamente com a CATE/SE/RS/EFA/FIDENE iniciou em 2004 a.
OFICINAS ON-LINE DO ENTRE NA RODA: uma ação colaborativa Cleide M. Santos Muñoz – Cenpec – Fernanda da Silva.
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Claudia Guazzelli Charoux Núcleo TIC na Educação - CENPEC
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância Maurício Rosa Marcus Vinicius Maltempi.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Planejamento Estratégico Desenvolvedora: Lílian.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Dinâmicas de Grupo.
Comunidade de aprendizagem
REDES ACADÊMICAS VIRTUAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
2° Encontro do GD de TIC 07/05/2015
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
O papel do educador no processo de formação da criança especial
EAD na Esat Curso de Formação de Autores para EAD Curso de Formação de Autores.
MODELOS E ESTRATÉGIAS FORMATIVAS NOS AVAs
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
PROPOSTA PRÊMIO APLICATIVO SAÚDE ADOLESCENTE
Logo escola Curso de elaboração de projetos Formadores: nome professor de informática nome do colega pedagoga Proinfo 2010.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
MODELOS E ESTRATÉGIAS FORMATIVAS NOS AVAS 5° Encontro do GD de TIC 06/08/2015.
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
Programação_ 9h – Boas vindas 9h30m – Atualizações do GELP Brasil 10h – Evento Internacional do GELP em Durban 11h – Oficinas e Outputs do GELP Brasil.
AVALIAÇÃO DO GD ° Encontro do GD de TIC 05/11/2015.
II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Pará Bette e Nielce 26/04/2012.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Desenvolvedora: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho.
Curso Online A influência do computador na educação infantil
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
H ISTÓRICO DO A B I NV. Iº Seminário 16/Março/ Trocando ideias: Plano de A ç ão UCA 2012 (atividade em grupo), 2. Plano de A ç ão 2012 (UCA na.
1º Encontro - Apresentação 06/06/2014. Pauta Acolhida Contexto do Ensino Médio O que é o Pacto? Execução do Pacto no Ceará Levantamento de expectativas.
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
Telemedicina e Telessaúde Formação de profissionais na saúde Luiz Roberto de Oliveira Estratégias de uso das TDICs na formação de recursos humanos.
Proposta do Curso Elaboração de Projetos (40h) FORMADORES: FÁBIO NOGUEIRA KAAM COORDENADORA: ROSEMEIRE NOGUEIRA B. KAAM PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA.
Conhecendo o Ambiente de Curso. O Moodle É um software livre de apoio à aprendizagem (páginas de disciplinas e grupos colaborativos). Sistema para gerenciar.
Formação continuada ANO 2015
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015 O conhecimento não é uma cópia da realidade. Conhecer é modificar, transformar o objeto, e compreender.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE APOIO AO ESTUDANTE GERÊNCIA DE VALORIZAÇÃO AO ESTUDANTE.
Curso Elaboração de Projetos Utilizando os Recursos Tecnológicos.
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Transcrição da apresentação:

3° Encontro do GD de TIC 11/06/2015 ADESÃO/Evasão em EAD 3° Encontro do GD de TIC 11/06/2015

Informes Compartilhamento Escolha de quem fará a síntese do encontro Inscrições para compartilhamento sobre a Bette Brasil 2015 e organização dos tópicos a serem sistematizados para esta apresentação no próximo encontro – dia 02/07 Compartilhamento Apresentação do Plano Ceibal – iniciativa do governo uruguaio surgida em 2007 de distribuir Um Computador por Aluno, baseado na proposta da ONG One Laptop per Child que levou notebooks a 300 mil alunos de escolas públicas uruguaias, estimulando a inclusão digital e o uso da tecnologia a favor da educação (apresentação Lelê). Artigo Porvir: http://bit.ly/1Ajr4Q2 Site Plano Ceibal: http://www.ceibal.edu.uy/

Pauta do 3° encontro do GD TIC Retomar e validar com o grupo a tipologia dos participantes nos Cursos em EAD: - INSCRITOS: aqueles que fizeram inscrição no curso preenchendo seus dados no sistema. - MATRICULADOS: aqueles que acessaram o ambiente do curso pelo menos uma vez. -CONCLUINTE (denominação temporária): participante que cumpre todas as atividades, mas não é certificado por conta de sua avaliação de desempenho. - CURSISTAS: aqueles que realizaram ao menos uma atividade no curso. - CERTIFICADOS: aqueles que cumpriram os requisitos mínimos necessários para obtenção de certificado. - DESISTENTES: aqueles que oficializaram por e-mail a solicitação de cancelamento da inscrição no curso em qualquer momento. - EVADIDOS: participante que realiza ao menos uma atividade e desaparece do curso sem mandar notícias. Evasão = cursistas – (certificados + concluintes + desistentes)

Pauta do 3° encontro do GD TIC Construir com o grupo uma denominação e uma definição sobre o participante que cumpre todas as atividades mas não é certificado por conta de sua avaliação de desempenho. Adesão: s.f. - ação ou resultado de aderir, de ligar-se ou estar ligado fisicamente a algo; postura favorável a uma ideia, movimento, apoio; filiação a partido, associação etc.

Trabalho em grupo MAPA CONCEITUAL: ferramenta/estratégia que ajuda a organizar e representar o conhecimento do grupo, aperfeiçoando o organograma para ser utilizado em trabalho de equipe. O processo é dinâmico e o conhecimento vai sendo construído coletivamente. Discussão: debater com o grupo os possíveis gargalos que podem impedir um cursista de passar de uma fase a outra na adesão aos cursos.

Cada grupo deve se referenciar nos materiais disponíveis: Censo Cada grupo deve se referenciar nos materiais disponíveis: Censo.br, TIC na Educação e Pesquisa de evasão do PIU e considerando que existe uma escala progressiva entre o inscrito (ponto de partida) e o certificado(ponto de chegada) –, discutir e anotar em tarjetas elementos que podem ser obstáculos ou incentivos para o fluxo deste participante ao próximo nível. Cada grupo, começando pelos inscritos, deve colocar as tarjetas na cortiça do auditório que estará organizada conforme modelo e compartilhar seu raciocínio com o grande grupo.

Trabalho em grupo Trabalho em grupo – construir mapa conceitual Perguntas: - o que pode impedir que um inscrito se torne um matriculado? - o que pode impedir que um matriculado de se tornar cursista? - o que pode impedir que um cursista receba o certificado? Inscrito Matriculado Cursista Tipo de usuário? Certificado Obstáculo Incentivo Organizar a cortiça do auditório com os cinco tipos de usuários de cursos em EAD e as filipetas em branco e com questões e dados relevantes das três pesquisas (Censo.br, TIC na Educação e Evasão no PIU) para que o grupo organize as questões e elementos de forma a compreender o que é um obstáculo e o que é um incentivo na transição entre um tipo de usuário e outro, conforme modelo que segue.

Encaminhamentos Encaminhamentos para o 4° Encontro do GD de TIC – 02/07/2015: No 1° encontro deste GD, foi combinado que o próximo tema a ser abordado seria Mobilidade. No entanto, considerando a sequência lógica das discussões que estão em curso neste grupo e no GD de Formação, achamos importante antecipar o que seria o último tema: Formação. É preciso pensar em como vai ser a parceria com as pessoas que compõem o GD de Formação. Nossa proposta de discussão para o 4° encontro é a seguinte: Apresentação do levantamento de modalidades de formação feita pelo GD de Formação (Claudia Petri). Apresentação do levantamento dos tipos de cursos a distância (EAD) e demais Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) que temos no Cenpec. Discussão: O que é Ambiente Virtual de Aprendizagem para além de cursos? Quais os objetivos formativos que temos nas outras propostas on-line que não estão estruturadas como cursos? Alinhar quais são os modelos de formação on- line utilizados em nossas ações do Cenpec, considerando as concepções teóricas discutidas no GD de Formação.