2004
Retomamos a idéia e uma professora de 4ª série abraçou junto a causa. Como surgiu a idéia? 2003 A partir de um trabalho aprensentado no ano 2º FORUM de 2003, pela escola Ana Néri Discussão da idéia com alguns professores da escola Duas professoras se mostraram interessadas
- Representação gráfica : estrutura conceitual rede/esquema - Diagrama hierárquico: indica conceitos e relações entre eles Mapa Conceitual
- Aprendizagem significativa preocupação com a compreensão de um conceito - Forma organizada de sistematizar o aprendizado do aluno - Relações que o aluno consegue fazer - Promove uma visão integrada do assunto - Outra forma de leitura de um conteúdo * Resultados com significado APRENDIZAGEM
EGITO Como surgiu o tema? Na sobrecapa dos cadernos de um aluno tinha uma pirâmide em forma de dobradura, na qual o mesmo a montou e presenteou a professora. Surgiu nesse contexto uma discussão sobre o assunto, dando origem ao trabalho.
Proposta de trabalho; Conceito; Pesquisa; Construção mapa; Leitura mapa (relações- informação distorcida; direção das setas; ausência do conceito (não sabiam definir); Discussão; Retomada do mapa; DESENVOLVIMENTO
IDÉIA FINAL: mapa conceitual da turma toda onde o conteúdo de cada dupla será exposto e relacionado com outros conteúdos formando uma grande teia de relações. AVALIAÇÃO: EM PROCESSO
Egito -O Egito é um país que as pessoas praticam ritos funerais ou seja,a múmia passa por processos para durar bastante tempo. Múmia - A múmia é o cadáver do faraó que fica no sarcófago. Pirâmides - As pirâmides são a onde o faraó fica depois de morto. Tumba - A tumba fica dentro da pirâmide. LABIRINTO - OS LABIRINTOS SE RELACIONAM COM PORTAS FALÇAS PORQUE PROTEGE OS TESOUROS DO FARAÓ.