2004. Retomamos a idéia e uma professora de 4ª série abraçou junto a causa. Como surgiu a idéia? 2003 A partir de um trabalho aprensentado no ano 2º FORUM.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

MICRO POLÍTICAS E CONFLITOS NA SALA DE AULA
Núcleo de Assessoria Pedagógica Unisal – Lorena 2006
Prof. Azenaide A. S. Vieira Prof. Luciana B. O. Catarino
Antiguidade Oriental Egito e Mesopotâmia Professoras: Jose e Rô.
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
PROFESSORA KÁTIA SIMONI MARTINS
Relato das Experiências
RELATO DE EXPERIÊNCIA Profº Simone Zogbi.
TANGRAM Mestrado Profissionalizante em
Conselho de Classe: espaço de análise, reflexão e avaliação do trabalho pedagógico
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
O que significa afetividade/ afeto?...
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Estudar de forma mais produtiva e independente é uma grande conquista. Ao ensinar estratégias de estudo, você fará com que seus.
Concepções de Estatística de um grupo de professores de Matemática da Escola Básica brasileira: um estudo diagnóstico Cileda de Queiroz e Silva Coutinho.
Ensinar leitura e escrita com o gênero como instrumento: uma proposta "Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino"
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
Ângela Maria de Oliveira Barbosa Nunes
TRÍADE ESCOLAR Chamo de tríade escolar os três pilares que formam uma escola, eles tem o mesmo grau de importância para que uma escola seja um lugar do.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O PC como integrante da Equipe Gestora – funções, espaços de atuação,
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
Esquema O esquema é um conjunto de idéias que você considera como sendo as mais importantes de um texto, de uma aula ou de um filme, interligadas com as.
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Marco Antonio Moreira Instituto de Física, UFRGS
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
ESTUDO DE CASO “CASE STUDY"
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
ESTUDO DE CASO “CASE STUDY"
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSÉ
Com certeza, os seus pertences pessoais estão guardados em um guarda-roupa. No entanto, se estão organizados ou não, dependerá de cada pessoa. Mesmo estando.
PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE ENSINO A DISTÂNCIA – PROEAD
Ampliando conhecimentos
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Acção : Física e Matemática Calculadoras Gráficas, CBL e CBR SELECÇÃO DA ACTIVIDADE Vai de encontro aos programas das duas disciplinas no 11º ano; São.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
Conceitos e Procedimentos
FACULDADE DE ARQUITETURA & URBANISMO – UNINILTON LINS
ESTUDANTE NO TRÂNSITO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Etapas de uma sequência didática
Animais em extinção Nome: Patrícia Lopes Santhusa Pacheco
Equipe responsável pela produção
Relatório Módulo Gestão Integrada das Mídias
Identificação da atividade e do aluno
Vamos fazer juntos um Mapa Mental?
Escola Estadual Leontino Alves de Oliveira Rio Negro/MS PROGETEC: Elizangela Maria dos Santos Arruda Grupo de Estudo e Discussão GED – NTE Regional.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
PROJETO OS ANIMAIS.
Trocando Ideias, 24/08/13. HorárioAtividade 8h – 8h30Início do encontro, com a apresentação dos mediadores, dos seus cursos de origem e da proposta do.
Professor(es) Apresentador(es):
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
QUANDO A AMIZADE É UM PRESENTE
Autores : Antonio Vico Mañas Victor Degenhardt
Prof. Luciano Allegretti Mercadante Núcleos Docentes Estruturantes NDE Contexto FCA Início em 2009, 8 cursos, inexistência de departamentos Construção.
Mapa da Escola Seqüência didática:.
Vamos fazer juntos um Mapa Mental? Atividade presencial em grupo IAVM – junho/julho de 2009.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
Curso Elaboração de Projetos Utilizando os Recursos Tecnológicos.
Os seis princípios do Currículo Uma escola que também aprende; O currículo como espaço de cultura; As competências como referência; Prioridade para a competência.
Transcrição da apresentação:

2004

Retomamos a idéia e uma professora de 4ª série abraçou junto a causa. Como surgiu a idéia? 2003 A partir de um trabalho aprensentado no ano 2º FORUM de 2003, pela escola Ana Néri Discussão da idéia com alguns professores da escola Duas professoras se mostraram interessadas

- Representação gráfica : estrutura conceitual  rede/esquema - Diagrama hierárquico: indica conceitos e relações entre eles Mapa Conceitual

- Aprendizagem significativa  preocupação com a compreensão de um conceito - Forma organizada de sistematizar o aprendizado do aluno - Relações que o aluno consegue fazer - Promove uma visão integrada do assunto - Outra forma de leitura de um conteúdo * Resultados com significado APRENDIZAGEM

EGITO Como surgiu o tema? Na sobrecapa dos cadernos de um aluno tinha uma pirâmide em forma de dobradura, na qual o mesmo a montou e presenteou a professora. Surgiu nesse contexto uma discussão sobre o assunto, dando origem ao trabalho.

 Proposta de trabalho;  Conceito;  Pesquisa;  Construção mapa;  Leitura mapa (relações- informação distorcida; direção das setas; ausência do conceito (não sabiam definir);  Discussão;  Retomada do mapa; DESENVOLVIMENTO

IDÉIA FINAL: mapa conceitual da turma toda onde o conteúdo de cada dupla será exposto e relacionado com outros conteúdos formando uma grande teia de relações. AVALIAÇÃO: EM PROCESSO

Egito -O Egito é um país que as pessoas praticam ritos funerais ou seja,a múmia passa por processos para durar bastante tempo. Múmia - A múmia é o cadáver do faraó que fica no sarcófago. Pirâmides - As pirâmides são a onde o faraó fica depois de morto. Tumba - A tumba fica dentro da pirâmide. LABIRINTO - OS LABIRINTOS SE RELACIONAM COM PORTAS FALÇAS PORQUE PROTEGE OS TESOUROS DO FARAÓ.