Controle e Gerência da Qualidade Prof. Ms. Pablo Peron de Paula

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

A Teoria sistêmica da administração
CAUSAS DOS ACIDENTES DO TRABALHO
CONCEITOS ELEMENTARES
GERADOR SÍNCRONO Geradores síncronos ou alternadores são máquinas síncronas usadas para converter potência mecânica em potência elétrica ASPECTOS CONSTRUTIVOS.
Brainstorming.
Aula 8 Engenharia de Manutenção FMEA
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
José Renato da Silva Luiz Baranhuk Sylvia Marcela de Lima
Kaoru Ishikawa - Japonês ( Aproximadamente 1943 )
GT EMPRESAS SAUDÁVEIS - PRINCIPAIS QUESTÕES LEVANTADAS Ponto de partida: distinção dos modelos de atuação predominantemente centrados no indivíduo daqueles.
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC)
Ferramentas do SQC Por Carlos Reis.
FERRAMENTAS PARA O CONTROLE E A MELHORIA DA QUALIDADE
Aplicação de Programas de Qualidade em Serviços de Informação
Fontes, Identificação e Categorização de riscos
Diagrama de causa e efeito ou diagrama de Ishikawa
Professora: Desiree Blum Menezes, MSc. (Fundamentos da Administração)
KAIZEN Significado: Kaizen significa melhoria contínua, envolvendo todos, inclusive gerentes e operários, que discutem possibilidades de melhorias inovadoras.
Métodos Quantitativos
Tel (11) à
Planejamento e Controle da produção
Diagrama de Ishikawa ou
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Espinha de peixe (Diagrama Ishikawa)
Sistemas de Informações Gerenciais – 1 – Sistemas de Informações Gerenciais – 2 –
Gestão de Projetos Ms. Karine R. de Souza
CONTROLE DA QUALIDADE PROF: GONÇALO
Ferramentas da qualidade
DIAGRAMA CAUSA-EFEITO ESPINHA DE PEIXE
Métodos Quantitativos
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Prof Cláudio Cabral.  São técnicas utilizadas em conjunto ou não para se escolher a melhor alternativa para a tomada de decisão.  O uso de determinada.
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
GERENCIAMENTO DA QUALIDADE FERRAMENTAS DE CONTROLE
João Paulo Inima Rabelo Wanderson Alberth
1. Definição O diagrama espinha de peixe é uma maneira organizada para identificar e exibir todas as possíveis causas relacionadas com uma situação ou.
Estudo do Trabalho ou Estudo dos Tempos e Movimentos
Aula 7 – Planejamento do Levantamento
INTRODUÇÃO AOS S.I.M. Sistemas Integrados de Manufatura
Profª Lucélia Oliveira
Ferramentas apresentadas
Pressione ENTER para iniciar.
CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC)
Prof. MSc. Cláudio Cabral
Administração Científica
7 FERRAMENTAS BÁSICAS DA QUALIDADE
GESTÃO DA QUALIDADE Tornar o simples complicado é fácil;
Falando de Ferramentas da Qualidade
TQM “Total Quality Management”
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
Karou Ishikawa.
Prof. Fernando Penteado
COMO GERENCIAR CONTRATOS Desafios da Construção Civil
DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO
O QUE SÃO... FERRAMENTAS DA QUALIDADE
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II
Diagrama de Ishikawa, Causa e Efeito ou 6M
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
ERGONOMIA.
Métodos Quantitativos Prof. Edson Nemer Site:
Ferramentas da Qualidade Diagrama de Causa e Efeito
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 4 - Técnicas de Tomada de Decisão.
MASP Método de Análise e Solução de Problemas. 2 OBJETIVO AFAM consultoria técnica Entendimento dos conceitos de não conformidade, disposição, ação imediata,
Prof. Fernando Penteado Kaizen significa melhoria contínua. Para se tornar uma ferramenta efetiva, o Kaizen deve envolver todos os empregados da empresa.
Processos Decisórios– apostila 1 – 2. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 1 Processos Decisórios Ferramentas da Qualidade Profa. Josy.
Transcrição da apresentação:

Controle e Gerência da Qualidade Prof. Ms. Pablo Peron de Paula

Diagrama de Causa-Efeito, de Ishikawa ou de Espinha de Peixe Objetivo Determinar todas as causas possíveis de um problema para obter as causas mais prováveis do mesmo

Diagrama de Causa-Efeito, de Ishikawa ou de Espinha de Peixe O diagrama Causa-Efeito, é também chamado de diagrama Ishikawa, por ter sido inventado por um Japonês com este nome. Também é conhecido como diagrama de Espinha de Peixe, devido à sua forma depois de construído. Este diagrama é representado por uma figura formada por diferentes linhas e rectângulos que servem para representar de uma forma organizada as relações entre um efeito observado e as suas possíveis causas.

Diagrama de Causa-Efeito, de Ishikawa ou de Espinha de Peixe

Diagrama de Causa e Efeito Vantagens: levantamento não estruturado das causas; foco passa a ser o problema, através de abordagem integrada; efetiva pesquisa das causas; ponto de partida para o uso de outras ferramentas básicas; identifica o nível de compreensão que a equipe tem do problema; uso genérico. (LINS, 1993, p.155)

Diagrama de Causa-Efeito, de Ishikawa ou de Espinha de Peixe CAUSAS São variáveis ou fatores que contribuem para o problema em estudo (efeito) e podem ser, entre outras, mão de obra, máquinas, métodos, materiais, meio ambiente. EFEITO É o problema em estudo. Este efeito ou problema pode ser, por exemplo: a frequência de acidentes; a poluição ambiental; defeitos; etc.

Construção do Diagrama Causa-Efeito A sua aplicação requer a constituição de um grupo de pessoas diretamente relacionadas com o problema a solucionar, que deverão participar activamente, e que seja seguida uma determinada metodologia: 1. Identificar bem o problema a estudar e registar no retângulo do lado direito do diagrama reservado para o Efeito. PROBLEMA DA QUALIDADE (EFEITO)

Construção do Diagrama Causa-Efeito 2. Nos restantes retângulos anotar as causas principais do problema em estudo. Na maior parte dos casos as causas principais devem-se a: - Mão de obra - Materiais - Meio ambiente - Máquinas - Métodos - Medição MÃO DE OBRA MÁQUINAS MÉTODOS PROBLEMA DA QUALIDADE (EFEITO) MATERIAIS MEIO AMBIENTE MEDIÇÃO (CAUSAS)

Construção do Diagrama Causa-Efeito 3. Para cada uma das causas principais identificar as subcausas, isto é, as causas que dão origem às causas principais: MÁQUINAS MÃO DE OBRA MÉTODOS Subcausa PROBLEMA DA QUALIDADE Subcausa (EFEITO) MATERIAIS MEIO AMBIENTE (CAUSAS)

Construção do Diagrama Causa-Efeito Exemplo: Num caso em estudo, a causa principal - Mão de Obra - tem por subcausas do problema, o fato de haver um colaborador novo e a fadiga. Por outro lado, foi também identificado, que o fato de o colaborador ser novo tem influência na qualidade, por ter sido sujeito a um reduzido tempo de treinamento e por não ter formação especializada. MÃO DE OBRA Insuficiente tempo de treino Colaborador novo Excesso de horas extraordinárias Sem formação especializada Fadiga PROBLEMA DA QUALIDADE (EFEITO)

Observação A Espinha de Peixe também pode ser usada para a melhoria. A cabeça então corresponde ao objetivo a ser alcançado. Objetivo

Observação Providências Providências Providências Providências

Diagrama de Causa e Efeito

O CARRO CHEGOU ATRASADO DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO MATÉRIA-PRIMA MÁQUINA MEDIDA MEIO AMBIENTE MÃO-DE-OBRA MÉTODO O CARRO CHEGOU ATRASADO EFEITO COMBUSTÍVEL CARRO RELÓGIO MARCADOR DE COMBUSTÍVEL CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS MOTORISTA TRAJETO PLANEJADO MECÂNICO DE MANUTENÇÃO ESTRADAS ACESSOS PNEUS SUSPENSÃO MOTOR TÚNEIS PONTES PROVÁVEIS CAUSAS