UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – ENSINO À DISTÂNCIA LINGUAGEM E EDUCAÇÃO – EIXO VII POWER POINT.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Advertisements

Estágio de Apoio Docente
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA
Nome do aluno Nome do Orientador
Profª Olga C. da Silva Durand UFSC
Plano de Metas da DRE Campo Limpo
PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO DOS ALUNOS DE LETRAS DA UFPR
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
RELAÇÕES FAMILIARES E COMPORTAMENTO INFANTIL
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E QUALIDADE DE VIDA
Produções textuais de alunos
Comportamento informacional de estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte José Geraldo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PROFESSORAS Música da Escola Eixo 3
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA – LICENCIATURA Jorgiane Oliveira da Rosa.
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Práticas de leitura, escrita e oralidade no contexto social
Projeto de iniciação cientifica júnior do Colégio Prefeito Antonio Teodoro de Oliveira (ATO). Orientador : Ed Carlos Silva Orientando: Macielle Pontes.
COMO CRIAR FILHOS COM ATITUDES POSITIVAS
RETRATOS DE FAMÍLIAS: UMA LEITURA ATRAVÉS DOS TEMPOS
TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO
SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva
SEGUNDO EDUCADORES DA EJA Professora Dóris Maris Luzzardi Fiss - PEAD
Sala de informática 2009 Com a Prof a. Débora DéboraFamíliaTrabalho.
Thais Josiani Silva Facio Profª. Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientador(a) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
PROJETO DE PESQUISA LER E GOSTAR!!! Coordenadora Maria Aparecida Cagnoni Sant’Anna e Acadêmicas 3º ano Pedagogia UEG – Formosa – GO.
AUTORA: Adelice Ferreira Silva Orientadora: Margareth L. de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Porto Nacional – TO. Julho/2010.
Organizando o trabalho pedagógico
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA GESTÃO E FAMÍLIA NO COMBATE À INDISCIPLINA AUTORES: Eny Cândida da Silva Oliveira –turma “A” Maria Leny.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NOME COMPLETO DO ALUNO TÍTULO SÃO CARLOS 2013.
LINGUAGEM E EDUCAÇÃO Eixo 7 PLANO DA INTERDISCIPLINA
Ano 2 Unidade 1.
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA:
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
LINGUAGEM: FORMAS E USOS
CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2006: divulgação e análise dos dados PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Junho de 2006 PROAI.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS FACULDADE DE EDUCAÇÃO - FACED CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA - PEAD EIXO 5.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
TENDÊNCIAS INVESTIGATIVAS NO ESTÁGIO E NAS PRÁTICAS DE ENSINO
WEBFÓLIO – 24 de março Curso: Didática da Alfabetização 2010 Cristina e Lourdes – Professoras do 2º ano.
TURMA - 24 PROFESSORA RENATA
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Ana Parker, Grasiela Birck, Jandira Petry, Renata Silva e Salete Schmidt Professora orientadora Dóris Maria Luzzardi Fiss.
PORTFÓLIO 2009/01 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS FACULDADE DE EDUCAÇÃO - FACED CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA - PEAD.
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Ana Parker, Grasiela Birck, Jandira Petry, Renata Silva e Salete Schmidt Professora orientadora Dóris Maria Luzzardi Fiss.
O Bibliotecário como Mediador de Leitura
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
EJA, o que sabemos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS
Socialização Profissional de Professores Ingressantes na Universidade: Formação, Identidade e Saberes Universidade Federal de Uberlândia/MG UFU/PROGRAD/DIREN.
DADOS OBTIDOS A PARTIR DO QUESTIONÁRIO – 8°B. 8. Sua família tem o hábito de ler? O que?
 Introdução Referências Bibliográficas SOUZA, Flávio de. A Mãe da Menina e a Menina da Mãe. In: MACHADO, A. M. [et. al]. Quem conta um conto? 1ª ed. São.
TÍTULO DO TRABALHO: subtítulo do trabalho MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO UNIVERSIDADE.
Monografia I Prof. Dr. Leandro B. Brusadin Texto V: Elementos Pós-Textuais Manual de Monografia.
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
PROJETO CONTOS 2.0 FONTE: REVISTA NOVA ESCOLA MAIO 2008 PROFª RENATA G. C. PIOS DOS REIS.
A INCLUSÃO SOCIAL DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
NOME DE CADA UM, LOCAL ONDE MORA E PROFISSÃO QUESTIONÁRIO APRESENTAÇÃO DO CURSO VIDEOS ORIENTAÇÕES AO ESTUDANTE INICIO.
Universidade Federal Do Pampa campus Jaguarão Curso Licenciatura em Pedagogia Bolsista: Tatiane Silveira Conceição Coordenadora: Patrícia Moura Supervisora:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – CED CURSO DE PEDAGOGIA PROFESSORA: Maria Aparecida Lapa de Aguiar
Relato: vivências de letramento Medeiros et al (2005)*
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – ENSINO À DISTÂNCIA LINGUAGEM E EDUCAÇÃO – EIXO VII POWER POINT 5 MÓDULO 8 Relato: vivências de letramento Medeiros et al (2005) * Material proveniente de trabalho de campo realizado no Curso “Múltiplas Alfabetizações e Alfabetismos”, coordenado pela Profª. Iole Maria Faviero Trindade, da UFRGS/FACED/PPGEdu/NECCSO. In: MOLL (org.), [CD-Rom – Meta 4 – Grupos de Trabalho – Grupo 7]

Entrevistadoras: Claudete Patr í cio Medeiros; Inajara Melo da Silva; Luisa Janira Fontes; Marise Silveira Moraes; Marta Marize Bach Dias e Olga Dirlei Nunes. Entrevistados: 90 alunos e 22 pais ou respons á veis Escola: E. M. E. F. - Alvorada (RS) – Turmas A31, B21 e B22 – 1 º e 2 º ciclos Fonte consultada: Material proveniente de trabalho de campo realizado no Curso “ M ú ltiplas Alfabetiza ç ões e Alfabetismos ”, coordenado pela Prof ª. Iole Maria Faviero Trindade, da UFRGS/FACED/PPGEdu/NECCSO. In: MOLL (org.), [CD-Rom – Meta 4 – Grupos de Trabalho – Grupo 7 ]

CURSO “MÚLTIPLAS ALFABETIZAÇÕES E ALFABETISMOS” Trabalho de campo 1. Questões usadas na entrevista com alunos: Que tipo de material sua família tem o hábito de ler? O que você mais gosta de ler? Quem traz materiais de leitura para dentro da sua casa?

CURSO “MÚLTIPLAS ALFABETIZAÇÕES E ALFABETISMOS” Trabalho de campo 2. Questões do questionário encaminhado para os familiares: Você conta história para seus filhos? Cite algumas delas: Local de trabalho Qual a sua profissão? Qual a sua escolaridadade? Qual a sua idade e a de seu(sua) companheiro(a)?

RESPOSTAS DOS ALUNOS Que tipo de material sua família tem o hábito de ler? 1º. Jornal 2º. Bíblia, livros e folhetos religiosos 3º. Livro 4º. Jornais, revistas e livros 5º. Revistas e livros infantis

RESPOSTAS DOS ALUNOS O que você mais gosta de ler? 1º. Bíblia e livros 2º. Jornal 3º. Jornal e livro; Jornal e revista; Gibi

RESPOSTAS DOS ALUNOS Quem traz materiais de leitura para dentro da sua casa? 1º. Pai e mãe 2º. Pai 3º. Mãe

RESPOSTAS DOS FAMILIARES Você conta histórias para o seu filho? Cite o nome de algumas delas: 1º. Branca de Neve Os três porquinhos Histórias inventadas 2º. Chapeuzinho Vermelho 3º. Histórias Bíblicas Histórias de futebol Cachinhos de Ouro A Bela e a Fera A Pequena Sereia Aladin Bambi A Bela Adormecida

RESPOSTAS DOS FAMILIARES Qual a sua escolaridade?

RESPOSTAS DOS FAMILIARES Qual a sua idade e a de seu(sua) companheiro(a)? 1º - entre 28 e 30 anos (49%). 2º - entre 34 e 48 anos (45%). 3º - 27 anos (6%).

Referências: MEDEIROS, et.al. Relato de vivência em letramento. Material proveniente de trabalho de campo realizado no Curso “Múltiplas Alfabetizações e Alfabetismos”, coordenado pela Profª. Iole Maria Faviero Trindade, da UFRGS/FACED/PPGEdu/NECCSO. In: MOLL (org.), [CD-Rom – Meta 4 – Grupos de Trabalho – Grupo 7]