Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
Advertisements

REDE NACIONAL PRIMEIRA INFÂNCIA - RNPI. Percurso Comitê Primeira Infância, na Presidência da República Idéia de sua recriação sob a forma de Núcleo.
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
Justiça juvenil sob o marco da doutrina da proteção integral Desafios político-institucionais para a garantia do pleno desenvolvimento.
EIXO 1 – DESENVOLVIMENTO SOCIAL: Políticas sociais com exercício de direitos e promoção da solidariedade Secretarias correspondentes: - Direitos da Mulher.
PACTO PELA VIDA EM DEFESA DO SUS E DE GESTÃO
COMO ALAGOAS IRÁ ACOMPANHAR OS MUNICÍPIOS
SECRETARIA DAJUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL COORDENADORIA DA POLÍTICA DO IDOSO n Lei nº de julho de 2000, estabelece diretrizes e competências.
CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS: 8 ANOS DE CONQUISTAS
Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
SEMINÁRIO TEMÁTICO: DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL
CARAVANA EM DEFESA DO SUS - EVENTO PARAÍBA PLANO ESTADUAL DE SAÚDE DA PARAÍBA – AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS 2009/2010.
A Política de Gestão Estratégica e Participativa no SUS
Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem
OBJETIVO Apoiar nos Municípios, através dos Centros de Referencia da Assistência Social - CRAS, a implantação e o desenvolvimento de uma metodologia.
Secretaria Estadual de Saúde Departamento de Ações em Saúde Coordenação Estadual de Atenção Básica - Saúde da Família Política Estadual para Atenção Básica.
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
Fabiano André Vergani
Política Estadual de Promoção e Desenvolvimento da
Seminário Regional Entre Redes – Cuiabá/MT Os Desafios à implementação do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária no Estado de Goiás Expositora:
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
CARTA DE INTENÇÕES São José dos Campos
Sandra Regina de Souza Área Técnica de Saúde da Criança
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
FILME. Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Estadual da Saúde - coordenação Secretaria Estadual da Educação Secretaria Estadual do Trabalho,
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
O projeto JUSTIÇA PARA O SÉCULO 21 tem por escopo incorporar as práticas restaurativas na Justiça da Infância e da Juventude.
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
Foco de Atuação: Atenção Básica
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
Minuta de resolução para CIB
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
MARCO LEGAL ECA – Art. 86 A Política de Atendimento dos direitos da Criança e do adolescente far-se-á através de um conjunto articulado de ações governamentais.
Mude a história cuidando das crianças hoje novembro, 2014.
Atenção Básica em Saúde
SAÚDE MATERNO INFANTIL
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
Programa O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais - PELL e PMLL.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO ESPECIAL Secretário: Luis Augusto Lara Presidente:
Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
ABRIL 2010.
Apresentação da Rede Nacional Primeira Infância Forquilhinha, 24 de Abril de 2015.
Situação de Abrangência Brasil crianças (média mensal de crianças menores de 6 anos acompanhadas) gestantes (média mensal de gestantes.
APRESENTAÇÃO SEMANA DO BEBÊ 2010
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
OFICINA DE QUALIFICAÇÃO DE FACILITADORES DO NASF
MAIO 2010.
Secretaria da Saúde Departamento de Ações em Saúde Saúde da Criança e do Adolescente ESF Saúde do Homem Saúde da População Negra e Indígena Política de.
Centro de Referência de Assistência Social
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
Primeira Infância e Direitos Humanos
O OLHAR DO VISITADOR NO DIAGNÓSTICO PRECOCE DAS DEFICIÊNCIAS.
MARÇO 2015 CAMPO GRANDE - MS. A proposta tem por objetivo promover a formulação e implementação do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
O papel pedagógico do órgão gestor
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
Realizar intervenção de apoio às famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica, a partir de sua cultura e experiências, para que promovam.
Macaé Rio de Janeiro Criação do CIEDS e primeiro projeto de capacitação de lideranças comunitárias em favelas cariocas Conquista do Título.
SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS COORDENADORIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE REDE AQUARELA REDE AQUARELA/ PAIR ABRIL/10.
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
Transcrição da apresentação:

Linha do Tempo

Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde 2003. Política pública (Lei nº12.544/06 e nº 14.594/14 ) comprometida com a promoção do desenvolvimento infantil inicial. Compõe os Projetos Prioritários do Governo. Expansão das ações do PIM

Gestão Intersetorial do PIM Estadual Grupo Gestor Estadual Intersecretarias Secretaria da Saúde Secretaria da Educação Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos Secretaria da Cultura Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social Gabinete de Políticas Sociais Execução: Prefeituras Municipais

Referência Metodológica e Fundamentos Teóricos

Modalidades de Atenção Objetivo e Metodologia Objetivo Orientar as famílias, a partir de sua cultura e experiências, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças, desde a gestação até os seis de idade. Modalidades de Atenção Visitas Domiciliares e Atividades Comunitárias semanais (1hora), realizadas por Visitadores capacitados em DPI. Eixos de Sustentação: Comunidade, família e Intersetorialidade

Estrutura e funções das equipes Rede de Serviços Atenção Básica em Saúde/ Proteção Social Básica/ Educação/ Cultura Coordena, capacita, assessora monitora, avalia e articula junto à Rede Estadual Coordena, capacita, monitora, avalia e articula junto à Rede Municipal Capacitam, apóiam e avaliam os Visitadores e articulam junto à Rede nas Comunidades Orientam, acompanham e avaliam as Famílias, Gestantes e Crianças sobre o DPI

Processos de Trabalho Área Técnica Grupo Técnico Estadual (GTE) Planeja e orienta as ações de implantação e implementação da Política Monitora as ações do PIM nos Municípios e avalia os resultados alcançados Elabora materiais de apoio Articula e mobiliza a Rede Estadual (intra e inter) Realiza visitas de acompanhamento, periódicas, aos territórios Promove Encontros Regionais Capacita as equipes municipais Realiza apoio institucional junto às macros Coordenação Equipe ADM 1 Supervisor por Macrorregional 1 Representante do PIM por Regional (Saúde e Educação) 1 Consultor Técnico para cada 20 Municípios

Organização do Trabalho VISITADOR Atenção direta às famílias Planeja e executa as Modalidades de Atenção Acompanha os ganhos das famílias e crianças MONITOR Apoio ao Visitador Atuação direta no território Articula com a Rede no Território Promove a interlocução Visitadores/GTM/Rede Capacita, acompanha e avalia os Visitadores Sensibiliza Comunidades e famílias Acompanha os ganhos das famílias e crianças GRUPO TÉCNICO MUNICIPAL (GTM) Coordenação Municipal Monitora e Avaliação Articula a Rede Municipal Seleciona as áreas Seleciona, capacita e acompanha os Visitadores Sensibiliza os gestores, Redes, Comunidades e famílias

Desenvolvidas nos Municípios Principais Ações Desenvolvidas nos Municípios Organização do Comitê Municipal para a Primeira Infância Planejamento de atividade Ligação com as Redes de Serviços Fomento do Pré-Natal Formação Inicial e Contínua Oficinas com as Mães Modalidade de Atenção Modalidade de Atenção Atividades da Comunidade Formação de Visitadores

Disponibilização de Uniforme e outros materiais Principais ações desenvolvidas Seminário Internacional da Primeira Infância Disponibilização de Uniforme e outros materiais Dia do Bebê no Parque da Redenção Capacitação de Radialistas Prêmio Salvador Celia

Funções do Grupo Técnico Estadual e seus Recursos Formação Inicial e Continuada das equipes municipais. Site e Banco de Dados. Assessoria aos municípios. Elaboração e distribuição de materiais de apoio. Atividades Advocacy. Repasse de Incentivo Financeiro.

Destaques da Implementação do PIM Metodologia inovadora, com desenvolvimento de material pedagógico; Intersetorialidade; Parcerias Institucionais; Municipalização e Capilaridade; Estrutura de Apoio ao Programa no âmbito estadual e regional; Base de Dados; Continuidade em diferentes gestões; Avaliação externa/Reconhecimento Nacional e Internacional

Dados do Rio Grande do Sul Dados do PIM /Fev.2015 Nº de Municípios Implantados: 267 Nº de Visitadores: 2.757 Nº de Crianças Beneficiadas: 60.654 Nº de Famílias Atendidas: 55.140 Nº de Gestantes Atendidas: 8.271 Cobertura x SINASC (crianças 0 < 6 anos): 7,48% Dados do Rio Grande do Sul Nº de Municípios: 497 Nº de Crianças 0-6: 819.944 Estimativa de gestantes pelo Rede Cegonha - 2012 - 100.015 Coeficiente de Mortalidade Infantil: 2011 (11,4) / 2012 (10,7)

Avaliações do PIM

Replicabilidade do PIM

www.pim.saude.rs.gov.br primeirainfanciamelhor@saude.rs.gov.br