Introdução ao Design Gráfico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Função semiótica ou simbólica
Advertisements

Portfólio de Matemática
Carreiras Profissionais em Marketing
Bíblia e (é!) comunicação
A Sociedade da Informação versus a Sociedade do Conhecimento
A Banda Desenhada, BD ou Histórias aos Quadradinhos é uma forma de arte sequencial, que conjuga texto e imagens, com o objectivo de narrar histórias dos.
A revolução da informação: da imprensa à Internet
DESENHO O desenho pode ser definido como a interpretação de qualquer realidade,visual, emocional, intelectual,ou outra através da representação gráfica.
Marcas.
ARRANJO FÍSICO Definição : é a disposição de máquinas, equipamentos e serviços de suporte em uma determinada área, com a finalidade de minimizar o volume.
Módulo/padrão.
Composição e Projeto Gráfico
Introdução aos Princípios e elementos de design
O código no qual se estrutura determinada linguagem, ou seja, a sua forma, está ligada a certos traços da matéria de expressão.
INstalação, Configuração e Operação em Redes Locais e Internet
Sistemas Distribuídos
ESTRATÉGIAS DE MARKETING E LIMITES DA COMUNICAÇÃO
Percepção e Fund. Das Artes Visuais
Artes Gráficas.
O CARTAZ Departamento de Expressões Artísticas – Grupo de Educação Visual e Tecnológica Ano lectivo 2009/10.
Agrupamento de Escolas
Comunicação Visual: Trajetória
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Arte Cristã Primitiva.
POR QUE É IMPORTANTE SABER GRAMÁTICA?
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
O DESIGN © antónio de campos, 2011.
O PENSAMENTO SOCRÁTICO
1º slide Título da apresentação Autores (nomes, instituições, etc.)
Módulo 4- Design Multimédia
Tecnologias da Informação e Comunicação
Lab. de Produção Gráfica e Imagem
COMUNICAÇÃO VISUAL CO M UN IC AÇ ÃO VIS UA L CARTAZ.
Criação de Marcas Corporativas
Nelson Vieira Nº 12 Manutenção Industrial. Servidor: Em informática, um servidor é um sistema de computação centralizada que fornece serviços a uma.
Disciplina: Educação Tecnológica Professor: José Inácio
PENSAMENTO HUMANO ENQUANTO PENSAMENTO FILOSÓFICO.
Elementos Visuais.
Pensamento, Linguagem e Escrita
Trabalho realizado por : DCA António Moreira nº5
Trabalho Prático 1: Bons e Maus Designs Turno Prático P2: Mira Amaidas, Soraia Guardado Freitas, Tiago Morais Silva,
Agentes Inteligentes e Sistemas Multi- agente (UD5) Construção de Sociedades de Agentes IST- 2004/2005.
COMUNICAÇÃO Tudo o que nos envolve estabelece connosco um diálogo, transmite-nos uma informação. Recebemos mensagens através dos gestos, das expressões.
Estrutura física da revista
7ª Jornada Científica da Embrapa Gado de Corte
Administração e Organização Industrial
Comunicação É uma necessidade de todos os seres vivos. Cada recorre a uma forma de expressão mas todos os seres vivos necessitam de comunicar.
Representação gráfica dos dados estatísticos
(A psicologia da Forma)
1 Gráficos - evolução Ana Paula | André Gonçalves | Bruno Paiva | Carla Pereira | Projecto – NTC | UA | 2007/08 4 cabeças 2 posições.
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
INTERFACE HOMEM-MÁQUINA
Design Multimédia Sara Sousa nº30.
Elementos da composição gráfica
Título da apresentação
O COLORIDO DAS ARTES.
Branding de uma Galeria de Arte Virtual
Linguagens icônicas “Linguagem como percepção e não como veículo de idéias.”
FASES DO DESENHO INFANTIL
Fundamentos de Sistemas Multimídia
A FORMA. É a configuração exterior de um objecto ou de um corpo. Tudo o que nos rodeia tem forma. A luz modela as formas, produzindo efeitos visuais variados.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Arte
MUNDO ANTIGO E IDADE MÉDIA.  As artes eram consideradas artesanato utilitários, de finalidade, juntamente com outros tipos de artesanatos, como a fabricação.
ANÁLISE DAS ARTES PLÁSTICAS A PARTIR DE SEUS ELEMENTOS BÁSICOS DE COMPOSIÇÃO Prof. Magno Anchieta.
Sobre a textura. A noção de textura relaciona-se com o contacto visual e táctil com o que nos rodeia. A textura é a pele de um corpo, de um qualquer corpo:
CATÁLOGO DE PRODUTO Projeto Interdisciplinar. Projeto Nosso projeto é a criação de um produto multifuncional, e a produção de um catálogo do mesmo produto.
Educação Visual e Tecnológica Elementos Visuais da Forma
Preparação de slides em PowerPoint
Transcrição da apresentação:

Introdução ao Design Gráfico DCA 2013-2014 Luis Andrade - Nº18 – Turno 2

Primeiras formas de comunicação As primeiras formas comunicativas foram através de meios visuais. Antes de desenvolverem capacidades de expressão, os homens utilizavam o seu corpo para comunicar com os outros os seus desejos e inquietudes através de intenções, expressões e signos. Com o tempo adquiriram a condição de "linguagem", ao converter-se em modelos de comunicação.

Quais os suportes físicos para as primeiras formas comunicativas? O suportes físicos das primeiras formas comunicativas foram as paredes das cavernas.

Como se obtinha a cor? Qual a sua utilidade? As cores obviam-se através de gordura, plantas e sangue. Eram usadas para fazer pinturas em cavernas e mais tarde, em papiros e pergaminhos.

Quais as razões para criar composições artísticas? Para melhor transmitir a sua mensagem.

Importantes manifestações de design nos tempos medievais Permitiram expressar cadeias estruturadas de pensamentos mediante um conjunto de elementos gráficos de significado próprio dispostos segundo uma estrutura definida, capazes de transmitir mensagens entendíveis pela comunidade.

Quem inventou/reinventou a imprensa Johann Gutenberg

Grande impulsor do desenvolvimento do design gráfico O grande impulsionador do design gráfico foi com a Revolução Industrial. Com essa revolução, surgiram as fábricas e a economia do mercado, e consequentemente um grande número de pessoas deslocou-se para as cidades para trabalhar, aumentaram as lojas e os comércios e começou a concorrência entre empresas para se tornarem uma parte do mercado. 

Função da publicidade Informar Apresentar mensagens efectivas para vender o produto

Importância dos designers gráficos com a chegada da internet Inicialmente, faltavam profissionais de design que se encarregassem de conceber as interfaces, porém os designers gráficos clássicos não estavam acostumados a construir obras com capacidades de interacção e navegabilidade, pelo qual tiveram que se reciclar, aprendendo conceitos e funcionalidades novas. No entanto, era evidente que fosse necessário o aparecimento de um novo profissional, o webdesigner, híbrido entre o designer gráfico clássico e o programador de aplicações para Internet.

Definição de Design Gráfico Processo de programar, projectar, coordenar, seleccionar e organizar uma série de elementos para produzir objectos visuais destinados a comunicar mensagens específicas a determinados grupos.

Função principal Transmitir uma determinada informação por meio de composições gráficas, que chegam ao público destinatário através de diferentes suportes.

Exemplos de Grafismos Grafismo é o resultado final de um design gráfico. Este pode expressar-se através de pontos, linhas, letras com diferentes formas, formas geométricas, logotipos e qualquer outro elemento visual apto para transmitir uma mensagem.

Conceitos próprios do design gráfico Agrupamentos: conjuntos de elementos relacionados através de proximidade, semelhança, continuidade ou simetrias. Forma: forma de cada elemento gráfico isolado e dos agrupamentos de elementos. Contornos: partes limíte dos elementos, que permitem distingui-los dos demais e do fundo, mudanças de cor ou mudanças de saturação. Localização: lugar que cada elemento gráfico ocupa ou agrupamento deles no espaço do grafismo.

Conceitos próprios do design gráfico Tamanho: tamanho relativo de cada elemento gráfico com respeito aos que lhe rodeiam. Cor: cor de cada elemento individual, cores de cada agrupamento de elementos, disposição relativa dos elementos com cor e harmonia entre cores. Contraste: intensidade de visualização de cada elemento em relação aos que lhe rodeiam e ao grafismo total. Equilíbrio: cada grafismo implica um sistema de referência espacial que consegue um nível de equilíbrio maior ou menor. Simetria : disposição espacial regular e equilibrada dos elementos que formam a composição gráfica.