Teorias de Aprendizagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Técnicas Educativas e Processos Grupais
Advertisements

COMPETÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA
Dinâmica e Gênese dos Grupos
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Teoria de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo
Matemática para todos Educação Básica
24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL
Escola do Comportamento Humano
Formação Docente Aula 07.
PIAGET.
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
O Aluno a Distância.
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Teorias do Conhecimento
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Concepções de Aprendizagem.
Aprendizagem Significativa
Discentes: Ione Andrade Melina Raimundi Andrade
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
História da educação Tendência Liberal renovada
Seminário de usabilidade Aspectos de cognição da aprendizagem humana

Conceitos de aprendizagem
O Aluno a Distância e suas Necessidades
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Teorias de Aprendizagem
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Está sujeita a três elementos fundamentais:
INTERACIONISMO X BEHAVIORISMO
Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical
A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM AMBIENTES INFORMATIZADOS
O que é ensinar história?
ABORDAGEM INTERACIONISTA E SOCIOINTERACIONISTA
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
PCOG PSICOTERAPIA COGNITIVA
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
O objecto da Psicologia
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
Teorias de Aprendizagem Profa. Cibelle Celestino Silva
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
Revisão de Filosofia.
Situação de Aprendizagem
Docentes: Professor Doutor Nuno Corte-Real e Professor Paulo Castelar
Como desenvolver as implicações de Piaget utilizando mapas conceituais? G4 - Camila e Patricia.
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
Teorias Educacionais.
Psicologia da Educação
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Cada grupo deverá elaborar uma proposta curricular para 1 ano de curso de Física. Isto compreende um planejamento para o total de 80 aulas (2 aulas por.
Aprendizagem da matemática
Curso Elaboração de Projetos Utilizando os Recursos Tecnológicos.
Psicologia da Aprendizagem A teoria cognitivista da aprendizagem.
Jerry Medeiros Graduação Tecnológica em Jogos Digitais.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA PROMOÇÃO DA.
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
Transcrição da apresentação:

Teorias de Aprendizagem

Serão aqui apresentados alguns conceitos introdutórios das teorias de aprendizagem, que é um subconjunto da Ciência Cognitiva. Este estudo da evolução das teorias da psicologia da aprendizagem, chamada de ciência do comportamento humano, tem como objetivo principal mostrar a importância destas teorias na Ciência Cognitiva.

Segundo Gardner (1996, p.20), "Atualmente , a maioria das ciências cognitivas é proveniente das fileiras de disciplinas específicas - em especial, da filosofia, da psicologia, da inteligência artificial, da linguística, da antropologia e da neurociência (nos referimos a essas disciplinas conjuntamente como 'Ciências Cognitivas')."

Filosofia   As raízes filosóficas da ciência cognitiva são encontradas no século dezessete, quando os filósofos começaram a encontrar novas maneiras de resolver os problemas sobre a natureza do pensamento e da mente. Começaram, então, os debates sobre a relação entre mente e corpo, linguagem e pensamento, entre pensamentos ou percepções e objetos pensados ou percebidos e idéias inatas e adquiridas. Na discussão dessas idéias destacam-se as figuras de René Descartes e Thomas Hobbes. Descartes afirmava que, para conhecermos a verdade, é preciso, de início, colocarmos todos os nossos conhecimentos em dúvida, questionando tudo para, criteriosamente, analisarmos se, de fato, existe algo na realidade de que possamos ter plena certeza.

A Ciência Cognitiva   Apesar do nosso cérebro ser divido em dois hemisférios não existe relação de dominância entre eles, pelo contrário, eles trabalham em conjunto, utilizando-se dos milhões de fibras nervosas que constituem as comissuras cerebrais e se encarregam de pô-los em constante interação. O conceito de especialização hemisférica se confunde com o de lateralidade (algumas funções são representadas em apenas um dos lados, outras no dois) e de assimetria (um hemisfério não é igual ao outro).

É importante compreender o modo como as pessoas aprendem e as condições necessárias para a aprendizagem, bem como identificar o papel de um instrutor , por exemplo, nesse processo. Estas teorias são importantes porque possibilitam a este mediador adquirir conhecimentos, atitudes e habilidades que lhe permitirão alcançar melhor os objetivos a serem ensinados.

Nesse contexto, abordaremos teorias da aprendizagem cujos conceitos e princípios podem fundamentar a busca de estratégias que visam facilitar o fenômeno da aprendizagem na virtualidade e promover a produção do saber, em comunidade cooperativa, entre os professores/ tutores/ moderadores e aprendizes.

As teorias de aprendizagem buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender, partindo do reconhecimento da evolução cognitiva do homem e tentam explicar a relação entre o conhecimento pré-existente e o novo conhecimento. A aprendizagem não seria apenas inteligência e construção de conhecimento, mas, basicamente, identificação pessoal e relação através da interação entre as pessoas.

Os ambientes computacionais destinados ao ensino devem trazer à tona fatores pertinentes à mediação humana através da tecnologia. As teorias de aprendizagem têm em comum o fato de assumirem que indivíduos são agentes ativos na busca e construção de conhecimento, dentro de um contexto significativo.

Algumas teorias da aprendizagem que podem fundamentar a comunidade cooperativa de aprendizagem em rede. A aprendizagem em rede tem se ressentido de teóricos na atualidade para fundamentar seus pressupostos. Este estudo buscou embasá-la em teóricos que não vivenciaram os avanços das novas tecnologias, mas cujos legados podem fundamentá-la: Piaget, Vigotski, Ausubel e, na atualidade, Papert.

Piaget, com a importância que atribui à aprendizagem como processo interno de construção; Vigotski, com os ensinamentos sobre a zona de desenvolvimento proximal, em que evidencia a aprendizagem não como atividade individual, mas, principalmente, como social; e Ausubel, com a importância que confere à aprendizagem significativa por meio de suas autodescobertas. Esses aportes são complementados pela abordagem construcionista de Papert, cujas idéias e propostas podem respaldar a compreensão da aprendizagem mediante o uso das novas tecnologias.

Teorias de Aprendizagem Epistemologia Genética de Piaget Características: Ponto central: estrutura cognitiva do sujeito. As estruturas cognitivas mudam através dos processos de adaptação: assimilação e acomodação. A assimilação envolve a interpretação de eventos em termos de estruturas cognitivas existentes, enquanto que a acomodação se refere à mudança da estrutura cognitiva para compreender o meio. Níveis diferentes de desenvolvimento cognitivo.

Teoria Construtivista de Bruner O aprendizado é um processo ativo, baseado em seus conhecimentos prévios e os que estão sendo estudados. O aprendiz filtra e transforma a nova informação, infere hipóteses e toma decisões. Aprendiz é participante ativo no processo de aquisição de conhecimento. Instrução relacionada a contextos e experiências pessoais.

Teoria Sócio-Cultural de Vigotsky Desenvolvimento cognitivo é limitado a um determinado potencial para cada intervalo de idade (ZPD); O indivíduo deve estar inserido em um grupo social e aprende o que seu grupo produz; O conhecimento surge primeiro no grupo, para só depois ser interiorizado. A aprendizagem ocorre no relacionamento do aluno com o professor e com outros alunos.

Aprendizado Situado (J. Lave) Aprendizagem ocorre em função da atividade, contexto e cultura e ambiente social na qual está inserida. O aprendizado é fortemente relacionado com a prática e não pode ser dissociado dela.

Gestaltismo Enfatiza a percepção ao invés da resposta. A resposta é considerada como o sinal de que a aprendizagem ocorreu e não como parte integral do processo. Não enfatiza a seqüência estímulo-resposta, mas o contexto ou campo no qual o estímulo ocorre e o insight tem origem, quando a relação entre estímulo e o campo é percebida pelo aprendiz.

Teoria da Inclusão (D. Ausubel) O fator mais importante de aprendizagem é o que o aluno já sabe. Para ocorrer a aprendizagem, conceitos relevantes e inclusivos devem estar claros e disponíveis na estrutura cognitiva do indivíduo. A aprendizagem ocorre quando uma nova informação ancora-se em conceitos ou proposições relevantes preexistentes.

Aprendizado Experimental (C. Rogers) Deve-se buscar sempre o aprendizado experimental, pois as pessoas aprendem melhor aquilo que é necessário. O interesse e a motivação são essenciais para o aprendizado bem sucedido. Enfatiza a importância do aspecto interacional do aprendizado. O professor e o aluno aparecem como os co-responsáveis pela aprendizagem.

Inteligências múltiplas de Gardner No processo de ensino, deve-se procurar identificar as inteligências mais marcantes em cada aprendiz e tentar explorá-las para atingir o objetivo final, que é o aprendizado de determinado conteúdo.