MEIOS DE COMUNICAÇÃO CHARGE E TELEVISÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEMPOS FUNDAMENTAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Advertisements

Os Jovens e os Media.
A OBRA DE ARTE E SUA REPRODUÇÃO TÉCNICA
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
estruturando As tecnologias práticas pedagógicas
Organização Curricular da Escola
Nível de ensino: Médio Série: 2º série
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Proposta de Checklist para Avaliação de Sites Educacionais
A CHARGE COMO ESTÍMULO AO IMÁGINÁRIO DO INTERLOCUTOR
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
Plano de Ação Pedagógica
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aulas 07 e 08
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
EQUIPE HISTÓRIA SEED/PR
Informática e educação Claudio de Oliveira
A Evolução das Mídias Audiovisuais
PROPAGANDAS NO MEIO TELEVISIVO
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Seminário Gêneros Televisivos
Televisão Ágata Regina Silva Maíra Helena Vicenzi Centro de Ciências da Educação Curso de Biblioteconomia CIN Ursula 2 ª Fase/2005.
A televisão e a criança.
Como Influência e Manipula a Informação
AMBIENTE ALFABETIZADOR E ARITIMETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITO ALÉM DO LETRAMENTO E DA PURA BRINCADEIRA " A alfabetização não é apenas um objetivo.
Teoria da Aldeia Global
Professora Simone Araujo Silva
PROJETO DE LIBRAS.
Organização do Planejamento com os professores
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
Características dos meios
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
Psicologia e educação: compartilhando saberes
REUNIÃO DE PAIS DOS ALUNOS DA
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Cinema e  Caricatura.
PLANO TRABALHO DOCENTE ALGUMAS ORIENTAÇÕES. IMPORTÂNCIA DO PTD Organização Sequência Efetivar o Currículo expresso no PPP Efetivar a Proposta Pedagógica.
Charge Cartum Caricatura
As relações entre tecnologias e educação ALGUNS COMPONENTES PARA MIRAR.
METODOLOGIA DE TRABALHO COM FILMES
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
PROJETO: PRESERVAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
CURSO: Alfabetização e Letramento com Jornal
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES
ALFABETIZAÇÃO NA ESCOLA DE NOVE ANOS: RUMOS E DESAFIOS
CÁTIA CAMARGO CÁTIA CAMARGO PÓLO VACARIA PÓLO VACARIA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O PROFESSOR.
O SABER AMBIENTAL E A FORMAÇÃO DO EDUCADOR NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPR Hellen Caroline Silva da Silveira Iniciação Científica Voluntária Prof.ª Elisabeth.
Aplicativos Web – Web Design
. CARICATURA . CHARGE . CARTUM . TIRINHA/HISTÓRIA EM QUADRINHO (hq)  . PARÓDIA Qual é a diferença?
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
Sarah Cristina de Miranda Marques 33 - PHENOM
Histórias em Quadrinhos
PROFA. REANE FRANCO GOULART Letramento Digital - Publicação Video 1.
História da Comunicação:
O ensino de Ciências de acordo com os RCNs
Psicologia Escolar e Problemas de Aprendizagem
Para não esquecer Marita Martins Redin.
Alice no Mundo da Programação
Década de 60 – Marshall MacLuhan designou a noção de “aldeia global”:
TELEVISÃO – FORMAS DE TRANSMISSÃO. O que é televisão???  É um termo muito amplo... Se aplica a uma gama imensa de possibilidades de produção, distribuição.
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
Fábio Da Silva 2016 Projeto PIBID. Objetivo do Trabalho Desenvolver uma sequência didática sobre óptica alicerçado no cinema. Objetivo Educacional Que.
Evolução da Televisão Morgana Mattos Garcia.
Transcrição da apresentação:

MEIOS DE COMUNICAÇÃO CHARGE E TELEVISÃO

Palavra de origem Francesa (Charger) Significa: carga, exagero. Foram criadas no princípio do século XIX, por pessoas opostas a governos  ou críticos políticos. Charge de Honoré Daumier, “Gargantua”, litografia, 1831. Por causa dessa charge, do Rei da França como Gargantua, Daumier ficou preso seis meses no Ste Pelagic em 1832

A CHARGE NO BRASIL Primeira caricatura brasileira, atribuída a Manoel de Araújo Porto Alegre (1837). A charge,tratava de uma crítica às propinas recebidas por um funcionário do governo relativas ao Correio Oficial.

A charge é um desenho ou uma pequena história em quadrinhos que possui um caráter humorístico e crítico. Destacam-se pela criatividade e abordagem de temas da atualidade

TELEVISÃO (do grego tele – distante e do latim visione – visão) é um sistema electrónico de recepção de imagens e som de forma instantânea. A televisão foi desenvolvida por várias pessoas, em diferentes lugares do mundo, não há um consenso acerca da primeira transmissão oficial.

A TELEVISÃO NO BRASIL Na década de 50, milhares de pessoas já tinham acesso à TV nos EUA, Europa e Ásia. E em 1950, a televisão chega ao Brasil, graças ao magnata das comunicações: Assis Cateaubriand.. Em 1970, a televisão em cores ganha espaço nos lares dos brasileiros. Hoje, a variedade de formas e tamanhos de televisores é imensa. Podemos comprar desde 20 até 70 polegadas, widescreen (tela ampliada), HD (alta definição). Tem até televisão 3D.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA TELEVISÃO · Transmissão acessível a toda população · Grande concentração de audiência · Meio de cobertura local e nacional · Rapidez na programação da mensagem · Oferece informação e entretenimento · Criador de modismo · Meio de maior influência nas campanhas de produtos de consumo de massa ·Principal meio de manipulação

Charge: Animação - O que a Tv faz com as pessoas... http://www.youtube.com/watch?v=mpmKVGjkjrM&feature=related

COMO UTILIZAR A CHARGE NA SALA DE AULA COMO RECURSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE 04 A 05 ANOS. Podemos trabalhar com as crianças, a charge, a fim de desenvolverem a percepção crítica. Ex: Desmatamento Podemos questiona- lós sobre o que está acontecendo na charge, explorar o que sabem e a partir de então, trabalhar a importância do tema possíveis soluções. (De forma descontraída e lúdica).

COMO UTILIZAR A TELEVISÃO NA SALA DE AULA COMO RECURSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE 04 A 06 ANOS. A televisão faz parte de nossa cultura, podemos utiliza de seus recursos, que sejam adequados a faixa etária, para trabalharmos diversas questões sociais. É de extrema importância, desde a Educação Infantil ensinar as crianças a distinguirem o que é produtivo e educativo, e o que não é. Podemos utilizar como exemplo o seriado infantil CASTELO RÁ-TIM-BUM, que traz diversas propostas educativas, que vai do desenvolvimento cognitivo ao social. Cognitivo: Aborda Contagem, Números, Sequencia e Ordenação Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=X5SOQyt0ZpI Social: Coleta de Lixo, Reciclagem, Responsabilidade Social, e Meio Ambiente. Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=BZfI-8o6-KM

TRBALHO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E EDUCAÇÃO MEIOS DE COMUNICAÇÃO CHARGE E TELEVISÃO Pedagogia 4º Semestre - Matutino Componentes do Grupo: Helen Lima Lucineide Alves Márcia Lopes Regina Cristina Sheila Silva