História da Comunicação:

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Transcrição da apresentação:

História da Comunicação: Aula 4

Relembrando a aula anterior... DOS PRIMÓRDIOS DA IMPRENSA ATÉ OS DIAS DE HOJE: A DIVISÃO DE IDEIAS A FAVOR X ANTI O GOVERNO (GAZETA DO RIO DE JANEIRO X CORREIO BRAZILIENSE) Exemplos atuais: Uma mesma pauta para diferentes pontos de vista (Novo escândalo político – Caso Erenice) Veja, 14/09/2010, 11h04: http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/pt-blinda-dilma-e-diz-que-candidata-nao-respondera-mais-sobre-o-caso-erenice Carta Capital, 14/09/2010, 12h23: http://www.cartacapital.com.br/destaques_carta_capital/escandalos-sai-o-da-receita-entra-o-de-erenice Profa. Thais Lopes

A Imprensa do Segundo Reinado D. Pedro II como alvo de piadas. Periódicos ilustrados, Imigrantes e Femininos. No último quarto do sec. – Monarquia x República. 1850 – Ferrovia e Telecomunicações: facilidade na informação. 1852 – Telégrafo: Mensagens curtas e restritas aos grandes jornais. Profa. Thais Lopes

A chegada da publicidade ao Brasil Assim como a Imprensa, a Publicidade também foi trazida pela Família Real. Anúncios na Gazeta do Rio de Janeiro. Mais uma vez duelo quanto a origem: Anúcio da Imprensa Régia de dois livros, 10 de setembro de 1808 X Anuncio de Moradia, 17 de setembro de 1808 – Primeira utilização da palavra “Annuncio” Profa. Thais Lopes

Mais uma vez a Gazeta... O Jornal Gazeta do Rio de Janeiro foi o grande precursor da publicidade. Anúncios seguiam o estilo de classificados. Em Londres: 1650 – seis anúncios/ edição. Nos Estados Unidos, - 1704. Profa. Thais Lopes

Sociedade de Consumo... Em 1729 as grandes cidades da Europa e da América do Norte experimentavam o “nascimento da sociedade de consumo”. No Brasil, fenômeno parecido só aconteceu depois da segunda metade do século 19, com o país já independente de Portugal. O principal influenciador foi o fim do tráfico internacional de escravos, proibido pela Lei Eusébio de Queiroz, em 1850. “Nesse período do império, pelo menos um terço do comércio exterior do país estava ligado à importação de escravos. Com a proibição, os antigos traficantes passaram a se dedicar à importação de outros bens, no caso produtos de consumo e novidades produzidas nos países industrializados”. Profa. Thais Lopes

Final do Séc. XIX... A publicidade passou a ter papel pedagógico em um país que começava a se inspirar na sociedade européia como modelo de modernidade . Aparecem entre os principais anunciantes da época os fabricantes de produtos farmacêuticos, sabonetes, perfumes, lâminas de barbear e produtos alimentícios industrializados. Os anúncios tinham caráter nitidamente explicativo. A primeira agência de publicidade brasileira surgiu, em 1891, para atender a uma demanda que exigia a contratação de profissionais especializados em escrever e ilustrar os anúncios. Profa. Thais Lopes

Linha do Tempo: Publicidade Sec. XIX 1808: O primeiro anúncio, referente à venda de um imóvel, é publicado na Gazeta do Rio de Janeiro. 1809: A escravidão torna-se tema recorrente na publicidade brasileira. 1838:Surgem nos jornais do Rio de Janeiro os anúncios de produtos farmacêuticos importados, como o Elixir de Boubée e o Elixir do Dr. Guillié. Os laboratórios se tornariam a partir de então os maiores anunciantes do país. Profa. Thais Lopes

Linha do Tempo: Publicidade Sec. XIX 1875: Chegam ao mercado brasileiro — e aos anúncios de jornais — produtos como Farinha Láctea Nestlé e Emulsão de Scott. 1891: É fundada em São Paulo a primeira agência de propaganda do Brasil, a Empresa de Publicidade e Comércio, que funcionaria até 1915. 1900: A indústria gráfica passa a usar novas tecnologias, como litografia e fotogravura, modernizando a apresentação dos anúncios e abrindo espaço para o lançamento das revistas ilustradas. Profa. Thais Lopes

Primeiros anúncios: Profa. Thais Lopes