Educação corporativa no Brasil - 01

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Transcrição da apresentação:

Educação corporativa no Brasil - 01 Fundamentos e Princípios Educação Corporativa. Os sete princípios da Educação Corporativa, os princípios que precisam existir para que um projeto de Educação Corporativa: 1-Competitividade: Educação como forma de valorizar o capital intelectual e fator de competitividade organizacional; "O homem é um ser inacabado e inconcluso, por isso se educa" (PAULO FREIRE, 1993). "

Educação corporativa no Brasil -02 2-Perpetuidade: Educação com o propósito de formar modelos mentais que conservem, transmitam, disseminem, reproduzam e transformem as crenças e valores organizacionais; 3-Conectividade: Educação como instrumento gerador de relacionamento, compartilhamento e de conhecimento; 4-Disponibilidade: Aprendizagem a qualquer hora e em qualquer lugar, gerando aprendizado contínuo e autodesenvolvimento;

Educação corporativa no Brasil -03 5- Cidadania: Estímulo à cidadania individual, corporativa e coletiva; 6- Sustentabilidade: Ser um centro gerador de negócios; 7- Parceria: Parcerias internas com líderes e gestores e externas com Instituições de Ensino Superior/Consultorias

Educação corporativa no Brasil - 04 1 Educação na Era do Conhecimento: -Educação, do latim educere ,significa extrair, tirar, desenvolver, consiste, na formação do homem; -A educação é um processo vital, para o qual concorrem forças naturais e espirituais, conjugadas pela ação consciente do educador e pela vontade livre do educando; Na "era do conhecimento", é necessário propiciar uma educação que qualifique as pessoas para interagir na sociedade como cidadãos críticos, conscientes, participativos e agregadores de resultados. Esta emergente "era do conhecimento" traz instigantes desafios para as instituições e indivíduos.

Educação corporativa no Brasil - 05 E como deve ser a educação na sociedade baseada no conhecimento? “Segundo os autores Zabala (2008) e Masseto (2008), ela precisa ser: Características da Educação na Era do Conhecimento -Significativa: Capaz de promover a aquisição de novos significados e relacionamentos entre ideias, com a formação de uma consciência crítica, oposta ao aprendizado mecânico; -Participativa: Gerando compromisso entre educadores e aprendizes;

Educação Corporativa no Brasil - 06 -Inclusiva: O desafio da emergente era do conhecimento é evitar que o conhecimento seja um grande fator de divisão; -Contextualizada: As situações-problema e as atividades devem estar inseridas e desvendadas pelo contexto da comunidade e da sociedade do aprendiz; -Multidisciplinar: A interação entre educadores e a interação entre conteúdos deve ser prioritária;

Educação Corporativa no Brasil - 07 -Colaborativa: A cooperação entre aprendizes deve ser fomentada, assume-se que o professor é um aprendiz/mediador; -Pró-ativa: O aprendiz deve ser incentivado a eleger suas próprias prioridades de formação; -Continuada: formação permanente que se inicia nos primeiros anos de escola e se prolonga por toda a vida.

Educação Corporativa no Brasil - 08 -Educação, interessa a todos os setores da sociedade, inclusive o corporativo, à medida que passa a ser percebida como dimensão fundamental para garantir competitividade dentro das empresas; -A educação corporativa prepara o indivíduo para exercer o seu papel e atuar como um profissional criativo, tanto no ambiente interno, como na sua vida particular, na comunidade na qual atua; -As pessoas, que participam de programas educacionais nas empresas, podem colocá-los em duas dimensões: A dimensão de negócios, a serviço da empresa, e uma dimensão pessoal como formação e enriquecimento do capital cultural, do capital humano próprio. *A empresa forma para si e para a sociedade, para o sistema.