Viviane Paiva dos Santos – ID

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Transcrição da apresentação:

Viviane Paiva dos Santos – ID O USO DA CARTOGRAFIA COMO FERRAMENTA PARA CONHECER O ESPAÇO VIVIDO   Viviane Paiva dos Santos – ID Graduanda em Geografia, UEPB. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/CAPES/UEPB. Josandra Araújo Barreto de Melo Coordenadora da Área de Geografia no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES/UEPB. 1 Figura 2: Término da construção dos mapas e apresentação do trabalho final. Fonte: Paiva, Viviane. Setembro-2012 CONSIDERAÇÕES FINAIS Após o término das atividades, foi possível constatar que o trabalho obteve resultados positivos, observou-se a interação entre os alunos, os bolsistas e o projeto. Durante todas as etapas da construção dos mapas, as turmas se mostraram participativas e interessadas em cumprir as tarefas sugeridas. Em relação ao conhecimento cartográfico, foi possível notar que houve uma melhora significativa no aprendizado. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Geografia. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília. Ministério da Educação. 2001. CALLAI, H. C. Estudar o lugar para compreender o Mundo. In: CASTROGIOVANNI, A. C. (org.). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000. CAVALCANTI, L. de S. Geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de Geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas: Papirus, 2008. OLIVEIRA, L. Estudo Metodológico e Cognitivo do Mapa. IN: ALMEIDA, R. D. de. (org.). Cartografia Escolar. 2ª Ed. São Paulo: Contexto, 2010. PONTUSCHKA, N. N.; et. Al. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2009. SANTOS, M. Metamorfoses do Espaço Habitado: Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Geografia. Hucitec. São Paulo. 1988. SIMIELLI, M. E. O mapa como meio de comunicação e a alfabetização cartográfica. In: ALMEIDA, R. D.de (Org.). Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2007, p. 71- 94. AGRADECIMENTOS As autoras agradecem o apoio concedido, mediante bolsas, efetuado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. INTRODUÇÃO Perante os desafios encontrados no ensino atual, se tornam necessários estudos acerca de metodologias que possibilitem a inserção do aluno no processo de construção do saber. Diante desses desafios, foi proposto um maior/melhor trabalho acerca da cartografia e geopolítica da cidade de Campina Grande, fragmentado através dos seus bairros. Objetivo geral: -Proporcionar que o aluno interpretasse o seu espaço, representando/codificando segundo a sua percepção. Objetivos específicos: -buscou-se relacionar os conhecimentos cartográficos ao conteúdo da Geopolítica; -debater a construção de ordens mundiais e seus reflexos em múltiplas escalas; -abordar o contexto de desordem mundial nas dimensões política e econômica, bem como seus rebatimentos no cotidiano discente. MÉTODO Baseando-se na ideia de que os alunos já possuem uma noção espacial desenvolvida a partir do senso comum e da sua vivência no espaço, procurou-se construir uma abordagem socioconstrutivista de ensino-aprendizagem, fundamentada na fenomenologia, pois através da cartografia os alunos pensam e representam seu espaço, de acordo com sua percepção conseguindo, assim, desenvolver as atividades propostas. RESULTADOS E DISCUSSÕES A partir desta atividade, foi possível estabelecer uma relação entre o ensino de Geografia e o espaço vivido, alcançando um dos objetivos do projeto. Os alunos se dedicaram visivelmente à realização das atividades propostas, despertaram a vontade de conhecer melhor a cidade como um todo, na medida em que apreciaram as informações apresentadas pelos colegas. Adicionalmente, as atividades proporcionaram mostrar um lado da Geografia que os alunos ainda não conheciam, ou seja, eles conseguiram construir o seu próprio conhecimento geográfico e isto mudou a visão deles acerca da Geografia. Figura 1: Início da construção dos mapas. Fonte: Paiva, Viviane. Setembro-2012