ESCALA de MATURIDADE MENTAL COLÚMBIA (CMMS)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Federação Portuguesa de Atletismo
Advertisements

Fator de Avaliação de Ritmo Prof. Manuel Jarufe
Letramento: um tema em três gêneros
“GRAU EM QUE UM TESTE MEDE O QUE SE PROPÕE A MEDIR!!”
Matemática para todos Educação Básica
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
Avaliação Psicomotora
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Delineando estudos de testes médicos
DEFICIÊNCIA MENTAL.
DEFICIÊNCIA FÍSICA: MATERIAS ADAPTADOS
Psicologia da Aprendizagem
INF 1771 – Inteligência Artificial
Escala de Maturidade Mental Columbia – CMMS ( Columbia Mental Maturity Scale) 1ª Parte Autores: Bessie B. Burgemeister, Lucille Hollander Blum e Irving.
Transtornos da Aprendizagem
Fluxograma.
#3-0-1 Unidade 6: Capacitação e Supervisão. Questões de Aquecimento: Instruções Durante os próximos cinco minutos, responda às questões de aquecimento.
SEMINÁRIO REABILITAÇÃO NOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
Orientações sobre usabilidade
DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA CURRÍCULO FUNCIONAL.
Transferência de aprendizagem
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
WISC-III Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2012/2013
Licenciatura em Psicologia , 3ºAno, Psicometria
WISC III: Escala de Inteligência Wechsler para Crianças.
TÓPICOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Interface Usuário Máquina
Andréia Aparecida Celestino Nunes SEMED. Palmas .To
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Recrutamento e Seleção de Talentos Testes de Seleção
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Igor Steinmacher, MSc. O maravilhoso mundo da Lógica de Programação.
Estimativas de Custos e Orçamentação
Esclarecimentos acerca do TOEFL (proficiência em língua inglesa)
Análise dos Itens.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
Profº. Wagner Profº. Wagner PCNPs - Ciências.   É um trabalho teórico de natureza reflexiva, que consiste na ordenação de ideias sobre um tema. Dissertar.
Inteligência Capacidade de encontrar meios para alcançar determinado fim Obter o máximo de efeito com o menor dispêndio.
Psicopatologia da Inteligência
TESTE GESTÁLTICO VISOMOTOR DE BENDER
Regressão e Previsão Numérica.
DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE CARGOS
Universidade Estadual de Feira de Santana
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Compilação Rita Gonzales
ENTREVISTA COMPORTAMENTAL
Menina dos Olhos de Atibaia Avaliação e triagem dos alunos
PEI – Programa Educacional Individualizado
GÊNEROS TEXTUAIS TIPOLOGIAS TEXTUAIS DESCRITORES DISTRATORES
AUTISMO. 1.O que é? O autismo é uma disfunção no desenvolvimento cerebral que tem origem na infância, persiste ao longo de toda a vida e pode dar origem.
Compilação: Rita Gonzales
RETARDO MENTAL Profª Esp
TÉCNICAS DE ESTIMATIVAS
Teste de atenção concentrada
TRANSTORNOS MOTORES Transtorno do desenvolvimento da coordenação
COMPLEXO DE ENSINO SUPERIOR DE CACHOEIRINHA
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
Desenvolvimento motor
Psicologia da Educação (Educação Física e Ciências Biológicas)
Teste Não Verbal de Inteligência
ERROS E TRATAMENTO DE DADOS ANALÍTICOS
COMPREENDENDO SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EJA
Dificuldades de Aprendizagem da Matemática
J EAN P IAGET S UÍÇA ( ). EPISTEMOLOGIA GENÉTICA Como o pensamento humano se desenvolve? Como adquirimos a capacidade cognitiva da qual dispomos?
Coleta de dados questionário.
Acessibilidades Web.  Prática de fazer websites que possam ser utilizados por todas as pessoas.  Quando um website é corretamente concebido, desenvolvido.
Transcrição da apresentação:

ESCALA de MATURIDADE MENTAL COLÚMBIA (CMMS)

Teste individual de fácil aplicação Busca estimar a capacidade de raciocínio Crianças de 3 anos e 6 meses e 9 anos e 11 meses Duração: 15 a 20 minutos

Objetivo: Seleção adequada de materiais curriculares; Crianças com paralisia cerebral, lesão cerebral, retardo mental, deficiente visual, dificuldade na fala ou perda de audição; Resposta motora mínima; Pode ser aplicado em crianças estrangeiras ou quando as habilidades da linguagem não são reforçadas, adequando-as ao nível escolar certo;

Se a criança apresentar severa privação cultural, tem que ser levado em consideração na correção do teste; Não mede a capacidade inata da criança; Desempenho da criança = resultados de muitos fatores complexos que afetam o desenvolvimento da sua capacidade de lidar com os tipos de material do teste; Mede a capacidade de raciocínio geral; Capacidade para discernir as relações entre vários tipos de símbolos; Desempenho está relacionado com as experiências.

Qualificações para Aplicação: Não é necessário nenhum treinamento especializado; Apenas uma triagem rápida anterior a uma avaliação diagnóstica mais detalhada; Apresentar de uma maneira amigável e positiva; Conteúdo interessante e desafiador.

Perspectiva Histórica: 1ª Edição: 1954; 2ª Edição: 1959; Crianças com deficiências e normais; Classificação pictórica – imagens (melhor maneira) Fornecia QIs que eram baseados em idades mentais derivados da relação entre os escores e o CMMS e as idades mentais da escala de inteligência de Stanford-Binet; 3ª Edição: 1968

3ª Edição – Características Marcantes: 8 níveis = propicia o uso mais eficiente em tempo de testagem tanto para o examinador quanto para a criança; Níveis fáceis e difíceis foram eliminados para ganhar tempo; RPI = Resultado Padrão de Idade – escore padrão dentro de um grupo de idade que indica desvio do escore médio para crianças de uma idade cronológica específica;

IM = Índice de Maturidade – outro tipo de escore que designa o grupo etário de padronização mais semelhante ao da criança em termos de desempenho no teste; Folha de Resposta – espaço para anotação de dados biográficos da criança, escores brutos/derivados, espaço para anotações úteis para interpretação dos escores.

Aplicação do CMMS: Ambiente adequado e sem interrupções; Apresentar exemplos; Permitir responder perguntas relativas às instruções ou às respostas nos níveis de exemplo; Nunca responder perguntas sobre o item específico do teste ou dizer a resposta; Idade Cronológica da criança = Data do Teste – Data do Nascimento da criança; Olhar na “Tabela de Nível” o nível correspondente à idade cronológica; Separar os cartões que serão utilizados.

Significado dos Escores Bruto e Derivado: Escores brutos – fornecem pouco informação sobre o nível ou qualidade do desempenho de uma criança; Escores derivados – baseados nos desempenhos de crianças de uma idade cronológica específica; Em termos estatísticos o RPI é um escore que varia de 50 a 150, com média de 100 e desvio padrão de 16 unidades para cada grupo de idade cronológica; O RPI pode ter interpretação mais concreta ao ser convertido em um percentil e em um estanino.

Percentis para o RPI: Indica cada classificação de determinada criança; Indica o número de crianças num grupo típico de 100 com resultado igual ou inferior a um dado RPI; Variam de 1 a 99, com 50 representando desempenho médio para cada grupo etário do CMMS; Fáceis de interpretar e de usar e são uma maneira conveniente de expressar o desempenho em um teste.

Estaninos para RPI: São escores padrão de 1 dígito variando de 1 a 9 com valor médio de 5 para cada grupo etário; Representam graduações igualmente espaçadas ao longo da escala de capacidade, evitando uma das dificuldades encontradas no uso dos percentis; Requer menos explicações detalhadas em relação ao RPI e percentis.

Índice de Maturidade (IM): Não são escores no sentido estrito do termo; São indicadores com um número e uma letra que mostram em qual dos 13 grupos de padronização do CMMS o desempenho da criança mais se assemelha.