Novas e Velhas Mídias Equipe: Adriele Mayara Caroline de Jesus

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Caio Tales Álvares da Costa - UNAERP -
Advertisements

Inclusão digital inclusão social
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
Cultura da Convergência
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD no Moodle-Moot 2007.
Internet NOÇOES BASÍCAS DE INTERNET Carlos Roberto das Virgens.
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS CAMINHOS
Estudos da comunicação midiática
Educação de Lideranças para a Sustentabilidade
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
A Educação Mediada pela Tecnologia
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Informática na Educação
A Evolução das Mídias Audiovisuais
Luci Mendes Bonini Maurício Chermann
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
{arlei, undersun, galvao,
TEXTO : VANI MOREIRA KENSKI Informática Educativa UNIANDES - LIDIE
Escolhendo o nosso Futuro
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
O USO DA TECNOLOGIA NO TRABALHO
A EDUCAÇÃO DIGITAL.
Conceitos e Gerações de EAD
Linguagens, códigos e suas tecnologias
ESCOLA DO FUTURO.
Ymiracy N. de Souza Polak
Transformações Culturais
Cibercultura e a Nova Sociedade
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Profa. Reane Franco Goulart
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
A Inteligência Coletiva Pierre Lévy. A inteligência coletiva A prosperidade das nações, das regiões, das empresas e dos indivíduos depende da sua capacidade.
As relações entre tecnologias e educação ALGUNS COMPONENTES PARA MIRAR.
POLÍTICAS SUPRANACIONAIS DE INFORMAÇÃO: Resultados e Perspectivas das Conferências Mundiais V CINFORM – UFBA Marta Pinheiro Aun - UFMG.
Professor: Fabrizio Leandro Fonsêca Fiscina
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
Educação Ambiental Os programas de educação ambiental tem como ponto de partida a relação Homem-Natureza-Sociedade. É a educação como prática transformadora.
Mídias Digitais Quais são as novas formas de comunicação?
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA 1
Redes, redes, redes... Empresas e Redes sociais. Redes, redes, redes...? Redes, Redes, Redes, Redes, Redes, Redes, e REDES
EAD Profa Erci Ribeiro Moura Tecnologia Educacional.
Era digital e mudanças sociais
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
Convergência Digital Porque ela aconteceu:
C U L T U R A D I G I T A L nos Pontos de Cultura ? SECRETARIA DE CULTURA DO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA Assessoria de Cultura Digital Superintendência.
SALA DE AULA INTERATIVA: A EDUCAÇÃO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA EM SINTONIA COM A ERA DIGITAL E COM A CIDADANIA Marco Silva Universidade do Estado da Bahia.
Trabalho de EaD Material desenvolvido por: Daniela Quadros Eduardo Alves Eneides Araújo Núbia Oliveira.
 “No contexto contemporâneo destacam-se cada vez mais, as possibilidades estratégias das ambiências comunicacionais digitais, as quais têm proporcionado.
 1- Real X Virtual (Não se opõem!!!) Experiência.
Origens e bases do mundo global.
Década de 60 – Marshall MacLuhan designou a noção de “aldeia global”:
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
A queda da cibercultura Katylin Nicoli 2PPN. Pesquisa sobre a cibercultura, com a pergunta principal: “O que tem que interferir para a passagem da cibercultura?
Sala de Aula Interativa
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
Profa. Ms. Leticia Sangaletti 2015/2.  Trocas sociais  Revolução tecnológica.
Educação à Distância Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está vivendo. Agora, com o uso dos.
Um Novo Espaço para o Saber
UNIDADE LECTIVA 6 – Processos de reprodução e mudança nas sociedades actuais 6.1. Fenómeno da globalização GLOBALIZAÇÃO Estreitamento das relações e das.
Prof. Denys Sales 2013 O que é EaD? A EAD é caracterizada como “modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino.
Sônia Bertocchi EducaRede Brasil 1 Novas tecnologias novos modos de ensinar novos modos de aprender.
ANATEL Brasília – 21 de junho de 2007 Anatel - Conselheiro Diretor PEDRO JAIME ZILLER DE ARAÚJO I Encontro Nacional de Comunicações Conjuntura Nacional.
As Relações Públicas no Contexto das Mídias Digitais: Estratégias de WebRP Empreendidas pela Eny Calçados Autores: Jones Machado, Eugenia Mariano da Rocha.
Para Lynn, o uso da tecnologia não deve se restringir a mera utilização ilustrativa ou instrumental da tecnologia na sala de aula. Exemplo disso, segundo.
Transcrição da apresentação:

Novas e Velhas Mídias Equipe: Adriele Mayara Caroline de Jesus Jesse Gomes Luciana Bezerra Renata Alves

Evolução das Mídias Sistema Ano de Lançamento Atingiu 50 milhões Telefone 1900 1907 Rádio 1930 1968 Televisão 1950 1964 Internet 1990 1995

Tudo o que precisamos saber está na Internet? A herança cultural ocidental se espalhou por via oral: Sócrates A Internet não é um fim, mas apenas um meio para que a raça humana continue a desenvolver o maior presente que a natureza lhe deu: saber pensar

Cibercultura . Em Cibercultura, Pierre Lévy une técnica, sociedade, cultura, arte, educação, cidadania em um único espaço: o virtual, que pra o filósofo, é apenas um ponto de partida para conhecermos e planejarmos melhor o território real.

Ciberespaço Para definir Cibercultura, segundo Lévy, temos de identificar o meio da sua criação, na qual ela emerge e se transforma, o ciberespaço.

Ciberespaço O ciberespaço – é o espaço de comunicação aberto pela interconexão global de computadores – ocasiona uma nova configuração de larga escala de comunicação “muitos para muitos”.

Cibercultura A cibercultura é a relação entre as tecnologias de comunicação, informação e a cultura, emergentes a partir da convergência informatização/telecomunicação na década de 1970. Trata-se de uma nova relação entre tecnologias e a sociabilidade, configurando a cultura contemporânea. 

Cibercultura O princípio que rege a cibercultura é a “re-mixagem”, conjunto de práticas sociais e comunicacionais de combinações e colagens de informação a partir das tecnologias digitais. As novas tecnologias de informação e comunicação alteram os processos de comunicação, de produção, de criação e de circulação de bens e serviços.

Cibercultura Caracteriza a cibercultura três leis fundadoras que vão nortear os processos de re-mixagem, são elas: 1. A liberação do pólo da emissão; 2. Tudo está em rede e a rede está em todos; os lugares 3.Reconfiguração.

Comunicação, Cibercultura e Educação Tecnófobos “O Homem Virtual, imóvel diante do computador, faz amor pela tela e faz cursos por teleconferências. Torna-se um deficiente motor, e provavelmente cerebral também.

Comunicação, Cibercultura e Educação Tecnófobos "Há no ciberespaço a possibilidade de realmente descobrir alguma coisa? Internet apenas simula um espaço de liberdade e de descoberta. Não oferece, em verdade,mais do que um espaço fragmentado, mas convencional, onde o operador interage com elementos conhecidos, sites estabelecidos, códigos instituídos. Nada existe para além desses parâmetros de busca. (Jean Baudrillard)

Comunicação, Cibercultura e Educação Tecnófilos "O ciberespaço (que também chamarei de "rede") é o novo meio de comunicação que surge da interconexão mundial dos computadores. O termo especifica não apenas a infra-estrutura material da comunicação digital, mas também o universo oceânico de informações que ela abriga, assim como os seres humanos que navegam e alimentam esse universo. (LévyA, 1999:17)

Comunicação, Cibercultura e Educação No seu livro Lévy descreve mutações nas formas de ensinar e aprender. O futuro papel do professor não será mais o de difusor de saberes, diz, mas o de “animador da inteligência coletiva” dos estudantes, estimulando-os a trocar seus conhecimentos. Comunicação, Cibercultura e Educação

"As mudanças contemporâneas advindas do uso das redes transformaram as relações com o saber.” (Kenski, p. 47) Tecnófobos

RELAÇÕES PÚBLICAS E AS NOVAS MÍDIAS

Ciberespaço ou Espaço Cibernético É um novo ambiente de comunicação formado a partir da interconexão mundial dos computadores. Segundo Pierre Levý : um meio de comunicação e interação social, um “não espaço”.

Ciberespaço ou Espaço Cibernético Na metade dos anos 90 as empresas viram no cyberespaço a possibilidade de ampliação dos seus negócios. Mas a mera presença no cyberespaço não faria muita importância para as organizações, sendo necessário assim um profissional que conseguisse utilizar toda a potencialidade do meio.

Ciberespaço ou Espaço Cibernético Do ponto de vista metafórico, um site representa uma extensão da organização, ou até mesmo, uma sede da organização no ciberespaço. Então, todo um cuidado deve ser tomado para que um site organizacional, não seja somente um espaço para que a organização lance seu conteúdo, sem que se dê importância a paridade comunicacional necessária para a eficácia da comunicação.