O ciclo da vida A Infância Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro Janeiro de 2012 Módulo 2 Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Psicologia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
Advertisements

LINGUAGEM ORAL E LINGUAGEM ESCRITA
CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO Eu estou começando a observar e aprender a viver MAMÃE !
Unidades de Ensino da Microsoft
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
O Início da Comunicação
Escola Secundária da Ramada
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
Alunos do e-TEC Estivemos em todos os estabelecimentos que ofertam cursos do técnicos do e-TEC Brasil. Estivemos em todos os estabelecimentos que ofertam.
EDUCAÇÃO É UM ATO POLÍTICO
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
O que é ser rapaz no séc. XXI?
Programação e Sistemas da Informação
A sexualidade trocada por miúdos
Adultos Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro
O QUE É? Uma nova proposta da Igreja Mundial para uma melhor aprendizagem das crianças da igreja, tendo em vista o estilo de aprendizagem de.
Cultura, Linguagem e Língua
Nomes: Rafael Perez, Lucas Mattos, Ana Carolina, Thábata Tessima e Matheus Sossa 1.
Apresentação de IEE 14/03/2014 Nomes: Rafael Perez, Lucas Mattos, Ana Carolina, Thábata Tessima e Matheus Sossa 1.
Ciclo de Vida – A Infância
Apresentação. Seja bem-vindo ao módulo Formação de Monitores.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Webquest em EaD: da novidade ao cotidiano
PROJETO QUEM SOU EU? IDENTIDADE _____________________________
FAZENDO COM OS ALUNOS: correção de produção textual
9ºANO – HISTÓRIA PORTUGAL: DO AUTORITARISMO À DEMOCRACIA
Linguagem e cognição: contexto social, cultural e cognitivo
DESENVOLVIMENTO INFANTIL E PRÉ-ESCOLA
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
1 a 2 anos Como se comunica Reconhece o próprio nome. A partir dos 18 meses  começa a criar frases curtas. A criança começa a formar frases com uma palavra.
Escola Secundária da Portela - Loures Ensino Secundário Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias 12.º Ano de Escolaridade – Área de Projecto.
TERESA CRISTINA CITELLI GONÇALVES
Como estruturar um trabalho de pesquisa Como fazer uma bibliografia
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
REDAÇÃO CIENTÍFICA Professora Angelica Rocha de Freitas
Todos diferentes, todos iguais!
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Faciminas – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aprendiz: Maria Helena Alves Roldan Professora:
“Fast” Escola Secundária de Caldas das Taipas
Acção : Física e Matemática Calculadoras Gráficas, CBL e CBR SELECÇÃO DA ACTIVIDADE Vai de encontro aos programas das duas disciplinas no 11º ano; São.
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Young Inter-Rail Adolescência 2ºTCM Trabalho Realizado por: Ana Filipa nº1 Erica Penha nº4 Marcelo Anjos nº8.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 03
PLANO DE ACTIVIDADES DE INGLÊS
DESENVOLVIMENTO INFANTIL CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS
Tema:Geometria plana Projeto: sobre figuras planas e perímetro Professora: Lorení Turma: 6º ano Disciplina: Matemática O resultado foi bom os alunos desenvolveram.
Escola Superior de Educação de Viseu – IPV Educação Social Ano lectivo 2008/2009 2ºano, 1º semestre Docente: Teresa Gouveia Discentes: Ana Bandeira nº6943.
Curso Técnico de Comunicação e Marketing
Curso Técnico de Comunicação e Marketing
Educação e psicologia.
Comportamento Organizacional Introdução
PLANEJAMENTO DE ENSINO
PEI – Programa Educacional Individualizado
Levando em consideração este momento inicial da criança à escola, que é um evento social de extrema importância para ela. Caracteriza-se a idade como da.
Bases de dados relacionais
Universidade Comunitária da Região de Chapecó
 Literatura Visual II Fernanda Machado.  Função das narrativas Porque, quem, quando e onde?
Desafios da adolescência
Introdução à Comunicação
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE
NomeAlunoCompleto 1,2 ; NomeAlunoCompleto 1,3 NomeOrientadorCompleto 1,4 1. Faculdade de Tecnologia de Jales 2. 3.
Apresentação Objetivo Produzir o espetáculo infantil______________ do autor_______________. E promover oficinas de jogos teatrais, e breve historia da.
ESLOVÉNIA Escola Básica e Secundária de Alfândega da Fé Disciplina – Geografia / Trabalho elaborado por: Eduarda Vilares, Nº5, 8ºB.
O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem
CATÁLOGO DE PRODUTO Projeto Interdisciplinar. Projeto Nosso projeto é a criação de um produto multifuncional, e a produção de um catálogo do mesmo produto.
Inscrições abertas de 02 a 13 de março 2015 Local: Lions Clube de Caucaia Venha aprender música e participar com a gente você também.
Quando a criança entra para a escola ou vai mudar de escola tem à sua espera um mundo novo e apaixonante, que terá de descobrir. Esta descoberta passa,
Transcrição da apresentação:

O ciclo da vida A Infância Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro Janeiro de 2012 Módulo 2 Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Psicologia Curso T é cnico de Comunica ç ão e Marketing Trabalho realizado por: Olga Filipe nº11 Vanda Sanches nº13

Índice IntroduçãoPág. 1 O que é a Infância?Pág. 2 Crianças 18meses- 3anosPág. 3 Psicologia vs MarketingPág. 4 ProdutoPág. 5 ConclusãoPág. 6 AnexosPág.7

Introdução O presente trabalho foi produzido no âmbito da disciplina de Psicologia, pelas alunas Vanda Sanches e Olga Filipe do Curso Técnico de Comunicação e Marketing. O tema do nosso trabalho é “A Infância”, relacionando psicologia e marketing, com a invenção de um produto adequado à facha etária referida. A selecção por este tema foi com base no documentário visto nas aulas, o que despertou bastante o nosso interesse em poder aprofundar os nossos conhecimentos em relação à infância e às crianças, parecendo-nos um trabalho interessante. Este trabalho foi elaborado nas aulas da disciplina, podendo agora dar a conhecer à nossa turma a nossa pesquisa e o produto que inventamos com fim a servir a crianças dos 18meses aos 3 anos.

O que é a Infância? A infância é o período que vai desde o nascimento até ao décimo-segundo ano de vida. É um período de grande desenvolvimento físico, marcado pelo sucessivo crescimento da altura e do peso da criança - especialmente nos primeiros três anos de vida e durante a puberdade. Contudo, é o período onde o ser humano se desenvolve psicologicamente, envolvendo grandes mudanças no comportamento da pessoa e na aquisição das bases para a sua personalidade.

Crianças 18meses – 3 anos A criança neste tempo cresce menos do que durante os primeiros 18 meses de vida. Esta corre uma curta distância por si mesma, comer sem a ajuda de terceiros, e falar algumas palavras que têm significado (por exemplo, mamã, papa, bola, …), e a expectativa é que a criança continue a melhorar estas habilidades. O principal aspecto desta faixa etária é o desenvolvimento gradual da fala e da linguagem. Aos três anos de idade, a criança já pode formar algumas frases completas (e corretas gramaticalmente) usando palavras já aprendidas, e possui um vocabulário de aproximadamente 800 a mil palavras. Também já começa a ter suas próprias preferências, como roupas e entretenimentos, por exemplo. Pode também ser capaz de se vestir sem a ajuda de terceiros, e de antecipar acontecimentos.

Produto Público-alvo: Crianças dos 18 meses aos 3 anos de idade. Produto: Maquina em forma de caixa com cavidades com formas, onde a criança tem os objectos soltos com as mesmas formas e insere-os nos buracos da maquina e esta diz-lhe o nome do objecto q ele colocou. Desta forma, este entretenimento vai ajudar na formação linguística das crianças. Por exemplo: formas geométricas, cores e objectos que a criança observa no seu dia-a-dia.

Psicologia vs Marketing Antes de aplicarmos qualquer tipo de produto no mercado é preciso fazer uma análise de mercado, isto é, precisamos de escolher o nosso público-alvo, o que o este necessita, a região onde está inserido e a forma como lidar com este tipo de público.

Conclusão Ao realizar-mos este trabalho, ficamos a saber mais sobre a infância, especialmente nas crianças entre os 18 meses e os 3 anos.