UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA – UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÒ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA-PARFOR Linguística Textual.
Formação Sala de Leitura e Filosofia
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Pedagogia da pesquisa-ação
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
CONTOS PESCADOS: VALORIZANDO AS NARRATIVAS ORAIS DA COMUNIDADE DE PESCA DO BAIRRO DA RIBEIRA.
PROJETO PEDAGÓGICO Universidade Federal da Bahia –
O PÔSTER Curso ATAC - III NTE/NOVA ANDRADINA.
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III EIXO I PROPOSTA DE PROJETO CURSISTA:IVANETE F. DE SOUZA OLIVEIRA.
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Referências.
RELATÓRIO PCC PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
DISCIPLINA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS
índice Pesquisa. História: Literatura infantil História em quadrinhos.
Artemilson Lima Ilane Cavalcante
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
CRÔNICAS.
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Tipos de Tutoria.
III Curso de Formação de Professor/Tutor em EaD
Práticas de leitura, escrita e oralidade no contexto social
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Língua Portuguesa: Mediação e Linguagem.
Ponto de partida Capítulo 3
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Subprojeto: Geografia
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
Seminário CONTRIBUIÇÕES DOS ESPAÇOS NÃO-FORMAIS PARA A EDUCAÇÃO
UDESC- UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA Análise e Produção Textual III PECRI-A/Semestre 2014/2 Acadêmicas: Andréia de Souza Gonçalves Flávia de.
TRABALHO FINAL DE ANÁLISE E PRODUÇÃO TEXTUAL III TEMA: CONTRIBUIÇÕES DOS ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE EDUCAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DA CULTURA CIENTÍFICA Grupo:
Seminário de Análise e Produção Textual III
Avaliação de Língua Portuguesa
POESIA E MÚSICA COM VINÍCIUS DE MORAES U.M.E. “Pedro II”
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
Aldiceia Machado Pereira UERJ/FEBF
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA-UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DISCIPLINA:
SEMINÁRIO DA DISCIPLINA DE APT III
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Atividade complementar 04
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
HISTÓRIA DA AVIAÇÃO UM MENINO QUE SONHAVA VOAR...
II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Pará Bette e Nielce 26/04/2012.
Você vai escrever um conto em que o narrador será o personagem da história e também o protagonista dos acontecimentos.
LETRAMENTO CRÍTICO VISUAL: EXPLORANDO A LÍNGUA EM MUITAS FORMAS
QUEM SÃO OS ALUNOS E AS ALUNAS DA EJA? Juçara Karla Becker Magali Regina Borne Sandra Nara Dos Reis Oliveira Sheila Kist Silveira Silvana Maria Da Silva-
A Linguagem E seus termos.
Preparação de Conteúdos Específicos Concursos Públicos Educação Thiago Elias Merlo 2012.
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
INTRODUÇÃO O presente trabalho tem por objetivo um novo olhar sobre a questão indígena regional, com destaque principal para o grupo Xokleng. Neste sentido.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA-UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DISCIPLINA:
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA – UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA TRABALHO FINAL DE ANÁLISE E PRODUÇÃO TEXTUAL III SEMESTRE: 2014/2 ALUNOS: Mônica Baroni, Soleni Maria Travessini da Silva, Sônia Vanderli Oliveira Lima e Vanessa Nicolau dos Santos

LIVROS INFANTIS SOBRE OS BAIRROS DO RIO DE JANEIRO QUANDO O ALUNO DE PEDAGOGIA SE TORNA O AUTOR

 Experiência desenvolvida com alunos do 8º período do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.  Na disciplina Literatura na Escola, são desafiados a confeccionarem de forma artesanal livros infantis sobre os bairros do Rio de Janeiro.  O resultado alcançado é muito satisfatório tanto nos elementos explícitos quanto nos implícitos.  Ampliação dos conhecimentos e valorização dos diversos bairros.

 Após ter escolhido o bairro, o aluno realiza uma pesquisa sobre o mesmo em diversas fontes destacando suas particularidades: Históricas Culturais Sociais Econômicas

 Em seguida é o desenvolvimento da narrativa que vai elucidar algum fato descoberto na pesquisa ou elemento relevante no bairro.  Definido o ponto central da narrativa os alunos produzem o livro.  Destaque aos topônimos relacionados ao bairro.  Evidenciando a linguagem visual os alunos constroem variadas ilustrações.  Um grande destaque são as formas dos livros que geralmente estão relacionados ao conteúdo da própria narrativa.

“Isto quer dizer que o artista, ao construir seus objetivos, torna visíveis seus pensamentos, emoções e sentimentos, organizando-os num texto visual prenhe de significados”. (MANGUEL, apud BUORO, 2002, p. 15). Segundo Barthes: “interromper com frequência a leitura não por desinteresse, mas, ao contrário por afluxo de ideias, excitações, associações.” (BARTHES, R. 2004, p. 24)

 Refletindo sobre isso vem a tona uma necessidade da escola no Brasil: a formação de professores de língua portuguesa e de literatura.

 Em nossas pesquisas para a confecção do trabalho, conhecemos uma experiência realizada pela professora Inêz Corbari, do 5º ano da Escola Bento Elói Garcia em Itapema, onde para despertar o gosto pela leitura, a mesma pediu que os alunos se reunissem em grupos e escolhessem um livro.  A professora sugeriu Julio Verner que é autor de aventuras. Após realizarem a leitura do livro, eles deveriam confeccionar maquetes representando uma cena do livro.

 Livros que se destacaram na experiência com os alunos da UNIRIO: Jesuíno em: Sonho de um menino História Postal

 Percebemos que há muitas possibilidades em desenvolver este trabalho também nos bairros de nosso município.  Um exemplo é o bairro Sertão do Trombudo, onde residimos, e que ainda possui engenhos de farinha artesanal, a Capela mais antiga da cidade, lindas cachoeiras e descendentes dos primeiros moradores que fornecem relatos interessantíssimos sobre o bairro.  Com certeza também seriam criados excelentes livros.

REFERÊNCIAS DAGA, Aline Cassol; Goulart, A. J.; Zarth. C.; Irigoiti, J. C. Análise e Produção Textual III. Florianópolis: DIOESC: UDESC/CEAD/UAB, ROIPHE, Alberto. Livros Infantis sobre os bairros do Rio de Janeiro: Quando o aluno de Pedagogia se torna autor. Revista Práticas de Linguagem. V. 2, n. 1, jan./jun BARTHS, Roland, 2004, p. 26. MANGUEL, Alberto, apud BUORO. 2002, p s&tbm=isch&sa=X&ei=rmQcVP3-D_f-sAT7tIK4AQ&ved=0CAYQ_AUoAQ s&tbm=isch&sa=X&ei=rmQcVP3-D_f-sAT7tIK4AQ&ved=0CAYQ_AUoAQ