Situações problemas envolvendo o sistema monetário

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Portfólio de Matemática 3ºTrimestre
Advertisements

A professora Rosângela desenvolveu as atividades referentes a sistema métrico conforme planejamento até o final do bimestre. A professora Morgana realizou.
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Escola Municipal Terezinha Nívia de Oliveira Lopes
Etapas de uma Sequência Didática
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
COMO UTILIZAR A SALA DE INFORMÁTICA.
O mundo do dinheiro Este projeto foi aplicado com as turmas do 4º Ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais. E.E.B.CLÉLIA S.BODANESE.
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
POR QUE TURMAS DE LETRAMENTO?
Andressa Cristina Pinto
Liliani Lecco Dettogni
O USO DA MATEMÁTICA NO COMPUTADOR
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES E ATITUDES PARA 2009
CONCEPÇÕES DE ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPR SOBRE ESCRITAS NUMÉRICAS DE NÚMEROS MULTIDÍGITOS Franciele Gequelin UFPR/TN Orientadora: Profa.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
PROJETO APRENDENDO A CONTAR.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
ESCOLA ESTADUAL IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA SILVA Professores da STE: Edilson/Luciene/Rosvely Professora Multiplicadora - NTE: Luciana.
Aulas Práticas no ensino de Ciências
Projeto realizado pela professora multiplicadora da sala de tecnologias educacionais, Taiza Caccia Chiodi juntamente com os professores (as) Mércia (1º
Programa Ler e Escrever
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM
Dominando as práticas pedagógicas
TRABALHO.
de Acordo com Gasparin (2007) Professoras: Ângela e Sabryna.
TEMA: VALORES MONETÁRIOS
“QUALQUER JOGO MAS NÃO DE QUALQUER JEITO” “MOMENTOS DO JOGO”
DESAFIOS PARA ENSINAR.
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
PROPAI/PROPCCI-I 1S 1º semestre – Fevereiro/2010 Coordenador do Projeto: Professor Geraldo Biaggi.
Ler, escrever e resolver problemas Contribuições de Kátia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz Santos, 2009.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO
Renata Opção. Tema: Aprendizado com números Conteúdos curriculares: adição, subtração Numero de alunos envolvidos: 35 Numero de professores: 1 professor.
Planejamento da Rotina Semanal
Resolução de problemas: concepções
PROPAI/PROPCCI-I 1S 1º semestre – Fevereiro/2014 Coordenadores: Geraldo Biaggi e José Antonio Padoveze.
ESTRATÉGIAS DE LEITURA
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Como elaborar um plano de aula
SISTEMA MONETÁRIO Público Alvo: 3ª e 4ª série do Ensino Fundamental
Supervisora Sílvia Martins Rodrigues
Etapas de uma sequência didática
Aprendendo a tabuada de multiplicação.
Módulo: Cálculo Mental Glorita Faria dos Santos
Sequência Didática Elaborado por Andréa Maria Batista Rosa
Uso da calculadora Coloque a calculadora em cima de sua mesa.
Autor: Marcelio Adriano Diogo
Proposta de aula Aluna: Danielle P. Silveira Moreira
Ah, se eu soubesse... Curso: Práticas Pedagógicas
A ECOLOGIA COMO INSPIRADORA DO DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO POR PROJETOS DE TRABALHO.
Por que o jornal na escola?
Escola Estadual Leontino Alves de Oliveira Rio Negro/MS PROGETEC: Elizangela Maria dos Santos Arruda Grupo de Estudo e Discussão GED – NTE Regional.
PCNPs Responsáveis: Cleunice Dias de Oliveira Luciene de Souza
 Utilizar os tablets 10” para responder questionários online ao qual houve previamente verificação do professor para com o conteúdo referido.  O professor.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Sequência Didática Adição até o número 20
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Flávia Belarmino Isabela Silva Jennyfer de Melo
Atividades lúdicas didáticas no ensino de Química
Buscando elementos na internet para uma nova proposta pedagógica Cristiane Barroso.
COMO AVALIAR UM OBJETO DE APRENDIZAGEM
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
SEMELHANÇA DE FIGURAS ATRAVÉS DA AMPLIAÇÃO E DA REDUÇÃO ESCOLA MUNICIPAL MINISTRO MARCOS FREIRE.
ENSINAR E APRENDER NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Transcrição da apresentação:

Situações problemas envolvendo o sistema monetário SEQUÊNCIA DIDÁTICA Situações problemas envolvendo o sistema monetário

Situações problemas envolvendo sistema monetário 4º Ano “A” Duração: 5 aulas Proposta didática segundo SEE Professoras: Ilma “E.M.Inácio Sardinha” Renata “E.M. Eurípedes Martins”

1ª etapa: apresentação da proposta Com esta sequência didática pretende-se trabalhar o sistema monetário em situações do dia a dia. Para isso fez-se uso do jogo Mercado Virtual para introduzir a aula, tornando-a dinâmica e interativa com recursos oferecidos pelas novas tecnologias. Trabalhou-se também problemas em tiras, desafiando os alunos a montarem o problema para depois resolverem e por fim foram distribuídos panfletos para que os alunos criassem seus próprios problemas a partir dos produtos anunciados.

Jogando o mercado virtual...

Jogando o mercado virtual...

2ª etapa: Levantamento de Conhecimento Prévio Conversar com os alunos sobre o sistema monetário, soma de valores de dinheiro, troco, formas de representar o dinheiro, etc.. Deixar que os alunos deem sua opinião sobre o assunto, se já sabem comprar produtos em supermercado, conferir o troco, se já sabem somar valores decimais como 4 moedas de 0,25 centavos, etc... A partir de notas de dinheiro, verificar se os alunos conhecem as notas em circulação do nosso país.

3ª etapa: Ampliando o conhecimento Resolução no coletivo de algumas situações- problema utilizando de anúncios de panfletos para que os alunos aprendam a elaborar problemas matemáticos a partir de produtos conhecidos.

Criando problemas a partir de anúncio de panfletos

4ª Etapa: Sistematização do conhecimento Criar vários problemas utilizando o sistema monetário utilizando as 4 operações. Cada grupo fará uma operação matemática. Em duplas e depois individualmente, os alunos receberão um problema escrito em tiras, como se fosse um quebra-cabeças que deve ser montado na ordem correta antes de ser resolvido:

Tentando montar os problemas

1ª dupla que conseguiu montar o problema em tira

5ª etapa: Avaliação A avaliação será contínua observando o desenvolvimento das habilidades, através das atividades propostas. Teremos a avaliação bimestral do conteúdo ministrado.