Situações problemas envolvendo o sistema monetário SEQUÊNCIA DIDÁTICA Situações problemas envolvendo o sistema monetário
Situações problemas envolvendo sistema monetário 4º Ano “A” Duração: 5 aulas Proposta didática segundo SEE Professoras: Ilma “E.M.Inácio Sardinha” Renata “E.M. Eurípedes Martins”
1ª etapa: apresentação da proposta Com esta sequência didática pretende-se trabalhar o sistema monetário em situações do dia a dia. Para isso fez-se uso do jogo Mercado Virtual para introduzir a aula, tornando-a dinâmica e interativa com recursos oferecidos pelas novas tecnologias. Trabalhou-se também problemas em tiras, desafiando os alunos a montarem o problema para depois resolverem e por fim foram distribuídos panfletos para que os alunos criassem seus próprios problemas a partir dos produtos anunciados.
Jogando o mercado virtual...
Jogando o mercado virtual...
2ª etapa: Levantamento de Conhecimento Prévio Conversar com os alunos sobre o sistema monetário, soma de valores de dinheiro, troco, formas de representar o dinheiro, etc.. Deixar que os alunos deem sua opinião sobre o assunto, se já sabem comprar produtos em supermercado, conferir o troco, se já sabem somar valores decimais como 4 moedas de 0,25 centavos, etc... A partir de notas de dinheiro, verificar se os alunos conhecem as notas em circulação do nosso país.
3ª etapa: Ampliando o conhecimento Resolução no coletivo de algumas situações- problema utilizando de anúncios de panfletos para que os alunos aprendam a elaborar problemas matemáticos a partir de produtos conhecidos.
Criando problemas a partir de anúncio de panfletos
4ª Etapa: Sistematização do conhecimento Criar vários problemas utilizando o sistema monetário utilizando as 4 operações. Cada grupo fará uma operação matemática. Em duplas e depois individualmente, os alunos receberão um problema escrito em tiras, como se fosse um quebra-cabeças que deve ser montado na ordem correta antes de ser resolvido:
Tentando montar os problemas
1ª dupla que conseguiu montar o problema em tira
5ª etapa: Avaliação A avaliação será contínua observando o desenvolvimento das habilidades, através das atividades propostas. Teremos a avaliação bimestral do conteúdo ministrado.