Indicadores COMITÊ DE MARKETING Outubro/2007
Introdução Comprovando as projeções otimistas da entidade o número de usuários residenciais de internet passou de 20 milhões. Diversos fatores contribuíram para este crescimento. Entre eles destacamos os programas de inclusão digital, a situação econômica favorável e ainda o fato do Brasil estar na quarta colocação do ranking mundial de vendas de computadores. Ainda seguimos destacando o crescimento nos investimentos publicitários online. De acordo com os dados do Projeto Inter-Meios, apenas as mídias Internet, Cinema, Jornal e TV Paga tiveram saldo positivo no primeiro semestre de 2007, sendo que o meio Internet cresceu 40,16%. Porém, os dados ainda não representam o potencial do meio, mas já se mostram bastante favoráveis aos olhos dos anunciantes. Acompanhe as mais recentes informações dos Indicadores de Mercado e veja de perto, dados concretos que comprovam a eficiência da mídia interativa e o seu constante crescimento nas ações de comunicação e marketing. Comitê de Marketing
Número de Internautas no Brasil Evolução anual do número de Internautas e previsão do IAB Brasil para 2007 Números em (000) Fonte: IBOPE/GNett – BASE DEZEMBRO Os dados acima incluem todos os locais de acesso (residencial, trabalho, escolas, cyber cafés, etc) Esse número inclui pessoas que usam a internet de todos os locais de acesso como residência, trabalho, escolas, cyber cafés e etc. Os números vem crescendo constantemente e o IAB Brasil estima que, até dezembro de 2007, a base de usuários chegará a 40 milhões, o que representa um crescimento de 21% em relação ao ano de Estimativa IAB Brasil Fonte: IBOPE/GNett – Base DEZEMBRO
Número de Internautas no Brasil Evolução Trimestral do Número de Internautas Números em (000) Os dados acima incluem todos os locais de acesso (residencial, trabalho, escolas, cyber cafés, etc) Fonte: IBOPE/GNett – Base Trimestral
Audiência residencial ativa Evolução anual em Visitantes Únicos – Painel Residencial Números em (000) Os dados acima só incluem acesso residencial Segundo o Ibope/NetRatings, em dezembro de 2006, 14,4 milhões de visitantes únicos acessaram a internet de suas residências. Considera-se visitante único o indivíduo com um único endereço IP (número de identificação de cada computador) registrado apenas uma vez no período analisado. O IAB Brasil estima que em dezembro de 2007 serão 22 milhões de visitantes únicos residenciais. O crescimento da internet residencial é um dos fatores que impulsiona o crescimento geral da Internet no Brasil. Estimativa IAB Brasil Fonte: IBOPE/NetRatings – Base DEZEMBRO - Residencial
Audiência residencial ativa Números em (000) Evolução mensal em Visitantes Únicos - Painel Residencial Em SETEMBRO de 2007, foram registrados 20 milhões de visitantes únicos que acessaram a internet da residência, segundo o Ibope/NetRatings. Esse número é 47% maior que o mesmo período de 2006 e 4% maior em relação ao mês anterior. Fonte: IBOPE/NetRatings - Residencial
Banda Larga Evolução anual do número de conexões em Banda Larga A última edição do Barômetro Cisco de Banda Larga mostra que em junho de 2007, já existiam mil conexões de Banda Larga no Brasil, o que significa um crescimento de 8% em relação ao primeiro trimestre deste ano. A estimativa é que, no consolidado do ano, 2007 apresente um crescimento de 30% em relação ao ano anterior, atingindo a marca de conexões A meta para 2010 continua sendo chegar às 10 milhões de conexões de alta velocidade (*) Considera-se uma conexão um computador conectado a internet através de serviço de acesso em banda larga. Fonte: Barômetro Cisco de Banda Larga no Brasil (IDC) Previsão CISCO
Tempo médio de navegação O internauta brasileiro é um dos que passa mais tempo conectado. Em SETEMBRO de 2007 foram em média 22h por usuário residencial. Números em (000) Fonte: IBOPE/NetRatings - Residencial
Investimentos Publicitários Evolução anual dos investimentos publicitários em internet e previsão IAB Brasil para 2007 – em (000) Em 2006 foram contabilizados R$ 361 milhões em investimentos em mídia online no Brasil. O IAB Brasil estima que até o final de 2007, os investimentos no meio cheguem a cerca de R$ 470 milhões, o que representa um crescimento de 30% em relação ao ano anterior. Estimativa IAB Brasil Fonte: Projeto Inter-Meios – janeiro a junho de 2007
Investimentos Publicitários – 1º semestre 2007 A internet recebeu 2,7% dos investimentos publicitários (janeiro a junho 2007). O total dos investimentos online chegaram a R$ 221 milhões (acumulado 2007). O IAB Brasil tem como meta levar esse percentual a marca de 3,5% até o final de Fonte: Projeto Inter-Meios – janeiro a junho de 2007
Variação do faturamento por meio (%) -5,16 0,75 -2,78 -8,76 -17,72 1,52 -4,8 40,16 6,8 -3,57 TV aberta Jornal Revista Rádio Mídia Exterior TV Paga Guias e Listas InternetCinema Total Apenas as mídias Internet, Cinema, Jornal e TV Paga tiveram saldo positivo no primeiro semestre de O faturamento total da mídia caiu 3,6% no período A internet apresentou o maior crescimento (40%) em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse número representa o faturamento bruto dos veículos e já inclui (desde abril/07) investimentos em sites de busca e links patrocinados. Fonte: Projeto Inter-Meios – janeiro a junho de 2007
E-commerce Volume de vendas – evolução anual – números em R$ ( ) 45% No primeiro semestre de 2007 as vendas pela internet movimentaram R$ 2,6 bilhões, 49% a mais que o mesmo período de Segundo o e-Bit, estima-se que em 2007 o faturamento total do e-commerce no país cresça 45% em relação a 2006, o que significa atingir a marca de R$ 6,4 bilhões em vendas para o consumidor final, excluindo-se as vendas de passagens áreas, sites de leilão e automóveis. Fonte: e-bit - Web Shoppers 16ª edição – julho 2007
E-commerce Número de e-consumidores – evolução anual – números em (000) +35% O aumento no número de e-consumidores é um dos fatores que contribuem para o crescimento do e-commerce no Brasil que, ao final de 2007, devem chegar a 9,5 milhões de pessoas. Fonte: e-bit - Web Shoppers 16ª edição – julho 2007