APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL Apostila 2 Aprendizagem e Cultura nas Organizações Fabiana Macri.
Advertisements

CONCEITUANDO APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO
Universidade Federal de Goiás
UNIVERSIDADE CORPORATIVA Nem Sempre Tudo Deu Certo
UNIVERSIDADE CORPORATIVA: Congresso Brasileiro de Treinamento & Desenvolvimento Acertos, Erros e Visão 2007/2008.
Práticas de Apoio à Gestão
24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL
CULTURA ORGANIZACIONAL
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
LEARNING ORGANIZATION
Learning Organization
Trabalhador do Conhecimento
Abordagem sistêmica na Gestão
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
CULTURA ORGANIZACIONAL
CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAIS X MUDANÇAS
DADOS INFORMAÇÕES CONHECIMENTOS
PROFA. MARILDA TODESCAT
  ORGANIZAÇÕES.
Desenvolvimento organizacional
Valor Consultoria Empresarial
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Unidade I: Fundamentos do Comportamento Organizacional Profa: Tereza Cristina Batista.
TRABALHO E GESTÃO DO CONHECIMENTO
Práticas de Apoio à Gestão
Aprendizagem Individual e Organizacional
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Práticas de Apoio à Gestão
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação
Modelo de Excelência em Gestão
Desenvolvimento de Pessoas Organizações que Aprendem
Cultura organizacional
Tema Gestão do Conhecimento:.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Teorias Modernas de Gestão
Tema Gestão do Conhecimento:.
A QUINTA DISCIPLINA Parte I A
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Gerenciamento com foco na Qualidade
Gestão por Competências
Gestão do conhecimento e capital intelectual
MUDANÇA ORGANIZACIONAL
Administração de Recursos Humanos II
APRENDIZAGEM E GESTÃO DO CONHECIMENTO.
Estratégias de Aprendizagem no Trabalho (EATs)
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
GESTÃO DO CONHECIMENTO AS 7 DIMENSÕES DO CONHECIMENTO
Tecnologia, inovação e Gestão estratégica
Departamento de Biblioteconomia GERENCIA DE RECURSOS INFORMACIONAIS Prof.ª Ana Claudia Borges Campos Wenceslau 2013/1 – aula 1 – Conceituações elementares.
Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL Profa. Dra. Arlinda Paranhos
O PODER NAS ORGANIZAÇÕES
A Gestão Estratégica pelo BSC, com enfoque em:
Gestão das Competências Jorge Marques. O crescimento económico não vai resultar do facto de termos muitas pessoas a trabalhar, nem sequer da procura dos.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Uma onda de reorganizações
CULTURA ORGANIZACIONAL
Liderança e Comportamento Organizacional
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
INOVAÇÃO: CONDIÇÃO NECESSÁRIA PARA A INSERÇÃO COMPETITIVA NOS MERCADOS ATUAIS.
NOVAS ABORDAGENS DA ADMINISTRAÇÃO
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
EMPREENDEDOR X ADMINISTRADOR
GESTÃO DO CONHECIMENTO. ATIVO INTANGÍVEL Ativos que não têm substância física, mas proporcionam benefícios econômicos, como: competência dos gerentes,
Regina Santos Silva Tonini, Msc. SBGC-BA Diretoria de Projetos GESTÃO DO CONHECIMENTO: O Grande Desafio.
O PAPEL DOS GRUPOS SOCIAIS DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO.
LEARNING ORGANIZATION
GESTÃO DO CONHECIMENTO Profª Drª Maria Tereza Leme Fleury.
Transcrição da apresentação:

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL UNIVERSIDADE GAMA FILHO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Prof. Carlos A S Carvalho

Aprendizagem Organizacional APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL x ORGANIZAÇÕES DE APRENDIZAGEM (Learning Organizations) Capacidade de uma organização identificar e armazenar conhecimento resultante de experiências individuais e organizacionais e de modificar seu comportamento de acordo com os estímulos percebidos no ambiente. Aprendizagem Organizacional É o processo de aperfeiçoar ações por meio de melhor compreensão e conhecimento. (Argyris, Schon apud Hanashiro 2007) É a forma pela qual as org constroem, mantêm, melhoram e organizam o conhecimento. (Chiavenato, 2005)

Organizações de Aprendizagem APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL x ORGANIZAÇÕES DE APRENDIZAGEM (Learning Organizations) São org. com capacidade para criar, adquirir e transferir conhecimento, visando modificar seu comportamento p/ refletir novos conhecimentos e discernimentos. (Lacombe, 2005) Organizações de Aprendizagem São as org. que estão continuamente expandindo sua capacidade de criar o futuro (Senge apud Hanashiro). São aquelas que desenvolvem uma capacidade contínua de adaptação e mudança. (Chiavenato, 2005)

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL Organizações que Aprendem (Learning Organizations) Peter Senge propõe 5 disciplinas para colocar em prática a aprendizagem organizacional, pois o sucesso das org. depende da adaptação às mudanças contínuas 2ª Modelos Mentais 3ª Visão Compartilhada 1ª Domínio pessoal As 5 Disciplinas 5º Pensamento Sistêmico 4º Aprendizagem em Equipe

Aprendizagem Organizacional: As 5 Disciplinas Domínio pessoal (1ª disciplina) Controlar a si próprio (autocontrole ou disciplina pessoal ) Capacidade das pessoas entenderem a si próprias e terem clareza dos seus objetivos As organizações não conseguem aprender mais que os seus integrantes Poucas organizações estimulam a autodisciplina: tornam-se enormes repositórios de energia humana e potencial de aprendizagem que não se consegue desenvolver

Aprendizagem Organizacional: As 5 Disciplinas Modelos mentais (2ª disciplina) Questionamento dos modelos mentais implícitos que os membros da organização carregam: Crenças e atitudes Percepção a respeito de clientes Produtos Ambiente e funcionários Modelos mentais são hábitos: Dificilmente questionados Raramente abandonados

Aprendizagem Organizacional: As 5 Disciplinas Visão compartilhada (3ª disciplina) Entendimento comum em relação ao futuro da organização A visão não ser apenas o que está escrito nos manuais Chave para o sucesso da organização Visão genuína e aceita por todos

Aprendizagem Organizacional: As 5 Disciplinas Aprendizagem em equipe (4ª disciplina) Fazer com que o grupo de trabalho seja mais que um simples agrupamento de indivíduos Através da sinergia, o grupo vai ser mais inteligente que cada um de seus integrantes Buscar a inteligência grupal Através da cooperação entre os indivíduos Substituindo as guerras entre feudos organizacionais

Aprendizagem Organizacional: As 5 Disciplinas Pensamento sistêmico (5ª disciplina) Permite integrar e compreender as demais disciplinas Busca o raciocínio sistêmico em vez de enxergar apenas o que está perto do observador

CAPITAL INTELECTUAL CAPITAL INTELECTUAL Soma de todos os conhecimentos. Capacidade mental coletiva. (Thomas Stewart) CAPITAL INTELECTUAL CAPITAL HUMANO CAPITAL ESTRUTURAL CAPITAL CLIENTE CAP. Da ORGANIZAÇÃO CAP. DE MERCADO CAP. DE FIDELIZAÇÃO CAPITAL DE INOVAÇÃO CAPITAL DE PROCESSO

CAPITAL INTELECTUAL

CAPITAL INTELECTUAL Nove Sintomas de Má Administração do Capital Intelectual (Revista Fortune) 1. Repetição De Erros. 2. Retrabalho. 3. Relações Desgastadas Com Clientes. 4. Boas Idéias Não São Compartilhadas. 5. Seu Diferencial É O Só Preço. 6. Dificuldade Em Acompanhar O Ritmo Do Mercado . 7. Excessiva Dependência De Pessoas Chaves. 8. Morosidade No Lançamento De Novos Produtos. 9. Dificuldade De Definir Preços Dos Serviços.