A COMUNICAÇÃO COMO OBJETO E COMO TEORIA

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Transcrição da apresentação:

A COMUNICAÇÃO COMO OBJETO E COMO TEORIA Aula 2

Teoria  é o conhecimento descritivo puramente racional. O substantivo theoría significa ação de contemplar, olhar, examinar, especular . Também pode ser entendido como forma de pensar e entender algum fenômeno a partir da observação.  A teoria científica resposta ao problema da demarcação entre o que é efetivamente científico e o que não o é.

Objeto O objeto preexiste a ciência A comunicação é objeto prático na vida da humanidade, antes mesmo de ser uma ciência.

Alguns problemas... A diversidade de fatos-objeto, a extensão e variedade de fenômenos comunicacionais passíveis de estudo de uma ciência específica dificultam o estudo deste objeto, pois existem diferentes linguagens, profissões, veículos em distintos contextos históricos e sociais.

Alguns problemas... forte tendência aos modismos: quadros conceituais, temáticas e vertentes explicativas se sucedem ao longo dos anos, sem alcançar o necessário aprofundamento e maturação

Alguns problemas... natureza intuitiva: e às vezes apressada de muitas investigações, improvisando métodos, incorporando conceitos nem sempre pertinentes ou que tenham passado pela necessária adequação

Alguns problemas... O amparo a realidade: por ser um objeto aplicado, ele não pode ser analisado independente de seu contexto histórico social e cultural.

Alguns problemas... “conceitos-fetiche”- seu uso indiscriminado representa, de fato, “incapacidade de aceitar esses eventos históricos (como da indústria cultural) , e – com eles – a perspectiva de uma humanidade que saiba operar a história”.

Alguns problemas... “Teorias receita de bolo”- “teorias” que descrevem uma realidade destituída de seu contexto e pretendem-se como verdade geral.

Algumas questões Contextualização é ou não necessária? Por que algumas conclusões óbvias aparecem tardiamente?

No fim das contas... A comunicação enquanto ciência só existe porque FOI NECESSÁRIO. Sem ela, não seria possível entender por que algumas pessoas consomem determinados produtos e outras não. Sem ela, não existiriam trabalhadores motivados. Sem ela não haveria esperança de fazer o mundo melhor.

da propaganda

O boom da propaganda O papel dos meios de comunicação e da propaganda O período entre guerras

O período entre-guerras O momento vivido – período de guerras e entre-guerras – por estes autores era estimulante para o estudo da Comunicação e suas conseqüências. A segunda grande guerra mundial, a propaganda nazista e a propaganda “Tio Sam” norte-americana são os exemplos mais famosos.

O tio Sam

Propaganda Nazista Toda a juventude serve ao líder: todas as crianças de 10 anos na Juventude Hitlerista

Teorizando Olhar racional sobre um processo natural suscita uma hipótese mais ou menos complexa. Vejamos o exemplo: Se eu fizer A, logo ocorrerá B. Ex. Se eu acelerar mais, mais cedo chegarei ao meu destino.

De novo... Se eu acelerar mais, mais cedo chegarei ao meu destino? Resposta: _______

Teorias Boa parte das teorias iniciais desconsideraram a subjetividade dos sujeitos; Consideraram-nos passivos; A maioria de nós era considerada tão irracional quanto ratos de laboratório; Além disso, trataram os mais variados contextos como sendo idênticos, mas por que isso funcionou?

Respondendo Lembram da tal interdisciplinaridade? Lembram do fato do nosso objeto preceder a ciência? Não vamos esquecer que naquela época ainda estávamos endeusados com os meios, e como bons apaixonados não costumamos duvidar das desculpas que nos falam.

Por isso teorias falham E que bom que falham! Isso demonstra que o nosso conhecimento sobre o nosso objeto vem aumentando, que não nos conformamos com algo que não supre as nossas necessidades de conhecimento.

Referências PAIVA, B.M.. A comunicação como objeto e como teoria: uma breve análise teórico da comunicação social . Disponível em: http://portal.estacio.br/media/3304353/1-a-comunicacao-objeto-como-teoria-breve-analise-teorico-comunicacao-social.pdf Acesso em: 03 de agosto de 2014.