Oficina de Aulas Bahá’ís

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Matemática para todos Educação Básica
IV CONGRESSO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
TCC: Monografia e/ou Artigo
24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL
DIA A DIA DE NOSSAS CRIANÇAS NA EMEI
AFINAL O QUE É MULTICULTURALISMO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO?
ARTICULANDO O CURRÍCULO ÀS SALAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA
Programa aluno pesquisador
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
Aprendizagem.
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Feedback Realimentação ou retroalimentação
O conteúdo.
“EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INCLUSIVA"
Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Observação da sala de aula
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Desenvolvimento de Pessoas Organizações que Aprendem
EDUCAÇÃO PARA O PENSAR Núcleo de Educação para o Pensar TEXTO
Uma idéia atual, que vai fazer 100 anos ! ! !
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Manejos Grupais facilidades x dificuldades
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
Local: Escola Municipal Cornelis Verolme
Metodologia de Ensino da Educação Física
Competências e Habilidades
O Dia da Diferença tem como objectivo uma maior compreensão dos assuntos relacionados com a deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos.
Profª Karina Oliveira Bezerra
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
Projeto: Conta que eu conto
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Relatório de Proposta de Projeto
Profª. Taís Linassi Ruwer
Hábitos do bom evangelizador infanto-juvenil
ENSINO DE LEITURA: MÉTODO INSTRUMENTAL
Considerações Culturais:
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
Diferencial do ensino espírita para crianças
Procedimentos de Ensino
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Os anos das grandes oportunidades
SITUAÇÕES.
CULTURA O QUE É?.
• Manejo – Formação – Professor.
PEI – Programa Educacional Individualizado
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
A PESQUISA EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS Oscar Hipólito 09/11/2013.
Textos e citações do Rubem Alves
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Família O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Este termo foi criado em Roma Antiga para designar um novo.
Professor Dr. Renato Vaz
Tendências atuais do ECLE
TAREFA MAIS IMPORTANTE
Potencializando a Aprendizagem “Só há ensino se houver aprendizagem” Prof. Abel Ardigó.
POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Cada grupo deverá elaborar uma proposta curricular para 1 ano de curso de Física. Isto compreende um planejamento para o total de 80 aulas (2 aulas por.
LEITURA “ A LEITURA É MUITO MAIS DO QUE UM INSTRUMENTO ESCOLAR. É UM PASSAPORTE PARA A ENTRADA NA CULTURA ESCRITA. (...) E LER NA ESCOLA É LER PARA INSERIR-SE.
Transcrição da apresentação:

Oficina de Aulas Bahá’ís “...Infelizmente, nunca houve professores suficientes para responder a essa demanda tão justificada, e por algum motivo, muitos bahá’ís aptos a ensinar as crianças não têm dado a necessária importância a este ato de serviço do qual depende o futuro das novas gerações.” ( Aos Colaboradores livro 3.1 pg 1)

Roda de Reflexão ... Como a criança é vista no mundo atual? Qual a situação da criança no mundo? Como evitar que os padrões exteriores de um mundo em decomposição interfiram na maneira de nos comportarmos e entendermos as necessidades das crianças? Como criar laços de responsabilidade e afeto pelas crianças?

Que jamais se esqueçam do imperativo de cuidar das necessidades das crianças do mundo e  oferecê-las aulas que desenvolvam suas faculdades espirituais e implantem os alicerces de um caráter nobre e correto. Casa Universal de Justiça

Estrategias para levar adiante o processo de entrada em tropas não pode ignorar as crianças e os pré-jovens, para que as vitórias conquistadas em uma geração não se percam com a passagem do tempo. Casa Universal de Justiça

Livro 3 Ruhí ...Uma vez que a educação espiritual de crianças é um assunto de tal importância crítica para a comunidade bahá´í, 2 livros foram dedicados a este campo do serviço. ...Todos, neste programa, são encorajados a estudar os livros, pois, seja dando aulas regulares em estabelecimento formal ou servindo em instituições bahá´ís, seja educando crianças como pais ou influenciando-as como membros de uma grande família, todos nós trazemos conosco alguma responsabilidade de assegurar que as gerações mais jovens sejam preparadas para assumir suas obrigações futuras.

Aulas Bahá’ís Não são aulas de doutrinamento Enfase: Aprender a pensar Embora aprendam princípios, ensinamentos e as crenças básicas da Fé. Enfase: Aprender a pensar Aprender a refletir Desenvolver a habilidade de aplicar as leis espirituais à vida do individuo e da sociedade.

Aulas Bahá’ís Evitar o doutrinamento ou o catequismo não deve no entanto levar a lassidez na instrução religiosa. “A humanidade, deixada ao seu próprio entendimento, sem guia divina, nada mais produziu senão o caos, a injustiça e o sofrimento.”

1- Aprender a pensar: . O que diz a realidade? Entender o que está escrito no texto Sagrado. . O que diz a realidade? Distância: momento objetivo. O pensamento se inicia com uma pergunta sobre a realidade. É um momento de humildade, de escuta, de honestidade objetiva. A arte de pensar começa com a educação da leitura, despojando-se, enquanto possível, dos preconceitos ideológicos, religiosos, dogmáticos.

2- Aprender a refletir: Meditar sobre o que está escrito no texto Sagrado. O que me diz a realidade? Proximidade: momento subjetivo. Quando perguntamos a nós mesmos pela realidade, pelo texto lido, a resposta será o que assimilamos, aprendemos. Refletimos.

3- Aprender a aplicar: Desenvolver a habilidade de aplicar as leis espirituais à vida O que a realidade me faz dizer? Comunicação: momento intersubjetivo. Não aprendemos só para nós. Existe para fazer a comunidade crescer. Cumpre uma função social e moral. Pensar termina num serviço qualificado à comunidade.

Aula Bahá’í: Aprender a pensar. Aprender a refletir. Desenvolver a habilidade de aplicar as leis espirituais à vida do individuo e da sociedade.

Lição 10 “Embelezai vossas línguas com a veracidade, ó povo, e adornai vossas almas com o ornamento da honestidade...” Bahá´u´lláh

Como a lição 10 leva à: Aprender a pensar? Aprender a refletir? Desenvolver a habilidade de aplicar as leis espirituais à vida do individuo e da sociedade?

Princípios e conceitos Alguns Princípios de Educação Bahá’í ...

Princípios de Educação Bahá´í Não existe nenhum sistema educacional no mundo atual que possa ser chamado propriamente de bahá´í. Tal sistema só poderá ser criado através da experiência reunida de numerosos educadores, trabalhando em diversos meios e culturas durante um longo período de tempo

Princípios de Educação Bahá´í Mas os princípios e conceitos que deverão influenciar os esforços para desenvolver os elementos da educação bahá´í, podem ser identificados.

Atividade

Nobreza do Homem “Considerai o homem como uma mina rica em jóias de inestimável valor. A educação, tão somente, pode fazê-la revelar seus tesouros e habilitar a humanidade a tirar dela algum benefício” Bahá'u'lláh

Nobreza do Homem É essencial que os professores de crianças, compreendam a conexão entre este princípio extremamente importante e o tipo de educação que será oferecido.

Nobreza do Homem Aceitação deste princípio. Familiarizar-se com a natureza da qualidades espirituais. Aprender a observar e reconhecer os talentos e capacidades das crianças. Ajudar as crianças a desenvolver hábitos e padrões de comportamento que estejam de acordo com o modo de vida bahá´í.

Conteúdo das Lições Nas lições do primeiro nível, a ênfase é colocada sobre as qualidades espirituais, e menos atenção é dada ao conhecimento geral sobre a Fé. Quando se houver estabelecido as bases do caráter da criança, ter-se-á tempo suficiente nos anos seguintes para transmitir o conhecimento necessário.

Metodologia das Aulas

Metodologia das Aulas A metodologia das aulas para crianças combina diferentes atividades, todas voltadas para o objetivo principal: Contribuir ao desenvolvimento de suas atitudes e qualidades espirituais.

Atividades Todas as atividades giram em torno da Palavra Criativa.

Memorização Memorização: Compreensão e fixação do texto. Atividades complementares (jogos cooperativos, cirandas, dinâmicas etc) destinadas a ajudar a ampliação desta compressão.

Histórias de ‘Abdu´l-Bahá Ilustram de maneira concreta as qualidades espirituais que estão sendo exploradas e sabe-se que as situações concretas ajudam as crianças a entenderem explicações abstratas.

Material de Apoio “...Infelizmente, neste momento, faltam-nos canções, jogos e histórias que reforçam diretamente as idéias apresentadas nos textos a serem memorizados. Espera-se que no futuro, muitas atividades assim sejam criadas e compiladas para o uso dos professores de aulas bahá´ís para crianças.” Aos colaboradores Livro 3.1 Ruhi

Textos Sagrados Painéis Ilustrativos com partes do texto para facilitar a memorização das citações e das orações. Histórias secundárias que ampliam a compreensão das palavras. Atividade lúdica de fixação (reforço do conceito)

Histórias Narração Visualização História em Quadrinhos Teatro de Papel Flanelógrafo “Cordel” Painéis Bonecos Atividade Lúdica de Fixação (reforço do conceito)

Rotina Básica Memorizar Cantar Contar histórias Brincadeira Dirigida Colorir (desenhos / atividades relacionados com conceitos espirituais)