DIRETRIZES DO PROJETO DO CONTROLE SOCIAL DA SAÚDE DO TRABALHADOR SUS REDE NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO TRABALHADOR RENAST E.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas
Advertisements

Caravana Nacional em Defesa do SUS
II SEMINÁRIO DENGUE: DESAFIOS PARA POLÍTICAS INTEGRADAS DE AMBIENTE, ATENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE Dr.ª Maria Célia Vasconcellos Conselho Nacional de Secretários.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Descentralizando a Saúde para o Desenvolvimento Regional
CONCEITOS E PRINCÍPIOS
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
CONVERGÊNCIAS: 1. Demanda dos Cursos Clientela preferencialmente do serviço público/ trabalhadores inseridos no SUS; Diagnóstico para identificar e priorizar.
Pacto pela Saúde Institui novas formas de relação entre os entes federados na gestão do SUS, está organizado em três componentes. Pacto pela Vida: trata.
POLO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA O SUS - LESTE PAULISTA-
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
SECRETARIA DAJUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL COORDENADORIA DA POLÍTICA DO IDOSO n Lei nº de julho de 2000, estabelece diretrizes e competências.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Política de Educação Permanente para o Controle Social no SUS
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
Todas essas ações devem ter como pressupostos:
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROPOSTA DE FUNCIONAMENTO
Educação Permanente em Saúde :
Secretaria Estadual de Saúde Departamento de Ações em Saúde Coordenação Estadual de Atenção Básica - Saúde da Família Política Estadual para Atenção Básica.
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
política nacional de saúde do trabalhador e da trabalhadora - pnstt
Política Nacional de Humanização
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
Divisão territorial e hierarquização dos serviços de saúde de Mato Grosso do Sul
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
RENAST Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA.
Cooperação ENSP/ FIOCRUZ/ SES/ RJ
Comitê Gestor e Agenda Estadual para elaboração do COAP
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
“Potiguares é o povo senhor!”. Rio Grande do Norte Fórum Regional de Vigilância Sanitária Região Nordeste COSEMS.
Programa de Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde Rio de Janeiro 30 de julho de 2007.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
NÚCLEO ANDRADINA. LEGISLAÇÃO Portaria GM 2554 de 28 de outubro de 2011 Institui o Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde, o Componente.
Política Municipal para Álcool e Outras Drogas : Plano Intersetorial de Políticas sobre Crack, Álcool e Outras Drogas Programa De Braços Abertos Myres.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
CURITIBA/PR – JUL/2014 MINISTÉRIO DA SAÚDE
CONTRATO ORGANIZATIVO DA AÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE E REGIONALIZAÇÃO Conselho Nacional de Saúde – setembro 2013.
Sistema Único de Saúde - SUS
Discussão do PDVISA no Estado do Amazonas
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Financiamento dos laboratórios;
O Papel do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Própria construção do.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELOS CEREST DA RENAST/BA
Bahia 2008 Superintendência de Recursos Humanos da Saúde Diretoria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Estratégia para Fortalecimento da Gestão.
CAPACITAÇÃO PARA GESTORES Práticas integrativas e complementares.
Dispositivos Estratégicos: Região de Saúde Rede de Atenção à Saúde Mapa da Saúde Planejamento Integrado RENASES RENAME Contrato Organizativo de Ação.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E QUALIFICAÇÃO PARA O SUS - CDQ - SUS
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE GESTORES DO SUS Proposta preliminar – ENSP-FIOCRUZ.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária COMITÊ DE POLÍTICA DE RH PARA VIGILÂNCIA SANITÁRIA - COPRH O COPRH instaurando nova forma de.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
“Estratégia para o apoio a implementação de Redes Integradas de Atenção a Saúde” 17 de Novembro de 2009 DARA/SAS/MS.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Descentralização das.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
Educação Permanente em Saúde Proposta de alteração da Portaria 198/2004.
Transcrição da apresentação:

DIRETRIZES DO PROJETO DO CONTROLE SOCIAL DA SAÚDE DO TRABALHADOR SUS REDE NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO TRABALHADOR RENAST E

E

PROTAGONISTAS DA CONSTRUÇÃO DA RENAST  Trabalhadores da Saúde dos CRSTs  Trabalhadores da Saúde da rede sentinela e dos Municípios Sentinela  Trabalhadores da saúde das conexões intra-setoriais – PSF, Vigilância em Saúde, rede ambulatorial e hospitalar  Técnicos vinculados aos Pólos de Educação Permanente  Técnicos das coordenações estaduais, regionais e dos municípios sedes de microrregiões ou módulos assistenciais  Integrantes das organizações de trabalhadores, sindicatos e demais movimentos sociais  Trabalhadores inseridos nas conexões intersetoriais

E

ORGANIZAÇÃO/ESTRUTURA/ARTICULAÇÃO  Sala de Situação (Núcleos de Apoio, Computador, Impressora, Internet, Linha Telefônica)  Fortalecer as CISTs: Regional, Estadual e Nacional  Criar/fortalecer os Conselhos Gestores dos CRSTs  Organizar Plenárias Regionais, Estaduais e Nacional das CISTs e Conselhos Gestores  Grupo Condutor Nacional do Projeto

E

CONTROLE – AUTONOMIA - FORTALECIMENTO  Recursos financeiros: estabelecimento de prioridades, aplicação, acompanhamento de execução  Recursos humanos: perfil técnico, questão ética perfil técnico, questão ética  Articulação intra-setorial – apoio de outras áreas do SUS

E

LINHAS DE AÇÃO  Projeto de Capacitação  Projeto de Comunicação  Vigilância em Saúde do Trabalhador  Articulação com ensino e pesquisa  Projetos intersindicais e intermovimentos

E