Português para Engenheiros

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Advertisements

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
A LITERATURA COMO RECURSO PROPICIADOR DE SITUAÇÕES DE LETRAMENTO EM CLASSES MULTISSERIADAS NUMA ESCOLA DO CAMPO. Raimunda S. M. Oliveira.
Sérgio Elias Vieira Cury
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
O ensino da língua: complexidade do objeto e articulação entre os objetivos Irandé Antunes.
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
RESENHA: CONCEITO, ESTRUTURA E PRODUÇÃO
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
PROFª. ESP.BRUNA KELY DA SILVA GALVÃO LIMA.
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
Planejamento PNAIC 2014.
Habilidades centrais no ensino da língua portuguesa
FICHA DE IDENTIFICAÇÃO
Linguagem: Formas e Usos – Língua Portuguesa II
POR QUE É IMPORTANTE SABER GRAMÁTICA?
Essa ponte que leva ao rio
PROPOSTAS 2012 – O movimento imigratório para o Brasil no século XXI 2011 – Viver em rede no século XXI Trabalho na construção da dignidade humana.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (5ª A 8ª SÉRIES)
Resenha Produção de texto.
ARTE E GEOMETRIA NUM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR
Leitura e Produção de Textos
MARCAS DA ORALIDADE NA ESCRITA
As Histórias em Quadrinhos (HQs) utilizadas em salas de aula se bem trabalhadas propõe aos alunos um bom debate e maior aprofundamento do que seja o uso.
Módulo 1 ELMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Leitura e interpretação de texto
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Writing across the curriculum.
Projeto de Pesquisa: Estrutura, elementos e recomendações gerais
Estrutura do documento:
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto Profª. Fábio Simas.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Texto Dissertativo Argumentativo
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
DA FALA PARA A ESCRITA: atividades de retextualização
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO DISCURSO
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Modelo e Normas para Elaboração de Trabalhos Científicos
Para que planejar? A eficiência é a execução perfeita de uma tarefa que se realiza. O planejamento e um plano ajudam a alcançar a eficiência, isto é, elaboram-se.
Desafio Pré-vestibular
TÍTULO DO TRABALHO Nome do Aluno 1 Nome do Aluno 2 Nome do Aluno 3 Nome do Aluno 4 Nome do Aluno 5 INTRODUÇÃO Neste trabalho, iniciado em meio às atividades.
LÍNGUA PORTUGUESA JÚNIOR SALES DE SOUSA.
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
CONCURSO PREFEITURA 2009 Professor Inglês Fundamental II e Médio
Etapas de uma sequência didática
Lojas de Informática & eletrônicos
O contexto da fala Oralidade e escrita são duas práticas sociais e não duas propriedades de sociedades diversas. A fala tem sido vista na perspectiva da.
Fichamento.
Estudo da Língua Portuguesa
Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto.
Linguagens , Códigos e suas Tecnologias.
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Orientações gerais para a elaboração da resenha crítica.
QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
Belchior José Rocha Araújo 1. Parâmetros do ENEM (p.55):  Competência I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita (convenções.
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
Módulo 1 Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa
ANÁLISE TEXTUAL ARTES VISUAIS 2016
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
Transcrição da apresentação:

Português para Engenheiros ORALIDADE E ESCRITA Nomes: Celso Ricardo, Dirceu Ferreira, Fagner dos Santos, Gabriel Jordão, Gustavo Vieira, Isaulino Vieira, Pedro Augusto, Thalles Pádua. Turma: 4ºSemestre - Maio 2012

Conceitos e Definições Embasando-se nos dois autores subentende-se que não basta o domínio dos códigos, signos, significantes e regras, o que implicaria a escrita, se o indivíduo não possuir plena capacidade e habilidade de desenvolvimento crítico, que por sua vez é alusivo à oralidade.

Conceitos e Definições No que refere à oralidade e escrita Ramos(1997) argumenta que os problemas liguísticos necessitarão de prática oral e prática escrita para serem minimizados, o que inclui a audição, discussão, repetição, transcrição e “tradução” de textos do estilo cuidado, assim como a leitura de textos de diferentes estilos (1997, p.11),(2001,p.21)

Conceitos e Definições Marcuschi(2001), por sua vez define a oralidade como uma prática social interativa para fins comunicativos que se apresenta sob várias formas ou gêneros textuais fundados na realidade sonora: ela vai desde uma realização mais informal a mais formal nos vários contextos de uso.

Conceitos e Definições Tanto a oralidade quanto a escrita são indispensáveis para a produção de um bom texto, uma vez que são complementares, como citou Paulo Freire:” A oralidade perpassa essa trama das visões de mundo com a realidade vigente. Assim, formaremos autênticos escritores que não reescrevem apenas o que já foi dito ou escrito, mas escrevem também a sua própria história e a dos outros como eficientes instrumentos de transformação sociocultural.”

Justificativa A escrita terá importância incontestável na elaboração de laudos de perícia civil, licitações e testes de concursos para engenheiros, onde a descrição é de fundamental importância, assim como, regência e concordância nominal e verbal, acentuação e pontuação. Já a oralidade será cobrada em entrevistas de empregos, onde o candidato precisará demonstrar domínio da norma padrão.

Textos Específicos Exemplo de parte de um laudo pericial (Escrita). A casa examinada apresenta rachaduras em paredes , pisos e lajes do teto. Um dos objetivos da perícia é verificar a existência de relação de causalidade entre tais rachaduras em uma obra de construção. Figura 4: Tomada fotográfica em que se pode observar: casa examinada(à esquerda), muro lateral direito que confronta com a parte 2 da obra de construção em execução e vista parcial da parte 1 da obra. As setas azuis horizontais indicam um recalque (rebaixamento) do piso externo à casa, ao longo do muro lateral.

Textos Específicos Exemplo de uma entrevista de emprego (oral). Como você pretende contribuir para o crescimento da empresa? Acredito que um dos principais atrasos em uma empresa seja o tempo que os funcionários utilizam para reparar erros, neste ínterim, julgo que a prevenção ou a atenção ao trabalho, impeça que erros venham a ocorrer, dessa forma, um trabalho bem feito na primeira vez, gerará lucro para a empresa que não precisará pagar para um funcionário refazer o que já deveria ter feito.

Bibliografia MARCUSCHI,Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001. RAMOS, Jânia M. O espaço da oralidade na sala de aula. São Paulo: Martins Fontes, 1997. Laudo pericial de Moacyr Molinari- Perito Engenheiro Civil. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra S/A, 1997.

Agradecimentos e Contatos Obrigado!