Prof. Gabriela LottaEDS Apresentação da disciplina Indicadores de Políticas Públicas.

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Transcrição da apresentação:

Prof. Gabriela LottaEDS Apresentação da disciplina Indicadores de Políticas Públicas

Prof. Gabriela LottaEDS Indicadores de Políticas Públicas: Tipologia 2 Área temática Ex: Habitação, Segurança, Saúde, Educação Área mais abrangente Ex: Aspectos Econômicos, Qualidade de vida Critérios para Classificação

Prof. Gabriela LottaEDS Indicadores de Políticas Públicas: Tipologia 3 Critérios para Classificação Objetivos (quantitativos)Subjetivos (qualitativos) Medidas concretas construídas com base em dados objetivos Ex: percentual de domicílios com rede de esgoto Medida construída a partir da avaliação dos indivíduos em relação a aspectos da realidade Ex: índice de confiança nas instituições DescritivosNormativos Apenas descrevem características sem atribuir valor Ex: taxa de mortalidade infantil Refletem juízo de valor da realidade Ex: proporção de pobres

Prof. Gabriela LottaEDS Indicadores de Políticas Públicas: Tipologia 4 Critérios para Classificação SimplesCompostos Feitos a partir de estatísticas Ex: renda per capta Aglutinação de pelo menos 2 indicadores simples Ex: IDH EstoqueFluxo Medida de uma dimensão social em um momento específico Ex: Anos de escolaridade Mudança entre 2 momentos Ex: aumento nos anos de escolaridade

Prof. Gabriela LottaEDS Indicadores de Políticas Públicas: Tipologia 5 Critérios para Classificação 1ª geração2ª geração3ª geração Simples, unidimensionais, de fácil compreensão e produto de consenso Ex: PIB Compostos, mas sem grandes complexidades. Incorporam dimensão social Ex: IDH Multidimensionais, geograficamente localizados. Ex: Mapa da Exclusão, IDHM Natureza InsumoProcessoProduto Associado à disponibilidade de recursos alocados em um processo que afeta a realidade social Ex: leitos hospitalares por mil habitantes, no. professor/aluno Indicador intermediário que retroalimenta o esforço para obter melhorias Ex: consultas pediátricas/mês, merenda escolar distribuída por aluno O que é entregue. Representa o avanço da política social, os resultados efetivos Ex: esperança de vida ao nascer, proporção de crianças fora da escola

Prof. Gabriela LottaEDS Indicadores de Políticas Públicas: Tipologia 6 Critérios para Classificação DIAGNÓSTICO (presente) Conhecimento da Realidade -Atividades, Público e Situação atual -O que é preciso fazer? -O que já está sendo feito? -O que os atores acham necessário? FORMULAÇÃO (futuro) Planejamento das atividades a serem desenvolvidas -O que vamos fazer? -Que recursos serão necessários? -Como as atividades deverão ser desenvolvidas? MONITORAMENTO (gerúndio) Acompanhamento das ações implementadas -Como as ações estão sendo desenvolvidas? -Quais os resultados intermediários? -E o uso dos recursos? AVALIAÇÃO (passado e presente) Verificação dos resultados -Quais resultados alcançados? -Comparação com os esperados -Como foi o andamento? -O que pode ser melhorado? Quanto ao momento do Ciclo de Gestão de Políticas Públicas

Prof. Gabriela LottaEDS 7 CUSTO RESULTADOS PRODUTOS / SERVIÇOS RECURSOS Economia IMPACTO EficiênciaEficáciaEfetividade Nível de serviço e qualidade Satisfação POPULAÇÃO Adaptado de BONNEFOY, J. ARMIJO, 2005 Indicadores de Políticas Públicas: Tipologia Quanto ao processo de execução de políticas públicas

Prof. Gabriela LottaEDS Indicadores de Políticas Públicas: Tipologia 8 Economia Capacidade da institução de gerar e mobilizar adequadamente os recursos financeiros para atingir os objetivos Ex. Aumento do custo por erros em contratos Receita média por serviços prestados Economia gerada por licitação antecipada

Prof. Gabriela LottaEDS Indicadores de Políticas Públicas: Tipologia 9 Eficiência Relação entre a produção de um bem ou serviço e os recursos usados para realizá-lo Ex. Produtividade produtividade por funcionário; ociosidade de equipamentos; número de pedidos atendidos por funcionário; número de vistorias feitas por funcionário. Custo do Serviço Custo total do serviço em relação ao número de usuários

Prof. Gabriela LottaEDS Indicadores de Políticas Públicas: Tipologia 10 Eficácia Grau de cumprimento dos objetivos da instituição Cobertura do serviço ou atividade Percentual de problemas resolvidos Percentual de metas cumpridas Percentual de produtos entregues

Prof. Gabriela LottaEDS Indicadores de Políticas Públicas: Tipologia 11 Efetividade Efeitos da ação em mudança do problema originário e impacto na qualidade de vida Aumento da participação social Diminuição do analfabetismo Melhoria da renda média da população Aumento do acesso de usuários a serviços de qualidade

Prof. Gabriela LottaEDS Indicadores de Políticas Públicas: Tipologia 12 Nível de Serviço, Qualidade e Satisfação Capacidade da Institução de responder de forma rápida, direta e correta às necessidades dos usuários Ex. Tempo médio de espera por atendimento Serviços prestados por serviços solicitados Produtos/Serviços com problemas por produtos/Serviços realizados Índice de Satisfação do Cidadão Índice de qualidade no atendimento ao cliente

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