História e Evolução da Logística

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Transcrição da apresentação:

História e Evolução da Logística

Logística A logística é tida, atualmente, como uma função organizacional em desenvolvimento. A logística vem sendo discutida e explorada a não mais que 50 anos. No Brasil, seu destaque deu-se com a estabilização da economia, com o plano real, e a abertura do comércio internacional. Em época de inflação, possuir estoque era negócio. Algumas pessoas acreditam que a logística é algo novo e que surgiu recentemente, porém desde antes de Cristo a logística já era utilizada nas grandes guerras que fizeram parte da nossa história. A logística também não surgiu durante as guerras mundiais.

Logística Vertentes históricas para explicar as origens e evolução da logística - Uma ligada à história, encontrada no livro a Arte da Guerra de Sun-Tzu - Outra ligada à achados arqueológicos, como a construção das pirâmides do Egito A logística sempre existiu, sendo que sua contribuição deu-se de forma lenta até os anos de 1940. A logística desenvolveu-se inicialmente na área militar A primeira vez que se utilizou a palavra logística na história da guerra foi no tratado do Barão de Jomini, intitulado Precis del LÁrt de lê Guerre de 1836, em que logística referia-se a ação responsável pela preparação e sustentação das campanhas militares. Jomini criou o termo “Logistique” , do inglês logitics. A palavra logística deriva da palavra francesa LOGER que significa habitar, alojar.

Logística Ao final da I Guerra militar surgem as primeiras teorias sobre Logística Militar, não sendo reportada por este nome (administração, organização e economia de guerra) O Pai da logística é o Coronel de Infantaria da Marinha dos EUA, George Cyrus Thorpe, que escreveu em 1917, um livro intitulado: Logística Pura: a ciência da preparação para a guerra. Segundo Thorpe, “a estratégia e a tática proporcionam o esquema da condução das operações militares, enquanto a logística proporciona os meios". Seu aperfeiçoamento deu-se a partir de outros estudiosos, como o Almirante da Marinha dos EUA, Henry Eccles, em 1945, que assentou as bases conceituais da logística. É considerado o pai da logística moderna.

Logística Denominações diversas aplicadas à logística ao longo de sua história: Distribuição, engenharia de distribuição, logística empresarial, logística de marketing, logística de distribuição, administração logística de materiais, logística, sistema de resposta rápida, administração da cadeia de suprimentos, logística industrial. A denominação validada pelo Council of Supply Chain Management Professional é a expressão Administração da Logística. Independente da expressão, todos se referiam à gestão do fluxo de bens de um ponto de origem a um ponto de consumo. Objetivos centrais da logística - Questões espaciais (onde alocar produtos) - Questões temporais (quando disponibilizar os produtos)

Mas o que é logística? Muitas pessoas acreditam que logística está relacionada apenas a transporte. Outras não fazem a mínima idéia. Outras que refere-se a lógica ou entrega de bens em algum local. Para entender logística é preciso recorrer a sua evolução histórica, pelas mudanças de ênfases.

Evolução histórica da logística Período Visão organizacional Ênfase Foco Industrial Foco Logístico Até anos 40 Do campo ao mercado Economia agrária Volume de produção Transporte Anos 40 até anos 60 Especialização Desempenhos funcionais Custo Inventário Anos 60 até anos 70 Integração interna Integração das funções Serviço Distribuição Anos 70 até anos 80 Foco no cliente Busca por eficiência Lucratividade Produção Anos 80 até anos 90 Foco no mercado Integração da logística Qualidade Compra/ produção/ vendas Anos 90 até final século XX Supply Chain Management Logística como diferencial competitivo Tempo Processo gerencial Período atual Tempo e espaço Flexibilidade / agilidade

Logística Função responsável pela movimentação e armazenagem de materiais, desde os pontos de suprimentos, passando pela operação, até a disponibilização e entrega de bens e serviços aos clientes. (Ballou, 1993) Logística é o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo e armazenagem eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como, as informações a eles relativa, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender as exigências dos clientes. (CLM, 1995)

“Logística é a parte do processo da cadeia de suprimentos que planeja, implementa e controla, de forma eficiente e eficaz, a expedição, o fluxo reverso e a armazenagem de bens e serviços, assim como do fluxo de informações relacionadas, entre o ponto de origem e o ponto de consumo, com o propósito de atender as necessidades dos clientes”

Logística Reversa A Logística Reversa está relacionada às operações de reutilização de materiais e produtos. Inclui as atividades de coleta, desmontagem, processamento de materiais ou produtos usados a fim de recuperá-los sustentavelmente. Pode ser, também, o processo de retorno do produto à empresa, por algum motivo técnico ou por devolução. É o retorno de bens de pós-venda ou pós-consumo ao ciclo de negócio ou produtivo, por meio de canais reversos. (Leite, 2003) Inclui as atividades de manuseio, transporte e armazenagem do destino final ao ponto de origem, para reutilização, reciclagem, manutenção, entre outros.

Atividades da logística Atividades Principais - Transporte - Manutenção de estoque - Processamento de pedido Atividades de apoio - Armazenagem - Manuseio de materiais - Embalagem protetora - Manutenção de informações

Logística A logística é uma área que estar emergindo A logística está fazendo muitas empresas a reestruturar suas operações Relegar a logística, em grandes movimentações de materiais, implica em processos ineficientes e de alto custo. Sintomas de um sistema logístico ineficiente Tempo excessivo para completar um pedido Inconveniências geradas por pedidos incompletos Grande quantidade de erros nos processamentos de pedidos Alto nível de perda de materiais (avarias, obsolescência, sinistro)

Logística A Logística é um recurso estratégico na obtenção e sustentação de vantagens competitivas por: Condicionar melhor nível de serviço Redução dos custos logísticos Melhoria na rentabilidade A logística causa impactos relevantes na: Competitividade Na agregação de valor ao cliente Na agregação de valor aos acionistas

LOGISTÍCA NO COMÉRCIO EXTERIOR INCONTERMS – “são termos reconhecidos internacionalmente por compradores e vendedores para determinar quem faz o que e as conseqüências da documentação e o pagamento” Reynalds (1993;26) INCOTERMS – são regras oficiais da INTERNATIONAL CHAMBER OF COMERCE –ICC ou CÂMARA DE COMÉRCIO INTERNACIONAL C.C.I

FINALIDADE DOS INCOTERMS No caso de conflito nas operações internacionais, os INCONTERMS costumam ser o “ponto de partida” para determinar se cada uma das partes, (vendedor e comprador) cumpriu exatamente com suas obrigações. Estabelece direitos e deveres de cada um nas seguintes áreas; 1- Onde se realizará a entrega da mercadoria? 2- Onde se realizará a transmissão dos riscos da cada uma das partes. 3 – Como se distribuem os custos (gastos) 4 – Quem deve administrar os trâmites documentais?

FINALIDADES Condições de pagamento, prazo de entrega da mercadoria etc.. Não fazem parte das regras dos INCOTERMS. Mas numa negociação Internacional, no contrato firmado entre as partes deve-se informar qual o INCOTERMS se utilizará nessa operação, como também pagamento da mercadoria , prazo de entrega, agente financeiro, local exato da saída e da entrega dessas mercadorias.

OS INCOTERMS ESTÃO ASSIM NOMEADOS EX-WORKS(EXM) - A partir do local de produção ou comercialização. FREE CARRIER (FCA) - Livre no transportador. COST AND FREIGHT(CFR) - Custo e frete. CARRIAGE PAID TO..(CPT) - Transporte pago até.... CAST INSURANCE AND FREIGHT (CIF) - Custo, seguro e frete. CARRIAGE AND INSURANCE PAID RO (CIP) - Transporte e pagos até.... DELIVERED AT FRONTIER(DAF) - Entregue na fronteira.

CONTINUAÇÃO DELIVERED EX SHIP(DES) - Entrega a partir do navio. DELIVERED EX QUAY(DEQ) - Entrega a partir do cais. DELIVERED DUTY UNPAID(DDU) - Entregue com direitos não pagos. DELIVERED DUTY PAID (DDP) - Entregue com os direitos pagos

TRANSPORTE MARÍTIMO “O contrato de fretamento é definido pelo art. 566 do código comercial brasileiro como aquele pelo qual, mediante preço ajustado (frete), alguém (fretador) concede-se a uma pessoa (afretador) o uso total ou parcial de seu navio” Vásquez 2002:199

TIPOS DE NAVIOS GENERAL CARGO SHIP – Convencional, com porões e decks destinados a carga seca em geral. REEFER (FRIGORIFICO) – Semelhante ao convencional mas possuindo porões equipados com maquinários para refrigeração e transporte de carga frigorífica ou perecível, tais como carnes, frutas, verduras etc.. BULK CARRIER (GRANELEIRO) – Especializado no transporte de carga sólida a granel, como soja, açúcar etc.. ROLL-ON/ROLL-OFF – Possui uma rampa na popa ou proa para locomoção dos veículos a serem transportados

NAVIOS TANKER (TANQUE) - Construído para utilização de carga líquida a granel, com divisão nos porões para transporte de petróleo refinado, óleos minerais etc.. MULT-PURPOSE SHIP – Destinado ao transporte de diversos tipos de carga. LASH – Navio porta-barcaça, as quais são descarregadas no porto de destino em razão de pouca profundidade. SEABEE – Provido de elevador submersível e convés aberto para o transporte de barcaças.

TRANSPORTE FERROVIÁRIO Pouco utilizado no transporte devido a diferenças de bitola. As cargas podem ser acomodadas utilizando os seguintes vagões: FECHADO OU CONVENCIOAL - Carga geral FECHADO COM ESCOTILHA – Granéis sólidos TANQUES – Líquidos PLATAFORMA – Automóveis e contêineres, etc..