ALGUMAS SITUAÇÕES PARA TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS EM SALA DE AULA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Vanessa, Fernanda e Roberta
Advertisements

HEMEROTECA COMO RECURSO DIDÁTICO
O Professor de Educação Física e os
1ª Etapa do Projeto Ao reunirmos a equipe de alunos monitores em Março / 2010, organizamos um vídeo de apresentação. A proposta dos monitores foi responder.
ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ MARCUS CHERÉM
PROJETO RE-E-LENDO MARIA DA PENHA FRIGINI. PROJETO RE-E-LENDO MARIA DA PENHA FRIGINI.
Objetivo Específico Formação de Comissões para o Desenvolvimento das Atividades.
Plano de estudo 2006 Conhecimento Lingüístico;
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Específicos: Estrutura agrária e a distribuição de terras no Brasil
COMPUTADOR Através deste recurso tecnológico temos grandes recursos pedagógicos e podemos efetuar as seguintes atividades: Apoio do desenvolvimento intelectual.
ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO JOSÉ PANIAGO
A CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE
JORNAL DUQUE DE CAXIAS ano º semestre nº1 MOSTRA CULTURAL DO COLÉGIO REÚNE TEMAS INTERESSANTES E ATUAIS Apresentações de teatro, dança e temas de.
SEMANA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA
Rotina na Alfabetização:
Projetos e Currículo.
RESENHA Resenha-resumo:
II Encontro de Educação e Saúde
Introdução • O que é Folclore • Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem.
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
Plano de Trabalho Docente
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
PROJETO EDUCAR E HUMANIZAR
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Cja- Colégio Jorge Amado
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
RUMO A UMA TIPOLOGA DOS TEXTOS
Capacitação da ferramenta:
Local: Escola Municipal Cornelis Verolme
FESTIVIDADE DA ESCOLA PAROQUIAL CRISTO REI
MATEMÁTICA Brincando com as cores e formas geométricas
DIREITOS DE APRENDIZAGEM – CIÊNCIAS E ARTE
Nossos conteúdos estão organizados em três blocos:
ESCOLA MARGARIDA PARDELHAS
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Escola Secundária Fernando Namora
Equipe de ciências da SME: Henrique Gomes Kelly Aguiar Santina Bordini
PROJETO.
EL654 Síntese das aulas Aulas  Primeira Primeira Aula  Segunda Segunda Aula  Terceira Terceira Aula.
Como elaborar um plano de aula
Discentes: Caroline Bento e Flávia Fernandes
Professora: Paola L. G Prudente
PRODUÇÃO DE TEXTOS NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO
A COPA DO MUNDO É AQUI, E EU COM ISSO?
BIBLIOTECA INSTRUMENTO DE APOIO AO LETRAMENTO
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
Para não esquecer Marita Martins Redin.
PROJOVEM URBANO PROJETO PEDAGÓGICO INTEGRADO (PPI)
A ARTE COMO MEDIADORA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E NO ENSINO DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA Autor: Cléa Marluce Oliveira e Silva Coautores: Camila Lorraynne.
Instituto Divina pastora São Paulo, 27 de Agosto de 2015
Educação Infantil Horário Matutino – 7h30/11h50
DO A ÇÃO 1 Prof. Guedes 1.
RONDÔNIA. EEEF Joaquim Nabuco Atende alunos da zona urbana e rural do 1º ao 5º ano. Possui 256 alunos e 16 professores.
BRINCANDO ME ALFABETIZEI
BRINCADEIRAS DE TODOS OS TEMPOS
Os animais em extinção Projeto do Maternal II B – Tarde Professoras: Cloê Arantes e Marina Toti.
Colégio Sergio Buarque de Holanda
ATIVIDADES EXTRA CURRICULARES Esportes - Futebol de Salão, Handeboll Teatro Coral Informática Dança ( Street Dance ) Músicas ( Aula de Guitarra,
EMI- Ensino Médio Inovador. PROGRAMA IMPLANTADO PELO GOVERNO FEDERAL QUE TEM POR OBJETIVO A FORMAÇÃO INTEGRAL DO ALUNO.
TECNOLOGIA MINHA ESCOLA. Tecnologia na minha escola. Quais são? Como elas vêm sendo utilizadas?
Como e por que fazer um ESTUDO COMPARATIVO? 1.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Profs : Hélia Maria da Silva Mendes Maria Auxiliadora de Souza Rosane Aparecida Becher Alves Plano de Aula Folclore Alunos.
RAQUEL MARMENTINI PROFESSORA DE GEOGRAFIA EEB CARLOS FRIES IPIRA SC JUNHO/2010.
6º Grupamento de Bombeiros de Nova Friburgo
O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

ALGUMAS SITUAÇÕES PARA TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS EM SALA DE AULA O evento cultural ou esportivo que aconteceu na escola Opinião sobre a peça teatral A resenha sobre o vídeo a que se tenha assistido O bilhete solicitando material O convite para festas (das mães, dos pais, juninas, das crianças...) O relatório de experiências realizadas; A síntese do conteúdo de história, geografia, ciências...;

A biografia de celebridades; A paródia das músicas atuais ou folclóricas; A produção de textos lúdicos como quadrinhas, adivinhas; O relato sobre a visita a parques, a aula de informática, músicas; A posse de autoridades; O surto de dengue, febre amarela, cólera, conjuntivite; Campanhas de limpeza, arrecadação; Descobertas científicas atuais; Acontecimentos relativos ao meio ambiente;

O avanço tecnológico noticiado; Acontecimento político da semana; Fatores econômicos do cotidiano; A criação de parques, ruas e avenidas...; Destaques esportivos; Olimpíadas, copa, mundial de vôlei...; Notícias de catástrofes; Programas polêmicos de TV; A discriminação e o preconceito; Inovações na escola; Acontecimentos importantes na cidade (visitas, inaugurações, festas locais);

Fenômenos da natureza; Notícias que abalam o mundo; Corrupção, tráfico de drogas e seqüestros; Textos que orientam brincadeiras, confecção de dobraduras, brinquedos, receitas...

INTERLOCUTORES REAIS O aluno poderá escrever para: Ele próprio Outras turmas da escola A família O mural da sala de aula O jornal da cidade ou do texto Revistas de circulação semanal (veja, época, isto é...) Revistas de caráter científico e tecnológico (superinteressante, globo ciências, os caminhos da terra)

Revistas dirigidas ao público infantil A direção da escola A equipe pedagógica Autoridades locais Artistas e esportistas Programas de TV Autores de livros Autores de livros didáticos