ALGUMAS SITUAÇÕES PARA TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS EM SALA DE AULA O evento cultural ou esportivo que aconteceu na escola Opinião sobre a peça teatral A resenha sobre o vídeo a que se tenha assistido O bilhete solicitando material O convite para festas (das mães, dos pais, juninas, das crianças...) O relatório de experiências realizadas; A síntese do conteúdo de história, geografia, ciências...;
A biografia de celebridades; A paródia das músicas atuais ou folclóricas; A produção de textos lúdicos como quadrinhas, adivinhas; O relato sobre a visita a parques, a aula de informática, músicas; A posse de autoridades; O surto de dengue, febre amarela, cólera, conjuntivite; Campanhas de limpeza, arrecadação; Descobertas científicas atuais; Acontecimentos relativos ao meio ambiente;
O avanço tecnológico noticiado; Acontecimento político da semana; Fatores econômicos do cotidiano; A criação de parques, ruas e avenidas...; Destaques esportivos; Olimpíadas, copa, mundial de vôlei...; Notícias de catástrofes; Programas polêmicos de TV; A discriminação e o preconceito; Inovações na escola; Acontecimentos importantes na cidade (visitas, inaugurações, festas locais);
Fenômenos da natureza; Notícias que abalam o mundo; Corrupção, tráfico de drogas e seqüestros; Textos que orientam brincadeiras, confecção de dobraduras, brinquedos, receitas...
INTERLOCUTORES REAIS O aluno poderá escrever para: Ele próprio Outras turmas da escola A família O mural da sala de aula O jornal da cidade ou do texto Revistas de circulação semanal (veja, época, isto é...) Revistas de caráter científico e tecnológico (superinteressante, globo ciências, os caminhos da terra)
Revistas dirigidas ao público infantil A direção da escola A equipe pedagógica Autoridades locais Artistas e esportistas Programas de TV Autores de livros Autores de livros didáticos