Disciplina: TGA Professora: Sandra Mara Tenchena Autor: Idalberto Chiavenato Profª Ms. Sandra Mara Tenchena.

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ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO.
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Transcrição da apresentação:

Disciplina: TGA Professora: Sandra Mara Tenchena Autor: Idalberto Chiavenato Profª Ms. Sandra Mara Tenchena

ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO Profª Ms. Sandra Mara Tenchena

Desdobramentos da Abordagem Clássica: Administração Científica Taylor Ênfase nas tarefas Abordagem Clássica da Administração Teoria Clássica Ênfase na estrutura Fayol Profª Ms. Sandra Mara Tenchena

Administração Científica (Arrumando o Chão da Fábrica) Profª Ms. Sandra Mara Tenchena

O primeiro período de Taylor: O objetivo da Administração é pagar salários melhores e reduzir custos de produção. Para tal objetivo, a Administração deve aplicar métodos científicos de pesquisa formular princípios e estabelecer processos padronizados que permitam o controle das operações fabrís. Os empregados devem ser científicamente selecionados e colocados em seus cargos com condições de trabalho adequadas. Os empregados devem ser cientificamente treinados para aperfeiçoar suas aptidões e executar uma tarefa para que a produção normal seja cumprida. 5. A Administração precisa criar uma atmosfera de cooperação com os trabalhadores para garantir a permanência desse ambiente psicológico. Profª Ms. Sandra Mara Tenchena

A Organização Racional do Trabalho: 1. Análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos. 2. Estudo da fadiga humana. 3. Divisão do trabalho e especialização do operário. 4. Desenho de cargos e de tarefas. 5. Incentivos salariais e prêmios de produção. 6. Conceito do homo economicus. 7. Condições ambientais de trabalho, como iluminação, conforto etc. 8.Padronização de métodos e de máquinas. 9. Supervisão funcional. Profª Ms. Sandra Mara Tenchena

Objetivos do estudo de tempos e movimentos 1. Eliminação do desperdício de esforço humano e de movimentos inúteis. 2. Adaptação dos operários à tarefa. 3. Facilidade no treinamento dos operários, melhoria da eficiência e do rendimento da produção pela especialização das atividades. 4. Distribuição uniforme do trabalho para que não haja períodos de falta ou de excesso de trabalho. 5. Definição de métodos e estabelecimento de normas para a execução do trabalho. 6. Estabelecer uma base uniforme para salários eqüitativos e prêmios de produção. Profª Ms. Sandra Mara Tenchena

Quadro 3.1. Os movimentos elementares (Therbligs) de Gilbreth 1. Procurar 10. Utilizar 2. Escolher 11. Soltar a carga 3. Pegar 12. Inspecionar 4. Transportar vazio 13. Segurar 5. Transportar cheio 14. Esperar quando inevitável 6. Posicionar (colocar em posição) 15. Esperar quando evitável 7. Preposicionar (preparar para posicionar) 16. Repousar 8. Unir (ligar) 17. Planejar 9. Separar Profª Ms. Sandra Mara Tenchena

Profª Ms. Sandra Mara Tenchena

Vantagens na simplificação do desenho de cargos: Admissão de empregados com qualificações mínimas e salários menores para reduzir os custos de produção 2. Minimização dos custos de treinamento 3. Redução de erros na execução para diminuir rejeições e refugos 4. Facilidade na supervisão para que cada supervisor possa controlar Aumento da eficiência do trabalhador permitindo maior produtividade. Profª Ms. Sandra Mara Tenchena

As condições de trabalho para a Administração Científica: 1. Adequação de ferramentas de trabalho e equipamentos de produção para minimizar o esforço do operador e a perda de tempo na execução da tarefa. 2. Arranjo físico de máquinas e equipamentos para racionalizar o fluxo da produção. 3. Melhoria do ambiente físico de trabalho para evitar que ruído, ventilação, iluminação e conforto no trabalho não reduzam a eficiência do trabalhador. 4. Projeto de instrumentos e equipamentos especiais, como transportadores, seguidores, contadores e utensílios para reduzir movimentos inúteis. Profª Ms. Sandra Mara Tenchena

Figura 3.4. A supervisão funcional Supervisor de Produção Supervisor de Manutenção Supervisor de Qualidade Operário A Operário B Operário C Operário D Profª Ms. Sandra Mara Tenchena

Princípio do planejamento Princípio do preparo Princípio do controle Princípios de Administração Científica para Taylor: Princípio do planejamento Princípio do preparo Princípio do controle Princípio da execução Profª Ms. Sandra Mara Tenchena

Princípio de intensificação. Princípio de economicidade. Princípios de Ford: Princípio de intensificação. Princípio de economicidade. Princípio de produtividade. Profª Ms. Sandra Mara Tenchena

Mecanicismo da Administração Científica. Apreciação Crítica da Administração Científica: Mecanicismo da Administração Científica. Superespecialização do operário. Visão microscópica do ser humano. Ausência de comprovação científica. Abordagem incompleta da organização. Limitação do campo de aplicação. Abordagem prescritiva e normativa. Abordagem de sistema fechado. Pioneirismo na Administração. Profª Ms. Sandra Mara Tenchena

Figura 3.6. Abordagem microscópica e mecanicista da Administração Científica Seleção Plano de Científica do incentivo Trabalhador salarial Determinação Maiores Estudo de do método Padrão de Supervisão Máxima lucros e Tempos e de trabalho produção funcional eficiência maiores Movimentos (the best way) salários Lei da Condições Fadiga ambientais de trabalho Profª Ms. Sandra Mara Tenchena

Teoria Clássica da Administração (Organizando a Empresa) Profª Ms. Sandra Mara Tenchena

A Obra de Fayol. As Funções Básicas da Empresa. Conceito de Administração. Proporcionalidade das funções administrativas. Diferença entre administração e organização. Princípios Gerais de Administração para Fayol. Profª Ms. Sandra Mara Tenchena

Figura 4.1. As seis funções básicas da empresa segundo Fayol. Profª Ms. Sandra Mara Tenchena

As Funções do Administrador segundo Fayol:   Previsão. Organização. Comando. Coordenação. Controle.   Profª Ms. Sandra Mara Tenchena

Figura 4.2. A proporcionalidade da função administrativa: Profª Ms. Sandra Mara Tenchena

Os 14 Princípios Gerais de Administração para Fayol. Divisão do trabalho. Autoridade e responsabilidade. Disciplina. Unidade de comando. Unidade de direção. Subordinação dos interesses individuais aos interesses gerais. Remuneração do pessoal. Centralização. Cadeia escalar. Ordem. Eqüidade. Estabilidade do pessoal. Iniciativa. Espírito de equipe. Profª Ms. Sandra Mara Tenchena

Teoria da Administração Administração como Ciência. Teoria da Organização. Divisão do trabalho e especialização. Coordenação. Conceito de linha e de staff. Organização linear. Profª Ms. Sandra Mara Tenchena

Os Elementos da Administração segundo Urwick: Investigação. Previsão. Planejamento. Organização. Coordenação. Comando. Controle. Profª Ms. Sandra Mara Tenchena

Os Elementos da Administração segundo Gulick: Planejamento (planning). Organização (organizing). Assessoria (staffing). Direção (directing). Coordenação (coordinating). Informação (reporting). Orçamento (budgeting). Profª Ms. Sandra Mara Tenchena

Princípios de Administração para Urwick: Princípio da especialização. Princípio da autoridade. Princípio da amplitude administrativa. Princípio da definição. Profª Ms. Sandra Mara Tenchena

Figura 4.4. Abordagem prescritiva e normativa da Teoria Clássica: Divisão do Trabalho Especialização Unidade de Comando Amplitude de Controle Princípios Gerais de Administração Organização Formal Máxima Eficiência Profª Ms. Sandra Mara Tenchena

1. Abordagem simplificada da organização formal Apreciação Crítica da Teoria Clássica: 1. Abordagem simplificada da organização formal 2. Ausência de trabalhos experimentais. 3 Extremo racionalismo na concepção da Administração. 4. Teoria da máquina. 5. Abordagem incompleta da organização. 6. Abordagem de sistema fechado. Profª Ms. Sandra Mara Tenchena

Figura 4.5. Confronto das Teorias de Taylor e Fayol. Administração Científica Ênfase nas Tarefas Aumentar a eficiência da empresa por meio do aumento da eficiência no nível operacional Fayol Teoria Clássica Ênfase na Estrutura Aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos componentes da organização e das suas inter-relações Confronto das teorias de Taylor e Fayol Profª Ms. Sandra Mara Tenchena