1 & P rocessos B ibliotecas Técnicas de ensino = Aula expositiva.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Treinamento & Desenvolvimento
Advertisements

FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Como Preparar Seminários
A IMPORTÂNCIA DA PREPARAÇÃO DAS AULAS
Núcleo de Assessoria Pedagógica Unisal – Lorena 2006
Estabelecendo sua filosofia de ensino
Formação Docente Aula 07.
APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIAS
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE
Dicas de como orientar seus estudos
1 SEJA BEM VINDO(A)! Você está iniciando seus estudos no material de ensino à distância do SESI Lazer Ativo! Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
Existem três tipos de pessoas: as que deixam acontecer, as que fazem acontecer e as que perguntam o que aconteceu. (John M. Richardson Jr.)
HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO
> Chamamos alfabetização visual à sensibilidade à forma visual como as imagens são utilizadas e manipuladas para conter mensagens precisas e reunirem.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04
IA_09_PAPEL DO ADMINISTRADOR_Rosemary Stewart
ANÁLISE SOCIOLÓGICA DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS CONSERVADORAS PEDAGOGIA TRADICIONAL.
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Qual o papel da reflexividade no ofício do professor? Reflexividade é uma qualidade inerente ao ser humano. Em outras palavras, somos.
Feedback Realimentação ou retroalimentação
ENSINANDO COM O CORAÇÃO
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
COMO ENSINAR MEDICINA NESTES NOVOS TEMPOS ?
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
RECURSOS DIDÁTICOS.
Metodologia de Introdução ao Ensino de Filosofia para Adolescente
Técnicas da Intervenção Pedagógica
Observação da sala de aula
Comunicação e Interação
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Como apresentar a lição
RECURSOS AUDIOVISUAIS Prof. Luciene Santoro.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Hipnoterapeuta Formado pela Sociedade Portuguesa de Hipnose e Motivação (SPHM) Lisboa/Portugal. Pós-graduando em Psicanálise Clínica pela Sociedade Brasileira.
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
MODALIDADES DIDÁTICAS
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
COMO CRIAR FILHOS COM ATITUDES POSITIVAS
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
Dicas para Apresentações
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de comunicação A comunicação nas empresas O planejamento das tarefas O envolvimento das.
Técnicas Pedagógicas Rev. Saulo P. Carvalho Rev. Saulo P. Carvalho.
PREGANDO A PALAVRA.
Hábitos do bom evangelizador infanto-juvenil
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Técnicas de Comunicação em Público Catarina Duff Burnay 2012/203.
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
RECURSOS AUDIOVISUAIS
Docência do Ensino Superior
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
Aula Teórica Estágio PAE 1º semestre 2015.
SITUAÇÕES.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
Profª. Especialista Mirian Leite
Identificação da atividade e do aluno
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Estilos de Aprendizagem
Planejamento de Ensino
Professor Dr. Renato Vaz
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Metodologia de Ensino Analítico Sintético Global de confrontação
Objetivo geral Proporcionar aos alunos os elementos necessários para a organização e realização de trabalhos científicos.
APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIAS Prof. Mauricio de Araujo Mendes.
Transcrição da apresentação:

1 & P rocessos B ibliotecas Técnicas de ensino = Aula expositiva

A ANHANGUERA EDUCACIONAL INFORMA QUE A PARTIR DE 2012: ESTÃO PROIBIDAS AS AULAS EXPOSITIVAS 2

Quais as vantagens e as desvantagens dessa notícia? Para o professor e para o aluno? 3

Dicas para as aulas expositivas: 1 - Incite, não informe. (manchete)  Exercício:. Sua aula será sobre: a) A população mundial b) O aquecimento global c) O planejamento urbano d) O problema da obesidade nos adolescentes e) As fontes de energia f) A Idade Média 4

2 – Simplifique (tanto na fala como na escrita) 3 – Mostre seu entusiasmo com o tema 4 – Dê uma aula com impacto – isso depende de: = 55 % de estímulos visuais (como você se mostra, anda, gesticula, sorri) = 38 % dos estímulos vocais(como você fala, entonação de voz e seu timbre) = 07 % do conteúdo verbal e o assunto sobre o qual você fala. 5

5 – Não enrole 6 – Procure o olhar das pessoas - de maneira amistosa 7 – Mostre que você precisa da atenção deles 8 – Combine a participação 9 – Crie momentos de dispersão 10 – Informe o objetivo da aula (em qualquer momento dela) 6

7

11 – Introdução = contextualização = importância = relação do tema com a disciplina. 12 – Não é novela mas é preciso deixar o gosto pelo próximo capítulo – fazer o gancho. 13 – Deixe uma frase, um pensamento de alguém ou seu, uma imagem. 14 – Mostre que houve planejamento – não é improviso – você se preparou para essa fala Cuide do começo e do final = os primeiros minutos darão o tom e os últimos a confirmação da qualidade. 8

9

10 u apresentação Aula expositiva ou apresentação = ainda é uma forma boa e eficaz se for usada sabiamente. = objetivo: transmitir informação, teorias ou princípios, introduzir um novo assunto, dar uma visão geral, fazer uma síntese = objetivo: transmitir informação, teorias ou princípios, introduzir um novo assunto, dar uma visão geral, fazer uma síntese nda é uma boa e eficaz se for usada sabiamente. = objetivo: transmitir informação, teorias ou princípios, introduzir um novo assunto, dar uma visão geral, fazer uma síntese da sabiamente. = objetivo: transmitir informação, teorias ou princípios, introduzir um novo assunto, dar uma visão geral, fazer uma síntese icaz se for usada sabiamente. = objetivo: transmitir informação, teorias ou princípios, introduzir um novo assunto, dar uma visão geral, fazer uma síntese

Aula expositiva - vantagens  Atinge um grande grupo ao mesmo tempo  É possível cobrir uma vasta quantidade de informações  Pode servir de base para outra técnica  O professor tem mais controle do processo 11

Aula expositiva – desvantagens  Não estimula a comunicação em dois sentidos  Tendência a ser muito teórica gerando desmotivação  O papel do aluno é passivo  O professor precisa ter o domínio da “arte da comunicação” para ser eficaz e manter a motivação e atenção  É difícil mensurar a aprendizagem – (“Dar aula não garante o aprendizado”)  A retenção por parte do aprendiz não é grande – depende de outra técnica para que isso aconteça  Precisa ter tempo e conteúdo limitados  Precisa de uma introdução clara para não gerar dispersão 12

AVALIAÇÃO 13

14 Muito Obrigada!