2013 - 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Atividades Complementares Curso de Letras
Capacitação de Coordenadores de Cursos de Graduação
REGULAMENTO DA GRADUAÇÃO RES. 103/06 - CONSEPE
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
LIVRO REGISTRO DE CLASSE Documento legal que explicita como foi feito aquilo que foi planejado e, portanto, deve estar em consonância com os documentos.
Diretrizes pedagógicas
Motivação, retenção do conhecimento e do aluno em um curso de Gestão de TI Mauro Cesar Bernardes Estácio Uniradial – São Paulo.
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
Atividades Complementares, Monitoria e de Extensão
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
“Dicas” para o Supervisor de Ensino
2014.
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
Disciplina: ENG 2520 Estágio Supervisionado
Aproveitamento de Estudos
O Sistema Confea/Crea e a Resolução 1.010/2005
Prof.Dr. Ronaldo José Nascimento
Decisões.
Universidade Federal do Amapá
Trabalho de conclusão de curso
ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.
EJUNIFEV: TEM OS MELHORES TALENTOS PARA O FUTURO DE SUA EMPRESA
2015.
Atividades Complementares Coordenação de Administração
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
Formação complementar De acordo com a versão curricular Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA –
Você j á tem ideia de qual tipo de est á gio gostaria de fazer? Sim Não São 2 Tipos : 1 - Instrumentação Instrumentação 2 - Iniciação Científica Iniciação.
CONVÊNIOS E TERMOS DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Estágio supervisionado
SISTEMA DE CONTROLE DE CONVÊNIOS
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
Trabalho de conclusão de curso
Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação
Educação de Jovens e Adultos - EJA
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO.  Estágio obrigatório  Estágio não obrigatório (art. 2º da Lei /2008).
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Diretrizes de Aplicação Atividades Complementares –
Prática como Componente Curricular
Atividades Complementares Curso de Letras
Universidade Federal de Itajubá
Roberta Cavalcante Emilia Almeida Samires da Silva Victor Hugo Carvalho Sandra Maia.
PLANEJAMENTO DE ENSINO
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
O PROGRAMA Objetivo Desenvolver e capacitar estudantes de cursos profissionalizantes e de graduação para a realidade do mercado de trabalho, com o apoio.
O papel do Estagio na Formação de Professores
Profa. Cleide Bittencourt Supervisora de Estágio
Atividades Complementares Curso de Letras 2012/2º
ATIVIDADES COMPLEMENTARES.
Deliberação CEE N.º 105/2011 Dispõe sobre as diretrizes para elaboração e aprovação de Plano de Curso e emissão de Parecer Técnico para cursos de Educação.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO Professora Responsável Cláudia Cláudia Silveira da Cunha 2012.
Trabalho de Curso Regulamento Normatização da monografia.
André Cypriano M. Costa Coordenador de Estágio Supervisionado
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa.
Aluno- equivalente PROEN Reunião de Diretores em Castanhal Dezembro de 2015.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
Estágio Supervisionado em Nutrição Social
ENADE 2006 Reunião com o cursos: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Turismo.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Transcrição da apresentação:

2013 - 1

Características das AC´s Art. 1º As Atividades Complementares (AC) atendem ao Parecer n° 776/97 da CES (Câmara de Educação Superior), que trata das Diretrizes Curriculares dos cursos de graduação, aprovado em 03/12/97. http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0776.pdf Art. 2º As Atividades Complementares devem ser cumpridas pelo aluno regularmente matriculado e são de natureza científica, social, cultural, acadêmica e profissional. Art. 3º A carga horária total das AC está definida nas matrizes curriculares dos cursos de graduação, aos quais se aplica, e deve ser cumprida no período de integralização.

Esclarecendo De onde vêem as AC? É LEI!!! Art. 1º As Atividades Complementares (AC) atendem a Lei 9.131, de 1995, que criou o Conselho Nacional de Educação, dispôs sobre as diretrizes curriculares para os cursos de graduação e o Parecer n° 776/97 da CES, que trata das Diretrizes Curriculares dos cursos de graduação, aprovado em 03/12/97. Consulte: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/PCNE776_97.pdf

“ A falta de responsabilidade, resulta na perda da oportunidade!” É obrigação do aluno cumpri-las! Caso o aluno não desenvolva as atividades complementares, o mesmo não poderá pegar o diploma até cumpri-las. Isto também é lei. Lembrem-se da Corresponsabilidade. “ A falta de responsabilidade, resulta na perda da oportunidade!” Profa. Ana Cláudia

Quantas horas devo validar? Cada aluno é o responsável por computar as suas horas. Para o aluno saber quantas horas deverá cumprir de Atividades Complementares no semestre, basta acessar a sua Área Restrita no site da Anhanguera(http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/) e o meio mais rápido para saber é clicando em: Notas e Freqüências , assim será possível verificar a sua carga horária de AC´s. Veja:

Para que servem ? O mercado de trabalho está extremamente exigente! Esta exigência é o resultado de uma carência muito grande de profissionais com competências e habilidades diferenciadas, pois além de saber o conteúdo é necessário que o recém formado, tenha desenvolvido experiências de trabalho em equipe, responsabilidade social e com o meio ambiente, práticas profissionais, aprimoramento pessoal, etc. De modo que o aluno estará preparado para suprir as necessidades deste mercado.

Serão propostos desafios, para que o aluno então possa desenvolver ao máximo possível as suas habilidades e competências, durante o curso para que enfim possa tornar-se um excelente profissional.

As AC´s Privilegiam para o aluno: I. Sua progressiva autonomia profissional e intelectual; II. Conhecimentos teórico-práticos por meio de atividades de pesquisa e extensão; III.Conhecimentos, habilidades e competências adquiridas fora do ambiente escolar, bem como experiências profissionalizantes julgadas relevantes para a área de formação. Responsabilidades do aluno: I. Cumprir o regulamento das Atividades Complementares; II. Receber orientação, quando necessário; III. Cumprir os prazos estabelecidos para o cumprimento das AC; IV. Manter atitude ético-profissional.

As atividades As atividades previstas podem ser cumpridas individualmente e/ou por grupos de alunos, desde que seja comprovada a participação efetiva de cada integrante. Exceto quando as atividades estiverem especificadas como individuais.

- As atividades

- As atividades

O Orientador vai analisar os comprovantes com as horas e validar na ficha de Controle de entrega (deixar em branco)

CH = Carga Horária Máxima por atividade. ATENÇÃO CH = Carga Horária Máxima por atividade. Não adianta ir ao cinema por 10 vezes, pois o máximo a ser computado para esta atividade será 02 (duas) horas. Verifique a tabela detalhadamente.

O Conceito Ao final do semestre letivo, às AC, é atribuído o conceito SUFICIENTE ou INSUFICIENTE, em ata própria encaminhada, a seguir, ao DCA. O DCA é responsável pela publicação do resultado no Sistema Integrado de Administração Escolar SIAE. (Não é o professor quem digita S ou I – Entrega a ATA assinada e com o conceito/secretaria)

Datas dos próximos encontros: Todas as Sextas-Feiras Das 19:10hs às 21:00hs LOCAL: Prédio - Sala nº 07 PARA ENTREGAR AS ATIVIDADES, DE ACORDO COM O CRONOGRAMA

PARA ENTREGAR AS ATIVIDADES, DE ACORDO COM O CRONOGRAMA 12/04 - TADS E LETRAS 12/04 - RH,marketing,logistica, 26/04 - Pedagogia 03/05 - TADS E LETRAS 10/05 - RH,marketing,logistica, 17/05 – Pedagogia Cidinhalibras1@hotmail.com

14/05 – RH, Marketing, Logistica 24/05 – pedagogia 07/06 – TADS DATAS PARA ENTREGAR PESSOALMENTE AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES E ASSINAR ATA 14/05 – RH, Marketing, Logistica 24/05 – pedagogia 07/06 – TADS Cidinhalibras1@hotmail.com

Todo e qualquer contato por email deverá respeitar as regras: Assunto: Sigla da Turma Corpo do email: RA, Nome e assunto. Email: cidinhalibras1@hotmail.com