As Atribuições do Enfermeiro do Trabalho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O contexto da América do Sul
Advertisements

Tabela 1. Paraná, Distribuição dos Trabalhadores de Vigilância por Ações de Notificação segundo segundo o tipo de vigilância em que atua. Fonte:
Professor: Bruno Ribeiro Mestre em Ciências da Saúde e Meio-Ambiente
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
Revisão.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENFERMAGEM
Tabela 1. Paraná, Distribuição dos Trabalhadores de Vigilância por Ações de Notificação segundo faixa populacional. Fonte: Pesquisa "Atribuições.
PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DA SAÚDE
Detalhamento das atribuições dos enfermeiros do trabalho:
RESPONSABILIDADES Aplicar conhecimentos específicos de Engenharia de Segurança e Medicina do trabalho de forma a reduzir ou até eliminar os riscos à.
TEORIA DAS NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS
Higiene e Segurança do Trabalho
SISTEMA MUNICIPAL DE SAÚDE
Direito humano a alimentação adequada
FUNÇÕES DENTRO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Atribuições dos Profissionais da Atenção Básica
EQUIPAMENTOS DE PROTECÇÃO COLECTIVA
Perfil e Atribuições Equipe Enfermagem Trabalho
VISITA DOMICILIAR CONSULTA DE ENFERMAGEM
Como funcionam as unidades de saúde da familia
Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
Os servidores estaduais estão ficando doentes...
Níveis de prevenção em saúde. 2ª parte
PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
NOÇÃO DE SAÚDE Ciências Naturais
Segurança do Trabalho Enfª Carina.
VAMOS FALAR DE SAÚDE ? DÉBORA MAÍRA AZEVÊDO CAIXETA
Programa de controle médico de saúde ocupacional PCMSO – NR 7
ESF Integralidade da assistência
Departamento de Nutrição
ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE
COORDENAÇÃO DE SAÚDE PROFISSIONAIS:
HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Organização da Atenção à Saúde Luiz Marcos Ribeiro 2011
Área de abrangência da Equipe de Saúde da Família
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
PREVENÇÃO DE DOENÇAS PROFISSIONAIS
Secretaria Municipal de Recursos Humanos
PROCESSO DO TRABALHO DA ENFERMAGEM
Planejamento do Processo de enfermagem
O Papel do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador
Fisioterapia Preventiva para o Idoso
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Medidas de Saúde Coletiva
Enfermagem em Trauma e Emergência
Assistência Farmacêutica
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
VIGILÂNCIA AMBIENTAL EM SAÚDE
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
SAÚDE DO TRABALHADOR.
PSF como Porta de Entrada do SUS
A atenção primária a saúde diz respeito à trabalhar para promover saúde, informando à população sobre hábitos e atitudes que podem favorecer a manutenção.
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
O Protocolo de Atuação da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência do Estado do Rio de Janeiro recomenda as seguintes diretrizes para que.
LEI ORGÂNICA DA SAÚDE –LOS- LEI 8.080/90 HELENA Y.Y. KANASHIRO.
Tereza Joana de Sá. REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Enfermagem do Trabalho A Enfermagem do Trabalho caracteriza- se por um conjunto de ações educativo- assistenciais,
SAÚDE COLETIVA Professor: Hugo Pascoal.
DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DA SAÚDE 2º. QUADRIMENTRE DE 2012 ANÁLISE QUADRIMESTRAL DO RELATÓRIO DE GESTÃO DEMONSTRATIVO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA/FINANCEIRA.
EQUIPE: ODEMAR SLOMP HENRY PROBST APOIO: GERÊNCIA DE SAÚDE- 35ª SDR – TIMBÓ – SC GERÊNCIA DE SAÚDE- 16ª SDR – BRUSQUE –SC SEC. MUNICIPAL DE SAÚDE DE GUABIRUBA.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
INTRODUÇÃO A SAÚDE OCUPACIONAL
Transcrição da apresentação:

As Atribuições do Enfermeiro do Trabalho Deve assistir trabalhadores promovendo e zelando pela sua saúde , fazendo prevenção das doenças ocupacionais e dos acidentes de trabalho, ou, prestando cuidados aos doentes e acidentados, visando o bem estar físico e mental dos seus clientes. Ele planeja, dirige, organiza, coordena, controla e avalia toda a assistência de enfermagem.

Como deve planejar seu trabalho: Todo bom profissional deve ter um bom conhecimento sobre a empresa,principalmente em se tratando da atividade principal,a planta física, o esquema de trabalho de todas as seções , o processo de trabalho, os equipamentos e as substâncias utilizadas.Informação também importante diz respeito ao número de empregados, a proporção de homens e mulheres, a média de idade, a etnia, os turnos de trabalho, níveis salariais, entre outros.Deve ainda se manter atualizado quanto ao seu conhecimento específico.

Prevenção Primária: Abrange a promoção à saúde e proteção específica.Propõe um ajustamento do trabalhador ao seu trabalho. O enfermeiro atua na consulta de enfermagem e participa junto com outros profissionais na execução de exames e procedimentos complementares.Já na aquisição de hábitos saudáveis, ensina e orienta quanto ao repouso, alimentação, postura, exercícios, vida afetiva e sexual, recreação, asseio corporal e ambiental.

Prevenção Secundária: Atua na adequação das condições sanitárias do ambiente de trabalho.Realiza visita para inspeção sanitária para determinação de agentes químicos utilizados, nos físicos, ergonômicos, de acidentes e psicossociais que possam interferir na saúde do trabalhador.Promove ensino e orientação de grupos.Educa para a adaptação de seu esforço físico e mental de acordo com sua limitação, adota medidas eficazes para se proteger das doenças ocupacionais, dos acidentes de trabalho ou de outros danos à saúde.

Focos Principais: Educação em Saúde.Através da distribuição de materiais educativos, e controle através da vigilância epidemiológica. Assistência imediata às doenças e agravos produzidos pelas condições prejudiciais do trabalho e outras.Prestação de cuidados de emergência nos problemas menos graves e complexos e encaminhamento urgente dos problemas mais graves e complexos aos recursos da comunidade.

Importante: Lembre-se que a assistência deve ser contínua às consequências dos agravos e às doenças produzidas pelas condições prejudiciais do trabalho.

Prevenção terciária:Reabilitação Deve se dar através de consulta de enfermagem para prestação de cuidados de enfermagem para reintegração física social e mental do trabalhador.Minimizar os danos causados pela doença limitante, procurando orientar sobre o auto cuidado, e educação em saúde, fortalecendo a auto estima.