Pedagogia do Oprimido, alfabetização e “empowerment” político Profa. Dra. Dóris Fiss.

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Transcrição da apresentação:

Pedagogia do Oprimido, alfabetização e “empowerment” político Profa. Dra. Dóris Fiss

PALAVRA VERDADEIRAPALAVRA INAUTÊNTICA Ação e reflexão, índice de transformação do mundo, trabalho, práxis. Encontro dos homens, mediatizados pelo mundo, para pronunciá-lo. Encontro dos homens para a tarefa comum de saber agir. Caminho pelo qual os homens ganham significação enquanto homens. Exigência existencial. Relação horizontal. Auto-suficiência. Verbalismo ou ativismo. Ato de depositar idéias de um sujeito no outro, troca de idéias a serem consumidas. Relação vertical. Ação apassivadora. Invasão cultural. Absolutização da ignorância. Devolução organizada, sistematizada e acrescentada ao povo daqueles elementos que este lhe entregou de forma desestruturada.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Necessidade de consideração do conjunto de aspirações do povo, da situação presente, existencial, concreta. PEDAGOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO Necessidade de conhecimento crítico da situação do mundo do sujeito e de sua visão de mundo. INVESTIGAÇÃO DO UNIVERSO TEMÁTICO Apreensão dos temas geradores e tomada de consciência dos indivíduos sobre os mesmos.

Situação-limite Atos- limite Dificuldades = percebidos destacados. Relações de enfrentamento Respostas transformadoras Atos-limite Práxis = reflexão e ação verdadeiramente transformadora da realidade, fonte de conhecimento reflexivo e criação. HOMEM = criador e fazedor de CULTURA e HISTÓRIA. Unidades epocais em relação umas com as outras na dinâmica da continuidade histórica. Conjunto de idéias, concepções, esperanças, dúvidas, valores, desafios em interação dialética com seus contrários, buscando a plenitude. TEMAS = representação concreta. UNIVERSO TEMÁTICO = conjunto de temas em interação. Atos-limite Situações-limite