Unidade IV : Temas em Psicologia Social Identidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SURGIMENTO DA HUMANIDADE ( Silas Guerriero (org.)
Advertisements

O QUE É ÉTICA?.
Dinâmica e Gênese dos Grupos
A Psicologia Sócio-Histórica
Subjetividade e Psicologia Social
PSICOLOGIA.
24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL
CULTURA ORGANIZACIONAL
O que é uma instituição social?
Ms. Edimar Sartoro - O ESTADO DA ARTE DA PESQUISA SOBRE O FRACASSO ESCOLAR ( ): UM ESTUDO INTRODUTÓRIO Ms. Edimar.
Teorias Pós-críticas do Currículo
Gênero É o conjunto de características sociais, culturais, políticas, psicológicas, jurídicas e econômicas atribuídas às pessoas de forma diferenciada.
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
Pontíficia Universidade Católica de Goiás
Linguagem na Contemporaniedade:as várias maneiras de se comunicar
REDE DE ATENDIMENTO E SUBJETIVIDADE
“Eu sou meu corpo ou meu corpo sou eu?”
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Gênesis É por isso que o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa.
Educação Ambiental.
SERVIÇO SOCIAL E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
A análise do capitalismo por Karl Marx
Desenvolvimento = Aprendizagem Modelos conexionistas
Searle, John. Consciência e Linguagem. S. Paulo: Martins Fontes 2010
Educação Ambiental.
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
AS ATIVIDADES NA TERAPIA OCUPACIONAL: REFLEXÕES SOBRE A COMPREENSÃO DA AÇÃO COMO PRECEDENTE DO PENSAMENTO RAFAEL RISI RISI1; MARISA TAKATORI1; TATIANY.
PSICANÁLISE EXISTENCIAL
ARN Segunda Parte “Da história ao sócio- psicológico e desenvolvimento” Pós Graduação Prof. Esp. Tiago S. de Oliveira
IDENTIDADES Conceito de identidade Prof. Augusto Mugnai.
O materialismo histórico
LINGUAGENS Etapa II – Caderno IV
Mikhail Bakhtin.
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Problemas da Ética Nome: Guilherme Domingues
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
Max Weber e as ações sociais
MODELO ECOLÓGICO DO DESENVOLVIMENTO
SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA. SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA.
Consciência /Alienação: a ideologia no Nível Individual. Identidade
MAKOTA CELINHA – KIDEVOLU - GONÇALVES
SOCIOLOGIA MÍDIA E POLÍTICA
IDEOLOGIA.
PSICOLOGIA ESCOLAR- REVISÃO
FACULDADE DE DESPORTO DA UNIVERSIDADE DO PORTO Discentes: o Joana Fernandes Van-zeller Campos o Joana Filipa Pinto Correia o João Diogo Costa o Maria Teresa.
IDENTIDADE.
Mediação Semiótica em Vygotsky
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Os anos 90: Política e sociedade no Brasil
Atividade complementar 05
1 1.
Processos de produção textual Profª Margarete Apª Nath Braga.
Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 02 A organização do conhecimento: uma visão holística e fenomenológica de como as pessoas usam e produzem informação.
Questões para debate em sala:
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PARA A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
O Estado como garantia de Liberdade SPINOZA. Objetivos “ Trabalhar a questão do Estado como garantidor da Liberdade que nasce da própria natureza humana.
Prof. SuderlanTozo Binda
KARL JASPERS
Ser coordenador Ser Coordenador. Diálogo “Não há, realmente, pensamento isolado, na medida em que não há homem isolado” Paulo Freire Elaboração do pensamento:
O conceito de Razão “O conceito de Razão” Karl Jaspers ( )
Avanços da psicologia social na América Latina
Sistema de Garantia de Direitos Redes: um sistema de incompletudes.
Somos todos seres sociais
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

Unidade IV : Temas em Psicologia Social Identidade CIAMPA. A. C. Identidade. In Lane, S.M.T. Psicologia social: o homem em movimento, pp. 58-75. Texto complementar: CIAMPA, A. C. A estória da Severino e a história da Severina. São Paulo: Brasiliense, 1983.

Teoria da identidade Quem é você? Quem sou eu? Somos personagem de uma história que nós mesmos criamos. Perguntas que remetem para a questão da identidade. A literatura, o cinema, a TV, as histórias em quadrinhos também lidam com o problema da identidade. A identidade das personagens constitui a do autor e vice-versa o autor se oculta por trás das personagens.

Teoria da identidade Teorias clássicas: a identidade é ligada como uma estrutura definitiva. Como se fosse de uma determinada forma, imutável. Exemplo: criança- adulto-idoso. Identidade: totalidade, contraditória, múltipla, mutável. No entanto, UMA unidade de contrários. Por mais contraditório, por mais mutável que seja, sei que sou eu que sou assim, sou uma multiplicidade de contrários, sou uno na multiplicidade e na mudança.

Identidade Nome (substantivo) a palavra que designa o ser. Nós nos identificamos com o nosso nome, que nos identifica num conjunto com outros seres. Família: primeiro grupo social do qual fazemos parte. Exatamente quem nos dá nosso nome. Nosso primeiro nome nos diferencia de nossos familiares, enquanto o último nos iguala a eles. Exemplo: dinâmica dos nomes.

Diferença e Igualdade É a primeira noção de identidade. Sucessivamente vamos nos diferenciando e nos igualando conforme os vários grupos sociais que nos fazemos parte. O conhecimento de si é dado pelo reconhecimento recíproco dos indivíduos através de determinado grupo social, que existe objetivamente, com sua história, tradições, normas e interesses.

Diferença e Igualdade O vocábulo identidade evoca tanto a qualidade do que é idêntico, igual, como a noção de um conjunto de caracteres que fazem reconhecer um indivíduo como diferente dos demais. A identidade é o reconhecimento de que o individuo é o próprio de que se trata, como também é unir, confundir a outros iguais.

Quem sou eu? A identidade é constituída pelos grupos no qual fazemos parte, nas relações que estabelecemos com os outros sujeitos. É pelo agir, pelo “fazer” que alguém se torna algo. Entendido como processo de identificação, porém é mais que isso na visão sócio-histórica.

Conceito de identidade A identidade se apresenta como imutável na sua aparência, mas na realidade trata-se de um processo de metamorfose produzido pela expressão de um outro do próprio sujeito.  Supressão de uma identidade pressuposta-Deixar de presentificar uma apresentação de mim que foi cristalizada em momentos anteriores. Deixar de repor uma identidade pressuposta. Ser movimento, ser processo.

Metamorfose A questão da identidade nos remete a um projeto político. Projetos que não se definem a priori por um modelo de sociedade e de homem, mas projetos que possam convergir para a transformação real de nossas condições de existência. Construção de sentidos múltiplos de estar e ser com os outros.

Questões para refletir Defina o processo de identidade citado por CIAMPA. Por que os estudos sobre identidade podem ser compreendidos como um projeto político?