Maria da Graça T. de Castro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Atenção e Concentração. Atenção e Concentração.
Advertisements

TEORIA COMPORTAMENTAL
“conflitos familiares” Rossano Figueiredo nº23 Maria Madalena nº26
Professor Marco Antonio Vieira Modulo II
ESTRESSE NO TRABALHO É um conjunto de reações físicas, químicas e mentais de uma pessoa a estímulos ou estressores no ambiente; é uma condição dinâmica,
Prof. Dr. André Luiz Moraes Ramos
EMOÇÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Distúrbios Alimentares
GERENCIAMENTO CONFLITOS E NEGOCIAÇÕES
Perturbações da Linguagem: Leitura e Escrita Julho de 2010
ESQUIZOFRENIA.
Transtornos de Ansiedade
A Rede Social.
A formulação de Caso cognitivo - comportamental
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
PERCEPÇÃO, ATITUDES E DIFERENÇAS INDIVIDUAIS
Psicopatologia Forense Transtorno Psicóticos
O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
Ricardo Zaslavsky Médico de Família e Comunidade Novembro, 2012
PCOG PSICOTERAPIA COGNITIVA
um novo caminho para você…
A psicanálise pode ser um instrumento técnico e teórico bastante rico se pudermos considerar as especificidades dessa patologia. Recebeu tratamento injusto.
Características da criança: perspectivas teóricas
Definição As compulsões, comportamentos compulsivos ou aditivos são hábitos aprendidos e seguidos por alguma gratificação emocional, normalmente um alívio.
Terapia cognitivo comportamental
Teorias e Práticas Psicoterápicas Frederico M R Pinheiro.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Teorias e Práticas Psicoterápicas Frederico M R Pinheiro
DISCIPLINA: PSICOPATOLOGIA PROFESSORA LUCIANA MONTEIRO
AS EMOÇÕES.
Cognitivo-Comportamental
da pessoa com depressão
MODALIDADES TERAPÊUTICAS: INTERVENÇÕES EM CRISES
Concurso SES-DF: Psicólogo
Como ajudar as pessoas a mudar de comportamento
Conceitualização (Conceituação) Cognitiva
Transtornos de Ansiedade
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Transtornos de Personalidade
Terapia Cognitivo Comportamental
Teoria Cognitiva Social da Aprendizagem
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Transtornos de Ansiedade
FOBIA SOCIAL Transtornos Ansiosos e Transtornos Fóbicos
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Estratégias Cognitivas
Estratégias Cognitivas
Diagnóstico Sd aversivos Fuga/esquiva Fobia simples Específicos
CONSTRUTIVISMO Profª Lina Sue Matsumoto
Terapia Cognitivo - Comportamental Pânico
Características Iniciais da Fala
Depressão.
PENSAMENTOS AUTOMÁTICOS
ESQUIZOFRENIA.
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
Psicoeducação sobre Erros Cognitivos Por: Profa. Dra. Mônica Portella
SÍNDROMES ANSIOSAS.
Os 12 erros de pensamento na Terapia Cognitivo-Comportamental
Formulação de casos Prof. Márcio Ruiz.
Por Felipe de Souza – Curso DSM-5 Por Felipe de Souza –
Diego Macedo Gonçalves
6 passos para melhorar a inteligência e a psicologia emocional.
Esquizofrenia.
Conceituação Cognitiva
Depressão.
Psicologia Social É o estudo científico de manifestações comportamentais de caráter situacional, suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas.
Transcrição da apresentação:

Maria da Graça T. de Castro Instituto Abuchaim 2008 Fobia Social Maria da Graça T. de Castro

Fobia Social Ansiedade clinicamente significativa provocada pela exposição a certos tipos de situações sociais ou de desempenho comportamento de esquiva. Circunscrita: limitada a uma situação ( falar, escrever, iniciar conversa com pessoas do sexo oposto, pessoas hierarquicamente superiores, comer em público) Generalizada: sintomas afetam várias áreas da vida do sujeito, isto é, várias das situações citadas anteriormente estão presentes.

A Fobia Social é diagnosticada, conforme os critérios da American Psychiatric Asociation (APA, 2002) A. Medo acentuado e persistente de uma ou mais situações sociais ou de desempenho, onde o indivíduo é exposto a pessoas estranhas ou ao possível escrutínio por outras pessoas. O indivíduo teme agir de um modo (ou mostrar sintomas de ansiedade) que lhe seja humilhante e embaraçoso. Nota: Em crianças, deve haver evidências de capacidade para relacionamentos sociais adequados à idade com pessoas que lhes são familiares e a ansiedade deve ocorrer em contextos que envolvem seus pares, não apenas em interações com adultos. B. A exposição à situação social temida quase que invariavelmente provoca ansiedade, que pode assumir a forma de um Ataque de Pânico ligado a situação ou predisposto por situação. Nota: Em crianças, a ansiedade pode ser expressada por choro, ataques de raiva, imobilidade ou afastamento de situações sociais com pessoas estranhas.

C. A pessoa reconhece que o medo é excessivo ou irracional C. A pessoa reconhece que o medo é excessivo ou irracional. Nota: Em crianças, esta característica pode estar ausente. D. As situações sociais e de desempenho temidas são evitadas ou suportadas com intensa ansiedade ou sofrimento. E. A esquiva, antecipação ansiosa ou sofrimento na situação social ou de desempenho temida interferem significativamente na rotina, funcionamento ocupacional (acadêmico), atividades sociais ou relacionamentos do indivíduo, ou existe sofrimento acentuado por ter a fobia. F. Em indivíduos com menos de 18 anos, a duração é de no mínimo 6 meses. G. O temor ou esquiva não se deve aos efeitos fisiológicos diretos de uma substância (por ex., droga de abuso, medicamento) ou de uma condição médica geral nem é melhor explicado por outro transtorno mental (por ex., Transtorno de Pânico Com ou Sem Agorafobia, Transtorno de Ansiedade de Separação,

Transtorno Dismórfico Corporal, Transtorno Invasivo do Desenvolvimento ou Transtorno da Personalidade Esquizóide) .H Em presença de uma condição médica geral ou outro transtorno mental, o medo no Critério A não tem relação com estes; por ex., o medo não diz respeito a Tartamudez, tremor na doença de Parkinson ou apresentação de um comportamento alimentar anormal na Anorexia Nervosa ou Bulimia Nervosa.Especificar se:Generalizada: se os temores incluem a maioria das situações sociais (considerar também o diagnóstico adicional de Transtorno da Personalidade Esquiva).

Modelo cognitivo da Fobia Social Baseia-se no esquema de vulnerabilidade do indivíduo, Lentes distorcidas pela vulnerabilidade. O mundo é visto como um local perigoso, onde ele deve estar sempre com as orelhas em pé, isto é, vigilante, de prontidão. Desempenho social favorável ou neutro não os considera (não pontua), indício de julgamento negativo é "hiperpontuado".

Auto-Eficácia Aprendizagem Social Expectativa de desempenho Expectativa de resultado (Bandura)

Distorções comuns no transtorno Auto-avaliação excessiva e com critérios rígidos Défict de auto-reforço na atuação social Catastrofização : previsão negativa Hipergeneralizações: chega a uma conclusão geral a partir de um fato isolado

Personalização: atribui a si mesmo fatores externos Abstração seletiva: concentrar-se em um detalhe específico do contexto, ignorando outros aspectos mais salientes da situação e conceituando a totalidade da experiência com base nesse fragmento Inferência arbitrária: chegar a uma conclusão quando faltam evidências ou até a evidência seja contrária

Maximização ou minimização: erros na avaliação do significado ou magnitude de um acontecimento, grosseiros a ponto de se constituírem em distorções. Pensamento dicotomizado ou absolutista: “ou o meu trabalho é perfeito, ou é uma porcaria” Desqualificando ou desconsiderando o positivo: o positivo não conta

Escala de Liebowitz para a Ansiedade Social 22 questões : 0 – Nenhuma; 1 – Ligeira; 2 - Moderada 3 - Muita Nunca (0) ocasionalmente (1) freqüentemente ( 2) quase sempre (3) 55-65 : Fobia Social moderada. 65-80 : Fobia Social média. 80-95 : Fobia Social grave. Mais de 95 - Fobia Social muito grave

Técnicas utilizadas Psico-educação: biblioterapia, Descoberta guiada Flecha descendente Exame das evidência do PA O que você diria para alguém na mesma situação? O que de pior pode acontecer? Eu sobrevivo a isto?

Registro dos Pensamentos Disfuncionais DIA/HORA SITUAÇÃO PENSAMENTO AUTOMÁTICO EMOÇÃO RESPOSTA

Seta descendente Se o seu pensamento fosse verdadeiro, por que isto o incomodaria? Se isto acontecer, então significa que... E daí? E se fosse assim, o que aconteceria?

Reestruturação cognitiva: análise das conseqüências positivas e negativas a curto, médio e longo prazo Exposição gradual : prolongada e repetida; conforme hierarquia Debate por meio da imaginação: forma de ensaiar crenças mais racionais

Comportamentos De Segurança Fazer X Não fazer o comportamento Ansiedade 1 > Ansiedade 2 Ex. Sentar-se em restaurante de frente para a porta para controlar se vem alguém conhecido.

Estratégias de relaxamento Respiração Reter a respiração e contar até 10 Inspirar – 3 Expirar – 3 A cada 10 movimentos conter e contar até 10

Relaxamento muscular Imagem relaxante: real, detalhada. Foto instantânea Tensão dos grupos musculares por 30s Focar a atenção nos músculos tensionados Relaxar os grupos musculares Focar a atenção no contraste entre a tensão e o relaxamento Concentrar-se em cada grupo muscular, relaxar ainda mais

Visualizar a cena relaxante 30s Terapeuta fornece alguns detalhes da cena Apague a cena Concentre-se nas sensações corporais

Imagens racionais emotivas negativas Fechar os olhos, Imaginar-se na situação problema Experimentar o transtorno emocional habitual Mudar o sentimento para uma emoção menos perturbadora Abrir os olhos Como você fez?

Imagens racionais emotivas positivas Imaginar-se na situação problemática Ver-se comportando-se e sentindo de modo diferente O que você estava dizendo a si mesmo?

Para o excesso de auto-observação 1) Distração 2) Parada do pensamento 3) Questionamento dos pensamentos automáticos

Habilidades Sociais Comunicação não-verbal Olhar: entre os olhos ou metade superior do rosto Gestos:tem que ser visto Postura:calorosa ou não, tensão, relaxamento Distância e contato físico Aparência Volume da voz, fluidez: (palavras de preenchimento)

Ensaio comportamental Entre 3 – 10 ensaios Identificar a situação problema O que normalmente faria Quais as distorções que ocorreram? Respostas alternativas Modelagem

Representação de papéis (Role-Play) Dramatização, na sessão, avaliando pensamentos automáticos, emoções e comportamentos

Máquina do tempo envolvendo outras pessoas: O que as pessoas estarão pensando de você em uma semana, um mês, um ano. Será que estarão pensando em você e em seu desempenho, ou será que estarão pensando em outras coisas?