CONCEITOS BÁSICOS DE DIREITO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Direito Processual Penal I
Advertisements

EXERCÍCIO ILEGAL DA MEDICINA
Engenharia e Segurança do Trabalho
DANOS MORAIS E DIREITOS DA PERSONALIDADE
A CONDUTA Conceito de Conduta: Formas de Conduta:
O elemento subjetivo da responsabilidade civil
DIREITO PENAL 1) Conceito de direito penal: é o conjunto de normas que ligam ao crime, como fato, a pena como conseqüência, e disciplinam também as relações.
RESPONSABILIDADE CIVIL E CRIMINAL NO AT
Responsabilidade Civil e Penal decorrente do Acidente do Trabalho
RESPONSABILIDADE OBJETIVA
AULA 07 TEMA 06 O DANO E SUA REPARAÇÃO. PROF. PAULO BENINCÁ APOSTILA
ATESTADO MÉDICO EM MEDICINA DO TRABALHO: DÚVIDAS E POLÊMICAS
RESPONSABILIDADE CIVIL E CRIMINAL POR ACIDENTE DOTRABALHO
RESPONSABILIDADE AMBIENTAL
Concurso de Crimes Mediante uma ou mais condutas,
RESPONSABILIDADES DOS PROFISSIONAIS DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
1. OS ÂMBITOS JURÍDICOS DA RESPONSABILIDADE
Justiça Comum Matéria de Fato: Indenização - erro médico - outras
DIREITO CIVIL Il RESPONSABILIDADE SUBJETIVA PÁG.21 Data: Prof.ª Graziela Reis AULA 04 TEMA 03.
DESISTÊNCIA VOLUNTÁRIA E ARREPENDIMENTO EFICAZ
Aspectos Jurídicos na Ventilação Mecânica
Tipo culposo José Nabuco Filho.
RESPONSABILIDADES LEGAIS NA GESTÃO DA SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO
RESPONSABILIDADES LEGAIS NA GESTÃO DA SAÚDE E SEGURANÇA DOS TRABALHADORES SEMANA DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO 13/11/2008.
José Nabuco Filho Tipo culposo. Introdução É a inobservância de um dever de cuidado que produz um resultado típico previsível. Pune-se a conduta mal dirigida.
IX Dia do Conhecimento Responsabilidades que decorrem de danos causados no exercício da profissão Christiane Costa Cardoso - Advogada OAB/SE nº 3254 Centro.
Responsabilidades Legais do Engenheiro Civil
EXERCÍCIO PROFISSIONAL
ELEMENTOS DA ILICITUDE CIVIL
SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL PROFISSIONAL PARA MÉDICOS,
RESPONSABILIDADE CIVIL
LEGISLAÇÃO APLICADA A INFORMÁTICA FACULDADE PITÁGORAS
Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Medicina Disciplina de Ética Médica ERRO MÉDICO: CONCEITO E ESPECIALIDADES MAIS PROCESSADAS André.
MOMENCLATURA IMPORTANTES
RESPONSABILIDADE CIVIL DO DENTISTA
Atividades Físicas e Atendimento de Emergência
RESPONSABILIDADE ÉTICA E LEGAL DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM
Legislação especial Bela. Jacinta de Fátima Pernambuco Costa
Lei 4.898/65 – Lei Abuso de Autoridade
Responsabilidade civil do empreiteiro e do projetista
Responsabilidade civil e criminal nos acidentes do trabalho
Negligência Imprudência imperícia
RESPONSABILIDADE POR DANO AMBIENTAL
A001-E Direito Civil Júlio Cezar Caponi.
RESPONSABILIDADE CIVIL
AULA 06 – PODERES ADMINISTRATIVOS – continuação
Monitoria – Direito Penal 3 Faculdade de Direito do Recife - UFPE
Profº Carmênio Barroso
Responsabilidade Civil
Fundação Educacional do Baixo São Francisco – Dr. Raimundo Marinho Faculdade Raimundo Marinho de Penedo 1º - No Conceito do Crime, qual a opção correta?
“INDENIZAÇÃO POR LESÃO CORPORAL E MORTE DECORRENTES DE ATO ILÍCITO”
Responsabilidade Civil
DIRETIO E JORNALISMO Tutela Civil no âmbito do Jornalismo Parte 01
DIREITO E JORNALISMO RESPONSABILIDADE PENAL:
AULA 09 RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO
Ana Rosa de Brito Medeiros
ATOS ILÍCITOS Os atos ilícitos- produzem obrigações para os agentes.
Nova NR-10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade
Teoria Geral do Crime AULA Nº 09.
Lei 4.898/65 – Lei Abuso de Autoridade
CRIME DE ABUSO DE AUTORIDADE
Responsabilidade Civil (2) Prof. MSc. Renato Duro Dias.
CÓDIGO DE ÉTICA DE ENFERMAGEM
Direito Penal III Prof. Osvaldo Emanuel LESÕES CORPORAIS
CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
Responsabilidade civil ambiental
DISCIPLINA: TEORIA GERAL DO DIREITO PENAL TEORIA GERAL DO DIREITO PENALTURMA: 1º. Ano Matutino MINISTRANTE: Prof. MSc. ALESSANDRO NEPOMOCENO UNIDADE 8.
Prof. Rodrigo Carmona Faculdade Anísio Teixeira Direito Penal II Ponto 1 – Crimes contra a Pessoa 4. Abandono de incapaz (art. 133,CP) (a) Conceito.
LESÕES CORPORAIS.
Transcrição da apresentação:

CONCEITOS BÁSICOS DE DIREITO Prof. Ana Alice Disciplina: Deontologia – Legislação Farmacêutica Universidade Nove de Julho 2010

Legislação Crimes contra pessoa Dos crimes contra saúde pública Entorpecentes

Direito Civil- Penal Responsabilidade do Farmacêutico

Responsabilidade do Farmacêutico Dolo, em direito penal consiste na deliberação de violação à lei, por ação ou omissão, com pleno conhecimento da criminalidade do que se está fazendo. Dolo, em direito civil compreende a manobra ou o artifício que inspira em má-fé e leva alguém a induzir outrem à prática de um ato com prejuízo para este.

Responsabilidade do Farmacêutico Culpa, no direito penal, consiste ato voluntário, proveniente de imperícia, imprudência ou negligência, de efeito lesivo ao direito de outrem; ou no fato, acontecimento de que resulta um outro fato ruim, nefasto; causa ou conseqüência. Culpa, em direito civil, compreende a falta contra o dever jurídico, cometida por ação ou omissão e proveniente de inadvertência ou descaso.

Responsabilidade do Farmacêutico A imprudência, negligência ou imperícia formam o caracterizador tríplice da culpa. Todo perito ou assistente técnico que exerce a sua atividade de forma pública e de acordo com as normas legais reguladoras, têm presumidas a seu favor a qualidade profissional e a habilitação para o ofício. Aquele que agir com culpa deve reparar o dano que causar.

Imprudência Imprudência, do latim imprudentia, é a falta de atenção, o descuido ou a imprevidência; é o resultado do ato do agente em relação às conseqüências de seu ato ou de sua ação, as quais devia e podia prevê-las. Logo, o fundamento essencial está na desatenção culpável que dá ensejo a um determinado mal que podia e deveria ser previsto pelo agente.

Negligência Negligência, do latim neglegentia, de neglegera, consiste em desprezar, ou desatender, ou não dar o devido cuidado. Compreende a desatenção quando da execução de determinados atos, dando azo a resultados danosos que não aconteceriam se ele se houvesse com diligência, ou a não diligência precisa para a execução de certo ato.

Imperícia Imperícia, do latim imperitia, de imperitus, é o mesmo que inábil, ou inexperiente. No conceito jurídico compreende a falta de prática ou o não-conhecimento técnico necessário para o exercício de certa profissão ou arte. Pode-se afirmar, erro próprio dos profissionais ou dos técnicos inabilitados, ou de quem se diz hábil para certo serviço e não o executa com a técnica ou habilidade correta pela falta de conhecimentos efetivamente necessários "imperitia culpae adnumeratur" (Considera-se culpa a imperícia) .

Responsabilidade Civil do Farmacêutico Indenização

Responsabilidade Cível do Farmacêutico Artigo 151 - Aquele no exercício da atividade profissional, por negligência, imprudência ou imperícia, causar a morte do paciente, agravar-lhe o mal, causar-lhe lesão ou inabilitá-lo para o trabalho, irá arcar com indenização devida.

Responsabilidade Cível do Farmacêutico No caso de homicídio, a indenização consiste no pagamento das despesas com o tratamento da vítima, seu funeral e o luto da família. No caso de lesão corporal, o profissional indenizará a vítima nas despesas do tratamento e os dias parados de trabalho. Nos casos de lesões mais graves a indenização incluirá pensão correspondente á importância do trabalho para que se inabilitou.

Responsabilidade Penal do Farmacêutico Indenização

DIREITO PENAL É o conjunto de normas jurídicas pelas quais se exerce a função do Estado de punir e prevenir crimes contra pessoas, saúde pública, patrimônio, paz pública e honra por meio de penas aos seus autores.

PENALIDADES Existem três tipos de penas: 1. privativas de liberdade 2. restritivas de direitos 3. multas

Responsabilidade Penal do Farmacêutico Para o farmacêutico ser punido pelo código penal é necessário que haja: - crimes contra pessoa ( homicídio, aborto, lesão corporal grave) - tráfico de entorpecentes - crimes contra saúde pública (falsificação de medicamentos, charlatanismo, exercício ilegal da profissão)