SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

MICRO POLÍTICAS E CONFLITOS NA SALA DE AULA
Dois modos de ler a Bíblia.
A APRENDIZADEM DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO SISTEMA ALFABÉTICO: POR QUE É IMPORTANTE SISTEMATIZAR O ENSINO?
Prof. Azenaide A. S. Vieira Prof. Luciana B. O. Catarino
A escrita dos Números..
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
AGRUPAMENTOS PRODUTIVOS
EDUCAÇÃO É UM ATO POLÍTICO
“Desafios”. “Desafios” Vamos fazer uma “viagem” por meio de algumas imagens interessantes... O porque da mão no bolso... Apresentação...
Obs: Aperte a seta  do teclado ou clique com o mouse, para avançar.
Guião de pesquisa 3.º ano E.B Zambujeira.
Feedback Realimentação ou retroalimentação
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
CARACTERÍSTICAS DA SONDAGEM PROPOSTA POR FERREIRO E TEBEROSKY:
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
Projeto realizado pela professora multiplicadora da sala de tecnologias educacionais, Taiza Caccia Chiodi juntamente com os professores (as) Mércia (1º
A RAZÃO PELA QUAL ISTO FOI ENVIADO A VOCÊ.
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
COMO USAR AS FERRAMENTAS DO DISC
Planejamento PNAIC 2014.
Encontro com Professores Coordenadores dos Anos Finais fevereiro de 2014 OBJETIVO: Subsidiar os PCs do Ensino Fundamental - anos finais, quanto a sondagem.
Teacher Marilisa Lichtenberg English
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Este PPS não tem senha de segurança, para que você possa estudar
Verbo Língua Portuguesa.
HETEROGENEIDADE “Diferentes percursos, Direitos iguais”
Orientação Técnico-Pedagógica
Profa. Reane Franco Goulart
18º ENCONTRO 9 de novembro de 2009 ORTOGRAFIA
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 02
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Classes e Objetos em Java.
A RAZÃO PELA QUAL ISTO FOI ENVIADO A VOCÊ.
13º ENCONTRO Webfólio Debora Gil.
Pensamento, Linguagem e Escrita
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Ler, escrever e resolver problemas Contribuições de Kátia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz Santos, 2009.
Organizando o trabalho pedagógico
CAFÉ COM LETRA 4º ENCONTRO LEITURA.
COMPONENTES DO TCC: DISCUSSÃO E CONCLUSÃO
Ligue o som Pessoas!.
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON
Estudo sobre Alfabetização – Programa Ler e Escrever
Ano 2 Unidade 1.
ESTRATÉGIAS DE LEITURA
Brincadeiras Indígenas
Equipe responsável pela produção
PROJETO: LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO INICIAL
Leitura Estiloja.com.
SITUAÇÕES.
Objetos de aprendizagem
PROFª Leila de Souza Ganem
Etapas de uma sequência didática
REFLEXÃO A PRÁTICA NOSSA DE TODOS OS DIAS DEVE SER SEMPRE ILUMINADA PELO OLHAR ATENTO DO PROFESSOR, QUE ESTUDA, INVESTIGA, REFLETE, DISCUTE COM SEUS PARES.
Agrupamentos produtivos
WEBFÓLIO 18º ENCONTRO MANHÃ.
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 1º ANO LEITURA E ESCRITA
Grupo: Miriã Suellén Poliana Cristina Rebeka Viviane Cristina
GÊNERO TEXTUAL FÁBULA A FÁBULA é uma narrativa curta que trata de certas atitudes humanas, como a disputa entre fortes e fracos, a esperteza e a lerdeza,
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
By Búzios Slides NINGUÉM CRUZA SUA VIDA POR ACASO Automático.
O PROCESSO DE ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO
ROTINA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAR-LETRANDO
Vamos fazer juntos um Mapa Mental? Atividade presencial em grupo IAVM – junho/julho de 2009.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
ALFABETIZAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM

Silábico com valor > > Crianças nessa hipótese geralmente tem dificuldade em avançar, pois compreendem o que escrevem e nós também aprendemos a compreender. É necessário causar um conflito na reflexão de escrita desse aluno.

Ditar ao aluno palavras que o farão pensar dentro dela”, por exemplo: PATO GATO RATO SAPO Uma possível escrita desse aluno seria: A O Nesse momento é necessário a intervenção, qual palavra está escrito aqui? E aqui? Elas podem ficar da mesma forma? Este aluno compreende que gato é uma coisa e rato é outra... Ele precisar refletir sobre a escrita de cada palavra.

Caso, após a intervenção, ele coloque uma letra qualquer no meio, não deixa de ser um avanço, pois ele está refletindo sobre o sistema de escrita e entende que não pode deixar as palavras da mesma forma. L A O A O T A X O Não podemos querer que o aluno chegue à nossa lógica, a de um adulto alfabetizado, ele precisa buscar elementos de diferenciação na palavra, ele está construindo o seu sistema.

Atividade com banco de palavras: Essa atividade não representa nenhum desafio ao aluno, pois somente pela discriminação visual ele identifica a primeira e última letra da palavra e já sabe a resposta. Essa atividade também não representa nenhum desafio ao aluno, pois além de identificar a primeira e última letra são palavras irreais, sem utilidade social.

Este banco força o aluno a olhar dentro da palavra, já que todas começam e terminam com a mesma letra, ele precisa buscar outro recurso de observação.

Silábico Alfabético > É necessário ajudar esse aluno a pensar na qualidade das letras escolhidas. EAO - LEÃO O que está escrito aqui? Me mostra onde tem o le do leão... Você poderia escrever de outra forma? Vamos pensar na lista de nomes, algum te ajuda no le do leão? Letícia, Leandro... A criança é quem deve fazer o ajuste da quantidade/qualidade das letras, intervir é dar essa oportunidade a ela.

REPERTÓRIO ESTÁVEL DO AMBIENTE ALFABETIZADOR

Atividade de escrita (onde o aluno e o professor sabe o que deve ser escrito): Dessa forma a intervenção pode ser feita em outro momento.

Durante a intervenção não aceitar qualquer resposta como certa. Qual é o nome do livro? Então me mostra aqui onde tem o bo da bolsa... mas o título não é A bolsa amarela? Então vamos pensar como melhorar essa palavra... Atividade de escrita coletiva: Não utilizar alunos alfabéticos, para eles não darem a resposta. Nesta atividade específica utilizar a lista. Pedir para escrever a palavra cachorro (individual): K X RO KA XO RO CA XO RU

Os três escreveram a mesma palavra, pode ficar diferente? Vamos pensar nesse pedacinho do ca, qual fica melhor? E discutir esses pedaços com os alunos, mesmo que a escrita não chegue ao convencional essa discussão é válida. Pedir para escrever a palavra helicóptero (na mesma folha): ELICOPTRO ELICOPTRU HELICOPTRU Fazer a mesma intervenção...

Alfabético com problemas ortográficos > > Este aluno compreende o sistema de escrita e precisa ajustar alguns equívocos. Para esse aluno é possível passar atividades com letras contadas/exatas, pois ele sabe que não pode faltar nem sobrar, ele será obrigado a pensar na organização entre os pedaços.

E L E F A N T E L E F A N T I E

LEITURA IDENTIFICAÇÃO AJUSTE ORDENAÇÃO É NECESSÁRIO USAR TEXTOS INFORMATIVOS PEQUENOS POEMAS RECEITAS

Situação C: (Tarefa do professor) Agora crie uma situação, cujo foco seja a segurança. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ESCRITA ESCREVER LER JUSTIFICAR É NECESSÁRIO USAR LEGENDAS MÚSICAS POEMAS TÍTULOS TEXTOS INFORMATIVOS (VOCÊ SABIA?) ESCRITA COLETIVA

Atividade 2

Atividade 3 Observando a escrita deste texto, reflita: Quais as dificuldades que este aluno apresenta? Quais sugestões você daria para melhorar a escrita deste texto?