SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM
Silábico com valor > > Crianças nessa hipótese geralmente tem dificuldade em avançar, pois compreendem o que escrevem e nós também aprendemos a compreender. É necessário causar um conflito na reflexão de escrita desse aluno.
Ditar ao aluno palavras que o farão pensar dentro dela”, por exemplo: PATO GATO RATO SAPO Uma possível escrita desse aluno seria: A O Nesse momento é necessário a intervenção, qual palavra está escrito aqui? E aqui? Elas podem ficar da mesma forma? Este aluno compreende que gato é uma coisa e rato é outra... Ele precisar refletir sobre a escrita de cada palavra.
Caso, após a intervenção, ele coloque uma letra qualquer no meio, não deixa de ser um avanço, pois ele está refletindo sobre o sistema de escrita e entende que não pode deixar as palavras da mesma forma. L A O A O T A X O Não podemos querer que o aluno chegue à nossa lógica, a de um adulto alfabetizado, ele precisa buscar elementos de diferenciação na palavra, ele está construindo o seu sistema.
Atividade com banco de palavras: Essa atividade não representa nenhum desafio ao aluno, pois somente pela discriminação visual ele identifica a primeira e última letra da palavra e já sabe a resposta. Essa atividade também não representa nenhum desafio ao aluno, pois além de identificar a primeira e última letra são palavras irreais, sem utilidade social.
Este banco força o aluno a olhar dentro da palavra, já que todas começam e terminam com a mesma letra, ele precisa buscar outro recurso de observação.
Silábico Alfabético > É necessário ajudar esse aluno a pensar na qualidade das letras escolhidas. EAO - LEÃO O que está escrito aqui? Me mostra onde tem o le do leão... Você poderia escrever de outra forma? Vamos pensar na lista de nomes, algum te ajuda no le do leão? Letícia, Leandro... A criança é quem deve fazer o ajuste da quantidade/qualidade das letras, intervir é dar essa oportunidade a ela.
REPERTÓRIO ESTÁVEL DO AMBIENTE ALFABETIZADOR
Atividade de escrita (onde o aluno e o professor sabe o que deve ser escrito): Dessa forma a intervenção pode ser feita em outro momento.
Durante a intervenção não aceitar qualquer resposta como certa. Qual é o nome do livro? Então me mostra aqui onde tem o bo da bolsa... mas o título não é A bolsa amarela? Então vamos pensar como melhorar essa palavra... Atividade de escrita coletiva: Não utilizar alunos alfabéticos, para eles não darem a resposta. Nesta atividade específica utilizar a lista. Pedir para escrever a palavra cachorro (individual): K X RO KA XO RO CA XO RU
Os três escreveram a mesma palavra, pode ficar diferente? Vamos pensar nesse pedacinho do ca, qual fica melhor? E discutir esses pedaços com os alunos, mesmo que a escrita não chegue ao convencional essa discussão é válida. Pedir para escrever a palavra helicóptero (na mesma folha): ELICOPTRO ELICOPTRU HELICOPTRU Fazer a mesma intervenção...
Alfabético com problemas ortográficos > > Este aluno compreende o sistema de escrita e precisa ajustar alguns equívocos. Para esse aluno é possível passar atividades com letras contadas/exatas, pois ele sabe que não pode faltar nem sobrar, ele será obrigado a pensar na organização entre os pedaços.
E L E F A N T E L E F A N T I E
LEITURA IDENTIFICAÇÃO AJUSTE ORDENAÇÃO É NECESSÁRIO USAR TEXTOS INFORMATIVOS PEQUENOS POEMAS RECEITAS
Situação C: (Tarefa do professor) Agora crie uma situação, cujo foco seja a segurança. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ESCRITA ESCREVER LER JUSTIFICAR É NECESSÁRIO USAR LEGENDAS MÚSICAS POEMAS TÍTULOS TEXTOS INFORMATIVOS (VOCÊ SABIA?) ESCRITA COLETIVA
Atividade 2
Atividade 3 Observando a escrita deste texto, reflita: Quais as dificuldades que este aluno apresenta? Quais sugestões você daria para melhorar a escrita deste texto?