Para um ativo ser classificado no grupo de caixa e bancos é importante que não haja restrições quanto a seu uso imediato. Caixa e bancos, por ser um ativo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AUDITORIA DO CONTAS A RECEBER
Advertisements

Sistema de Gestão Financeira
ASPECTOS CONTÁBEIS O Resultado apresenta os valores de receitas, despesas e custos provenientes da consecução dos objetivos sociais de uma empresa, significando.
AUDITORIA Contas a receber
AUDITORIA Objetivos da aula: Metodologia de Trabalho
Partidas Dobradas Contabilidade Necessária
COMO EFETUAR SUA PRESTAÇÃO DE CONTAS DE AUXÍLIO E BOLSA
Excelência no Compromisso
Contato: Fone: (11) Gestão Financeira Uma ferramenta feita auxiliar no gerenciamento e planejamento de empresas com.
PARCERIA.
Programa de Enriquecimento da Merenda Escolar
SIM/AM Sistema de Informações Municipais Acompanhamento Mensal
Programa de Enriquecimento da Merenda Escolar
Prestação de Contas.
Disciplina Auditoria I
Avaliação de Desempenho
AUDITORIA CONTÁBIL CAIXAS E BANCOS.
MANUAL DE PROCEDIMENTOS CONTABILIDADE X CLIENTE
PROGRAMA DE ASSESSORIA E TREINAMENTO
AUDITORIA DO CONTAS A RECEBER
Financeiro - Tenha maior controle e gestão de sua clínica
Encontre os vazamentos! Não faz o menor sentindo abrir o registro de água se a tubulação está fechada… É hora de limpar as áreas de queixas e aumentar.
Financeiro – Controle de Cheque
AUDITORIA Ativo Imobilizado
Financeiro – Controle de Cheque IdentificaçãoFIN_015 Data Revisão09/10/2013.
AUDITORIA II PROF.: ANDRÉ FERNANDES
AUDITORIA PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA
Laudo 08: Prestação de contas de Administradores/Procuradores
Financeiro – Lançamentos IdentificaçãoFIN_016 Data Revisão09/10/2013.
É a etapa dos trabalhos de auditoria onde se definide a natureza dos exames (quais os procedimentos a serem aplicados), a extensão dos exames (quanto será.
CONTAS A PAGAR E CONTAS A RECEBER
Auditoria Contábil Enfoque teórico, normativo e prático
AUDITORIA DE ESTOQUES OBJETIVO
AUDITORIA DOS ESTOQUES
AUDITORIA DAS DISPONIBILIDADES
AUDITORIA DO IMOBILIZADO
AUDITORIA E LEGISLAÇÃO FISCAL
AUDITORIA II AUDITORIA DAS DISPONIBILIDADES
AUDITORIA II PROF.: ANDRÉ FERNANDES
Representam obrigações decorrentes do usufruto da mão de obra formalmente contratada como empregado, com base na legislação trabalhista e previdenciária.
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão 1 PRESTAÇÃO DE CONTAS PNAGE Brasília, 06 de dezembro de 2006.
AUDITORIA Obrigações Geralmente compreendem os seguintes grupos de contas: empréstimos, fornecedores, IR/CSLL e outros impostos, salários a pagar e encargos.
Relatório de Despesas A WS Consultoria atua em empresas na área de informática provendo soluções de ambiente e sistemas. Dentre as diversas soluções implantadas.
Normativas operacionais
9 - ROTEIRO PARA IMPORTAÇÃO IMPORTA FÁCIL
Ressarcimento.  A partir de hoje o SAC tem como meta a redução de pagamentos via depósito bancário.  Em casos de reclamações “Procedentes”: O Sac NÃO.
Bom Dia! Cartão Pesquisa - CNPq Manual de Solicitação e Utilização
Bom Dia! Cartão Pesquisa - CNPq Manual de Solicitação e Utilização
Expositor: Prof. MSc Flaviano Costa
PLANO CONTÁBIL DAS INSTITUIÇÕES DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL (COSIF)
Conquiste seu sonho Americano. Financiamento para todo o estado da Flórida excluindo as regiões: Polk, Lake, Seminole, Osceola and Orange. Valor a ser.
PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA SECRETARIA DE TURISMO TRABALHO E RENDA CAPACITAÇÃO: AMARIV e ASCAMARE - ATRIBUIÇÕES DA DIRETORIA - PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS.
Financeiro - Como controlar(completo)
Financeiro - Controle de Cheque. Objetivo Cadastrar os cheques recebidos pela empresa; Realizar os depósitos dos cheques; Cadastrar as situações dos cheques.
Financeiro - Cadastro de Saldo Inicial do Dia. Objetivo Cadastrar o Saldo Inicial das Contas Correntes da empresa. O saldo Inicial será utilizado na Conciliação.
PEME Procedimentos para Prestação de Contas
Representam obrigações com terceiros referente compras à prazo relacionadas ao objeto social da empresa. Poderão ser segregados em curto prazo e longo.
Programa de Enriquecimento da Merenda Escolar
Cartão de compras Governo do Estado de São Paulo Manual do portador Setembro de 2013.
PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA
ROTINAS PARA OS FISCAIS DE CONTRATOS
UNIÃO EUROPEIA DELEGAÇÃO NO BRASIL 1 Parte Contratual e Financeira Sessão de Informação Brasília D.F., 23/09/2013 Seção Contratos, Finanças e Auditoria.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO - IFSP PROGRAMA DE TREINAMENTO INTERNO _ CAPACITAÇÃO (DGP) INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,
Encontro sobre o Encerramento do Exercício de 2014 e Inovações para o exercício de Novembro de 2014 Coordenação-Geral de Contabilidade e Custos da.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 7.
Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade
Definição de papéis de trabalho
Tema da aula: AUDITORIA FINANCEIRA.
O novo Sistema de Pagamentos Brasileiro Luiz Fernando Figueiredo 1.
SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA SECRETARIA EXECUTIVA DO TESOURO – SET.
Transcrição da apresentação:

Para um ativo ser classificado no grupo de caixa e bancos é importante que não haja restrições quanto a seu uso imediato. Caixa e bancos, por ser um ativo de pronta liquidez é o mais sujeito a uma utilização indevida. Nessa área, mesmo que haja bom sistema de controle interno o auditor efetua um volume relevante de testes, já que existe risco inerente. ASPECTOS CONTÁBEIS E DE CONTROLES INTERNOS AUDITORIA DAS DISPONIBILIDADES

PRINCIPAIS PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA Contagem de caixa Circularização ou confirmação de bancos Conciliações bancárias AUDITORIA DAS DISPONIBILIDADES (CAIXA E BANCOS)

CONTAGEM DE CAIXA A contagem deve ser simultânea se houver mais de um; A contagem de caixa deve ser surpresa; Conte na presença do responsável pelo caixa e não assuma responsabilidade por ele em sua ausência; Esteja atento para situações anormais (cheques antigos, cheques pessoais do responsável pelo caixa, comprovantes de desembolso de caixa sem data ou com data antiga etc.). AUDITORIA DAS DISPONIBILIDADES (CAIXA E BANCOS)

CONTAGEM DE CAIXA Para recebimentos não depositados (normalmente cheques) acompanhe-os até o depósito no banco (inspeção de recibo de depósito autenticado e crédito no extrato bancário); Inspecione os comprovantes incluídos no saldo de caixa quanto à aprovação e autenticidade; Prepare um papel de trabalho a caneta para a contagem de caixa. AUDITORIA DAS DISPONIBILIDADES (CAIXA E BANCOS)

CIRCULARIZAÇÃO OU CONFIRMAÇÃO DE BANCOS Solicite a elaboração da carta de confirmação bancária; Confira as informações da carta antes de ser expedida (assinatura autorizada, endereçamento, contato); Envie diretamente a carta; Para as cartas não respondidas envie segundos pedidos após quinze dias do primeiro pedido; AUDITORIA DAS DISPONIBILIDADES (CAIXA E BANCOS)

Confira todas as respostas recebidas, observando se incluem todas as informações necessárias; Quando as respostas forem incompletas ou contiverem erros, envie nova carta ao banco; e Para as cartas não respondidas utilize o procedimento alternativo - exame de extratos e/ou das conciliação bancária. CIRCULARIZAÇÃO OU CONFIRMAÇÃO DE BANCOS AUDITORIA DAS DISPONIBILIDADES (CAIXA E BANCOS)

RECONCILIAÇÕES BANCÁRIAS A reconciliação é elaborada tomando como base o último dia do mês e consiste em identificar as transações que aparecem em ambos os registros (extrato bancário e razão analítico). As transações que sobram representam itens pendentes. O objetivo das conciliações bancárias é identificar e controlar as pendências entre a posição contábil e financeira (saldo na instituição financeira) referente a(s) contas de bancos. AUDITORIA DAS DISPONIBILIDADES (CAIXA E BANCOS)

CONCILIAÇÕES BANCÁRIAS AUDITORIA DAS DISPONIBILIDADES (CAIXA E BANCOS)

Em conjunto com o responsável pela auditoria estabeleça o valor-limite individual para os itens que deverão ser testados. Ainda que abaixo do limite de teste, devem ser lidos todos os itens pendentes das reconciliações bancárias e investigado qualquer item, que pareça incomum, anormal, errado etc.; Obtenha cópia das reconciliações bancárias; Confira as somas das reconciliações bancárias; Confira o saldo contábil com o razão analítico; Confira o saldo bancário com o extrato bancário; RECONCILIAÇÕES BANCÁRIAS AUDITORIA DAS DISPONIBILIDADES (CAIXA E BANCOS)

Teste os itens pendentes referentes a pagamentos contabilizados pela empresa e não acusados pelo banco; Teste os itens pendentes referentes a recebimentos (depósitos) contabilizados pela empresa e não acusados pelo banco; Teste os débitos ou créditos acusados pelo banco mas não contabilizados pela empresa; Para os itens pendentes sob exame inspecione a documentação-suporte e analise a sua natureza; Veja contabilização no razão analítico e no extrato bancário em data posterior à da conciliação bancária. RECONCILIAÇÕES BANCÁRIAS AUDITORIA DAS DISPONIBILIDADES (CAIXA E BANCOS)