Figuras de Linguagem Adilson Camilo Lima Santos, novembro de 2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Municipal Terezinha Nívia de Oliveira Lopes
Advertisements

Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia
TRABALHO DE PORTUGUÊS ALUNOS: FERNANDO Nº. 15 ALISSON N°. 02
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
UBEE/UNBEC COLÉGIO MARISTA PIO X BIBLIOTECA ABELARDO DA HORA
Proposta de Checklist para Avaliação de Sites Educacionais
Profa. Dra. Kátia Aparecida Cruzes
JOGOS PEDAGÓGICOS GEANE MAIER RODRIGUES
Treino de escrita? No computador?
RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE)
LÍNGUA PORTUGUESA – PROFª MARA. NOVIDADES: A) VERIFICAÇÕES INSTANTÂNEAS São avaliações constantes. A cada objetivo trabalhado na disciplina, será proposta.
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
Tópico Avançados em Sistemas de Computação (Pesquisa Operacional)
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSÉ
Índice: INTRODUÇÃO: TAREFAS: PROCESSO: AVALIAÇÃO: CONCLUSÕES:
MÓDULO: ESPORTE EDUCATIVO
PROJETO DE LIBRAS.
Componentes do grupo: Hilda Fátima e Tânia
MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Actividade 3 – trabalho de grupo
PLANO TRABALHO DOCENTE ALGUMAS ORIENTAÇÕES. IMPORTÂNCIA DO PTD Organização Sequência Efetivar o Currículo expresso no PPP Efetivar a Proposta Pedagógica.
Conectado com a Educação
As Histórias em Quadrinhos (HQs) utilizadas em salas de aula se bem trabalhadas propõe aos alunos um bom debate e maior aprofundamento do que seja o uso.
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
MATEMÁTICA Brincando com as cores e formas geométricas
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON
Colégio Estadual Augusto Meyer
PLANO DE AULA O ALFABETO. 1.
VALOR SONORO DAS VOGAIS LÍNGUA PORTUGUESA
ROTEIRO PEDAGÓGICO PARA USO DA CONEXÃO DO SABER
LINGUAGEM: FORMAS E USOS
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
TRABALHANDO COM JOGOS NO COMPUTADOR
Equipe responsável pela produção
CONCURSO PREFEITURA 2009 Professor Inglês Fundamental II e Médio
PROF.ª CRISTINA PORTELA
UME OLAVO BILAC MATEMÁTICA
Animais em extinção Nome: Patrícia Lopes Santhusa Pacheco
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Roteiro Pedagógico para o uso do Conexão do Saber
POESIA E MÚSICA COM VINÍCIUS DE MORAES U.M.E. “Pedro II”
Informática Educativa Adriana Nascimento de Almeida Dias
Módulo: Cálculo Mental Glorita Faria dos Santos
BILHETES E CONVITES Angela e Camila UME Barão do Rio Branco
Autoras: Rosana Rita Gottardi Van Opstal Edição: Site da Educação - SEDUC.
Silvana Lamas Alves Ana Paula Guerreiro UME João Papa Sobrinho 3º ano
Educação Infantil Docente: Profª Ana Paula Monteiro
Autora: Elianete da Costa Sales Abdouni
CTL Campinas Março – Abril de 2011 Prof. Carlos Osvaldo Cardoso Pinto
SEMINÁRIOS III UNIDADE Fisiologia do Exercício
Projeto de Capacitação em Pesquisa na Internet
As tecnologias da Escola Jan Antonin Bata. Computadores: pesquisa na internet, jogos didáticos, desenvolvimento de projetos, criação de gráficos e elementos.
PROFESSORES ENVOLVIDOS: ALESSANDRA LOPES DAIANE BARBOSA.
PROFª Mara Lúcia Benincasa Pereira de Oliveira.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
Tecnologias usadas em minha escola. As mais tradicionais:  Lousa, giz e livros didáticos – estas são as tecnologias mais usadas e as mais acessíveis.
Professoras: Lilian Mara Moraes, Eliane Lima Apa e Dora Aparecida Alvares Pereira Rabelo HISTÓRIA.
INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO REFERÊNCIAS A utilização de um jogo didático deve ser planejada pelo professor como uma atividade diferenciada,
LUZ CATALINA RIVEROS RIVERA
HISTÓRIA Profªs: Selma Medeiros do nascimento Gomes Maria Aparecida Galvão Araújo Lilian Mara Moraes, Eliane Lima Apa Dora Aparecida Alvares Pereira Rabelo.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Transcrição da apresentação:

Figuras de Linguagem Adilson Camilo Lima Santos, novembro de 2011.

Objetivos: Analisar poesias e perceber o uso de figuras de linguagem de forma lúdica através de jogos educativos presentes no sítio “Conexão do saber”. Conteúdos Poemas de Carlos Drummond de Andrade. Informações do livro didático usado em sala de aula sobre figuras de linguagem.

Introdução: As figuras de linguagem são um recurso muito utilizado na literatura, principalmente na poesia que requer maior expressividade. Sendo assim , é importante que o aluno faça uma reflexão sobre seu uso na língua portuguesa.

Atividades: Primeira aula: leitura, no livro didático, da parte teórica sobre as principais figuras de linguagem. Segunda aula: Exercícios do livro didático sobre as figuras de linguagem. Terceira aula: Exercícios e jogos didáticos na sala de informática usando a Internet para pesquisa e sitio Conexão do Saber. Quarta aula: Novos exercícios na sala de informática e avaliação das atividades.

Avaliação Analise das intervenções dos alunos ao longo das quatro aulas. Certificando-se que eles entenderam as figuras de linguagem usadas por Carlos Drummond de Andrade e as usadas por outros escritores e mesmo pelos falantes da língua em geral.

Referências bibliográficas: http://www.conexaodosaber.com.br/ http://www.santos.sp.gov.br/nsantos/index.php http://www.atica.com.br/Paginas/default.aspx?Exec=1 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html