Equipe responsável pela produção

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Orientação – acesso ambiente virtual
Sequência Didática ESCOLA PADRE CÍCERO DE CASTRO Tema: Pré-História: Período Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Interface Usuário Máquina
AGRUPAMENTOS PRODUTIVOS
PLANEJAMENTO ESCOLAR Qual o papel da reflexividade no ofício do professor? Reflexividade é uma qualidade inerente ao ser humano. Em outras palavras, somos.
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Portfólio de matemática
Produtora: Viviane Lima
Professor Edley
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
Formas de Interação.
O papel do conteudista.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Prof. Everton da Silva Correa
REVISÃO PARA O TESTE I UNIDADE Professora: Cláudia Luz Saraiva.
A construção da história
Profa. Reane Franco Goulart
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Trabalhando em sala de aula
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Conceito de TEMPO SCHIMIDT, M. A.; CAINELLI, M. Ensinar história. São Paulo: Scipione, 2004.
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Introdução ao estudo da História
Projeto: Conta que eu conto
Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
NO ESFORÇO DE COMPREENDERMOS A REALIDADE
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
Professora Selma Ap. Cesarin 2011
Equipe responsável pela produção
OS PASSOS DA PESQUISA MIRIAN GOLDENBERG p
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
História 6º ano Introdução ao estudo da história “estuda-se o passado para compreender o presente e planejar o futuro”
Equipe responsável pela produção
Como elaborar um plano de aula
Equipe responsável pela produção
PRINCIPIOS QUE NORTEIAM UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GLOBALIZADORA
SITUAÇÕES.
Equipe responsável pela produção
Etapas de uma sequência didática
Tema da Aula Digital The Earth: maps and routes. DisciplinaAnoAula número Inglês8º03 AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Produtor:
Equipe responsável pela produção
R E S U M O Uma maneira de sintetizar as informações ou as idéias principais sem comprometer o sentido original.
Por que o jornal na escola?
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Equipe responsável pela produção
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Conscientização sobre a importância do SARESP
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Materiais manipuláveis: Ábaco
Capítulo 1 – O céu, a Terra, o homem e seu passado Capítulo 2 – Os povos do Crescente Fértil PROGRAMA I ETAPA 6º ANO Capítulo 3 – Os povos do Extremo Oriente.
1 -INTRODUÇÃO 3 - PROCESSO 2 -TAREFAS 4 - AVALIAÇÃO5 - CONCLUSÃO6 - CRÉDITOS.
Cada grupo deverá elaborar uma proposta curricular para 1 ano de curso de Física. Isto compreende um planejamento para o total de 80 aulas (2 aulas por.
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Transcrição da apresentação:

Equipe responsável pela produção AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Nome do(a) Educopedista produtor (a) da aula: Regina Lucia do Nascimento Lima Feitosa Nome do(a) Educopedista validador (a) da aula: Disciplina Ano Aula número História 6º 02 Tema da Aula Digital O tempo histórico

Competências e Habilidades envolvidas PARÂMETROS DIDÁTICOS Competências e Habilidades envolvidas Compreender a diferença entre o tempo da natureza e o tempo dos homens; Analisar os critérios utilizados na divisão tradicional da História em grandes períodos, percebendo-os como uma escolha a posteriori. Referencial Teórico BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental.Parâmetros curriculares nacionais : história / Secretaria de Educação Fundamental. . Brasília : MEC /SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn_5a8_historia.pdf CARDOSO, Ciro Flamarion. Tempo e História. Net, Niterói, 2000. Área de História da UFF. Disponível em: < http://www.historia.uff.br/artigos/cardosotempo.pdf >. Acesso em: 21 nov. 2011. MEC. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15236 RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação. Orientações Curriculares: Áreas Específicas.Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: http://200.141.78.78/dlstatic/10112/825382/DLFE196615.pdf/Orientacoescurricularesdehistoria.pdf

PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL Revisão ATIVIDADE 1 Apresentação ATIVIDADE 2 Pergunta-desafio ATIVIDADE 3 Justificativa ATIVIDADE 4 Diagnóstico ATIVIDADE 5

Atividade 1: Relembrando Na aula passada você estudou que a História é uma Ciência Social que analisa as sociedades humanas a partir de vestígios documentais. Vamos relembrar por que estudamos História? Clique no ícone abaixo!

Atividade 1: Relembrando Orientações práticas de aplicação dessa atividade Levar o aluno a rever que a História é um registro feito sobre um evento ocorrido no passado, sempre a partir de um problema, baseado na interpretação de documentos dos mais variados tipos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem http://www.revistadehistoria.com.br/secao/livros/por-que-estudar-historia Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que os alunos sejam reunidos em grupo

Atividade 2: Apresentação inicial Ao final da aula você terá aprendido: A diferença entre o tempo da natureza e o tempo dos homens; As diferentes formas utilizadas pelo homem para medir a passagem do tempo; Os critérios utilizados por diferentes povos na confecção de calendários; Diferenciar o tempo cronológico do tempo histórico; Por que a História foi “dividida” em períodos.

Atividade 2: Apresentação inicial Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, converse com os seus alunos sobre o que aprenderão nessa aula e através de perguntas sobre os diversos “tempos” aguce a curiosidade deles para o tema. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que essa atividade seja feita em dupla.

Atividade 3: Pergunta-desafio Que tal uma música para ajudar a pensar? Clique no relógio para ouvir! Você seria capaz de explicar o que é tempo?

Atividade 3: Pergunta-desafio Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, leve os alunos ouvirem a música “Oração ao Tempo” (Caetano Veloso) e pensarem sobre o tema da aula, através da pergunta-desafio. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem http://www.youtube.com/watch_popup?v=XjvOLVHsgzE&vq=medium Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que essa atividade seja feita em dupla.

Atividade 4: Por que isso é importante? Convivemos a todo momento com o tempo, temos até uma noção do que seja, mas na hora de explicar... fica difícil, não é mesmo? A percepção do tempo torna-se essencial para a compreensão do processo histórico, tendo em vista que a História, enquanto ciência dos homens no tempo, serve-se a todo momento dessa noção para se fazer compreender. Por isso, nessa aula, você aprenderá mais sobre o tempo!

Atividade 4: Por que isso é importante? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor é importante que o aluno comece a construir o conceito de tempo levando em consideração que em uma de suas dimensões ele crucial para o entendimento da História. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que essa atividade seja feita em dupla.

Atividade 5 - Educoquiz 1: O que você já sabe? Observe a imagem e responda: Qual a melhor definição de tempo da natureza: a ) É o tempo medido no calendário; b ) Significa 1 hora do dia, ou seja, 60 minutos; c ) É determinado pela observação de fenômenos da natureza; d ) É a unidade utilizada em todas as medidas de tempo.

Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Baseia-se nos primeiros slides que fazem uma sondagem do que o aluno já sabe sobre o assunto. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 10 minutos. Organização da sala de aula: Sugere-se que essa atividade seja feita individualmente.

Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe? São exemplos de diferentes formas de tempo: a ) Tempo cronológico e tempo histórico. Acertou! b) Tempo burocrático. Pense mais! c ) Só existe o tempo cronológico. Existem outras formas! d ) Só existe o tempo natural. Não, pense mais!

Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Baseia-se nos primeiros slides que fazem uma sondagem do que o aluno já sabe sobre o assunto. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 10 minutos. Organização da sala de aula: Sugere-se que essa atividade seja feita individualmente.

Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe? Na música “Oração ao tempo”, Caetano Veloso reflete sobre : a ) as ações do tempo em sua vida, fazendo uma “oração”. Acertou! b ) o tempo cronológico e o tempo histórico. Pense mais! c ) o meio ambiente e o tempo. Preste mais atenção! d ) o seu filho. Somente isso?

Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Baseia-se nos primeiros slides que fazem uma sondagem do que o aluno já sabe sobre o assunto. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 10 minutos. Organização da sala de aula: Sugere-se que essa atividade seja feita individualmente.

SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL Reflexão ATIVIDADE 6 Construção do conhecimento superficial ATIVIDADE 7 a 9 Checagem ATIVIDADE 10

Atividade 6: Momento de reflexão Na música Oração ao tempo, Caetano Veloso diz: “Tempo, tempo, tempo, tempo, entro num acordo contigo...” Como poderíamos interpretar essa frase com o que temos aprendido em História? Responda no editor de texto! Mas antes, para ajudar na sua resposta, acesse o site clicando no ícone abaixo.

Atividade 6: Momento de reflexão Orientações práticas de aplicação dessa atividade Com a música e o conto “O Tempo e o Relógio”, o professor poderá iniciar uma reflexão inicial sobre o Tempo e seus significados para o Homem e para a História. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Ajude o aluno a pensar sobre o cotidiano das pessoas que fizeram os registros históricos. Tempo de duração da atividade: 15 minutos. Organização da sala de aula: Sugere-se que essa atividade seja feita em dupla.

Atividade 7: O tempo e a natureza Como será que o homem observava a passagem do tempo antes da invenção do relógio? Quer uma dica? Observe a imagem clicando no ícone abaixo!

Atividade 7: O tempo e a natureza Orientações práticas de aplicação dessa atividade Através da observação da imagem, questione os alunos sobre o tema: Como será que o homem observava a passagem do tempo antes da invenção do relógio? Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem http://www.papeldeparede.etc.br/wallpapers/sol-e-lua_4686_1024x768.jpg Tempo de duração da atividade: 15 minutos. Organização da sala de aula: Sugere-se que essa atividade seja feita em dupla.

Atividade 8: O Tempo antes do Relógio. Desde o início da História, o homem sentia o passar dos dias, noites, estações... Para organizar suas tarefas, ele começou a contar o tempo, observando: O movimento dos astros, principalmente o SOL e a LUA; As estações climáticas; As marés. Através da observação da natureza o homem percebia a ação tempo em suas atividades. Clique no ícone ao lado e leia mais informações sobre esse tema:

Atividade 8: O tempo antes do relógio Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, deixe que os alunos leiam o conteúdo do site e tire possíveis dúvidas. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 15 minutos. Organização da sala de aula: Sugere-se que essa atividade seja feita em dupla.

Atividade 9: Os vários tipos de calendários Com o desenvolvimento da agricultura, se tornou cada vez mais necessário criar relógios e calendários mais exatos, para saber quando plantar, colher, armazenar... Há calendários solares, lunares e lunissolares. Clique no ícone e descubra as características de cada um deles !

Atividade 9: Os vários tipos de calendários Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, nessa atividade o aluno conhecerá os calendários solares, lunares e lunissolares. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 15 minutos. Organização da sala de aula: Sugere-se que essa atividade seja feita em dupla.

Atividade 10: Calendários Ocidentais Em Roma, foram criados os primeiros calendários parecidos com o que usamos hoje. Embora, por razões econômicas, administrativas e culturais, o nosso calendário seja usado pela maioria dos países, acredita-se que ainda sejam usados cerca de 40 calendários diferentes no planeta! Clique no ícone e saiba mais ! A palavra CALENDÁRIO vem do latim: era o nome do 1° dia do mês para os romanos, Calendae, que significa: “dia de pagar as contas”...

Atividade 10: Calendários Ocidentais Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, nessa atividade o aluno conhecerá os calendários solares, lunares e lunissolares. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 15 minutos. Organização da sala de aula: Sugere-se que essa atividade seja feita em dupla.

Atividade 11: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? Sobre a observação da passagem do tempo antes da invenção do relógio, podemos afirmar: a ) que o homem observava os astros para orientar-se. Acertou! b ) que o homem antes do relógio não percebia o tempo passar. Preste atenção! c ) que o homem utlizava a quantidade de chuva para orientar-se. Pense mais! d ) que o homem só percebia o tempo passar através do seu envelhecimento. Tem certeza? E a natureza?

Atividade 11: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? A melhor definição de tempo da natureza é: a ) É o tempo medido no calendário. Pense mais! b ) É o tempo marcado no relógio. Mais atenção! c ) É determinado pela observação de fenômenos da natureza. Acertou! d ) É a unidade utilizada em todas as medidas de tempo. É diferente!

Atividade 11: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? Sobre a origem do relógio podemos afirmar: a ) O relógio é utilizado como medidor do tempo desde a Antiguidade em variados formatos. Os mais antigos eram os relógios de sol. Isso! Você acertou! b ) O relógio de sol foi inventado pelo homem do Paleolítico. Não, foi bem depois! c ) As ampulhetas apareceram primeiro no Egito. Mais atenção! d ) O relógio de sol começou a ser usado pelos romanos. Pense mais!

Atividade 11: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? O Tempo Cronológico é: a ) O tempo considerado pelos historiadores. Não, pense mais! b ) O tempo medido através da observação da natureza. Não, esse é o tempo da natureza! c ) O tempo que conhecemos nos calendários, com anos, meses, semanas, dias. Acertou! d ) O tempo do envelhecimento do homem. Mais atenção!

Atividade 11: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Baseia-se nos slides do segundo momento que apresenta o assunto de forma superficial ao aluno para que ele construa o conhecimento de forma gradual. É importante levar o aluno a pensar sobre o texto que leu. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 10 minutos. Organização da sala de aula: Sugere-se que essa atividade seja feita individualmente.

TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL Construção do conhecimento aprofundado ATIVIDADE 12 a 16 Checagem ATIVIDADE 17

Atividade 12: O tempo cronológico e o tempo histórico Nesse “acordo” dos homens com o tempo, este passou a ser diferenciado entre o cronológico e o histórico. Pesquise clicando no ícone abaixo! Depois, abra seu editor de texto, copie a tabela e preencha, apontando as características de cada um. TEMPO HISTÓRICO TEMPO CRONOLÓGICO

Atividade 12: O tempo cronológico e o tempo histórico Orientações práticas de aplicação dessa atividade Através da leitura das informações do site, os alunos serão capazes de caracterizar o Tempo Cronológico e o Tempo Histórico. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem http://www.sohistoria.com.br/ef2/tempo/ Tempo de duração da atividade: 30 minutos. Organização da sala de aula: Sugere-se que essa atividade seja feita em dupla.

Atividade 13: Pré-história e História: ainda existe essa divisão? No passado houve um tempo em que os estudos da vida humana eram divididos em pré-históricos e históricos. Nessa época só se estudava a História de um povo se houvesse registros escritos. Os povos que não registraram as suas experiências através da escrita eram considerados pré-históricos, ou seja, não tinham História. Atualmente esses povos são chamados de pré-letrados, e são consideradas outras fontes para o estudo de sua História. Leia o texto e descubra quais são essas fontes que permitem que o historiador entenda melhor a vida cotidiana desses povos que não utilizavam a escrita para registrar as suas experiências. Registre o que aprendeu no seu caderno virtual.

Atividade 13: Pré-história e História: ainda existe essa divisão? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, conduza seus alunos na construção do conceito de povos pré-letrados e ajude os alunos a construírem o conceito de fontes históricas não-escritas. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Ao clicar sobre o ícone acessarão o site: http://www.sohistoria.com.br/ef2/periodos/index.php Tempo de duração da atividade: 15 minutos. Organização da sala de aula: Sugere-se que essa atividade seja feita em dupla.

Atividade 14: Os períodos da História dos povos pré-letrados Na última atividade você entendeu o que chamamos de povos pré-letrados e que há muitas formas de registros históricos que podem ser escritos ou não. Para facilitar o estudo da trajetória desses povos, os historiadores dividiram a História deles em 3 períodos de acordo com o material que utilizavam para a fabricação de suas ferramentas . Clique no ícone e confira.

Atividade 14: Os períodos da História dos povos pré-letrados Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, converse com os seus alunos sobre os avanços tecnológicos das ferramentas utilizadas pelos povos pré-letrados e como os historiadores dividiram didaticamente a história deles. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem No ícone o aluno terá acesso às informações sobre a divisão da História dos povos pré-letrados. http://www.educopedia.com.br/educopedia/objetosEducacionais/historia/6_7_oa_6.html Tempo de duração da atividade: 20 minutos. Organização da sala de aula: Sugere-se que o aluno faça individualmente.

Atividade 15: Os períodos históricos Há algum tempo atrás os livros de História eram escritos segundo a percepção que os europeus tinham da sua própria História e da História dos outros povos. A História das nações do continente africano, com exceção do Egito, não era considerada importante para História mundial. E para quem escrevia esses livros, a História havia iniciado somente com o surgimento dos registros escritos e segundo ela, os fatos que “mereciam ser lembrados na História” correspondiam às grandes guerras e aos seus vencedores e aos descobrimentos (científicos, inclusive) que foram significativos para esses povos ao longo do tempo. Esse “tempo histórico” foi dividido pelos historiadores em períodos: Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Clique no ícone e entenda melhor !

Atividade 15: Os períodos históricos Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, esse é o início de um diálogo sobre a importância de se desconstruir a ideia europeizada da História, dando oportunidade dos alunos indagarem sobre a História dos mais diversos povos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 10 minutos. Organização da sala de aula: Sugere-se que essa atividade seja feita em dupla.

Atividade 16: Em quais períodos da História esses fatos aconteceram? Clique no ícone abaixo e observe a divisão da História em períodos e depois investigue em que período histórico aconteceu cada fato: A chegada dos portugueses no Brasil; O seu nascimento; Anote suas descobertas usando o seu editor de texto!

Atividade 16: Em quais períodos da História esses fatos aconteceram? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, essa atividade tem como objetivo oportunizar ao aluno o conhecimento da divisão tradicional da História. É importante ratificar que essa divisão foi estabelecida por homens e que portanto os fatos escolhidos como marcos históricos estavam de acordo com a ideia anterior que se fazia da História. E o “descobrimento” do Brasil estaria em qual desses períodos? Ajude seu aluno a encontrar o ano de 1500 na linha do tempo. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Ao clicar sobre o ícone o aluno terá acesso à divisão tradicional da História. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que essa atividade seja feita individualmente ou em dupla.

Atividade 17: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? Qual o tempo que a história considera para relacionar suas análises?   a ) É o tempo medido no calendário. Pense mais! b ) Tempo cronológico. Atenção! c ) É um tempo histórico. Acertou! d ) Tempo da natureza. Não, pense na história.

Atividade 17: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? Qual a melhor definição para tempo cronológico?   a ) É determinado pela observação fenômenos da natureza que determinam dias e noites. Atenção! b ) É um tempo histórico. É cronológico! c ) É um Calendário Gregoriano. Pense mais! d ) É o tempo estabelecido nos calendário, determinando dias, meses e anos. Acertou!

Atividade 17: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? Quando falamos do dia exato do seu aniversário, isso é uma representatividade de que conceito de tempo ?   a ) Tempo Histórico. Pense mais! b ) Tempo Cronológico. Acertou! c ) Tempo da Natureza. Não, atenção! d ) Tempo da vida. Preste atenção!

Atividade 17: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? Todos os calendários se baseiam nas mesmas referências para a sua confecção, são elas: a ) Nas marés. Pense mais! b ) Nos movimentos da Terra, do Sol e da Lua. Acertou! c ) Nas colheitas. Preste atenção! d ) Nas leis. Que leis?

Atividade 17: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? No Brasil, utilizamos como referência para marcação do nosso tempo qual calendário?   a ) Gregoriano. Acertou! b ) Juliano. Tente novamente! c ) Solar. Atenção! d ) Lunar. Pense mais!

Atividade 17: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Baseia-se nos slides do terceiro momento que apresenta o assunto de forma mais aprofundada ao aluno. Essa atividade checa se o aluno entendeu o que é simultaneidade. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 10 minutos. Organização da sala de aula: Sugere-se que essa atividade seja feita individualmente.

QUARTO MOMENTO DA AULA DIGITAL Desafio do aluno com atividades complexas de produção ATIVIDADE 18

Atividade 18: Você está sendo desafiado E você? A partir de quando começou a contar o seu tempo? Que tal criar um livro digital marcando as fases da sua vida? Você pode clicando no link abaixo! Comece fazendo ilustrações que representem as diferentes etapas, separe de acordo com a época e publique, indicando quando e onde ocorreram. Você estará fazendo a PERIODIZAÇÃO da sua vida, da mesma forma como foi feito com a História!

Atividade 18: Você está sendo desafiado Orientações práticas de aplicação dessa atividade Através de um site para a construção de histórias, o aluno usará os conhecimentos adquiridos durante a aula e criará um livro digital fazendo a periodização da sua própria vida. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Uso do site http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/historias/ para a construção do texto. Tempo de duração da atividade: 25 minutos. Organização da sala de aula: Sugere-se que essa atividade seja feita inicialmente de forma individual.

QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL Construção ATIVIDADE 19 Resumo ATIVIDADE 20 Próximo tema ATIVIDADE 21

Atividade 19: Construindo um resumo Agora chegou a hora de você realizar um resumo sobre o que aprendeu . Liste até 10 palavras ou expressões que foram trabalhadas nessa aula. TEMPO HISTÓRICO

Atividade 19: Construindo um resumo Orientações práticas de aplicação dessa atividade O aluno faz um resumo com dez tópicos principais sobre o conteúdo da aula de hoje e depois o compara com a síntese que virá a seguir. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 25 minutos. Organização da sala de aula: Sugere-se que essa atividade seja feita individualmente.

Atividade 20: Educossíntese Agora, leia a síntese e descubra se você conseguiu escrever pelo menos 5 pontos listados abaixo. Vamos conferir? Se suas palavras não foram citadas aqui, discuta com seus colegas e verifique se elas se relacionam à aula. Tempo da natureza; Fenômenos naturais; Calendário lunar e solar; Tempo cronológico; Calendário; Povos pré-letrados; Relógio; Relógio de Sol; Tempo histórico; Mudanças sociais; Agentes humanos; Divisão da História em períodos.

Atividade 20: Educossíntese Orientações práticas de aplicação dessa atividade Peça que o aluno compare o seu resumo à síntese apresentada. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 15 minutos. Organização da sala de aula: Sugere-se que essa atividade seja feita individualmente.

Atividade 21: Na próxima aula... Na próxima você estudará a vida em sociedade: as relações sociais e as regras e os valores que estão presentes na nossa vida. O que significa vivem em sociedade? Até lá!

Atividade 21: Na próxima aula... Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade, é apresentada ao aluno uma prévia sobre o assunto da próxima aula. O professor deve estimular que os alunos interajam com o conteúdo e lançar questões desafiadoras sobre o próximo conteúdo. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que essa atividade seja feita em dupla.

PARA IR ALÉM Sugestões de jogos ou de outras atividades que extrapolem o conteúdo digital Visite um museu virtual para aprofundar o tema Tempo Histórico, mostrando a passagem do tempo na História: http://www.eravirtual.org/. PARA CASA Sugestões de exercícios ou atividades práticas que complementem o entendimento do tema