APOIO À REFLEXÃO SOBRE TICs NA EDUCAÇÃO HELOISA AMARAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Porque ensinar Ciências na Escola?
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Pedagogia da pesquisa-ação
Tecnologias na Educação Ensinando e Aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
Plano de Trabalho Docente
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Educação no contexto do Trabalho
Programa Ler e Escrever
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
PNLD 2014 – Ensino Fundamental II
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Profa. Reane Franco Goulart
O que é ensinar história?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Perguntas de Modelação
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
CURSO: Licenciatura em Educação Física
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Situação de Aprendizagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
PRINCIPIOS QUE NORTEIAM UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GLOBALIZADORA
ESTUDO DO MEIO.
Por que o jornal na escola?
Docência universitária: repensando a aula
Pesquisa e Prática Pedagógica I Professor formador: Denilton Silveira de Oliveira.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Estágio Supervisionado II
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Organização e desenvolvimento do HTPC
Faculdade Piaget - Brasil
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

APOIO À REFLEXÃO SOBRE TICs NA EDUCAÇÃO HELOISA AMARAL WEBCURRÍCULO APOIO À REFLEXÃO SOBRE TICs NA EDUCAÇÃO HELOISA AMARAL

QUESTIONANDO... PONTOS PARA REFLEXÃO: INFORMÁTICA OU TICS? TICS COMO FERRAMENTA OU LINGUAGEM?

TICS COMO LINGUAGEM IMPLICAM EM: NOVAS MANEIRAS DE PRODUZIR E CIRCULAR TEXTOS E, CONSEQUENTEMENTE, MUDANÇAS NO MODO DE LER. DIMINUIÇÃO DOS TEMPOS E ESPAÇOS, AUMENTANDO VELOCIDADES NA PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DE INFORMAÇÕES. OS TEXTOS ESCRITOS RELACIONAM-SE COM OUTRAS LINGUAGENS, PROVOCANDO NECESSIDADE DE INTEGRAÇÃO DE CAPACIDADES DE LEITURA COM AS DE ANÁLISE DE IMAGENS ESTÁTICAS E EM MOVIMENTO E TAMBÉM COM SONORIDADES DIVERSAS.

INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE ESSES DOIS CONCEITOS? QUAL O PAPEL DAS AULAS DE TICS EM RELAÇÃO A ELES? LER NO PAPEL/LER NA TELA: HÁ DIFERENÇAS? TEXTOS/HIPERTEXTOS: HÁ DIFERENÇAS? É PRECISO ENSINAR A LER NA TELA? POR QUÊ?

CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM I O QUE É APRENDER? APRENDER É PENSAR, COLOCAR A INTELIGÊNCIA EM CONTATO COM A INFORMAÇÃO PARA TRANSFORMÁ-LA EM CONHECIMENTO.

CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM II A APRENDIZAGEM E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SIGNIFICAM, SOBRETUDO, CAPACIDADES, OU SEJA, PODER FAZER ALGO COM AQUILO QUE FOI APRENDIDO: RELACIONAR, EXPLICAR, COMPARAR, CRITICAR E, DE MANEIRA ESPECIAL, MUDAR E TRANSFORMAR A REALIDADE A QUE ESTE MESMO CONHECIMENTO SE REFERE.

AULAS DE TICS, ENSINO E WEBCURRÍCULO O QUE CONSIDERAR AO INTEGRAR AS TECNOLOGIAS DA CULTURA DIGITAL AO CURRÍCULO ESCOLAR? COMO CONSTRUIR UM WEB CURRÍCULO, ISTO É, UM CURRÍCULO QUE ORGANIZE ESSA INTEGRAÇÃO, SEU ENSINO, E VISLUMBRE EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM QUE ORIENTEM AS AÇÕES DO PROFESSOR?

O QUE É CURRÍCULO ESCOLAR? É O MODO COMO O ENSINO, A APRENDIZAGEM E A AVALIAÇÃO SÃO ORGANIZADOS A PARTIR DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA (PPE). PARA ORGANIZAR UM CURRÍCULO LIGADO À WEB, É PRECISO PARTIR DA CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO QUE A ESCOLA ADOTOU AO ORGANIZAR SEU PPE.

ALUNOS COMO CENTRO DO CURRÍCULO PLANEJAR O CURRÍCULO TENDO O ALUNO COMO CENTRO IMPLICA EM: SELECIONAR AS CAPACIDADES QUE A SOCIEDADE ESPERA QUE O ALUNO CONSTRUA DURANTE A FORMAÇÃO ESCOLAR ORGANIZAR O ENSINO PARA QUE ELE DESENVOLVA ESSAS CAPACIDADES EM TODAS AS ÁREAS DO CONHECIMENTO, GRADUALMENTE.

CULTURA DIGITAL E CURRÍCULO I PODEMOS DIZER QUE APRENDER NO MUNDO DIGITAL PRESSUPÕE UM CONJUNTO DE CAPACIDADES COMO: CONSTRUIR SENTIDOS A PARTIR DE TEXTOS QUE SE ARTICULAM, HIPERTEXTOS RECONHECER A HIPERTEXTUALIDADE CONSTITUÍDA DE CÓDIGOS VERBAIS, SONOROS E VISUAIS; LOCALIZAR, FILTRAR, SELECIONAR, RELACIONAR E AVALIAR CRITICAMENTE A INFORMAÇÃO; FAMILIARIZAR-SE COM AS NORMAS E A ÉTICA QUE REGEM A COMUNICAÇÃO NO MEIO DIGITAL.

CULTURA DIGITAL E CURRÍCULO II ESSAS HABILIDADES, QUE PODERIAM SER ENTENDIDAS NO SEU CONJUNTO COMO ESTAR E APRENDER NA WEB, ESTÃO PRESENTES NAS AÇÕES FUNDAMENTAIS DO USO DO COMPUTADOR E DA INTERNET: PESQUISAR NA INTERNET: ACESSAR, SELECIONAR E ANALISAR CRITICAMENTE INFORMAÇÕES; COMUNICAR-SE EM MEIO DIGITAL: TRABALHAR COLABORATIVAMENTE, PARTICIPAR DE DEBATES, GRUPOS DE ESTUDO ETC.; PUBLICAR CONTEÚDOS: ADQUIRIR UMA POSTURA ATIVA E AUTORAL NA INTERNET.

QUE EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PODEM NORTEAR O ENSINO DA CULTURA DIGITAL? VIMOS QUE, AO ELABORAR UM CURRÍCULO É PRECISO SUPOR: DETERMINADAS CAPACIDADES QUE SE ESPERA QUE O ALUNO DESENVOLVA (NO CASO, AS REQUERIDAS PARA O AMBIENTE WEB) DESENVOLVIMENTO GRADUAL DAS CAPACIDADES ESPERADAS

VAMOS REFLETIR SOBRE QUAIS SÃO ELAS? LEMBREM-SE: QUE EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM CONSIDERAR NO ENSINO DA CULTURA DIGITAL? VAMOS REFLETIR SOBRE QUAIS SÃO ELAS? LEMBREM-SE: AS EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM ESTÃO RELACIONADAS ÀS CAPACIDADES QUE SE ESPERA QUE O ALUNO DESENVOLVA O DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES É GRADUAL EM CADA ÁREA DE CONHECIMENTO HÁ EXPECTATIVAS ESPECÍFICAS

PESQUISAR NA WEB, UMA CAPACIDADE A SER ENSINADA O ENSINO DESSA CAPACIDADE ESTÁ ASSOCIADO À COMPREENSÃO QUE A ESCOLA TEM DO QUE SEJA PESQUISAR. DOCENTES DE CADA UMA DAS DISCIPLINAS PRECISAM COMPARTILHAR AS ORIENTAÇÕES GERAIS PARA PESQUISA NA WEB.

O TRABALHO COM PESQUISA NA ESCOLA AFINAL, O QUE É PESQUISA? SEGUNDO O DICIONÁRIO HOUAISS, A PALAVRA PESQUISA QUER DIZER: BUSCAR COM CUIDADO, PROCURAR POR TODA A PARTE, INFORMAR-SE, INQUIRIR, INDAGAR PROFUNDAMENTE, APROFUNDAR. INDAGAÇÃO OU BUSCA MINUCIOSA PARA AVERIGUAÇÃO DA REALIDADE, INVESTIGAÇÃO, INQUIRIÇÃO. INVESTIGAÇÃO E ESTUDO, MINUDENTES E SISTEMÁTICOS, COM O FIM DE DESCOBRIR OU ESTABELECER FATOS OU PRINCÍPIOS RELATIVOS A UM CAMPO QUALQUER DO CONHECIMENTO.

O TRABALHO COM PESQUISA NA ESCOLA USOS E ABUSOS DA PESQUISA NA ESCOLA: ATIVIDADE DE MENOR IMPORTÂNCIA PARA AJUDAR NA NOTA; ATIVIDADE DE COMPLEMENTAÇÃO DE CONTEÚDOS (PARA SABER MAIS); ATIVIDADE PARA A QUAL SE OFERECE POUCOS SUBSÍDIOS.

PESQUISAR PARA TRANSFORMAR INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO: DIFERENTES TIPOS DE PESQUISA DEFINIÇÕES PESQUISA DE CAMPO INVESTIGAÇÃO REALIZADA POR OBSERVAÇÃO DIRETA, NO LOCAL DO OBJETO DE ESTUDO, NÃO SE RESTRINGINDO, POIS, A INFORMAÇÕES TEÓRICAS. PESQUISA DE MERCADO LEVANTAMENTO E ANÁLISE DE INFORMAÇÕES REFERENTES ÀS TENDÊNCIAS E PREFERÊNCIAS DOS CONSUMIDORES, EM GERAL VISANDO FACILITAR A VENDA DE UM PRODUTO. PESQUISA DE OPINIÃO LEVANTAMENTO DE DADOS SOBRE O QUE O PÚBLICO EM GERAL, OU UM GRUPO SELECIONADO, PENSA ACERCA DE DETERMINADO ASSUNTO. PESQUISA BIBLIOGRÁFICA LEITURA SISTEMÁTICA DE TEXTOS SELECIONADOS, COM USO DE REGRAS DE ANÁLISE E DE INTERPRETAÇÃO. PESQUISA CIENTÍFICA INVESTIGAÇÃO FEITA DE FORMA METÓDICA, COM O OBJETIVO DE OBTER UM CONHECIMENTO CIENTÍFICO.

PESQUISAR PARA TRANSFORMAR INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO – PESQUISA NA ESCOLA EMBORA NÃO SE POSSA ESPERAR DE ALUNOS DO FUNDAMENTAL II QUE FAÇAM PESQUISAS RIGOROSAS, ESPERA-SE QUE A PESQUISA NA ESCOLA NÃO SEJA FEITA DE QUALQUER MODO. O IDEAL É QUE ESSAS ATIVIDADES POSSAM TRAZER ALGUNS TIPOS DE CONHECIMENTO E CONSTRUIR OUTROS, RESOLVER ALGUM(S) PROBLEMAS DA COMUNIDADE LOCAL OU CIDADE, APROXIMAR O ALUNO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO E DO MODO DE FAZER CIÊNCIA E, AINDA, PARA DESENVOLVER AUTONOMIA DE PENSAMENTO.

ORIENTANDO OS ALUNOS PARA: A PESQUISA E SEU SIGNIFICADO NO CONTEXTO ESCOLAR: TRANSFORMAR INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO – COMO? ORIENTANDO OS ALUNOS PARA: RECONSTRUÇÃO/APROPRIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS PRODUZIDOS PELA CULTURA E PELAS CIÊNCIAS; PRODUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS SIGNIFICATIVOS NO ÂMBITO DO PPP DA ESCOLA; DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES MÚLTIPLAS* POSSIBILIDADE DE DESPERTAR OU SATISFAZER CURIOSIDADES QUE CONTEÚDOS ESCOLARES PODEM DESPERTAR.

PESQUISAR PARA TRANSFORMAR INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO II – O DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES MÚLTIPLAS PROBLEMATIZAÇÃO,BUSCA/SELEÇÃO/TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E ANÁLISE, SÍNTESE. ENVOLVE MÚLTIPLAS CAPACIDADES DE COMPREENSÃO E REGISTRO NA FORMA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS, DE ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES DOS CONTEÚDOS DAS ÁREAS ENVOLVIDAS. EM ÚLTIMA INSTÂNCIA VISA FORMAR AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE DE PENSAMENTO.

PESQUISAR PARA TRANSFORMAR INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO - PESQUISA: A PROPÓSITO DE QUÊ? ANTES DE REALIZAR PESQUISAS ESCOLARES, OS ALUNOS PRECISAM RECONHECER SUAS FINALIDADES E OS DIFERENTES TIPOS DE PESQUISA REALIZADOS POR DIFERENTES SETORES DA SOCIEDADE. (SLIDE 20) É PRECISO DEMONSTRAR A ELES QUE NÃO EXISTE PESQUISA SEM QUESTÕES OBJETIVAS QUE MOBILIZEM OS PESQUISADORES, E PROPOR A ELABORAÇÃO DE QUESTÕES DE PESQUISA A PARTIR DE FINALIDADES DADAS.

PESQUISAR PARA TRANSFORMAR INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO: ELABORANDO QUESTÕES DE PESQUISA EXEMPLOS DE PROPOSTAS DE ATIVIDADE PARA MOBILIZAR OS ALUNOS A ENCONTRAREM SUAS QUESTÕES DE PESQUISA A PARTIR DE TEMAS DADOS: “DISCUTA COM UM COLEGA O TEMA DA VIOLÊNCIA EM SUA COMUNIDADE; EM SEGUIDA, ESCREVAM DUAS QUESTÕES SOBRE O TEMA PARA PESQUISAR. LEMBREM-SE QUE AS QUESTÕES PRECISAM SER BEM OBJETIVAS E QUE A PESQUISA DESENVOLVIDA DEVE DAR ALGUM TIPO DE RESPOSTA PARA ELAS.” VOCÊ PODE USAR A ATIVIDADE 2, DA PÁGINA 48 DO CADERNO ENSAIO E PESQUISA NA ESCOLA, PARA AUXILIAR OS ALUNOS A RECONHECEREM QUE AS PESQUISAS SÓ ACONTECEM A PARTIR DE QUESTÕES BEM DEFINIDAS. PORTANTO, PRECISAM DEFINIR SUAS QUESTÕES ANTES DE PESQUISAR.

PESQUISAR PARA TRANSFORMAR INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO: ETAPAS DA PESQUISA LEVANTAMENTO DE FONTES BIBLIOGRÁFICAS OU DE FONTES DOS DADOS; PROCEDIMENTOS DE BUSCA/TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E/OU COLETA DE DADOS; ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES/ANÁLISE DOS DADOS; A IMPORTÂNCIA DE DIFERENTES REGISTROS AO LONGO DO PROCESSO

O SENTIDO DA SOCIALIZAÇÃO DOS RESULTADOS. PESQUISAR PARA TRANSFORMAR INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO: SOCIALIZAÇÃO DOS RESULTADOS O SENTIDO DA SOCIALIZAÇÃO DOS RESULTADOS. GÊNEROS QUE PODEM SER UTILIZADOS NA SOCIALIZAÇÃO DOS RESULTADOS (SEMINÁRIO, RELATÓRIO DE PESQUISA, TEXTO MONOGRÁFICO, ENSAIO, ARTIGO DE OPINIÃO). PRESTAR UM SERVIÇO À COMUNIDADE A PARTIR DOS RESULTADOS DA PESQUISA.

REFERÊNCIAS Boa parte das ideias contidas neste PPT foram desenvolvidas no Caderno Ensaio e pesquisa na escola, de Heloisa Amaral, Ana Luiza Marcondes Garcia e Jacqueline Peixoto Barbosa, publicado pela CENP – Secretaria de Estado da Educação de São Paulo – 2006 Outra fonte utilizada foi a publicação do Cenpec, o FASCÍCULO 1 da Coleção Ensinar e Aprender no Mundo Digital: Fundamentos para a prática pedagógica na cultura digital (http://www.cenpec.org.br/TIC-e-Educacao)