TQM “Total Quality Management”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que é Marketing. Muitas pessoas pensam que marketing é apenas venda e propaganda. Não é de se admirar, pois todos os dias somos bombardeados por comerciais.
Advertisements

Evolução do conceito da qualidade
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS
A ADMINISTRAÇAO JAPONESA – Filosofia da qualidade total
Qualidade A busca da excelência
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO IMPLEMENTANDO A GESTÃO DA QUALIDADE
Qualidade em Serviços 1.
Cap. 1 – Referenciais da gestão da qualidade consagrados pela prática - parte B TQM / TQC.
Qualidade Total.
Gestão Estratégica de Operações
Tecnologia de Impressão Offset – Qualidade e Produtividade: GESTÃO DA QUALIDADE Notas de Aula 2o. Semestre 2011.
SISTEMAS OPERACIONAIS ERP E SCM
Administração Estratégica
COMO DEFINIR QUALIDADE?
Competitividade, Produtividade e Qualidade
QUALIDADE TOTAL E MELHORAMENTOS
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Gestão da Qualidade A DIMENSÃO ESTRATÉGICA
CUSTEIO DA QUALIDADE: MENSURAÇÃO E CONTROLE
CONCEITOS DA GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL
Qualidade em Serviços de Informação
AULA 02: MESTRES DA QUALIDADE Profª. Elizabete Nunes.
KAIZEN Significado: Kaizen significa melhoria contínua, envolvendo todos, inclusive gerentes e operários, que discutem possibilidades de melhorias inovadoras.
Hélio Bentzen Pós Graduação UFPE
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
O que é ? Por que é tão importante ?
PRINCIPIOS DA QUALIDADE
Introdução à Qualidade
Gestão da Qualidade Prof. Fabiano Sabha.
O PDCA COMO MÉTODO DE MELHORIAS NO ÂMBITO EMPRESARIAL
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
SISTEMA DE QUALIDADE - EAD
Gerenciamento da Qualidade
Professor Roberto César
A evolução do conceito e da prática da gestão da qualidade
Processos Empresariais
Planejamento e estratégia
Administração da Produção
Sistema de Gestão da Qualidade
QUALIDADE.
Estruturas Organizacionais
Por José Ricardo Rigoni
Capítulo 1 A administração hoje.
Gestão da produção Roteiro de produção Prof a. Keli Vanessa Salvador Damin Versão 2015/1.
SISTEMA JUST IN TIME TOYOTA
Processo do Negócio Empresarial: Alinhando a Organização e as Pessoas.
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE TOTAL
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
“Só fazemos melhor aquilo que, repetidamente, insistimos em melhorar. A busca da excelência não deve ser um objetivo, e sim um hábito.” Aristóteles.
Abordagem Sociotécnica
Administração de Compras e Materiais
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
Perspectiva estratégica da qualidade
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
 Bruno Veríssimo de O. Silvanº  Felipe de Carvalho Moralesnº  Gustavo Simões Aguiarnº  Lucas V. Matos Além Silveiranº 
Conhecendo melhor Kaizen
Engenharia de Produção
Gestão da Qualidade.
Conceitos e Sistemas de Gestão da Qualidade
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
1 Qualidade Prof. Fabio Uchôas de Lima MBA Qualidade e Produtividade Gerenciamento de Ferramentas da Qualidade Aula 1.
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
1 Qualidade Prof. Fabio Uchôas de LimaMBA Gestão Empresarial Gestão Avançada com Foco na Qualidade Aula 2.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
OSM II Manuais administrativos – Parte 2
Gestão Avançada com Foco na Qualidade
ADM046 Planejamento e Gestão da Qualidade I Professora Michelle Luz AULA 2.
Transcrição da apresentação:

TQM “Total Quality Management” Administração da Qualidade Total

TQM Grupo: Rafaela Alves Elaine Carolina Gislane Santos Cibele Leal Kessiana Belfort Maycon Resende Murilo Castro

Objetivo O enfoque da qualidade nasceu para resolver, em primeiro lugar, o problema da uniformidade, com o propósito de desenvolver uma metodologia clara para a conquista da Qualidade Total.

Introdução Argumenta-se que a Administração da Qualidade Total –TQM, seja a mais significativa das novas idéias que apareceram no cenário da administração da produção nos últimos anos. Ela envolve muito mais do que qualidade, envolve melhoria de todos os aspectos de desempenho da produção e, particularmente, como esta melhoria deve ser administrada.

É extensão do controle de qualidade TQM - �Envolve toda a operação �Estratégia da qualidade �Trabalho em equipe �Empowerment dos funcionários �Envolve consumidores e fornecedores Administração da Qualidade Total Garantia de Qualidade � Sistemas de qualidade �Custo de qualidade �Solução de problema �Planejamento da qualidade Controle de Qualidade �Métodos estatísticos �Desempenho do processo �Padrões de qualidade Inspeção �Eliminação de erros �Retificação

Principais Abordagens e suas aplicações A noção de TQM foi introduzida por Feigenbaum em 1957. Mais recentemente, tem sido desenvolvida através de várias abordagens amplamente conhecidas e introduzidas por vários “gurus da qualidade”. Deming Juran Ishikawa Taguchi Crosby Foram os japoneses que primeiro colocaram o conceito em prática em escala ampla e popularizaram a abordagem e a sigla TQM.    

Estratégia de Produção e Operações Negócio Estratégia Gestão Estratégica de Operações Recursos e Competências Resultados Visão Negócio Ambiente Aprendizado Mercado Estratégia de operações Medidas de desempenho Qualidade total Ética, sustentabilidade e segurança Planejamento e controle de operações Controle estatístico do Processo e confiabilidade

TQM atende às necessidades e às expectativas dos consumidores Na abordagem TQM, atender as expectativas dos consumidores significa ver as coisas partindo-se do ponto de vista do consumidor. Os consumidores não são vistos como externos à organização, mas como parte dela. TQM coloca o consumidor na linha de frente da tomada de decisão.

TQM cobre todas as partes da organização: Fornecedor externo Micro operação Exigências do consumidor e fornecedor Consumidor externo Micro operação

TQM Qualquer pessoa da organização contribui para a qualidade. Qualquer pessoa em uma operação tem o potencial de prejudicar a qualidade dos produtos ou serviços recebidos pelos consumidores. Porém, se todos têm condições de prejudicar a qualidade, todos também podem melhorá-la, apenas “não cometendo erros”.

Concluindo a administração da qualidade, percebemos que a ênfase dos japoneses na prática gerencial está baseada em: • Incentivo à contribuição das pessoas para a busca e implementação de melhorias através dos Círculos de Controle de Qualidade (CCQ). • Programas de treinamento e educação. • Informações e dados estatísticos utilizados como ferramentas gerenciais. • Enfoque da qualidade como variável de marketing (a qualidade como um diferencial do produto) mais do que uma variável tecnológica. • Técnicas gerenciais tipoKanban e . • Automação industrial feita somente depois do perfeito domínio do processo produtivo. • Foco dos gerentes nos resultados de sua área de responsabilidade e não na execução das tarefas, ou seja, não ficam restritos às suas “caixinhas” dos organogramas. • Desenvolvimento tecnológico de acordo com as necessidades do mercado. Vindas do Japão, criadas por eles ou introduzidas por outras pessoas, just in time 4.1.4 Abordagem de Ishikawa surgiram técnicas e filosofias de direção alicerçadas no componente humano da organização. Pesquisar Conclusão Na administração da qualidade total , percebemos que a ênfase japonesa está na prática gerencial baseada em: • Incentivo à contribuição das pessoas para a busca e implementação de melhorias através dos Círculos de Controle de Qualidade (CCQ). • Programas de treinamento e educação. • Informações e dados estatísticos utilizados como ferramentas gerenciais. • Técnicas gerenciais tipo Kanban e just in time. Podemos definir então TQM como um sistema eficaz para integrar esforços de desenvolvimento, manutenção e melhoria da qualidade dos vários grupos de uma organização, permitindo levar à produção e o serviço, aos níveis mais econômicos para a operação e que atendam plenamente a satisfação do consumidor.

Referências Bibliográficas Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional G&DR • v. 3, n. 2, p. 95-106, mai-ago/2007; Este resumo contem parte de algumas unidades abordadas no livro LAUGENI, F. P. & MARTIN, P. G. Administração da Produção. São Paulo: Saraiva, 2005,(www.administradores.com.br) <disponivél: em 28.08.2008>; Administração da Produção II – 2007 Prof. Luis Peroba, ,(www.administradores.com.br) <disponivél: em 28.08.2008>;www.wikipedia.com.br. Nota: Para melhor detalhamento, pesquise: CURY,Antonio. Organização e Métodos:uma visão holística.7ºed.rev.e ampl.São Paulo:Atlas,2000.p.300 e 514. Nota: Pesquisar formas de confecção de organograma em:   CURY,Antonio. Organização e Métodos uma visão holística.7ªed. ver. Ampl. São Paulo:Atlas. 2000. p.216.   VIANA, João José. Administração de materiais: um enfoque prático.São Paulo: Atlas.2002.p.44

Obrigado !!!