Docência do Ensino Superior Contexto Silvia Pereira de Castro Casa Nova

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FACULDADE METROPOLITANA
Advertisements

Page 1 GT Engenharias & Computação. Page 2 Objetivos: Analisar o processo de avaliação dos Mestrados Profissionais e propor modificações na ficha de avaliação.
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
Novo cenário da EAD nos cursos superiores
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LEI Nº 9.394/906)
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
Docência do Ensino Superior
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
XII Encontro de Reitores Grupo Tordesilhas
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
PROPOSTAS PARA O FUTURO DO ENSINO SUPERIOR POLITÉCNICO PORTUGUÊS CNE | 24 de abril de 2013.
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Conceitos e Gerações de EAD
Talentos para Inovação
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
OBJETIVO: Desenvolver um sistema próprio de ensino bilíngue posicionando o Colégio AZ entre as melhores instituições da região. Na sequência, difundir.
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
ESTADO DA ARTE X TENDÊNCIAS DA UNIVERSIDADE CORPORATIVA NO BRASIL
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 03.
A SOCIEDADE EM REDE CULTURA, ECONOMIA E MERCADO DE TRABALHO
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
OPEC III - LUCILA PESCE - EAD e o universo do trabalho
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Política Educacional Brasileira
Ministério da Educação A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DAS NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE GOVERNO Legislação e Regulação: Caminhos e Perspectivas Rio de.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
Ministério da Educação
9 de Agosto de 2010Diretoria de Regulação e Supervisão - SETEC/MEC (Versão 0.6)‏ 1/20 SISTEC Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
Uma Escola do Tamanho do Brasil
3ª Reunião Técnica de Formação MEC A Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica no SNE Interfaces da Política Nacional.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
SEMINÁRIO REUNI/UFV O Desafio da Formação de Professores
Docência do Ensino Superior Contexto Silvia Pereira de Castro Casa Nova
PRESENÇA DA UNESP NOS MUNICÍPIOS SEDE DE SUAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS.
O CASO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE (UNI-RN)
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
Traços comuns entre a legislação para o ensino superior vigente em Portugal e o Plano Nacional de Educação em tramitação no Brasil Guaracy Silva UNIMEP.
3ª CONFERENCIA “POLÌTICA E GESTAO DA EDUCAÇAO SUPERIOR NOS PAISES E REGIOES DE LINGUA PORTUGUESA ” Gestão Estratégica nas Instituições de Ensino Superior.
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
Inovação Tecnológica e Educação Profissional Núbia Moura Ribeiro I FÓRUM DE PESQUISA E INOVAÇÃO DO IFRR Boa Vista, 29 de novembro a 1º.
BRASIL Desenvolvimento Profissional e Incentivos aos Professores Guilherme L Sedlacek Nov
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
Docência do Ensino Superior
Docência do Ensino Superior
Transcrição da apresentação:

Docência do Ensino Superior Contexto Silvia Pereira de Castro Casa Nova

Histórico Origem: Idade Média, França (Paris) e Itália (Bolonha) Características: built of men >> sociedade de estudantes “Historically, the word university has no connection with universe or the universality of learning; it denotes only a totality of a group (...) The students of Bologna organized such a university first as means of protection against townspeople (...) Victorious over the townsmen, the students turned on ‘their other enemies, the professors’.” Herança: instituição, noção do estudo organizado em currículos, a organização em faculdades >> “but no substitute has been found for the university in its main business, the training of scholars and the maintenance of tradition of learning and investigation”.

Modelos de Universidade NapoleônicoHumboldtianoAmericano Elite Massa HeteronomiaAutonomia Conhecimento Técnico Ensino e pesquisa humanista Diversidade e pesquisa especializada

Cinco Concepções Primeira Parte: A Universidade do Espírito Segunda Parte: A Universidade do Poder Capítulo Autor I Centro de Educação J. H. Newman II Comunidade de pesquisadores K. Jaspers III Núcleo de Progresso A. N. Whitehead IV Modelo Intelectual Napoleão V Fator de produção C. Min. URSS FinalidadeAspiração do indivíduo ao saber Aspiração da humanidade à verdade Aspiração da sociedade ao progresso Estabilidade política do Estado Edificação da sociedade comunista Concepção Geral Uma educação geral e liberal por intermédio do saber universal A unidade da pesquisa e do ensino no centro do universo das ciências. A simbiose da pesquisa e do ensino a serviço da imaginação criadora Um ensino profissional uniforme confiado a um grupo profissional Um instrumento funcional de formação profissional e política

Cinco Concepções Primeira Parte: A Universidade do Espírito Segunda Parte: A Universidade do Poder Capítulo Autor I Centro de Educação J. H. Newman II Comunidade de pesquisadores K. Jaspers III Núcleo de Progresso A. N. Whitehead IV Modelo Intelectual Napoleão V Fator de produção C. Min. URSS Princípios da Organização Uma pedagogia do desenvol- vimento intelectual Internato e “tutors” Uma sã organização da faculdade A liberdade acadêmica Um corpo docente criador Os estudantes capazes de aplicar alguns princípios gerais Uma hierarquia administrativa Programas uniformes Uma manipulação controlada da oferta de diplomadas Apelo a todas as forças produtivas da Nação Conclusão quanto ao problema da massa Uma rede diversificada de instituições de ensino superior no seio da qual as universidade conservam sua originalidade Uma rede oficial uniforme para a elite Adaptação do número às necessidades da economia e diversificação das instituições

Tipologia – Educação Superior (BID) FunçãoDefiniçãoNecessidades Liderança acadêmica Pesquisa de alta qualidade. Prepara elites intelectuais. Verbas públicas. Autonomia. Avaliação por pares. Formação profissional Prepara para funções específicas e trabalhos em pesquisa e extensão que requerem educação formal. Subsídios devem ser orientados pelo mercado de trabalho. Ligações profissionais. Professores necessitam mais experiência prática que formação acadêmica.

Tipologia – Educação Superior (BID) FunçãoDefiniçãoNecessidades Treinamento técnico e desenvolvimento Programas curtos para preparação para profissionais de posição média no mercado de trabalho. Pesquisa relacionada ao desenvolvimento tecnológico e científico do país. Mecanismo de gestão e financiamento relacionados ao mercado de trabalho. Currículo e gestão flexíveis.

Tipologia – Educação Superior (BID) FunçãoDefiniçãoNecessidades Educação superior geral Ensino no que são chamadas profissões cujo mercado de trabalho está saturado ou indefinido. Custos devem ser baixos. Conceitos de qualidade e eficiência devem ser incorporados. Processos de avaliação (acreditação) devem desempenhar o papel regulador principal.

Ensino Superior TENSÃO Demanda Aumento da demanda Grupos minoritários Mudança da Clientela Recursos Diminuição de Recursos Buscas de fontes externas de financiamento

Ensino Superior TENSÃO Competição Internacional Remapeamento do Conhecimento Tecnologia

Cenário - Mudanças Características: quebra de monopólio regional ou local; mudança de modelo organizacional; transformação da universidade (especialização e foco no aluno); reestruturação da educação superior Estrutura: universidades corporativas; empresas instrucionais; entidades de intermediação; organizações não tradicionais Relação Universidade – Sociedade: Mais visíveis e mais vulneráveis

Cenário - Mudanças Natureza da prestação de serviços: aprendizagem continuada; ausência de fronteiras rígidas; aprendizagem assíncrona; serviços bastante diversificados Modo de execução: produção em massa; novas formas de ensino (interativas e suportadas por tecnologia); processos de criação coletivos e multidisciplinares; “bibliotecas”; amplitude e diversidade, velocidade de atendimento e capacidade de resposta dos serviços de extensão

Tendências

Mudanças em andamento

Perfil de uma instituição viável 1.Promoção da marca. 2.Inovação (Tecnologia). 3.Expansão para mercados locais, regionais e mesmo internacionais. 4.Usar franquias.

Perfil de uma instituição viável Gestão 1.Gerir riscos de inadimplência com técnicas de incentivo e punição. 2.Gestão bem sucedida com linhas claras de autoridade, papéis bem definidos. 3.Uso eficiente de recursos (professores, espaço e tecnologia). 4.Empregar tecnologia inovadora. 5.Empregar pesquisadores dedicados a melhorar a eficiência. 6.Começar com pequeno capital e custear a expansão com fundos próprios

Perfil de uma instituição viável Eficácia educacional 1.Emitir certificados endossados por grupos profissionais relevantes. 2.Preocupação com controle de qualidade. 3.Usar tecnologia atualizada no processo de aprendizagem.

Cenários – Brasil

Cenários - Alternativas

Ensino Superior

Algumas Informações Fonte: Vendas (US$Milhões) - Melhores e Maiores, 2009

Notícias

Fonte: Exame -

Brasil e mundo

Algumas Informações – Número de IES

Algumas Informações - Matrículas

Algumas Informações Matriculas Número de Instituições

Ensino Superior - Tendências Faculdades adaptam-se a público classe C. Ociosidade de vagas (31% das matrículas). Inadimplência (30% dos estudantes não pagam as mensalidades). Aumento do investimento em Marketing (39% em 3 anos). Particulares tiveram sobra(?) de 996 mil vagas em 2004 (49,5%). No ensino público as vagas ociosas são em menor número, atingindo cerca de 5%.

Instituições de Ensino Superior no Brasil Instituições Universitárias: - Universidades - Universidades Especializadas - Centros Universitários Instituições não Universitárias: - Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e os Centros de Educação Tecnológica (CETs) - Faculdades Integradas - Faculdades Isoladas - Institutos Superiores de Educação

Algumas Informações A organização acadêmica denominada Universidade deve necessariamente realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão, contar com 1/3 de doutores e mestres em seu quadro docente e com 1/3 de seus professores contratados em regime de tempo integral (cf. LDB, Art. 52). Centros Universitários são instituições que se dedicam principalmente ao ensino de graduação, sem exigência legal de que desenvolvam atividades de pesquisa ou extensão. O Decreto nº 4.914, de 11 de dezembro de 2003, determinou, no Art. 2º, que os Centros Universitários devem, de acordo com a LDB, cumprir com a exigência de ter um índice de 33% dos docentes com contrato de tempo integral. Esse percentual deveria ser alcançado até dezembro de Blog do CNE: cneces-n htmlhttp://blogdocne.blogspot.com/2010/01/resolucao- cneces-n html

Censo Ens. Superior Categoria Administrativa Funções Docentes em Exercício Total S/GGEMD Brasil 321, ,702 96, ,537 77,164 Pública 111, ,721 17,704 30,783 49,615 Federal 61, ,793 6,313 16,015 30,608 Estadual 42, ,360 8,409 11,562 17,694 Municipal 8, ,982 3,206 1,313 Privada 209, ,981 78,300 83,754 27,549 Particular 131, ,724 54,785 50,565 12,932 Comun/Confes/Filant 78, ,257 23,515 33,189 14,617

E agora? Atividade de pesquisa sobre o Cenário do Ensino Superior no Brasil Forum - Moodle

E depois Leituras Indicadas para próxima semana