METODOLOGIAS ATIVAS Medindo Resultados

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação do Processo de Ensino e de Aprendizagem 2011/1
Advertisements

Dra. Elizabeth Teixeira
Lógica e Estrutura de Dados Fundamentais Professor: Eduardo O. Teles
Pedagogia da pesquisa-ação
Plano de Ensino Plano de aula
ESTRUTURAS MOLECULARES EM 3 D
O Aluno.
Gerenciamento do Tempo.
Processo de Avaliação.
Questionário sobre Reforma para Currículo Médico
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
O livro didático de ciências
A relação do aluno de Letras Espanhol e Português-Espanhol com os textos em espanhol. Rocío Morales Vázquez, Danielle Braun, Edith Fabiola González Caballero.
Pesquisa: Resultados do EMIEP
Curso de Mecânica com Simuladores no Moodle
Histórico do Monitor.
Mestrado em Estudos de Linguagens Disciplina: Ambientes sociotécnicos para ensino/aprendizagem de línguas Edson de Freitas Pinto Sérgio José Batista.
Teoria do conhecimento e filosofia da ciência
Transformar uma disciplina teórica em prática: uma experiência
Curso de Especialização em Gestão de IES
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
RESISTÊNCIA X ACEITAÇÃO DA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL DO CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS EM UMA FACULDADE PARTICULAR NO ESTADO DO CEARÁ Profª. Luciana.
Técnicas Pedagógicas Rev. Saulo P. Carvalho Rev. Saulo P. Carvalho.
Oportunidades e Ameaças
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
Empreendedorismo Corporativo
A MATEMÁTICA NAS PROFISSÕES
Engenharia de Software 1
Formação Inovação Metodológica Grupo Lilás Carla Goulart Guilherme Goulart Guilherme Feldens Gisele Tertuliano Rafael Bossle Celso Augusto.
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NOME COMPLETO DO ALUNO TÍTULO SÃO CARLOS 2013.
FÍSICA APLICADA NAS SITUAÇÕES DO TRÂNSITO
Orientações iniciais Bem-vindos!. Gestão da Qualidade - Aula 1 - Profª.: Vilma Tupinambá, MSc.
Bem-vindos! Instrumento de Apoio ao Trabalho
PROJETO ESCOLA DA CIÊNCIA E FÍSICA Prof. Rodrigo Simões e equipe de Física.
ENSINO-APRENDIZAGEM EM ENFERMAGEM PEDIÁTRICA: A VISÃO DOS DISCENTES Rhaisa Nathalia França André PIBIT/CNPQ Prof.ª Dra.ª Márcia Helena de Souza Freire;
GPR - Gestão de Projetos Prof. José Oliveira da Silva
MEDIDAS DE TEMPO.
PLANO DE ENSINO Desenvolvimento de Sistemas
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Divulgando a Pesquisa.
Prof. Dênia Falcão de Bittencourt, Dra. Consultora educacional
A Divulgação do Conhecimento Através das Redes Virtuais: Publicações Eletrônicas Prof. Dra. Silvia Helena Cardoso Unicamp/Instituto Edumed.
Metodologia de Educação a Distância Baseada na Web Renato M.E. Sabbatini, PhD Instituto Edumed Campinas.
COMO APRESENTAR UM TRABALHO CORRETAMENTE
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
MÉTODOS E TÉCNICAS DA PESQUISA – plano de aula 1
Software Educativo Discente:Lucilaine de Fátima Ferreira Prof(a):Gilca Vilarinho dos Santos Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia.
- Dois cérebros nunca são iguais: genética e ambiente têm impacto expressivo na sua formação e especialização.
PIBID - Subprojeto de Geografia no Assis Chateaubriand Professora Ms. Juliana Nóbrega Professora Coodernadora Drª Jossandra de Melo Discentes: Ana Paula,
Prof. Alexandre Brasil NUTES/UFRJ
Prof. Ms. Andressa Paiva DISCIPLINA: Organização das Práticas Educativas.
“ PRO VOCAR M UDANÇAS PA RA SER MELHOR. MUDANÇA SINÔNIMO DE MOVIMENTO.
Apresentação da Disciplina: Sistemas de Informação Prof. Gutierre Andrade.
Avaliação global do curso de graduação em Gestão Pública.
 No dia da aplicação do questionário (03/03/2015) estavam presentes 27 alunos, onde a maioria respondeu de forma compromissada, mesmo quando negativamente.
¹CARVALHO, A M. P. et al. Ciências no Ensino Fundamental: O conhecimento Físico. São Paulo: Scipione, XXVII Congresso de Iniciação Científica da.
Apresentação da Disciplina Prof.ª Marielen A. C. da Silva Msc. em Desenvolvimento Rural Eng. Agrônoma Administração do agronegócio.
Metodologia da Pesquisa Científica Profa. Dra. Livia Perasol Bedin.
Projeto Avaliação Institucional 2010 FEOL – FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE OLIVEIRA OLIVEIRA/MG.
Oficinas de Aprendizagem Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA.
Professor Douglas Pereira da Silva Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós -Graduado em.
Universidade Federal de Alagoas
SOBRE COMO O ALUNO APRENDE Profa. Maria Carmozi de Souza Gomes PROGRAD
Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014.
Docência do Ensino Superior Apresentação do Curso Silvia Pereira de Castro Casa Nova
Faculdade Piaget - Brasil
SEJAM BEM-VINDOS!! Rubens Berredo. “ATENDIMENTO na perspectiva do C L I E N T E”
Aula inaugural: apresentação do curso, aplicabilidade e importância da disciplina, e método de estudo Eletroeletrônica Automotiva Prof. Paulo A Baltazar.
Vanda Freire: Música e sociedade Uma perspectiva histórica e uma reflexão aplicada ao Ensino Superior de Música 6. Epílogo Currículos Superiores de Música.
Transcrição da apresentação:

METODOLOGIAS ATIVAS Medindo Resultados Prof. Dr. Érico Hack

A Atividade e os Números Processo Simulado Tributário 208 alunos participaram até agora 148 alunos – questionário de percepção 15% dos discentes do curso de Direito

Expectativa do Professor

IMPORTANTE 98,65% DOS ALUNOS Para o Estudo do conteúdo da disciplina de processo tributário, você considera que a atividade foi: IMPORTANTE 98,65% DOS ALUNOS

Para o conteúdo de processo tributário, você considera mais interessante: REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES COMO O PROCESSO SIMULADO + AULAS EXPOSITIVAS 92,57% DOS ALUNOS

Quando são aplicadas atividades como o processo simulado tributário, você percebe que: APRENDE MAIS 96,62% DOS ALUNOS

Resistência: professores, não alunos. Aumento do uso de metodologias ativas. Enfoque na significação do aprendizado.

“Os iletrados do século XXI não serão aqueles que não sabem ler e escrever, mas aqueles que não conseguem aprender, desaprender e reaprender.” Alvin Toffler

Faculdade OPET – Curitiba-PR Curso de Direito ericohack@gmail.com Prof. Dr. Érico Hack Faculdade OPET – Curitiba-PR Curso de Direito ericohack@gmail.com Material disponível em www.tributario.org.br