Equipe responsável pela produção O Aluno Surdo nas Escolas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS NA ESCOLA
Advertisements

Leis e Decretos SurdEZ.
A INCLUSÃO DE PESSOAS SURDAS NO ENSINO SUPERIOR
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
Igor Uma escola do interior do Brasil decidiu acolher em suas aulas crianças surdas, dentre as quais Igor, um aluno vindo de uma escola especial para crianças.
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
1 Desenvolvimento de Software para Enriquecimento de Vocabulário nas Línguas Portuguesa e Libras Djalma G. Silva Jr Esta apresentação irá envolver algum.
VICENTE BARRETO VICENTE BARRETO Excluem-se da escola Os que não conseguem aprender, Excluem-se do mercado de trabalho os que não têm capacidade técnica.
SIBELE MARIA SOUZA PEDAGOGA, ESTUDANTE LETRAS/LIBRAS PELA UFSC DO POLO DA USP-SP E ESTUDANTE ALUNA ESPECIAL DA DISCIPLINA NO IEL E NA F.E. DA UNICAMP.
Nelma Cristina de Carvalho
PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
POLÍTICAS E AÇÕES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
PROJETO Comunicação em Libras com as Familias
Coordenação Pedagógica Elaboração: Equipe de Coordenadores Escolas
Prof. Orlando Miranda Júnior
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Educação no contexto do Trabalho
Curso Pedagogia UFSC: reforma curricular
Alfabetização com inclusão de crianças com surdez
PROJETO DE LIBRAS.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto Educação Especial
Caracterização da Instituição
em sistemas escolares e não escolares
LGP NAS UNIVERSIDADES.
HISTÓRIA DO SURDO. HISTÓRIA DO SURDO Desde o início da humanidade, todas as pessoas que não eram iguais à maioria, eram discriminadas. Com os surdos,
INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA CLASSE REGULAR
SINAIS QUE FALAM Cleusa Santos Haetinger
Inclusão do Surdo em Escolas Regulares
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Kathryn M. P. Harrison
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Profª Adriana Ribeiro de Freitas
BILINGUISMO: UMA PROPOSTA EDUCACIONAL PARA ALUNOS SURDOS
Tópicos em Libras: Surdez e Inclusão
Filosofias Educacionais para Surdos
Convívio com Igualdad es Alunas: Maria do Carmo Fagundes de Souza Valdinéia de Souza Anacleto Zilar Bolzon.
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
Professora Cynthia Professora Cynthia
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino.
Censo Escolar 2015 Cadastro de Profissional Escolar em Sala de Aula
Equipe responsável pela produção
Educação Especial: Surdez
Educação Especial: Surdez
O ALUNO SURDO SEED/DEE 07 a 11/03/2005.
ABORDAGENS EDUCACIONAIS
Roteiro para Estudo.
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
Tutorial com as orientações básicas para o primeiro acesso dos acadêmicos ao portal universitário.
AULA DIGITAL E PLANO DE AULA
Equipe responsável pela produção
Professora: Mércia Soares
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS SURDAS
LIBRAS I Professor de LIBRAS Anderson Luchese. Combinados - Horários Período a tarde 13h30 até 17h30 Período a noite 18hs até 21h30.
O computador como Meio e como Fim...
UNIDADE I: Introdução ao estudo da Educação Infantil. Profª. Ms Maria Celeste Rocha FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Cadastro de Profissional Escolar em Sala de Aula Censo Escolar 2016 SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS DEINF - Departamento de Informação e Monitoramento CIMA.
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
A INCLUSÃO ESCOLAR DO DEFICIENTE AUDITIVO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE EDUCACIONAL.
Softwares Educacionais
DEFICIENCIA AUDITIVA.
Cadastro de Profissional Escolar em Sala de Aula Censo Escolar 2016
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Transcrição da apresentação:

Equipe responsável pela produção O Aluno Surdo nas Escolas AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Produtor/Revisor da aula: Mateus Domingues (Nov/2014) Coordenador (a) de disciplina: Mara Malheiros Disciplina Ano Aula número Surdez - 4 Tema da Aula Digital O Aluno Surdo nas Escolas

Atividade 1: Relembrando Na última aula você aprendeu que existem diferentes Línguas de sinais pelo mundo. Relembre: Por que a Língua de Sinais é considerada a Primeira Língua dos Surdos? Fonte: Mundo Maior

Atividade 2: O aluno Surdo em uma escola especial. O vídeo abaixo apresenta um pouco do funcionamento da Educação Infantil no INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos), que é referência na Educação de Surdos no Brasil e no Mundo.

Atividade 3: Breve histórico Os primeiros registros da Educação de Surdos no Brasil datam de 1856, quando o Francês Surdo Prof. Ernest Huet, veio ao Brasil para apresentar a Língua de Sinais Francesa e suas pesquisas aos Surdos Brasileiros. Logo em seguida foi fundado o INES na cidade do Rio de Janeiro, onde os pesquisadores e docentes iniciaram a estruturação da LIBRAS. A fundação do INES foi um marco na Educação no Brasil pois, foi a partir dessa, que iniciaram-se diversas pesquisas e práticas relacionadas à Educação de Surdos e ao desenvolvimento da LIBRAS. Fonte: INES

Atividade 4: Modelos Educacionais Ao analisarmos os modelos Educacionais utilizados na educação de Surdos, podemos destacar quatro abordagens que têm ou tiveram seu momento histórico e estão documentados. São eles: Oralismo; Comunicação Total; Bilinguismo; Pedagogia Surda. Fonte: Happy Nos próximos Slides vamos conhecer um pouco mais de cada um e aqueles que hoje a comunidade científica aceita como melhor ou melhores opções para a Educação de Surdos.

Atividade 5: O Oralismo Esse modelo educacional defende a concepção clínica da surdez e a oralidade, argumentando que o Surdo será capaz de integrar-se à sociedade apenas quando aprende uma Língua oral. “Sendo oralizados”, os Surdos estariam próximos da “normalidade”, que é cobrada e as vezes impostas pela sociedade. Outra característica do Oralismo é a proibição da utilização das Línguas de Sinais pelos Surdos. Este método foi um dos primeiros a serem utilizados na educação de Surdos e foi um fracasso. Surdos que estudaram em Escolas Oralistas tiveram um desenvolvimento educacional insatisfatório. Fonte: Maetamorfose

Atividade 6: A comunicação total Com o fracasso do modelo Oralista, surgiu em meados de 1960, um novo modelo. A comunicação Total sugere tanto o uso da comunicação oral quanto da gestual. Mesmo que esse modelo inclua a Língua de Sinais em alguns momentos do processo educacional, ele continua a defender que a Língua oral é necessária para a inclusão do surdo na sociedade. O mesmo também não obteve resultados satisfatórios. Conheça um pouco mais deste método clicando na imagem abaixo:

Atividade 7: Pedagogia Surda A Pedagogia Surda é um dos modelos que valoriza a Língua de Sinais e reconhece que a mesma é fundamental para o aprendizado do aluno Surdo. Em geral, este método busca valorizar a cultura e as especificidades de aprendizado da criança Surda. Este método defende que as crianças surdas devem ser estimuladas o mais cedo possível na Língua de Sinais e sugere diversas práticas que são utilizadas hoje na Educação de Surdos. Clique na imagem ao lado e acesse o link para conhecer um pouco mais desse método.

Atividade 8: Ensino bilíngue para Surdos Foi no final da década de 1970 que começaram a surgir as primeiras propostas em relação a Educação Bilíngue para Surdos. Apesar de já terem se passado mais de 30 anos, esse modelo educacional ainda não é efetivamente aplicado nas Escolas, mesmo sendo o que tem obtido melhores resultados em relação ao desenvolvimento educacional do Surdo. Esse modelo defende o aprendizado da Língua de Sinais como Primeira Língua e o da Língua Portuguesa (em sua modalidade escrita) como Segunda Língua pelos Surdos. Conheça um pouco mais deste modelo Educacional clicando no link abaixo:

Atividade 9: As escolas brasileiras Atualmente a Educação de Surdos no Brasil é um tema que tem gerado grande polêmica nos contextos político e científico, em que a Comunidade Surda tem reivindicado a implementação de Escolas Bilíngues. Já fora comprovado empiricamente que esse é o modelo educacional que melhor atenderia às especificidades do aluno Surdo, ao qual o mesmo seria incluído de forma satisfatória e não apenas espacialmente. Veja o Vídeo abaixo onde Professores Doutores Surdos da UFSC fazem uma análise da educação de Surdos no Brasil.

Atividade 10: Para conhecer mais Clique no blog abaixo que pertence ao Prof. Phd. Fernando Capovilla da USP, para conhecer um pouco mais sobre as pesquisas atuais na área da Educação de Surdos. Capovilla, iniciou suas pesquisas com a Língua de Sinais em 1989.

Atividade 11: Na próxima aula Na próxima aula vamos conhecer como é a aquisição da linguagem pelas crianças Surdas. No vídeo abaixo você verá o Prof. Emiliano que é pai de uma criança Surda e que participou de uma audiência pública para discutir o projeto de Lei do Novo Plano Nacional de Educação. Assista e reflita: qual a importância das Escolas Bilíngues no desenvolvimento da criança Surda?